Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

corsair vengeance cmr16gx4m2c3200c16 + msi x370 sli


Posts recomendados

Pessoal,

 

Só pra compartilhar uma experiência que tive..

Montei um setup com:

 

  • Ryzen 7 1700
  • MSI X370 SLI Plus
  • 16GB (2 x 8) Corsair Vengeance CMR16GX4M2C3200C16

 

Faz muito tempo (anos) que não tinha mais desktop só laptop quando resolvi montar esse conjunto..

Como estava "enferrujado", dei uma lida em fóruns, pesquisei um pouco e escolhi o Ryzen + X370 + 3200 DDR4 e fui atrás das peças. Na minha época de hardware eu lembrava que os chips de memória (Hynix, Samsung, etc.) dependendo do que você queria faziam diferença mas não sabia que a coisa tinha mudado tanto que agora as memórias eram feitas pra plataforma INTEL ou AMD...

E essa Vengeance era pra plataforma Intel, não estava na lista da MSI como memória compatível...

Enfim, resumindo, as memórias não rodavam além de 2400Mhz. Mexi em timings, tensão (DDR e SoC), perfil XMP, etc e nada de conseguir mais que 2400Mhz. Esporadicamente nos testes a memória rodava a 3200Mhz mas no reboot seguinte parava de funcionar..

Já cansado de tanto reboot resolvi ter a "brilhante" ideia de trocar os pentes de lugar, apenas invertendo os pentes entre os slots. Bem, isso foi o suficiente para a memória rodar a 3200Mhz rock solid..

Eu achava que esses exoterismos tinham acabado com o avanço da tecnologia, mas pelo jeito continua tudo igual.. :D

 

Abraços,

 

Állysson

 

5a64c49e9f9e3_memria2.png.ea72c0748a89ffb9ba08fa768ebe4603.png5a64c4665ddbe_memria.png.9e01051edbaa3d24812a6739b1f63650.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, AllyssonF disse:

Na minha época de hardware eu lembrava que os chips de memória (Hynix, Samsung, etc.) dependendo do que você queria faziam diferença mas não sabia que a coisa tinha mudado tanto que agora as memórias eram feitas pra plataforma INTEL ou AMD...

Mas isso não mudou, continua não tendo essa de "RAM AMD / Intel".

 

15 minutos atrás, AllyssonF disse:

E essa Vengeance era pra plataforma Intel, não estava na lista da MSI como memória compatível...

Enfim, resumindo, as memórias não rodavam além de 2400Mhz. Mexi em timings, tensão (DDR e SoC), perfil XMP, etc e nada de conseguir mais que 2400Mhz. Esporadicamente nos testes a memória rodava a 3200Mhz mas no reboot seguinte parava de funcionar..

Já cansado de tanto reboot resolvi ter a "brilhante" ideia de trocar os pentes de lugar, apenas invertendo os pentes entre os slots. Bem, isso foi o suficiente para a memória rodar a 3200Mhz rock solid..

Eu achava que esses exoterismos tinham acabado com o avanço da tecnologia, mas pelo jeito continua tudo igual..

Bem vindo aos processadores Ryzen, eles tem vários problema de incompatibilidade com RAM. E mesmo ignorando isso, é meio difícil passar de 3000mhz, pois OC na RAM acaba também fazendo um OC interno no processador.

 

Mas enfim. Eu suponho que você atualizou a BIOS para a versão mais recente antes de qualquer coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lmakuni,

 

Eu comentei da especificação porque na caixa dessa memória vem uns stickers "supports intel". E olhando no link da MSI não tinha essa memória como "compatível". Bom saber que isso realmente não existe, obrigado pela info...

BIOS atualizada sim, uma das primeiras coisas que fiz quado montei a máquina. Eu estava esperando que um update de BIOS resolvesse meu problema mas a inversão dos pentes nos slots foi mais eficaz... :)

Escrevi o tópico só pra deixar a experiência para algum amigo tentar caso esteja batendo cabeça como eu bati..

 

Abraço,

 

Állysson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa tarde, AlyssonF. Tudo bom?

 

Tenho a seguinte configuração:

 

Ryzen 7 2700

Mobo: MSI x470 m7 ac

Dois pentes de 8 gb de memória idênticas às suas.

 

Depois de pesquisar por praticamente 2 semanas eu finalmente achei alguém com o mesmo problema que o meu, entretanto numa geração anterior de placa-mãe e processador, porém eu acho que isso não me impede de tentar a mesma coisa que você.

 

Estou com as minhas memórias setadas nos slots A1 E B1 da placa-mãe, contudo não consigo setá-las acima de 2666 mhz, seja via xmp ou manualmente com o ryzen dram calculator. Já tentei trocar as memórias para o A2 E B2 depois de iniciar o computador em modo flash via bios para atualizar a placa-mãe para a última versão. Feito isso meu computador nem sequer bootava. Você fez alguma alteração via bios para a placa-mãe reconhecer as memórias nos outros slots ou somente espetou os pentes e bootou?

 

Espero resolver esse problema, pois eu estou quebrando tanto a cabeça com isso que já cheguei até a sonhar que meu computador bootou em 3200 mhz kkkk (é sério, estou ficando louco já).

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...