Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador uso básico em gabinete antigo da HP


Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

Olá a todos!

 

Meu pai me pediu para verificar a possibilidade de upgrade em uma máquina que ele usa a bastante tempo (acho que é de 2008) um HP a6330br.

As configurações da placa-mãe são essas:

 

Foxconn 945GZ7MC - Lucknow-GL6; Micro-ATX: 24,4 cm (9,6 polegadas) x 22,4 cm (8,8 polegadas); Northbridge: Intel 945GZ; Southbridge: ICH7; Velocidade do barramento frontal 533 MHz, 800 MHz; Tipo de soquete: 775; Arquitetura de memória de canal duplo; dois soquetes DDR2 DIMM de 240 pinos; Aceita DIMMs DDR2 de 1 GB - O máximo de memória aprovado pela HP/Compaq é 2 GB; Vídeo integrado Intel GMA 950; Um PCI Express x1; Dois PCI; Portas de E/S.

E atualmente está montado assim (original): Core 2 Duo E4500; Memória RAM 2GB PC2-5300 MB/s (execução a 533 MHz); Intel GMA 950; HD 320GB 7200 RPM 8MB Cache SATA 3.0Gb/s 3.5" ou seja, já saiu da caixa sem muito jeito de dar uma melhorada nesse mequetrefe.

 

Veio com Windows Vista mas há alguns anos coloquei o Windows 8.1, que é, de verdade, o sistema preferido do velho e se fizer o upgrade vou usar a mesma licença para a máquina nova.

 

Meu pai quer alguma coisa que dure bastante tempo (esse durou uns dez anos e ainda está bem utilizável!), será usado somente para uso doméstico/escritório, navegar e o básico. Pouquíssimo uso diário. Ele queria gastar uns R$1500,00.

 

Talvez eu coloque um Watch Dogs, ou algum jogo mais antigo, para passar o tempo quando estiver por lá.

 

Pensei em aproveitar o gabinete, o HD, o leitor óptico e manter a fonte e as ventoinhas. Aí vem o pièce de résistance. Abri para ver e a bendita é uma Bestec ATX-300-12Z de 300W P/N da HP 5188-2625 (espero uns 230W dela).

Conexões: 1x 24 pin ATX; 1x ATX12V 4 pin; 2x SATA; 5x Peripheral (Molex); 1x Floppy.

 

Pensei nessa configuração (ele quer que tenha 16GB de RAM, então convenci a colocar 8GB agora e depois comprar outro pente igual para dual – assustei com o preço de memória):

·         placa-mãe Asus A320M-K M.2 PRIME AM4: R$318,90

·         1x Memória Crucial CT8G4DFS824A DDR4 2400mhz 8gb: R$399,40

·         Processador AMD A10 9700 3.0ghz 2MB/L2 Radeon R7 AM4 65w: R$409,98

·         SSD Now Kingston 120GB M.2 SATA 6gbps Sm2280s3/120gb: R$245,00

Total R$1.373,28

 

É possível fazer isso com essa fonte (conexões e potência) e gabinete ou estou viajando!?

Não acho que a potência ultrapassaria, não me preocupo tanto, principalmente pelo uso muito casual.

Tem configuração mais bacana pelo preço?

Qualquer sugestão é bem-vinda.

WP_20180125_19_37_13_Pro.jpg

WP_20180125_19_37_38_Pro.jpg

ML.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Lembrando que este AMD é um Bristol, portado do soquete FM2. Não é da família Ryzen. É um processador muuuito fraco, quiçá comparável computacionalmente ao C2D que você tem instalado aí.

Péssimo negócio.

 

Com 1500 eu compraria:

 

G4560

H110

8GB DDR4

 

Sobra uns 600~500 reais para SSD, fonte e talvez um gabinete.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 horas atrás, Phoenyx disse:

Lembrando que este AMD é um Bristol, portado do soquete FM2. Não é da família Ryzen. É um processador muuuito fraco, quiçá comparável computacionalmente ao C2D que você tem instalado aí.

Péssimo negócio.

 

Com 1500 eu compraria:

 

G4560

H110

8GB DDR4

 

Sobra uns 600~500 reais para SSD, fonte e talvez um gabinete.

 

Entendi,

Assim ficaria mais interessante?

 

Processador Intel Pentium G4560 R$ 279,90

Placa-Mãe ASUS p/ Intel LGA 1151 uATX H110M-CS/BR R$ 349,90

Hd Ssd Sandisk Plus 120gb G26 R$227,49

Memória Crucial Ddr4 2400mhz 8gb Pc Desktop R$399,40

Total: R$ 1256,69

 

Alguma chance de esperar e o Ryzen 3 2200G caber nesse orçamento? Valeria mais a pena?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas dicas, rodrigo.dcvieira e Phoenyx!

 

Vou aguardar alguns dias e ver se consigo montar a configuração com o Ryzen novo.

Apareceu uma oportunidade de trazer as peças da gringa, se rolar, a fonte velha vai pro espaço e dá pra até dar uma melhorada nas configs. Depois passo aqui para contar o desfecho.

 

Abraços! 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Muito bem, contando o desfecho:

 

Como a viagem estava programada para o meio do ano combinei de comprar um SSD e instalar nesse HP para meu pai continuar usando enquanto esperava o CPU novo. Aí aproveitava esse SSD para a configuração nova.

 

Agora, mesmo o com SSD rodando em SATA II, meu pai falou que já está outro PC e que ele vai continuar usando assim por mais algum tempo até investir na troca!

 

Bom, agora minha dúvida é outra. Posso deixar o windows gerenciando a memória virtual nesse SSD ou comprometeria muito a vida útil dele? 

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...