Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entrada do cabo de força esquentando muito?


Posts recomendados

Opa, e aí pessoal!

Bom, estou com um problema um tanto quanto perigoso, eu acho.
Seguinte, tennho minha máquina há uns 3 anos mais ou menos, sempre utilizei um cabo de força idêntico à esse aqui --> https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-816118214-cabo-de-forca-2x075mm-cpu-fonte-xbox-360-xbox-one-120m-_JM
A fonte é uma EVGA 430W com selo 80 plus.

Porém, um belo dia o PC começou a reiniciar sem motivo, as temperaturas no AIDA64 estavam normais, então achei muito estranho. Um dia desses após desligar o PC, quis desplugar o cabo de forçar e percebi algo, ele estava muuuuuuuuuito quente, tão quente, que do lado esquerdo, a borracha tinha uma marca branca e os pluges não estão mais perfeitinhos como na imagem do link acima, aquelas borrachinhas meio que " saíram " para fora...

Até hoje nunca tinha dado problema e agora sempre que uso muito o PC, ou mesmo quando ligo por um período, a entrada esquenta. Acho que os conectores da fonte não esquentam, por incrível que pareça, pois logo depois de desligar o pc eu encostei o dedo e estava normal, apenas o cabo aquece demais.

Uma simples troca de cabo de força resolve? Ou tem de ser um cabo específico para não piorar a situação?
Vi em um post antigo do fórum que resolveram um problema similar ao meu usando um cabo de força de 1200w, esse aqui ->> https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-963826930-cabo-forca-pc-18m-novo-padro-gabinete-fonte-atx-1200w-_JM
Isso resolveria meu problema também? 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra acontecer de praticamente derreter, sua fonte deve estar tendo algum curto, normalmente aterramento com a carcaça de metal da mesma, recomendo trocar a fonte, pois se for ela mesmo, você trocará o cabo de energia e ele vai continuar dando problema da mesma forma.

adicionado 1 minuto depois

Se puder, teste a fonte de forma separada, tirando-a do gabinete e em seguida ligando ela na energia, e com um jumper entre o fio verde e algum fio preto do conector que liga à motherboard.

Se possível procure alguma loja de reparos e peça pra checar onde se encontra o problema (Mais seguro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ligo no filtro de linha, ele sempre pareceu meio quente as vezes, mas nada parecido com a temperatura da entrada do cabo, acho que tenho uns cabos de força aqui, qualquer um suporta 1200W, certo? Então vou tentar testar e ver se melhora..

adicionado 1 minuto depois

Se não melhorar após a troca do cabo vou procurar uma assistência, valeu, pessoal.

adicionado 14 minutos depois

Troquei o cabo de força, achei outro 10A250V, só o design era um pouco diferente, as borrachas de dentro são brancas e não tem aqueles " pretinhos " na entrada da tomada, até agora ta frio, vou testar em algo pesado e atualizo aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Phoenyx disse:

Então ou é a entrada do cabo ou a entrada da fonte que está com problemas. Acredito ser o primeiro. Veja se não há deformidade na entrada da fonte (plástico derretido, pinos tortos).

Aconteceu algo que ja tinha acontecido antes, o cabo tava frio, eu nem tinha aberto nada pesado ainda e o PC reiniciou, fiquei confuso porque o cabo estava bem frio, nem 1% quente, ai eu retirei tudo e vi a entrada da fonte e realmente o que você disse, no pino esquerdo, tem algo preto, deve ser plastico derretido...
Passei um cotonete seco devagarzinho, o cotonete saiu com manchas pretas e algumas " bege ", parecendo com um tipo de oxidação...
Até agora não desligou de novo e não tá esquentando, porém ainda não liguei nada pesado.

Será que esse plastico e essa " sujeira " foram causados pelo outro cabo? porque tem a mesma cor e cheiro dentro das entradas do outro cabo.
Ou será que a fonte que fez isso com o outro cabo?..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Phoenyx disse:

Posta aqui toda a sua máquina.

<-------------------------------------------------Aqui do lado esquerdo em "Meu PC" você pode ver a minha configuração, poste a sua.

 

Quanto tempo de uso tem esta fonte? Pratica overclock?

Processador: Amd FX 6300 
Placa de Vídeo: GTX 750TI
placa-mãe: asus m5a78l-m lx/br

Memória RAM: 2x4GB ( acho que 1333mhz, aquelas memórias verdinhas padrão )

HD: 1 TB
Outros componentes alimentados por ela são um monitor da LG 21,3
Mouse/teclado razer.

A fonte tem o mesmo tempo do PC, foi comprado em 2014.

Não, nunca pratiquei nem tentei um overclock.

Depois de trocar o cabo, abri um jogo, até agora não reiniciou e o cabo permanece frio, nem morno esta, tá bem frio..

Porém aquilo do plastico nas entradas da fonte me preocupou..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma raspada com o cotonete e saiu um pouco, acho que era do cabo, pois agora não tá esquentando mais, então....

Sobre as reinicializações, é algo estranho.
Realmente aconteceu do nada e começou há algumas semanas.
Do nada, as vezes até o pc tendo acabado de ligar, sem nenhuma função ligada, ele reinicia.
Ele não chega a fazer barulho de desligamento, a tela só fica preta e ele começa o processo de inicialização de novo, sabe?
Eu creio que TALVEZ possa ter começado após uma atualização do Windows ( que fez com que meu pc sempre voltasse com as abas abertas mesmo após você desligar, a não ser q você despluge o cabo ), acha que pode ter algo com o Windows? pois tô a um tempo sem formatar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Thunder_Yellow disse:

Beleza, vou raspar, depois disso será q eu continuo utilizando normal? Já que parou de esquentar e tal..

A tendência é que se repita o problema, cedo ou tarde.. Se conseguir remover os resíduos do cabo anterior, talvez, dê pra manter.. Usualmente, trocam-se as duas partes afetadas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...