Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mau funcionamento de hd externo 2,5" após cair no chão.


privado

Posts recomendados

Olá galera,

 

Possuo um HD de 2,5", externo, da Seagate que comprei há uns 10 anos, já.    Ele é USB 2.0.

 

O problema é que, depois de ter sofrido uma queda (pequena, aliás), ele não se apresentou mais para o pc (ubuntu e win xp/11).   Ele fica apenas com a luz verde acendendo.

 

No ubuntu, o HD aparece apenas quando dou o comando pra mostrar os dispositivos USBs conectados, mas na pasta não aparece.    No win, eu reparei que ele fica fazendo um barulhinho audível apenas se você encostar o ouvido nele.   Inclusive, só reparei que é um barulhinho estranho porque, depois de um certo tempo, o sistema reconheceu o dispositivo, mas não colocou ele no "Meu computador", e o barulho parou.

 

Como já saiu da garantia, eu mesmo abri a caixa dele e a única coisa que notei fora do normal, "aparentemente", foi uma pecinha de metal solta que serve pra prender a placa com parafuso.    Esta pecinha, inclusive, se estava soldada no local que imagino, foi feita pessimamente.

 

Sendo assim, alguém poderia me ajudar, por favor?    Não acredito que uma quedinha tenha causado tanto estrago assim a ponto de inutilizar o hd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, privado disse:

Não acredito que uma quedinha tenha causado tanto estrago assim a ponto de inutilizar o hd.

 

pois acredite ja que hd's sao extremamente frágeis e qualquer queda é praticamente fatal.. principalmente se a cabeca de leitura bater no prato internamente.. ou se caiu ligado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você só deixou cair a peça mais frágil de um computador... rs

Porque você acha que notebook dá problema direto em HDs? Qualquer topadinha em algum canto já é um risco, ele é a única peça mecânica (sem contar ventoínhas) existente num PC.

Provavelmente matou o coitado, esse barulhinho deve ser do motor de arranque sendo inicializado mas sem o funcionamento da cabeça de leitura. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

ja que hd's sao extremamente frágeis e qualquer queda é praticamente fatal

nem tanto...tanto é que se chama hard.

 

21 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

ou se caiu ligado..

meus HD's externos nunca caíram ligados.   Mas aí eu concordo que ligado é perigoso mesmo.

 

21 horas atrás, Phoenyx disse:

Você só deixou cair a peça mais frágil de um computador... rs

como disse, concordo com a fragilidade se ele estiver ligado.

 

21 horas atrás, Phoenyx disse:

Porque você acha que notebook dá problema direto em HDs? Qualquer topadinha em algum canto já é um risco, ele é a única peça mecânica (sem contar ventoínhas) existente num PC.

Olha, eu tenho um notebook e, no começo, comprei uma mesinha Made in China pra ele.    Como ela era mal projetada, não sei quantas vezes o notebook foi parar no chão, inclusive estando ligado.

 

E, ainda, sem querer fazer propaganda, mas meu pai até disse: olha!... Dell é de guerra, viu!

 

Pra você ter uma ideia, ele ficou inutilizável por um bom tempo porque já não dava mais pra ligá-lo na energia e ficou durante alguns minutos só na bateria.     Liguei pra assistência técnica pra reformá-lo porque não ia comprar outro e só informei os detalhes.

 

Quando o técnico veio com as peças e começou a abri-lo, parecia que estava esfarelando por dentro e o HD continua funcionando sem qualquer problema.    Mas, em compensação, um pente de memória eu tive que trocar porque deu problema e foi algo que ocorreu antes de tudo isso.

 

21 horas atrás, Phoenyx disse:

Provavelmente matou o coitado

Olha, eu não acredito que ele parou de funcionar porque, como disse anteriormente, ele até chegou a ser reconhecido depois de um tempo ligado no pc com win xp.    Só que não apareceu naquela janela do "Meu Computador" na área de trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

O q tem a haver a nomenclatura com a resistencia? hd's sao peças extremamente complicadas por esse fator, agora se você nao acredita q possa ter dado problema ai é outra questao.. 

 

Calma cara, vamos por partes:

 

Nomenclaturas inglesas costumam ter sentido literal.   O que não quer dizer que se deva fazer um teste de resistência jogando o hd na parede ou algo parecido.

 

E veja: se você soubesse o que aconteceu com meu notebook, você irá dizer que é um "milagre" ele estar em funcionamento até hoje com o hd original.    Ele já chegou a cair no chão estando ligado.   Neste momento, até eu achei que ele já tinha ido pro brejo.

 

Os hd's são peças extremamente complicadas de serem recuperadas se você for abri-los sem tomar as precauções devidas.

 

Mas, eu não só acredito que ele deu problema como estou vindo aqui pedir ajuda.     Ocorre que, eu não acredito na possibilidade de ser um problema sério a ponto de inutilizá-lo e perder o que tem nele.     Uma vez que, depois de um tempo ligado, o windows reconheceu mas não o mostrou para ser acessado.

 

abraços e calma!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 25/01/2018 às 08:35, Henrique - RJ disse:

@privado

 

Já tentou ligar esse HD fora do estojo dele dentro do PC ?

 

No momento, não estou em condições disso.     Mas pretendo fazer esse teste tão logo seja possível.    A questão é que tenho que ligá-lo no desktop porque o mesmo não tem sistema operacional.

 

Mas não acredito que, ao menos os dados, não seja recuperável por tudo que já fiz.

 

obrigado pela ajuda :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...