Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock phenom ii x6 1100t instabilidade


Posts recomendados

Boa noite gente, então estou com um problema pois não consigo passar dos 3.8ghz com o meu 1100t

a fonte é uma cx 750w 80 plus bronze modular

placa-mãe m5a99x evo

cpu phenom ii x6 1100t

memoria 2x8 corsair vengeance

placa de video gt 730 2gb

cooler master evo 212x com dois fans dos dois lados + 6 fans do gabinete 

então, eu aumentei o baseclock de 200 para 240, assim as fazendo over nas memorias que ficaram em 1920 mhz, já coloquei as latencias e a tensão certa para elas trabalharem sem instabilidades, o ht link e o northbridge cpu frequency eu aumentei para 2889mhz ambos iguais, eu deixei porque falam que ajuda a reduzir o gargalo umpouco em placas de videos mais potentes, sempre que eu tento passar de 3.85 ghz o computador da aquela tela azul da morte ou simplesmente reinicia sozinho, o multiplicador está em x16.0 , eu tentei subir mais mexendo no  baseclock não adiantou, tentei subir pelo multiplicador não adiantou também pois o processador é desbloqueado, já tentei aumentar a tensão até 1.600 volts e continua dando tela azul, a temperatura em 3.8ghz com 1.420 tensão (100% estavel sem problema algum) fica em 37 em idle, e 53 a 100% de uso , fiz esse teste por meia hora estressando o processador a 100% , na placa-mãe eu tentei desabilitar o cpu spread spectrum não adiantou, tentei colocar em todas as fases de alimentação da placa-mãe, não adiantou, tentei aumentar uma opção lá falando algo do tipo "extend cpu overclock range " ai o padrão é 100% aumentei para o maximo que éra 130% não adiantou, se não me engano parece que isso é para aumentar o poder de overclock do processador, não adiantou nada, e agora gente ?

cpuz1.png

cpuz2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Matheus, vamos por partes.

Primeiro, sua placa-mãe lhe fornece boas opções de overclock. Logo, aumentar pelo clock base é o jeito mais "vida loca" de se fazer.. porque tudo sobe junto, e pra causar instabilidade é facinho facinho...

Então, se eu fosse você, partiria do principio do over apenas pelo multiplicador. Depois tentaria subir demais componentes...

 

Sobre a frequência do CPU/NB e HT Link, 2889 MHz é uma frequência bem alta viu... para uso diário, costuma-se usar até 2600 no NB (ou 2800 para os mais arrojados rs). Sobre o HT Link, ele não causa ganho de desempenho notável nos Phenom II, apenas pode diminuir a possibilidade de um gargalo no HT (caso exista, o que com certeza não é seu caso).... então daria pra deixar ele um pouco mais baixo que o NB por questões de estabilidade mesmo.

 

Se você diminuir um pouco a frequência do NB e HT, talvez consiga subir o clock do CPU com estabilidade. Apenas para referência sua, uso o meu em 4.0GHz com 1.48v (1.51v em full com LLC), e NB 2600MHz... não recomendaria mais que 1.50v para uso diário.

 

E nas considerações finais, tenha em mente que dificilmente você conseguirá passar de 4.0GHz com tensões aceitáveis. Esse é o teto dos X6 para um uso diário seguro. E provavelmente, o esforço não valerá a pena por 100/200MHz a mais... de resto, boa diversão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu consegui subir umpouco o clock usando o baseclock, quase nada porque não consigo passar dos 3.8ghz, eu já tentei subir a frequencia do processador pelo multiplicador deixando o baseclock em 200mhz que é o padrão, e o ht link e northbridge em 2000mhz que é o padrão não adiantou, as temperaturas não passam dos 55 graus em 100% , só que agora o problema é outro, mesmo com o processador em 3.8ghz , northbridge e ht a 3.1ghz e o baseclock em 242, o sistema esta 100% estavel , porém agora quando eu tento subir a velocidade dos núcleos quando eu vou jogar algum jogo o computador simplesmente da uma tela colorida random de qualquer cor e simplesmente congela tudo, o hd para de responder o led do gabinete para, só reiniciando , eu também achava que a culpa éra do ht e northbridge alto, mas eu testei com eles em padrão e em 2400mhz ambos mesmo assim ainda dava erro

screendopaint.png

screendopaint2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, 3156 no NB e no HT é insano... me espanta até seu computador estar iniciando o Windows... hahahah.

Se você está tendo esses problemas então significa que ele não está estável.

 

1. Porque você não tenta usar o clock base padrão, e subir o CPU, CPU/NB e HT manualmente pelos seus respectivos multiplicadores? Assim você vai fazendo um a um, e saberá qual está dando problemas.

2. A frequência do seu PCIe está travada? Se não me falhe a memória subir o base vai interferir na frequencia do PCIe também caso a mesma não seja travada.

3. Outra coisa, qual tensão está usando no CPU/NB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tentei isso, atualmente com essa config que mandei as prints está tudo ok , mas o problema vem quando eu tento subir mais o clock do núcleo, quando vou entrar em algum jogo o computador da uma tela colorida e congela totalmente, só reiniciando pelo botão, a frequencia do meu pcie está em 130mhz

a tensão do cpunb esta em auto, eu tentei deixar o ht link e o northbridge em 2000mhz e tentei subir a frequencia do núcleo do proc mas continua dando aquelas telas coloridas e congela isso que não estou entendendo, eu tentei também deixar a frequencia do pcie em 100 que é o padrão não adiantou também, estou suspeitando que o problema seja a placa-mãe, ou o processador 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a frequência do PCIe não resulta em desempenho e pode causar problemas... deixe-a em 100, no padrão.

Seria interessante você setar manualmente a tensão do CPU/NB, pois o modo automático das mobos joga a tensão lá nas alturas e isso não é bom.

 

Agora se você já tentou setar todas manualmente e mesmo assim não consegue subir mais que isso, você está esbarrando em alguma limitação de hardware... difícil é saber exatamente qual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é muito estranho o overclock no núcleo do processador causar tela colorida e consequentemente um congelamento sendo que as temperaturas estão boas, tentei mexer na frequencia do vrm, nas fases do processador e nada, mesmo usando os  8 pinos da fonte para alimentar o processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom o maximo que consegui subir foi 4.0ghz com 1.500 de tensão na bios, fiz testes jogando jogos pesados tipo gta 5, resident evil 7 , testes no prime95 e esta tudo estavél, não consegui subir mais porque parece que quando eu subo a tensão do processador e vou executar alguma tarefa que use muito o processador a placa-mãe ou o processador trava o pc e da aquelas telas coloridas que só reiniciando pelo botão do gabinete que resolve , o ht link e o northbridge estão no 3.1ghz que é o maximo que também consegui chegar com eles 

cpuze.png

cpuze2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, matheusroquestr disse:

Eu gostaria de ir além porque, quando eu pegar uma rx 580 8gb não sei quanto de gargalo vou ter, e o over no processador ajudaria muito

 

Cara, ai que tá a questão... não tem como ir muito além disso.

Você está limitado por questões de hardware (refrigeração, placa-mãe e até o próprio chip).

Subir 100 ou 200MHz a mais vão te dar um trabalho enorme, uma degradação muito grande do chip, pra um ganho de desempenho muito miserável.

 

O teto de performance que seu X6 pode te entregar 24/7 é isso, se quer mais, procure outro CPU e troque sua plataforma... infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri o que estava causando os congelamentos com telas coloridas, éra a configuração de fases de alimentação do processador, eu tinha deixado em extreme, se não me engano extreme faz as 6 fases da placa-mãe alimentar o processador, ai ai isso estava causando os congelamentos, ai deixei em auto dai parou os congelamentos, em breve vou postar resultados de overclocks mais elevados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...