Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de Cooler (até R$ 200,00) e Fan (até R$ 25,00) para AMD FX-6300


Posts recomendados

Salve galera,

 

O título do tópico resume o pedido: Preciso, URGENTE, trocar o cooler medonho deste fdptinha -- sim, é o cooler original. Mesmo não tendo o costume de observar as temperaturas, o cooler provavelmente entrega a refrigeração (básica), mas produz um ruído assustador no processo. Além disso, ele vem apresentando "falhas" -- diversas vezes quando ligo o PC ele não está funcionando, o computador desliga, obviamente, e então eu meio que forço manualmente a rotação (Pode ser sujeira, certo? Sim, eu limpo, haha).

 

Air Cooler ou Liquid Cooler, tanto faz. No entanto, tenho três principais pontos:

 

  • Um bom custo-benefício, se possível (Apesar da limitação financeira);
  • Ser compatível com os sockets AM4 e LGA1151, para futuras cfgs (Isso não deve ser um grande problema);
  • Que seja silencioso, PELO AMOR DE DEUS :lol:.

 

Gabinete: Thermaltake Versa H21 (CA-1B2-00M1NN-00);

Placa-mãe: GIGABYTE Ultra Durable™ 4 Classic (GA-78LMT-S2);

Processador: AMD FX-6300.

 

As limitações dimensionais são:

 

  • Gabinete suporta até 155mm de altura;
  • Placa-mãe é Micro ATX, e não sei exatamente quanto de largura eu perco com isso :lol:;
  • Processador AMD FX-6300.

 

Minhas primeiras opções são:

 

  • CoolerMaster Hyper T4 (Parece ser o queridinho da galera);
  • Thermaltake NiC L31 (O @Contiusa recomendou fortemente o "irmão mais velho" L32 no tópico de testes);
  • Thermaltake Frio Silent 12 (É semelhante ao L31, e segundo as especificações o nível de ruído varia entre 19.2 dBA ~ 12 dBA, :o);
  • DEEPCOOL GAMMAXX S40 (Tem um preço legal e nível de ruído baixo, parece ter um bom desempenho também).

 

O problema dos coolers da Thermaltake são os preços e a disponibilidade, infelizmente...

 

Em relação aos fans, gostaria de saber se é necessário utilizar os frontais. Quer dizer, fazer mal não vai né?

Pensei em modelos básicos, como o Thermaltake Pure 12 DC Fan.

 

***

 

Bom é isso, conto com ajuda de vocês!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@otv. bom, o L32 não cabe na largura do gabinete (ele tem 160mm de altura). Você poderia comprar um L31 ou Frio Silent 12, mas o S40 não vai ser muito diferente. Se você não vai fazer overclock, qualquer um dos três serve. Os três também vão ser inaudíveis. Os que fazem um barulho básico (bem menor do que o cooler box) são o TX3 e o Blizzard T2. Mas os coolers da Gammaxx e da Thermaltake tem um perfil de rotação baixo, por volta de 1600rpm, então você não vai ouvir. 

 

Como eu disse, qualquer um dos três. Se for fazer overclock, acho que só com um H80i V2, pois o seu gabinete não tem suporte para radiadores de 240mm.

 

Se a grana estiver sobrando, o L31 ou o Frio Silent 12 são uma boa opção. Caso contrário, acho que o S40 não vai ficar muito atrás, talvez até empatado. Escolha pelo preço e pela estética.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@otv. ah, vi agora que você quer com compatibilidade com AM4. Os da Thermaltake não têm e vai ser difícil de encontrar kit adapatador no Brasil. Os outros você pode comprar. Se depois você fizer um upgrade para AM4, a Corsair tem kits adaptadores. O S40 já é compatível com AM4 então não precisa de nada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

 

Obrigado pela resposta!

 

Já estava pensando em desconsiderar os coolers da Thermaltake, em função do preço e disponibilidade. Encontrei somente o Frio Silent 12 por R$ 148,88* (PlayerID) e por R$ 223,46* (KaBuM!). Mas como você disse, ainda vou precisar do kit, o que complica ainda mais... melhor deixar de lado esses.

 

Restaram então os air coolers da Deepcool e da CoolerMaster, sendo eles:

 

  • CoolerMaster Hyper T4 (R$ 89,90* na KaBuM!);
  • Deepcool GAMMAXX 400 (R$ 123,90* na KaBuM! e R$ 110,00* na Pichau);
  • Deepcool GAMMAXX S40 (R$ 99,91* na Pichau).

 

Os três são compatíveis com o AM4, sem a necessidade de kits.

 

O Hyper T4 se assemelha ao GAMMAXX 400 nas especificações técnicas, e o GAMMAXX S40 é como se fosse uma versão mini, ele produz menos ruído, porém o fluxo de ar é menor. Acho que está pendendo para o Hyper T4... parece que ele está pau a pau com o GAMMAXX 400.

 

Quanto ao H80i V2 , parece ser uma boa pedida, mas ele sobe muito no orçamento, aí complica :(

 

Por último, pensei em adicionar 2 fans na parte frontal do gabinete, esse aqui: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=47534 (CoolerMasterSickleFlow 120). É válido o investimento?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@otv. o T4 não monta direito no AM4. Só para cima (soprando para o teto do gabinete) e vai subir nas memórias. Abacaxi total. Acho que o Blizzard T2 também. Só o TX3 monta corretamente, mas é um cooler fraco.

 

O Gammaxx 400 é muito alto e não cabe no seu gabinete.

 

A única opção é o Gammaxx S40 ou um MasterLiquid 120. Pode comprar o Maelstrom 120T, mas precisa comprar o kit adaptador no ML para o soquete AM4. Sai mais uns 35$ com frete. Como isso é só para um futuro upgrade, acho que você não precisa se preocupar.

 

A AMD tem dessas coisas. Vinha capengando e ainda inventou de mudar a montagem dos coolers. Deu prejuízo para os fabricantes de coolers (precisam adicionar brackets extras no cooler) e dor de cabeça para os usuários. Vai levar uns dez anos para os coolers descontinuarem os soquetes antigos e ter compatibilidade universal. Mas fazer o quê? Quem toma essas decisões são uns engravatados que ganham milhões de dólares por ano. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

 

Nossa, nem imaginava essa do Hyper T4, que bizarro. Obrigado por avisar! Não é como se eu fosse utilizar o AM4, mas gostaria de ter a opção, tendo em vista que a Intel tá de patifaria com essa 8a geração e o custo e benefício dos Ryzen parecem bacanas. Não pode ser essa AMD, *****, os caras conseguiram se ***** muito nos últimos anos! Cê tem razão...

 

O GAMMAXX 400 tem 154,50mm de altura e o meu gabinete suporta até 155mm, por isso selecionei ele. Mas eu não medi pra verificar esse valor, pra verificar uma possível folga. De toda forma, SE instalar, vai ficar bem apertado.

 

Ao que tudo indica, o Liquid Cooler é uma boa opção mesmo, principalmente se eu for fazer pequenos OCs, certo?

 

O problema, novamente, é a escassez no mercado. Os da CoolerMaster mal encontro os da versão "Lite 120", tem esse Corsair H45 (mas que você comentou ser bem barulhento), sobra então o Deepcool Maelstrom 120T, que está em estoque em várias lojas e alguns acredito que já venham com o kit de compatibilidade. O preço sugerido é de R$ 210,00.

 

Vale a pena? É silencioso?

 

Obrigado mais uma vez!

 

PS: Um amigo meu recomendou o GAMEMAX Iceberg 120, maaas, indisponível também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

 

Acho que vou com o Deepcool GAMMAXX 400 mesmo, acredito que seja o mais equilibrado. Vendo alguns comparativos e análises dá pra notar um bom custo/benefício, o pessoal recomenda, e ele acaba sendo ótimo cooler pela faixa de preço. Alguns testes apontam o mesmo desempenho que o Maelstrom 120T, este que custa praticamente dobro. :lol:

 

Recomenda alguma marca para fans (front/intake)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@otv. fans é meio complicado aqui no Brasil. Tem pouca variedade. Mas escolha um fan de 1300rpm ou menos se quiser silêncio. Ou pode comprar um Sickleflow de 2000rpm, mas eles fazem barulho e enchem o gabinete de poeira. Se tiver controlador de fan, o Sickleflow é uma boa opção pois você pode controlá-lo.

 

Cougar, Aerocool e Deepcool tem bons fans de 1200-1300rpm.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...