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Interruptor com Luz - Polaridade


rhtsouza

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9 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

isso mesmo. Prefira usar ambos

Seus passos são curtos... mas são passos...

Posso aproveitar sua oportunidade e filosofar só pra agregar algo a+? Quem pergunta é tolo por 5 minutos. Quem não pergunta é tolo pra sempre.

de nada

 

Sim, sem vergonha de perguntar, afinal to me aventurando, mesmo!

Pior sabe o que é? Agora com mais componentes, a caixa ficou apertada. O dissipador é umas 5 vezes maior que o regulador kkk arrumei pra cabeça, mesmo...

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Pode usar a caixa como dissipador, é o que se faz nos drivers de led de grande potência. Os problemas dessa opção:

- A disposição dos componentes na plaquinha tem que ser pensada para o uso. No seu caso é até besteira usar placa, pois terá em cada saída 1 regulador, 1 conector e 1 capacitor além da fiação. Note que com isso a caixa metálica ficará com o negativo da fonte de 12V.

- Caso deseje que a caixa fique isolada do negativo da fonte, vai precisar de 1 folha de mica tamanho TO220, buchas de plástico e pasta térmica para cada saída.

Opção sem o uso de dissipador: só conectar dispositivos que consumam menos de 400mA em cada saída.

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Fiz uma ligação apenas em caráter de teste (somente o regulador) e está dando 9,95v.... ocorrem algumas variações mas logo estabiliza nesta tensão.

 

Quase 10v. Isso não pode danificar os equipas, não? Se o regulador é de precisão, porque não fica próximo aos 9v?

 

(estou usando um multímetro Hikari na posição 20 DC)

 

Já a bateria está em 12,17v.

 

O regulador: 1H19AA LM7809C

adicionado 57 minutos depois
1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

Pode usar a caixa como dissipador, é o que se faz nos drivers de led de grande potência. Os problemas dessa opção:

- A disposição dos componentes na plaquinha tem que ser pensada para o uso. No seu caso é até besteira usar placa, pois terá em cada saída 1 regulador, 1 conector e 1 capacitor além da fiação. Note que com isso a caixa metálica ficará com o negativo da fonte de 12V.

- Caso deseje que a caixa fique isolada do negativo da fonte, vai precisar de 1 folha de mica tamanho TO220, buchas de plástico e pasta térmica para cada saída.

Opção sem o uso de dissipador: só conectar dispositivos que consumam menos de 400mA em cada saída.

 

O problema é que antes de entrar aqui com este tópico, já tinha comprado a caixa de plástico. Perguntei ao pessoal da loja de componentes eletrônicos sobre o que seria indicado e me passaram esta:

 

IMG_20180116_165458637.thumb.jpg.11522cc62f7acdbeac03660365faee78.jpg

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De qualquer forma, e apesar do desperdício, até achei uma outra maior por R$30,00.... 

 

O que está preocupando é o resultado do teste que fiz agora há pouco:

 

Fiz uma ligação apenas em caráter de teste (somente o regulador) e está dando 9,95v.... ocorrem algumas variações mas logo estabiliza nesta tensão.

 

Quase 10v. Com essa tensão ou não vai ligar ou vai danificar os equipas, imagino. Se o regulador é de precisão, porque não fica próximo aos 9v?

 

(estou usando um multímetro Hikari na posição 20 DC)

 

Já a bateria está em 12,17v.

 

O regulador: 1H19AA LM7809C

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O regulador 7809 é serial, isto é, uma resistência variável entre a tensão maior e o ponto onde se deseja menor tensão. Coloque ao menos o capacitor de 100nF, da forma que está, sem absolutamente nada na saída, ou melhor, apenas o multímetro que tem consumo muito miserável, quase nulo,  pode ocorrer essa anormalidade. Por outro lado, se colocar na saída uma resistência entre 1k e 47k terá um consumo entre 9mA e 0,2mA. Esse mísero consumo já é o suficiente para o correto funcionamento do regulador. Seus aparelhos consomem algumas centenas de mA, mas para ficar tranquilo faça o teste indicado. você encontra fácil resistências no interior de lâmpadas econômicas pifadas.

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É mesmo?! Então tecnicamente o resultado é normal? Vou fazer o teste.

adicionado 32 minutos depois
28 minutos atrás, rhtsouza disse:

É mesmo?! Então tecnicamente o resultado é normal? Vou fazer o teste.

 

Usei um cooler 12v pra teste, estabilizou em 9,26v. Ele deve ser de 0,8 ou 1A (40x40mm).

 

Quando ligar os que gastam um pouco mais deve estabilizar mais ainda? Quanto mais próximo do limite de corrente do regulador mais se estabiliza em 9v?

adicionado 49 minutos depois

@Sérgio Lembo quanto acha que, de acordo com as especificações dos equipas (195mA e 186mA máx), é uma margem de erro aceitável? Ficou em 9,26v com o cooler, e a bateria bastante estável no momento de carga atual (12,17v) apesar de sua variação ser relativamente grande quando próxima dos limites, ne? Independente da carga da bateria, o regulador deve entregar uma tensão constante sempre?

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1 hora atrás, rhtsouza disse:

Independente da carga da bateria, o regulador deve entregar uma tensão constante sempre?

Não. Caso a bateria fique com tensão menor que 11,5V o regulador vai entregar menos de 9V. Mas não se preocupe com isso, pois como seus equipamentos gastam pouco a bateria não vai chegar a esse ponto. E tem outra, tensão Baixa não queima nada só faz deixar de funcionar. 

5 horas atrás, rhtsouza disse:

Então poderia usar ou um ou outro

Não. Com o plugue colocado lá só funciona um pino, a chave desliga um deles quando o plugue está lá. 

Por isso prefira usar os dois mesmo. 

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3 minutos atrás, Mestre88 disse:

Não. Caso a bateria fique com tensão menor que 11,5V o regulador vai entregar menos de 9V. Mas não se preocupe com isso, pois como seus equipamentos gastam pouco a bateria não vai chegar a esse ponto. E tem outra, tensão Baixa não queima nada só faz deixar de funcionar. 

 

Sim, não vai acontecer de queimar, mas também não deixa de ser um problema se durar menos que 10hs por dia. Já fiz algumas medidas com a bateria, já vi com 12,7 assim como 11,3, quando deixei aquele conversor de carro Spike ligado direto. A medição fiz só depois que a luz do conversor apagou, tinha descarregado toda a bateria.

 

Mas pelo jeito só deixará de funcionar quando estiver muito perto da carga final, ne?

adicionado 2 minutos depois
10 minutos atrás, Mestre88 disse:

Por isso prefira usar os dois mesmo. 

Se não for um é o outro! Ta certo... eles deveriam colocar umas marcações nisso, não?

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7 minutos atrás, rhtsouza disse:

Mas pelo jeito só deixará de funcionar quando estiver muito perto da carga final, ne?

Isso, até com 11V ainda funciona. Afinal o regulador vai estar ali na faixa dos 8V. 

Uma outra coisa que deve tomar cuidado é a bateria se deixar ela baixar a carga várias vezes ela não dura muito, não segura carga depois. 

10 minutos atrás, rhtsouza disse:

Se não for um é o outro! Ta certo... eles deveriam colocar umas marcações nisso, não?

Existem vários modelos de conectores desse aí, nunca seguiram padrões. E também tem como medir. 

Como as empresas só querem lucrar nem se preocupam em facilitar alguma coisa. 

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@Mestre88 qual seria a margem de superávit quanto à carga? só pra saber... vou querer fazer um teste final carregando a bateria completamente e medindo as saídas... até porque hoje vi que o conector negativo da bateria está com um leve jogo e tem um pouco da solução ao redor do encaixe, entre o conector e a bateria em si. Isso não parece ser nem um pouco normal.

adicionado 4 minutos depois
6 minutos atrás, Mestre88 disse:

Uma outra coisa que deve tomar cuidado é a bateria se deixar ela baixar a carga várias vezes ela não dura muito, não segura carga depois. 

 

Independentemente de saber se a bateria descarregou ou não, a melhor opção é colocar pra recarregar todo dia, então? À respeito de baterias de celular e pilhas recarregáveis dizem que é melhor deixar descarregar completamente para só então recarregar.

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16 minutos atrás, rhtsouza disse:

À respeito de baterias de celular e pilhas recarregáveis dizem que é melhor deixar descarregar completamente para só então recarregar.

Eu não sou do ramo das baterias, mas o que sei é que baterias de chumbo ácido (seu caso) não se devem descarregar completamente em hipótese alguma. 

Essas de celular, pilhas recarregáveis são diferentes pois são de lítio, níquel, ou de qualquer outro metal que sirva pra isso mas não tem solução ácida. 

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Em 1/26/2018 às 20:52, Sérgio Lembo disse:

usar a caixa como dissipador

 

Encontrei esta http://www.krausmuller.com.br/caixas-passagem.asp 

Material Termoplástico auto-extinguível

Duplo isolamento

Temperatura de Operação: -5ºC à 60ºC e 70ºC para curto período de tempo.

Seria indicada em termos de dissipação de calor?

 

Quanto à resistência mecânica até parece aguentar o tranco, não?

A de metal iria dificultar pois estou sem furadeira, pretendo usar um motor de protético.

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2 horas atrás, rhtsouza disse:

Seria indicada em termos de dissipação de calor?

não. Tem que ser metal

2 horas atrás, rhtsouza disse:

Quanto à resistência mecânica até parece aguentar o tranco, não?

não sei

2 horas atrás, rhtsouza disse:

A de metal iria dificultar pois estou sem furadeira,

que chato isso hein...:(  Um probleminha sempre tem mesmo

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4 horas atrás, Mestre88 disse:

Se é por falta de espaço coloca dois 7809 em um único dissipador, um na frente e outro atrás. 

Fica até mais fácil fazer as ligações, só tome cuidado pra não deixar os pinos se encostarem. 

Nem precisa de mica, buchas e afins. Só parafuso e porca mesmo. 

 

São ambos:

 

Espaço: quando comprei a caixa na loja de componentes não sabia que não poderia usar a bateria deitada. Nem o eng elétrico que me deu algumas dicas comentou isso. Depois descobri que os componentes podem se misturar se ficar deitada. Ela até cabe em pé, mas justa, forçando os conectores junto à tampa.

 

Temperatura: considerando 200mA de consumo em cada um das 4 saídas P4, daria um total de:

(3V * 800mA) + (12V x 24mA) = 2688mW

Se o TO220 aquece 65ºC/W, haveria um aquecimento interno total de 174ºC

Se a caixa termoplástica torna-se conformável à partir de 70ºC, a 174ºC ela iria virar um quadro de Dali!

Mesmo usando apenas 2 equipas (projeto atual), isso daria 87ºC, 27ºC mais que a temperatura máxima suportada pelo termoplástico.

 

 

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2 minutos atrás, rhtsouza disse:

Temperatura: considerando 200mA de consumo em cada um das 4 saídas P4, daria um total de:

(3V * 800mA) + (12V x 24mA) = 2688mW

Vamos ter quase 3W de calor dentro da caixa, não é muito.

 

3 minutos atrás, rhtsouza disse:

Se o TO220 aquece 65ºC/W, haveria um aquecimento interno total de 174ºC

Percebo que já entrou na caipirinha de domingo. Vejamos:

- Vamos ter 4 reguladores, apenas 200mA em cada um deles. Essa conta considera um único para as 4 saídas.

- Outra coisa: Com o uso de dissipador, o ºC/W diminui, derrubar esse valor é a razão do dissipador existir.

adicionado 4 minutos depois

Os 65ºC/W refere-se a temperatura interna que o chip irá alcançar. Isso não significa que todo o ambiente (interior da caixa) terá essa temperatura. Mesmo sendo de plástico, há uma troca de calor com o ambiente externo pela superfície.

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15 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Percebo que já entrou na caipirinha de domingo

haha infelizmente, não!

adicionado 1 minuto depois
15 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Essa conta considera um único para as 4 saídas.

Não entendi o que quis dizer

adicionado 3 minutos depois
15 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Com o uso de dissipador, o ºC/W diminui, derrubar esse valor é a razão do dissipador existir.

Eles vão dissipar mas o calor vai se acumular lá dentro, uma vez que estamos projetando uma caixa sem aeração. Certo? O quanto a temperatura interna iria ficar em quanto tempo, eu não sei, mas me parece muito calor perante uma caixa termoplástica que deve operar a 60ºC máx. Não? Lembrando que deve acontecer de ficar exposta ao sol por longos perídos de tempo, inclusive.

adicionado 6 minutos depois
8 minutos atrás, rhtsouza disse:

Não entendi o que quis dizer

Agora entendi, um único regulador para as 4 saídas. Mas, no final das contas, não dá na mesma para considerar a temperatura interna total da caixa?

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4 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Quando se frita um bife, a temperatura do óleo chega fácil aos 200ºC. Por acaso isso torna a cozinha um inferno? Se beber não dirija. :tw_grin:

A cozinha não é feita de termoplástico que derrete a 60 ou 70ºC kk

E as dimensões são muito pequenas: 234x174x143 e sem aeração.

Adicionando o sol batendo direto, ainda

O que acham?

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Sobre o sol, faça que nem os banhistas: use guarda sol. Pode ser uma placa de qq coisa fixada entre 1 e 2cm acima da parte superior. O sol bate na placa e o vão dificulta a irradiação do calor entra a placa e a caixa além de ventilação. Material branco/claro/polido é a recomendação (reflete melhor).

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1 minuto atrás, Mestre88 disse:

Não precisa de tanta paranoia, vai funcionar sem problemas. Os reguladores vão ficar mornos, se tiver calor ou no sol vai esquentar mais só que não vai queimar nada. 

Deita a bateria, mas deixe a caixa virada pra ela ficar em pé.  

Pois é, mas seria muito fácil de cair e ruim para transportar... sem contar as abas que tem nas laterais..

adicionado 2 minutos depois
2 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Sobre o sol, faça que nem os banhistas: use guarda sol. Pode ser uma placa de qq coisa fixada entre 1 e 2cm acima da parte superior. O sol bate na placa e o vão dificulta a irradiação do calor entra a placa e a caixa além de ventilação. Material branco/claro/polido é a recomendação (reflete melhor).

É uma boa ideia. Ta difícil achar caixas de alumínio por um preço acessível... as de plástico são muito mais interessantes pro bolso.

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