Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Lucas Lima de Mello

Qual paga mais Engenharia Elétrica (Eletrotécnica ou eletrônica) ????

Recommended Posts

Olá amigos, sou novo aqui, por favor me ajudem, fiz o ENEM e conseguir pontos para fazer a engenharia elétrica a partir do Fies e ProUni, o SISU só conseguir para engenharia da computação que também é uma das opções que chamam a minha atenção ! E gosto de eletrônica e por isso quero fazer a Eng. Elétrica, trabalho com isso desde criança ! E não quero desfocar dessa área pois amo isso, amo exatas, física, matemática e química, no entanto tenho que juntar 2 principais conceitos que são : O que da mais dinheiro e fazer o que gosto, se eu conseguir unir esses 2 princípios eu vou ser o engenheiro mais feliz do mundo rsrs. Mas para isso quero saber qual paga mais, pois eu não vou fazer uma faculdade que paga bem e fazer o que não gosto ou fazer o que gosto e o curso não pagar bem ! Sei que a Eng. Elétrica (Eletrotécnica) É mais voltado para industria, geração de energia, nuclear, hídrica, termoelétricas, solar e eólicas, e quero trabalhar com circuitos integrados, circuitos impressos, componentes, fabricação de placas, tablets, celulares, mas tenho receio de não pagar bem e não ser bem conceituada no mercado e ficar desempregado como muitos engenheiros ! . Emfim espero que possam me ajudar !

Quero me qualificar e entrar no mercado com o que gosto e que pague bem. Emfim ! Por favor me ajudem !

OBS : Tenho 17 anos sou Técnico em Informática, Programador e Técnico em eletrônica... Já conserto placas de vídeo, Placas mãe e de notebooks, placas de console, celulares e placas de celulares se é que isso pode me ajudar na minha carreira como tecnólogo e futuramente pretendo fazer curso de english que dizem que vai ser necessário e é necessário para todo engenheiro ! E já estou me inscrevendo na UNIP !

Quais faculdades são boas e particulares com infraestrutura para ensino tecnológico ? Moro em manaus !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Lucas Lima de Mello digamos que você está escolhendo a escola do seu filho sem nem ter uma esposa ainda. ;)

O que vale hoje para o mercado não será a mesma coisa pra quando você se formar, menos ainda pra quando você de fato for trabalhar.

Então, foque em fazer o que te atrai mais, salário vem depois. ;)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Evandro Obrigado por me responder, então eu faco a eletrônica que no caso é o que me agrada ! ? Mas como você pode ter tanta certeza disso ? Levando em conta que estas 2 áreas tem uma demanda alta de empregos no Brasil e fora do pais ? E já faz mais de 1 década que está área está com uma boa taxa de emprego qualificado no BRASIL e fora do pais ! Quase impossível ficar sem emprego ! Mas uma faculdade limita a outra em questão de conhecimento ? 

Compartilhar este post

Link para o post

@Lucas Lima de Mello ter emprego e ser bem pago são coisas diferentes, e trabalhar fora do país não é esse mar de rosas que alguns pintam não.

Sim, existem diferenças entre faculdades e também em como o mercado vê os egressos de cada uma delas, mas, independentemente da faculdade, se você se dedicar no curso, você vai ser um bom profissional e o mercado vai enxergar isso.

Tem gente muito boa formada na Unip, e tem gente muito ruim formada na USP, assim como o contrário.

O que eu veria da faculdade: infraestrutura de laboratórios, grade curricular, formação dos docentes e onde e como estão empregados os egressos.

Infelizmente não tenho como comentar nada sobre as opções que você tem por aí. :(

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Evandro No caso você não tem noção se a Unip é boa então ? Eu também não kkkk Bom meu tio se formou em Analise e desenvolvimento de sistemas na UNIP, e já está empregado em itacoatiara como professor e Analista no senai ou senac sei la o que, um dos locais onde ele estagiava aqui em manaus em seu período de estudo do curso ! Não quero me precipitar nas acusações sobre a Universidade mas ela parece ser uma DROGA, bom a daqui de manaus, eu fiz o ENEM lá e a sala que fiz as provas são apertadas, as salas são um retângulo apertado ! Não entrei nas outras salas para ver a estrutura e etc. Dizem que as de São Paulo a universidade da UNIP é uma cidade e tem infraestrutura impecável com TUDO ! Bom pelo menos a que tem o currículo limpo é a Unip até agora né. E @Evandro como assim fora do pais não é um mar de flores ? Disso eu sei, eu acho rsrsrs Tudo bem que tem as suas dificuldades, principalmente quando nos referimos a um países de primeiro mundo ou até mesmo na Irlanda, pra entrar e conseguir um bom emprego e o visto de permanência, as entrevistas e etc. Segundo minhas pesquisas em países como Estados Unidos, Irlanda, Franca, Canada e entre outros países tem uma porcentagem arrasadora comparado com o Brasil em aspectos positivos em Contratação de emprego para essa área ! Isso não seria um boa vantagem para mim ? E pretendo fazer intercambio assim que me formar ! Aprender english e também em busca de oportunidades, alguma dica para me sobressair no mercado a fora ? 

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, Lucas Lima de Mello disse:

@Evandro No caso você não tem noção se a Unip é boa então ?

Eu tenho sobre as daqui, mas da minha área, e, opinião é uma coisa meio complicada de se falar às vezes. ;)

Sempre pra você pensar, no quesito ensino e saúde, é o conflito de interesses que envolve todos os participantes do assunto.

Numa escola/faculdade particular existe o conflito de interesses entre quem quer manter qualidade e quem precisa pagar as contas.
Se um professor reprovar meia turma (como aconteceu com uns bixos meus) em disciplina requisito para outras, estes alunos podem abandonar o curso e a turma se tornar inviável.

Não é qualquer coordenação que topa fazer uma coisa dessas.

Por isso eu disse que depende de você se esforçar pra aprender o máximo possível e se destacar no seu curso e na sua formação profissional/pessoal, independente de onde se formar. ;)

Sobre morar fora, não leve em conta só o conseguir emprego, mas sim como é o ambiente do local.

Alemães tem uma cultura beeeem diferente da nossa, muito brasileiro acha que eles são frios e rudes, eu já acho isso uma beleza. :D

E outra, daqui 5-7 anos, o mercado será completamente diferente do que é agora.

Ainda, durante o curso suas ideias tendem a mudar. ^_^

Por isso eu disse pra você escolher aquilo que vai gostar de cursar e de exercer como profissão no futuro. E tudo bem se você errar, a vida não acaba por isso (e todos vamos nos aposentar com 80 anos hahaha).

• Curtir 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é verdade @Evandro kkkk 80 anos mesmo kkkkk vou fazer o que gosto mesmo, e @Evandro Como ultima pergunta, fui ver meus pontos na Unip ta dando 700 reais por mês pra pagar kkk ta caro para mim E no EducaMaisBrasil ta 450 a engenharia elétrica só da pra deixar claro. E eu estava consultando os pontos do SISU e acho que passei para engenharia da computacão que como ja falei é uma das opções que tenho interesse e da qual gostei muito do trabalho e pretendo fazer como segunda faculdade, e no caso acho que passei pra UFAM para essa faculdade, o que você me aconselha ? Pagar fazendo em particular Elétrica ou entrar na UFAM pra computacao ? Meu esforço já é garantido kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

@Lucas Lima de Mello se o curso da federal for o que te agrada, vá nele.

Você vai perder em infraestrutura (e será cada vez pior, durante os próximos anos, especialmente a depender de quem será eleito presidente), pode perder em qualidade de alguns docentes (concurso é um trem complicado), mas ganha na qualidade de outros (que estão se lixando se você paga a mensalidade ou não, eles vão te reprovar) e ganha um nome mais reconhecido no currículo.

Só se lembre que o ensino universitário é MUITO diferente do ensino médio.

Eu tive um professor no primeiro semestre que assumia o trabalho de nos dar esse choque de realidade. :D

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Evandro Se tem tantas desvantagens porque tanta gente prefere fazer faculdade em uma FEDERAL ou Publica como UEA ou UFAM ? É claro levando em conta que não paga né kkkkkk Mas tendo opções melhores optam por UFAM e dizem que quem estuda na UFAM tem mias oportunidades no mercado do que as particulares isso é mentira ? Sou novo e bem leigo em algumas coisas do TIPO ! Questão de infraestrutura de ensino e material tecnológico para ensinar eu vou ter acesso na UFAM ? Já visitei uma vez essa universidade em uma Excursão do ensino médio e vi o quanto é um lixo a infraestrutura da universidade ! Mas mesmo assim tem gente que se gaba em estudar la, as vezes nem professor pra ensinar tem. Salas sem ar, vidros quebrados, salas sujas e imundas, teto caindo e sem falar da variedade de personagens dos indivíduos no ambiente da qual prefiro a distancia kkkkk Se entendeu ! 

Compartilhar este post

Link para o post

@Lucas Lima de Mello porque numa pública o professor não vai te passar só porque você paga o salário dele, e isso tem um peso bem grande tanto na sua formação profissional como pessoal.

É toda particular que o professor alivia pros alunos por pressão da coordenação?

Não.

Mas acontece bem mais do que você imagina (de bem mais formas que você imagina), e isso não é bem visto em lugar nenhum. (imagine você ter um funcionário que vai fazer birra quando receber ordem, ou dar piti quando levar advertência)

(veja que isso acontece em escola pública também, pra se bater metas de aprovação, e o resultado que temos é desastroso)

(veja também que esse conflito de interesse em qualidade x quantidade é um debate bem maior do que estamos falando aqui)

(ainda tem a questão do processo de seleção das públicas)

Sobre se gabar, é normal, é errado e mostra a imaturidade da pessoa.

São coisas que aprendemos levando porrada na cabeça. ;)

adicionado 19 minutos depois

Esqueci de um ponto crucial para a maior fama das públicas:

Corpo docente.

Nas públicas a meta é ter todos os docentes com doutorado (não que isso faça do professor melhor), nas particulares, nem sempre, pois a hora do doutor é mais cara que a do mestre.

Então, teoricamente, o professor da pública é mais qualificado para falar sobre um determinado assunto.

Teoricamente, por ele também ser um pesquisador (e para muitos, só isso o que importa, ensino é consequência), ele está constantemente atualizado e se capacitando sobre o assunto.

Na teoria, o mundo é lindo.

Tem muito professor com didática medonha em pública, mas que é um bom pesquisador, ou que está lá faz séculos, ou que passou num concurso mais focado em outra coisa do que na didática da pessoa. (pra não dizer outras coisas, se é que me entende ;))
Numa particular, isso tende a ocorrer menos.

E também não quer dizer que só tem docente ruim em pública, pelo contrário, tem muita gente muito boa nelas.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais