Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem desaparece, mas o PC continua ligado; relação da fonte com este problema


Posts recomendados

Specs:


CPU: i5 3450 @3.1 GHz

GPU: EVGA GeForce GTX 970 Superclocked ACX 2.0

Fonte: Corsair CX600

 

 

Apesar do título do tópico sugerir, não são problemas avulsos e sem nenhuma relação sobre os quais trato aqui. Vou fazer um resumo já no início pra poder situar melhor o problema. E também porque o tópico ficou muito grande e com muitas informações, vou apresentar um resumo agora e outro no final. No decorre do tópico, apresento s vou evidências desse problema que venho tendo há quase dois anos.

 

O problema é o seguinte: quando estou jogando um jogo que demanda muito da placa de vídeo, a imagem desaparece, mas o todos os componentes (inclusive a placa de vídeo) continuam funcionando. Isso é geralmente acompanhado de um barulho que parece uma buzina, e quando não acontece esse barulho, algumas vezes dá pra ouvir o som de notificação do Windows. Importante: não é algo que acontece só de eu abrir um jogo ou um vídeo ou toda vez que a placa de vídeo sofre uma demanda muito alta. Também não é algo que acontece sempre e necessariamente depois de um tempo com um jogo aberto. Na verdade, até então, foi um problema contornável e ao qual eu não dei muita atenção.

 

Já aviso de antemão que NÃO estou aplicando overclock. Eu nunca mexi no clock nem do processado nem da placa. Também não é problema de superaquecimento. A placa de vídeo não passa de 75 graus com load a 100%, clock no máximo e os coolers a 45%. O processador não passa de 77 graus.

 

Mas não é tão simples assim. Isso é o grosso do problema. Algumas vezes a imagem desaparece, outras, congela e depois desaparece. Algumas vezes há som de buzina, outras, som de notificação, e outras, não há som. Vou dividir o problema em três fases pra vocês o verem o quando o negócio é tenso. Também vou deixar a parte das evidências dentro de um quote para melhorar a visualização.

 

 

Citação

 

Primeira fase

Meados de 2016. Eu não sei até que ponto especificar durante qual jogo o problema acontece vai ajudar, mas vai ficar mais fácil pra detalhar o problema. Em uma determinada cena do Battlefield 4, alguma coisa apresenta problemas, fazendo com a tela fique preta (a imagem desapareça). É possível ouvir um barulho parecido com o de uma buzina. E isso acontecia sem falha toda vez que passo por essa sequência. Agora, atentem para estes dois detalhes:

 

1. O PC continua ligado.

2. Se eu reduzo os settings de qualidade de imagem dentro do jogo (tipo AA, post processing etc.), eu consigo passar por essa cena.

 

Outro jogo durante o qual acontece o crash desse jeito e sem falha é Witcher 3. Mas não durante uma cena, mas em um ponto específico do cenário, bem no começo do jogo. E acontece do mesmo jeito. Barulho de buzina e tela preta, mas o PC continua ligado. Isso com o jogo no talo, com a placa a 100% e clock no máximo. Entretanto, se eu corto o fps pela metade (de 60 pra 30) e, consequentemente, o consumo da placa, o crash não acontece nesse local.

 

Esse crash aconteceu com outros jogos os quais não vale mencionar aqui. Esses dois jogos bastam.

 

Outro ponto que merece atenção. Como eu já havia dito, isso não é algo que acontece só de eu abrir um jogo ou vídeo. É um problema que acontece(ia) em momentos específicos. Tanto que eu nunca tinha dado muita atenção pra esses crashes porque eu simplesmente reduzia as settings do jogo e passava normalmente pela parte problemática. Portanto há uma razão pela qual eu resolvi gastar um tempinho pra escrever esse tópico gigantesco. A razão está associada com a fonte. Vou detalhar isso mais no final.

 

Enfim, o problema começou a ficar pior depois de um certo jogo.

 

 

Segunda fase

Em novembro do ano passado eu comecei a jogar Mass Effect Andromeda. Durante primeiras 15 horas de jogo, estava tudo indo normal, tendo ocorrido apenas alguns crashes semelhantes ao relatado acima (o que já não é bom sinal). Depois de algum tempo, o jogo começou a crashar aleatoriamente e de forma diferente da descrita na primeira fase. O crash não acontecia mais em momentos que demandavam muito da placa de vídeo. Ele começou a crahsar quando eu abria menus ou até mesmo em telas de loading (ou telas de transição).

 

Num certo dia eu comecei a ficar preocupado. O jogo crashou duas vezes num intervalo de menos de uma hora. Na segunda, quando reiniciei o PC (que é que eu sempre fazia quando isso acontecia já que a imagem desaparecia), não aparecia mais imagem. Tentei reiniciar de novo e nada. O PC ligava, mas a imagem não aparecia. Então, tirei o cabo de vídeo e coloquei de novo. Reinicie o PC e aí a imagem voltou. Depois desse dia, isso começou a acontecer com frequência. Durante sessões de Mass Effect Andormeda, o jogo cachava aleatoriamente, sem nenhum tipo de padrão. Podia acontecer como descrito na primeira fase, mas também podia acontecer de a tela congelar e eu ouvir o som de notificação do Windows. Ou a tela ficava preta e eu não ouvia som nenhum. Algo completamente aleatório. E quase todas as vezes em que isso acontecia, quando eu reiniciava o PC, a imagem não voltava. Só voltava quando eu tirava e colocava de novo o cabo de vídeo. Então, eu não sei nem se isso de tirar o cabo de vídeo fazia alguma diferença real. Só sei que eu tinha que reiniciar o PC várias vezes.

 

Enfim eu consegui (não sei como) terminar esse jogo depois de umas 100h. Nesse tempo, eu devo ter contado por volta de 25 crashes aleatórios, com uma margem de erro de 5 para mais ou para menos.

 

Enfim, depois que eu parei de jogar esse jogo, o PC começou a se comportar de forma estranha.

 

 

Terceira fase

O crash passou a acontecer das formas descritas acima de forma aleatória com outros jogos. Mas, por alguma razão obscura, depois de um tempo, parou de crashar com esses mesmos jogos.

Outra coisa que começou a acontecer foi coil whine, tanto jogando um jogo bem leve, quando em idle. Vou mostrar algumas screens do Afterburner que mostra o comportamento do PC durante os coil whines aleatórios

 

KbQ96yS.png

5DGF9NA.png

 

As imagens são de momentos diferentes. A duas vezes aconteceram em idle.

 

XBNbLSO.jpg

YQkYrCb.jpg

wZnH8IA.jpg

 

E essas últimas três imagens são de um único momento. Isso aconteceu quando eu estava jogando um jogo bem leve, com vocês pode ver pelo comportamento anterior ao coil whine.

 

Detalhe que deu coil whine só três vezes. Faz semanas que não aconteceu de novo.

 

Mas a coisa que mais me chamou a atenção foram crashes na área de trabalho DEPOIS DE EU ABRIR FECHAR UM JOGO. Foram três vezes. Eu abria o Mass Effect Andromeda, por exemplo, e deixava na tela de título do jogo só pra ver as estatísticas no Afterbuerner. Dois minutos depois, sem nem ter dado load em um save, eu fechava o jogo. Por volta de 30 segundos depois de ter fechado o jogo, a tela congelava na área de trabalho. Ela não ficava preta, ela congelava, sem nenhum som acompanhando. Na última vez em que isso aconteceu, eu não desliguei o PC à força. Eu apertei a tecla do Windows, pra direita e Enter. O PC desligou normalmente. Só que dessa vez, quando ligava o PC de novo, a imagem não voltava de jeito nenhum. Eu tive que abrir o gabinete, tirar e colocar de volta a placa de vídeo do slot, e só aí a imagem voltou.

 

 

Minha tentativa de resolver o problema depois de alguns dias pesquisando

Fui olhar no visualizador de eventos. O único aviso relevante que aparecia lá é a mensagem: "O driver da placa de vídeo parou de funcionar e se recuperou." Tentei pesquisar sobre isso e também sobre algo descrevendo meu problema (tela preta). Muita gente diz ter resolvido o problema com alguma das soluções apresentadas nesta lista:


http://www.instructables.com/id/How-to-Fix-the-Nvlddmkm-Error/

 

O que já tentei fazer e não funcionou:

- Trocar os pentes de memória (o problema acontecia que eu tinha 8 GB e continua acontecendo agora que tenho 16 GB), além de realizar testes de memória do Windows. Portanto, acredito que não seja problema de memória

- Passar antivíruis no HD, antes de formatar

- Instalação fresca do Windows e consequentemente, dos drivers da placa (vale notar que o problema tem mais de um ano, portanto, já acontecia com drivers antigos e continua acontecendo com os mais recentes). Isso me leva a concluir que não é um problema de disco

- Alterar as configurações de energia tanto no painel de controle da Nvidia quanto no do Windows, que regula o gerenciamento de energia do slot PCIe

- Mudar o tema do Windows (aero pra padrão)

- Limpar os contatos da do slot, e trocar a pasta térmica da placa de vídeo.

 

Também chequei se o PC trava ou se é só problema na imagem. Porque quando o crash acontece, eu confiro se as teclas Caps Lock e o Num Lock estão funcionando. Além disso, eu conseguo desligar o computador pelo teclado.

 

Isso me leva a concluir que o problema não está nem na memória, nem no HD, nem com o driver da placa de vídeo. Pode ser alguma coisa na placa-mãe ou no processador, mas aí se for um problema mais complexo, eu não sei dizer. Os mais suspeitos são placa de vídeo e a fonte. O que me leva a desconfiar com mais força da fonte é um tópico do Tom's Hardawre que fala mal sobre essa minha fonte. Vou postá-lo mais para o final.

 

O que eu ainda não fiz:

- Mexer no registro de TDR

 

Vale notar que nem todas as vezes em que acontece o crash, a mensagem do “Driver parou de funcionar” aparece no visualizador.

 

Outra coisa que descobri durante a pesquisa. O modelo da minha placa de vídeo foi feito para operar a um clock máximo de 1317 MHz. No entanto, o Afterburner mostra um clock de 1380 MHz quando a placa está sob load máximo.

 

https://www.evga.com/articles/00872/EVGA-GeForce-GTX-980-970/#2974

 

vsMTC1a.gif

 

Uma última coisa importante. Uma coisa que não havia tentado fazer era reduzir o clock. Então fui fazer isso com os dois jogos que crashavam sem falha e não se comportavam aleatoriamente. Reduzi de 1380 pra 1317. Resultado:

 

- BF 4 não crashou mais nem clock reduzido (1317) nem com clock máximo de fábrica (1380)

- Deixei o Witcher 3 aberto com clock reduzido na área onde costuma crahsar por duas hora. Não crashou. Depois abri o jogo com clock de fábrica e crashou. Pensei que tivesse resolvido. Mas aí fui testar de novo com clock reduzido, e crashou...

 

Conclusão: reduzir o clock não fez efeito também. E só me fez ficar mais perdido ainda.

 

Observando vários relatos de gente com problema parecido com o meu, cheguei à conclusão prévia de que o problema converge para o registro de TDR. Ironicamente, nessa declaração oficial da Nvidia, eles dizem que a causa do problema pode ser QUALQUER COISA.


https://forums.geforce.com/default/topic/389688/geforce-drivers/nvidia-statement-on-tdr-errors-display-driver-nvlddmkm-stopped-/

 

Ou seja, voltamos à estaca zero.

 

 

Depois de algum tempo

Depois de algum tempo que parei de jogar MEA, o que já faz mais de mês, só tive um crash com um jogo bem leve. Desde então joguei vários outros jogos por várias horas, inclusive um jogo que demandava 100% constantes da placa de vídeo, com clock no máximo. Foram 12 horas neste jogo, e o PC nunca crashou com ele.

 

Estou apontando isso só pra afirmar que mesmo sob load pesado, o crash não acontece necessariamente.

 

 

 

Sobre a fonte

Como eu havia dito no começo, isso não é um problema que acontece só de eu abrir um jogo, ou até mesmo que acontece depois de algum tempo com o jogo aberto. O que me preocupou e me incentivou a escrever esse tópico foi justamente o que eu vou falar agora. Durante a pesquisa sobre este problema dos crashes, eu acabei me deparando com um tópico no Tom's Hardware que diz que minha fonte não é apropriada para um PC dedicado a jogos.


http://www.tomshardware.com/answers/id-2262385/corsair-series-bad.html

 

Tentei encontrar mais informações sobre essa fonte, mas nada esclarecedor. Só consegui estas informações sobre os capacitores, o que não me ajuda muito a entender. E também existe o fato de que a fonte, com o tempo, não consegue mais fornecer a potência que ela fornecia no início.

 

 

Um apanhado de tudo que foi dito

1. Antes, o crash acontecia em momentos específicos de alguns jogos em que a demanda da placa de vídeo era muito grande. O que acontecia: a imagem desaparecia (tela preta) seguido por um barulho de buzina. O PC continuava ligado. Era possível, inclusive, ouvir o som jogo continuado no fundo depois que a buzina parava. Se eu diminuísse as settings do jogo, o crash não acontecia nesses momentos específicos.

2. Com um jogo específico, MEA, os crashes passaram a ser aleatórios e mudaram o comportamento. Não aconteciam somente quando a placa estava sob load pesado, além de tela não ficar preta todas as vezes. Às vezes, a imagem congelava, e depois de alguns segundos ficava preta. Quando tentava reiniciar o PC, a imagem não voltava. Só voltava depois de vários resets.

3. O crash não acontece mais no BF 4, independentemente do valor do clock. Mas no Witcher, acontece independentemente do valor do clock.

4. Com alguns jogos pesados, que não são os mencionados (BF4 e TW3) antes, com load a 100% e clock no máximo, o crash não acontece.

 

 

Perguntas

Então, depois de tudo isso, gostaria de fazer algumas perguntas:

1. É possível determinar que a razão dos crashes seja a fonte?

2. Esta fonte é realmente inadequada para um PC dedicado a jogos?

 

Se for pra eu adquirir outra fonte, já aceito recomendações de uma fonte apropriada para o meu rig desde já.

 

 

 

Pessoal, é isso aí. Desculpem pelo tópico gigante. Só queria dar o máximo de detalhes. Tentei deixar o mais organizado e bem escrito possível. Eu realmente preciso saber seu vou precisar de outra fonte, mesmo que isso não vá resolver o problema dos crashes. Também não sei a áre apropriada para este tópico e esta. Qualquer coisa, desculpem.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta.. de tudo o que você falou... o problema me parece ser na placa de vídeo... se melhora mudando configurações gráficas ou clock... tudo indica em um problema relacionado a ela. 

 

Mas pode ter ramificações com a fonte também.. é uma boa fonte, de qualidade.. mas pode estar com algum problema na distribuição da energia dela para a placa de video. Todas as "soluções" que você tentou reduz a carga na Placa, o que diminui também o consumo de energia dela.

 

Sobre a sugestão de fonte ate uma CX500 segura sua configuração... 

 

PS: 75 graus no processador é quente sim... ainda não é muito preocupante, mas passando de 80 ele vai ativar o Termal Throttle para diminuir a performance do processador.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, bngomes disse:

Ta.. de tudo o que você falou... o problema me parece ser na placa de vídeo... se melhora mudando configurações gráficas ou clock... tudo indica em um problema relacionado a ela. 

 

Mas pode ter ramificações com a fonte também.. é uma boa fonte, de qualidade.. mas pode estar com algum problema na distribuição da energia dela para a placa de video. Todas as "soluções" que você tentou reduz a carga na Placa, o que diminui também o consumo de energia dela.

 

Sobre a sugestão de fonte ate uma CX500 segura sua configuração... 

 

PS: 75 graus no processador é quente sim... ainda não é muito preocupante, mas passando de 80 ele vai ativar o Termal Throttle para diminuir a performance do processador.

 

 

Amigo, obrigado por responder. Mas deixa eu fazer umas ressalvas.

 

1. Reduzir o clock não resolveu meu problema

2. Nenhuma das soluções que eu tentei resolveram meu problema

3. Eu não sei se você olhou o tópico do TH que eu postei, mas nele, o pessoal afirma que essa linha de fontes (CX) é um completo lixo. Tem alguma coisa a ver com capacitores que queimam rápido. Como n tenho muito noção sobre detalhes de elétrica, queria que alguém me ajudasse sobre isso

4. O processador só passa de 75 graus quando está acima de 80% de load, o que dificilmente acontece nos jogos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta.. entendi que não tinha resolvido mas melhorado..

 

Eu ja tinha lido sobre as CX no toms hardware e realmente pro padrão americano elas são consideradas ruim... mas para nos Brasileiros, essa é uma das boas fontes no mercado.. tem um review dela aqui no site.

não achei o dela.. mas aqui tem um da cx:430

 

Eu tambem entendi o que você falou da temperatura.. mas não era pra chegar perto disso nem em 100%.. a media de temperatura do processador é em torno de 30-35 ocioso.. e 50-55 em full load... mas não acho que seja um problema relacionado a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, esquecendo um pouco o problema da imagem, e dando mais atenção à fonte. Alguém sabe me dizer se essa fonte pode ser problemática? Pode danificar o PC? Pra ser sincero, eu estou muito mais preocupado com a fonte do que esse problema da imagem, já que ele, como eu disse, não é constante e não impede que jogue.

 

Portanto, eu queria uma opinião concreta em relação a essa fonte, porque isso tá me dando mais dor de cabeça do que o problema da imagem, mesmo que nenhuma das duas coisas me impeçam de usar o PC (pelo menos por enquanto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Muguetsu disse:

Pessoal, esquecendo um pouco o problema da imagem, e dando mais atenção à fonte. Alguém sabe me dizer se essa fonte pode ser problemática? Pode danificar o PC? Pra ser sincero, eu estou muito mais preocupado com a fonte do que esse problema da imagem, já que ele, como eu disse, não é constante e não impede que jogue.

Como você tratou ela? Ligou num filtro de linha, No-break, estabilizador, direto na tomada? Isso influi..

 

Você é daqueles que, atualiza os drivers da VGA, toda vez que sai uma atualização?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RS Faria disse:

Como você tratou ela? Ligou num filtro de linha, No-break, estabilizador, direto na tomada? Isso influi..

 

Você é daqueles que, atualiza os drivers da VGA, toda vez que sai uma atualização?

 

Sempre deixei num filtro de linha. Mas qual seria  importância disso? Estou preocupado se alguma coisa interna da fonte possa causar problema.

 

Na verdade, eu devo atualizar drivers umas duas vezes por ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Muguetsu disse:

Sempre deixei num filtro de linha. Mas qual seria  importância disso? Estou preocupado se alguma coisa interna da fonte possa causar problema.

Filtro de linha é OK.. O problema dos demais é que podem danificar a fonte, pela forma que operam..Aí, viraria uma bola de neve..

 

 

42 minutos atrás, Muguetsu disse:

Na verdade, eu devo atualizar drivers umas duas vezes por ano.

É até melhor manter isso..

 

 

Eu li partes do tópico... Mas, assim, se você tiver acesso à um multímetro, seria bom usa-lo pra fazer medições na fonte.. Nem precisa abrir fonte nem nada, seria apenas usar um dos molex dela, pra ver os valores de tensão, especialmente da linha de 12V.. E usar um programa de stress de CPU e/ou de GPU, pra fazer testes..

 

Tanto CPU, quanto GPU são alimentados pela linha de 12V.. Se em carga, essa linha estiver caindo muito, sim, ela poderia ser o problema.. Se ela for o problema, estressar a um deles, seria uma outra forma de confirmar isso..

 

Se bem que, por tudo que você relata, acho que é algo na placa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez montei um computador novo quando dualcore era lançamento ainda...Resolvi comprar a placa de video 9500GT 1 gb, caixa lacrada e com nota fiscal. Na época custava quase 1 salário minimo. Instalei e liguei a máquina coloquei o cd do driver, reiniciou e reconheceu a placa de video normalmente.

Instalei o Jogo Grid ( corrida ) que tinha as recomendações que o meu pc tinha.

e ao iniciar o jogo me deparei com essa buzina que tu disse e com a tela cheio de listras de todas as cores.

 

Conclusão: até placa nova da defeito de video.

tente colocar outra placa de video de alguém amigo seu e ve se da o crash.

se nao der crash sua placa foi pra "osasco" kkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...