Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro no Slot PCI-e1 de 16x, está rodando apenas em 2x


Leandro Kopp

Posts recomendados

Boa tarde senhores, estou com um problema recente em minha placa-mãe, o slot PCIe1 parou de trafegar dados a 16x ficando apenas em 2x, tenho esse setup a 3 anos e nunca havia dado problema antes, sou técnico em redes e pcs, também monto maquinas gamer, por isso já tentei diversos procedimentos pra tentar sanar o problema, já testei a placa de vídeo em outro pc e funcionou normal com os 16x, já testei outra placa de vídeo na maquina com problema, e também rodou a 2x, já mudei de stot na placa-mãe, também nada de resolver, já zerei a bios e tb troquei a bateria, nada, testei a fonte, nada, cheguei a tirar todas a placas e deixar só a vga, nada, testei individualmente os modulos de memoria, com e sem o perfil de OC, nada, cheguei a tirar todos os hds e ssds e deixei só o msata pro sistema rodar, nada, porém, recentemente, um procedimento de delid no processador deu errado, e o processador ficou comprometido, mas no momento que percebi que o processador tinha morrido, eu já tinha ligado a placa-mãe, já fiz delid em diversos outros processadores e a taxa de sucesso é bem alta, isso sempre é um risco calculado, mas dessa vez infelizmente não deu certo, já comprei outro processador, porém, quando fui testa-lo, meu pc ficou numa instabilidade terrível, ficando impossível de se utilizar, troquei o processador novamente, os problemas de instabilidade melhoraram 90%, com algumas travadas pontuais, coisa que antes do delid no processador inicial, não ocorriam, porém depois do pc supostamente ficar estabilizado, fui testar meus jogos, ai percebi um queda generosa de desempenho, jogos que rodavam antes sem problema nenhum, ficaram terrivelmente lentos, quando fui rodar o gpu-z pra testar, foi ai que percebi, a velocidade da placa tinha caído de 16x pra apenas 2x, e não tem nada que faça voltar ao que era, eu to achando que infelizmente, minha placa-mãe possa ter sequelado por rodar um processador com problemas, acho que pode ter queimado algumas lanes da placa-mãe, só pode ser, a não ser que alguém aqui no fórum, já tenha passado por algo semelhante e tenha conseguido arrumar, já esgotei minhas ideias, não quero ter de imaginal comprar outra placa-mãe por causa disso, mas é isso, fico desde já, agradecido a quem possa me dar um help.

 

SETUP da maquina em questão

 

MoBo: MSI Z87 MPOWER MAX AC (MS-7815)

Processador: LGA 1150 - i7 4790K - 4.4GHz - 22Nm - 88W TDP (Devil's Canyon)

Memoria: 32GB DDR3 - 2.4GHz 4x8GB G-Skill Ripjaws-X

VGA: MSI GTX 980 Gaming 4G OC Edition - PCIe 3.0 16X

Audio: Creative Sound Blaster-Z 8.1 24Bits - PCIe 2.0 1X

Vídeo: Harmonics (Conexant) CX23885 PCI Video and Audio Decoder - PCIe 1.0 1X

Serial: WCH PCI Express to Dual Serial Adapter (COM1-COM2) - PCIe 1.0 1X

Storage1: SSD MSATA3 Samsumg EVO 128Gb (Sistema Operacional)

Storage2: SSD SATA3 - Sandisk FX300 256GB - Sandisk FX400 512GB (Games)

Storage3: HDD SATA3 - SeaGate Barracuda - 4x2TB - 7200RPM (Storage)

Refrigeração: Hidrocooler Corsair H80i

Fonte: Corsair RM750 - 80Plus Gold 92% - Full modular

Gabinete: Cooler Master CMStorm Scout 2 Advanced

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...