Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • diego_moicano

      Gostaria de se tornar um analista em Remoção de Malware?   07-12-2015

      Gostaria de se tornar um analista em Remoção de Malware? O Fórum Clube do Hardware deu início a um programa de treinamento em análises de log. Os interessados deverão enviar um email para aprendizes (arroba) clubedohardware (ponto) com (ponto) br respondendo as seguintes perguntas: Por que você gostaria de aprender a analisar logs? Possui tempo hábil para o treinamento? Tem conhecimentos em informática? Se sim descreva-os. Possui inglês para leitura? Qual seu objetivo após completar o treinamento?   Não se esqueça de incluir no e-mail o seu nome de usuário (fornecer o link também), idade e cidade onde vive. Adicione também qualquer experiência e/ou razão sobre o porquê você seria um bom Analista. É digno de nota que apenas os que forem selecionados receberão resposta por MP (Mensagem Pessoal), não existe um padrão na escolha dos futuros aprendizes, todos os e-mails serão lidos e serão analisados de forma imparcial, portanto não será permitido reclamações neste aspecto. O treinamento é dado no próprio fórum. Quando um aprendiz é selecionado ele é movido para um novo grupo, onde terá acesso a fóruns fechados para os demais usuários onde poderá dar inicio ao seu treinamento. Importante: A cada 30 dias os e-mails não selecionados serão apagados, portanto você pode enviar um novo e-mail após 1 mês, e-mails enviados antes serão desconsiderados.  
    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Luweed

Fraude Bancária em ambiente de trabalho

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, tudo bem com vocês? Vou resumir pra entrar somente nos dados “técnicos”. Minha mãe caiu ontem em uma fraude bancária, acabou passando os dados via telefone para o estelionatário, que fez transações. Enfim, isso já foi resolvido, agora o que me preocupa é o seguinte: 

 

Durante o golpe, foi solicitado que ela entrasse em um site (perdi) em qual ela baixou um arquivo .jar, foi solicitado que ela desativasse o antivírus para não bloquear. Enfim, ela fez tudo e executou o arquivo, aí é o que me preocupa.. não sei exatamente o que ele faz, e como é um ambiente empresarial, preciso saber se tiveram acesso ao pc ou até ao server!! Decompilei o arquivo jar e anexei em txt neste post.

 

Não entendo de programação, mas encontrei dois links no txt, que levam à outro download de um arquivo .bin, tive que viajar e parei por aí..

 

Não sei se foi postado na área certa, mas se puderem me dar uma luz, agradeço muito!!

 

Vou formatar o pc dela amanhã, será que precisaria formatar todos do ambiente de rede? Grato!!

fdps.txt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que precisas fazer é formatar/reinstalar o sistema. Se for continuar a usar Windows (melhor adquirir uma suíte de proteção paga....) manter o sistema atualizado e orientar o pessoal no uso adequado do sistema...

 

Podes ter um sistema dual boot Windows + Linux ( sendo o Linux para uso normal e acesso ao Internet Banking)

 

Sua Mãe caiu no golpe por não ter o conhecimento adequado...

 

40 minutos atrás, Luweed disse:

Vou formatar o pc dela amanhã, será que precisaria formatar todos do ambiente de rede? Grato!!

 

 Como não se sabe qual tipo de atividade o arquivo executado opera, isole toda a rede e vá formatando/reinstalando, altere a senha do modem/roteador e mude o dns do mesmo.

 

Detalhe: já resolveu a situação lá com a instituição financeira ?

Editado por Black Fox
  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Black Fox resolvemos sim, a sorte dela foi ter ligado quase que instantaneamente. 

    Então, pensei em deixar um Linux pra ela, afinal só usa email e banco mesmo. Problema é que ela é acostumada com Excel e creio que nosso sistema não suporte linux.

     

    Enfim, devo formatar todas as máquinas? Estava pensando em aproveitar e já organizar direito, vi que tem uma área aqui no fórum para isto, pois o ambiente lá é muito rudimentar, cada máquina com um tipo de Windows, etc.

     

    (Preciso ver como mudar DNS etc, seria a área correta, a que comentei acima, que me ajudaria?)

     

    grato!!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    o ideal é mudar o dns nas configurações do modem

     

    Lista de alguns Dns

     

    3 horas atrás, Luweed disse:

    Problema é que ela é acostumada com Excel e creio que nosso sistema não suporte linux.

     

     No caso do Excel., no linux tem o Libreoffice e o Wps Office....  e em relação ao sistema se ele é de uso específico e foi desenvolvido para Windows (sendo um aplicativo exclusivo - como por exemplo folha de pagamento... etc) realmente não será compatível com Linux.

     

    No caso, uma alternativa é deixar um pendrive com uma distro Linux como por exemplo o Linux Mint e usá-lo em modo Live (ou seja, sem instalar) quando for acessar internet banking. - Mas claro. terá que ensiná-la a usar...

     

    Poderia criar um tópico na sala de redes solicitando auxilio/dicas de configuração....

    • Obrigado 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Black Fox Entendi!! E mudando o DNS não tem risco de ficar mais lenta a navegação? Eu ia fazer um post lá mas não sei se seria muito útil.. são 8 máquinas, sendo 1 server e 7 estações. Basicamente vou manter Windows 10  no financeiro (por causa da minha mãe) e no server. Nas estações pensando entre 7 e xp, pendendo para o XP.

     

    Dai preciso colocar algum programa pra bloquear qualquer tipo de instalação nas máquinas, se for instalar somente com minha senha sabe? Existe algo assim?

     

    Blackfox tá me ajudando muito mesmo, obrigado!!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    não., a mudança do dns melhora a navegação.....

     

    18 horas atrás, Luweed disse:

    Dai preciso colocar algum programa pra bloquear qualquer tipo de instalação nas máquinas, se for instalar somente com minha senha sabe? Existe algo assim?

     

     Olha, não me lembro de um aplicativo específico para isso.... mas vou pesquisar e informo !!  

     

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Atualização: estava pesquisando no google um termo que tem no meio do código do arquivo, eis que me deparo com isso:

    Analise de arquivo semelhante

     

    Não entendi nada do que tem no site, só sei que analisaram tudo que tinham direito

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×