Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe Pode Retornar Enegia E Queimar Fonte?


jucca

Posts recomendados

Galera

Estou com sérios problemas de queima de fonte.

Nenhumas está aguentando minha máquina.

Acredito até agora que é a má qualidade das fontes associada a uma máquina "potente" (se é que dá para dizer isso).

Tenho a seguinte configuração:

Athlon 2600+ 266MHz

PM Asus A7V600-X c/ som e rede on-board

1Gb de Ram DDR

GeForce 4MX 64M c/ cooler

HD 120Gb Maxwall Barracuda 7200 RPM

HD 80Gb Samsung 5400 RPM

CDRW LG 52x32x52x

Disquete 1.44

Zip Drive Interno

Teclado

Mouse Dr. Hawk

Cooler de base cobre da MTeq (4800RPM)

2 Coolers de HD

2 Exaustores

No desespero de resolver o problema de fonte, instalei duas fontes gêmeas, da mesma marca, tudo igual.

Provavelmente irei fazer isto até encontrar uma fonte de qualidade, mas para isso preciso encontrar o problema.

Seguindo...

As fontes duplas estão funcionando bem, mas não sei o que ocorre.

Antes disso, queimaram 4 fontes.

Na última fonte queimada, o computador reiniciou e depois a fonte (######), se foi.

Cheguei a deixar o micro 3 dias na assistência para ver com o osciloscópio se havia problema. Não sei se realmente fizeram estes testes com o osciloscópio, mas me falaram que a máquina está normal.

Hoje a máquina reiniciou e estou cabreiro, pois pode ser um aviso de que uma das fontes ou as duas vão para o saco.

Já descartei a possibilidade de fonte ruim, pois agora está bem dividido a energia gerada nas duas fontes.

Não é um problema fácil de encontrar, porque dependendo da fonte, ela dura 2 horas, 3 dias, uma semana, um mês até. Estes tempos discriminados ocorreram com cada uma das fontes utilizadas.

Agora penso nas seguintes possibilidades (fiz um upgrade a uns 2 meses, e este problema apareceu depois do upgrade):

1) A placa-mãe está com defeito (não consigo pôr isto na cabeça, pois como pode ela dar retorno e queimar a fonte?), mas parece a principal alternativa.

2) Outro periférico dando retorno e queimando a fonte (também não consigo entender como, apesar de não entender nada de eletrônica)

3) o No-break está com defeito (SMS 650VA) (estão ligados nele a CPU, ver descrição acima, o monitor Samsung 753v 17'' e o modem ADSL ALcatel STPro)

4) a instabilidade da energia fornecida (mas acredito que o No-break consiga estabilizar a rede.

5) Calor (???). Meu micro chegou ao que ví no máximo de 65º

Quem puder ajudar agradeço imensamente, pois estou partindo para a primeira opção, usar a garantia da placa mãe e trocá-la urgentemente.

Preciso encontrar o problema pois estou arriscando outros periféricos com este problema.

Grato

Falous

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Jucca

Talvez seja mais um caso de placa-mãe devoradora de fontes. Como já foram várias fontes queimadas, é muito provável ser a placa mãe, mas nada é certo. Não sou muito conivente com a ideia de queima da fonte simplesmente por ser ela uma genérica. Poste ai a marca e modelo das fontes para vermos melhor no que apoiar para orientação.

Procure testar/medir as voltagens com um multímetro em situação normal de uso.

Avalie a possibilidade da troca da placa-mãe, mas tenha em mente que pode não ser ela a culpada. Tudo é sombrio nessas horas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai vão as fontes:

1ª fonte) Quando fiz o Upgrade usava uma Satélite 450W. Esta fonte durou 1 mês com a máquina nova. Sem contar que já tinha mais de um ano de uso na antiga máquina.

2ª fonte) Genérica Power Supply 400W (beeeem genérica). Durou 2 horas.

3ª fonte) TP-tech 422W (beeeem genérica). Durou 2 dias.

4ª fonte) Satélite Int 450W. Durou pouco mais de um mês.

5ª fontes) estou usando duas fontes gêmeas da XP-Tech (é beeem genérica, mas são duas). Reiniciou uma vez até agora, mas não queimou nenhuma. Coloquei uma com a placa mãe e a outra com periféricos.

Olha. Também já não acredito mais em fonte genérica, pelo fato intuitivo de achar que a placa mãe está com algum problema, apesar de pensar que isto seja bem improvável.

O que queria saber é se é possível placa mãe queimar fonte.

Grato

Jucca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O circuito regulador da fonte prepara/controla a tensão e a entrega ao regulador da placa-mãe. Esta por sua vez, através de seus circuitos reguladores, fornecem estas tensões ao circuitos consumidores como CPU, memória, chipset etc. Nada impede que um destes componentes da placa-mãe não possa estar defeituoso e provocando anomalia na fonte, podendo levá-la a queima. Até mesmo uma falha de projeto pode fazer com que estes componentes entrem em pane e façam a fonte torrar.

As tensões que alimentam hd, cdrom, flopp e coolers ligados aos conectores da fonte, não recebem tensão da placa-mãe e sim da fonte. Assim sendo, qual quer um destes setores poderá, em caso de pane, gerar desestabilidade e levar a fonte à queima total ou mesmo ressets aleatórios.

Como pode ver, não é uma questão simples de diagnosticar!

Veja o número de usuários com problemas de queima de fontes com a placa A7V8X-X...ao meu ver, não é culpa da fonte por ser genérica e sim, que existe algo de errado no conjunto e que pode ser até na placa mesmo. Como falei, não é algo fácil de detectar.

PS. Pelo link abaixo o consumo do seu PC ficaria em torno de 258W....faça a verificação e constate. Segue o link.

http://www.jscustompcs.com/power_supply/

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...