Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Cayo Fontana

Acionamento de Sirene com ESP8266

Recommended Posts

Prezados,

boa tarde!

 

Conforme as imagens em anexo, estou criando um pequeno circuito onde necessito acionar uma sirene (12vdc 200ma), através de um sinal de um pino do microcontrolador ESP8266 (NodeMCU).

O sinal de output do pino do ESP8266 é de 3.3v 5ma. Contudo, para acionar a sirene eu preciso dos valores já mencionados.

Neste circuito, possuo um amplificador de tensão onde, entrando com 3.3v ou 5v, temos 12v de saída. Ótimo! Questão da tensão está resolvida.

Porém, a corrente permanece a mesma, não estabilizando o circuito (por isso, a sirene fica "gaga"! Rsrs).

 

Alguém pode me ajudar como eu faria para subir a corrente?

 

PS: tenho transistors (TIP31C, BC548, BC547, BC458, BC457), diodos (1N4148), relés (5v-12v, max 30a), capacitores (diversas capacitâncias) e leds (vermelhos, verdes, amarelos, brancos e azuis).

 

Desde já agradeço agradeço sua solicitude e presteza.

20180123_163936.png

20180123_163930.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal ter postado a foto da protoboard, mas entrar na nóia de de seguir os fios para entender o que montou já é pedir demais. Seja gentil, poste o diagrama elétrico disso aí.

Apesar da bola de cristal estar trincada, essa estória de amplificar os 3,3V para 12V tá meio suspeita, não ficarei surpreso se for essa a causa do comportamento oscilante. Um teste que pode fazer. Aproveite esse led verde, coloque uma resistência de 1K em série e ligue-o no lugar da sirene. Observe  se a intensidade da luz fica constante ou oscilante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 horas atrás, Cayo Fontana disse:

entrando com 3.3v ou 5v, temos 12v de saída. Ótimo! Questão da tensão está resolvida.

você é que pensa. Esta tensão tem que ter potência (corrente) pra acionar o alarme

 

Algo como...

_scaled_speakerdriverschem.png

vai resolver seu problema. Condições: Vout=12V (com potẽncia suficiente), TIP31, 220...100R na base

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×