Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro no Slot PCI-e1 de 16x, está rodando apenas em 2x


Leandro Kopp

Posts recomendados

Boa tarde senhores, estou com um problema recente em minha placa-mãe, o slot PCIe1 parou de trafegar dados a 16x ficando apenas em 2x, tenho esse setup a 3 anos e nunca havia dado problema antes, sou técnico em redes e pcs, também monto maquinas gamer, por isso já tentei diversos procedimentos pra tentar sanar o problema, já testei a placa de vídeo em outro pc e funcionou normal com os 16x, já testei outra placa de vídeo na maquina com problema, e também rodou a 2x, já mudei de stot na placa-mãe, também nada de resolver, já zerei a bios e tb troquei a bateria, nada, testei a fonte, nada, cheguei a tirar todas a placas e deixar só a vga, nada, testei individualmente os modulos de memoria, com e sem o perfil de OC, nada, cheguei a tirar todos os hds e ssds e deixei só o msata pro sistema rodar, nada, porém, recentemente, um procedimento de delid no processador deu errado, e o processador ficou comprometido, mas no momento que percebi que o processador tinha morrido, eu já tinha ligado a placa-mãe, já fiz delid em diversos outros processadores e a taxa de sucesso é bem alta, isso sempre é um risco calculado, mas dessa vez infelizmente não deu certo, já comprei outro processador, porém, quando fui testa-lo, meu pc ficou numa instabilidade terrível, ficando impossível de se utilizar, troquei o processador novamente, os problemas de instabilidade melhoraram 90%, com algumas travadas pontuais, coisa que antes do delid no processador inicial, não ocorriam, porém depois do pc supostamente ficar estabilizado, fui testar meus jogos, ai percebi um queda generosa de desempenho, jogos que rodavam antes sem problema nenhum, ficaram terrivelmente lentos, quando fui rodar o gpu-z pra testar, foi ai que percebi, a velocidade da placa tinha caído de 16x pra apenas 2x, e não tem nada que faça voltar ao que era, eu to achando que infelizmente, minha placa-mãe possa t