Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

4K na TV: Possível ou não?


Posts recomendados

Pessoal, antes de qualquer coisa, me desculpe se estou colocando essa dúvida no lugar errado. Nunca perguntei nada em um fórum, essa é a primeira vez.

 

Eu tenho um notebook com Core i7-7500U com GPU integrada HD Intel® 620 e GPU dedicada GeForce 940MX GDDR5 4GB, com tela de 15.6" Full HD. Eu não entendo muito dessas especificações técnicas, por isso estou meio confuso. Porque a GPU do processador, segundo o que encontrei na descrição dele no site da Intel, tem resolução máxima de 4096x2304 (que, acredito eu, já seria 4K), mas a GPU dedicada GeForce não figura entre as GPUs com 4K, segundo o site da Nvidia. Este notebook tem uma saída HDMI, eu conectei a minha TV pelo cabo, mas quando fui nas informações da TV, ela não mostrou estar reproduzindo em 4K, embora a qualidade da imagem estivesse ótima, mas dava para perceber que não estava em 4K - trata-se de uma SmartTV Samsung 4K 60" de nanocristais. Eis então a minha dúvida: Se o notebook tem duas GPUs, uma 4K (integrada) e outra não (dedicada), existe a possibilidade de reproduzir em 4K na TV? Algum caminho que não sei? Alguma configuração que devo fazer?

 

Desde já, agradeço enormemente a atenção de vocês. Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

4k@60Hz requer HDMI 2.0. Seu notebook provavelmente é HDMI 1.4 então só ficará em 1080@60 ou 4k@24hz.

 

O vídeo onboard do CPU até promete 4096x2304 em 60hz, mas somente pela DisplayPort, que TVs não suportam, teria que converter, mas o adaptador teria que ser DisplayPort > HDMI 2.0, que é chato de achar.

 

A placa de vídeo offboard, provavelmente faria 4k@60hz, mas novamente, tem que ter HDMI 2.0 ou DisplayPort.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então... Conectei o notebook à TV. O que aconteceu foi o seguinte...

 

Como havia mencionado, a dedicada não tem resolução 4K... Duplicando a tela, ela não atinge o 4K na TV. Mas então resolvi deixar só a TV ligada e nesse exato momento o Windows meio que assumiu o controle informando que a placa gráfica ativa foi trocada da GeForce para a Intel, assim como também informou que a resolução ideal para a TV era a resolução 4K. Aceitei a sugestão do Windows e ele abriu o controlador da Intel para eu alterar a resolução.

 

Resumindo, o próprio sistema percebeu a presença da TV 4K, desativou a GeForce (dedicada) e ativou a Intel (integrada) e ofereceu a configuração para a resolução 4K.

 

Valeu aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

@robsonzulian É a frequência de atualização da tela, é como o FPS de um jogo. 24 hertz (Hz) quer dizer que o monitor "desenha" uma nova imagem na tela 24 vezes no tempo de 1 segundo.

 

Visualmente, um monitor atualizando 24 vezes por segundo parece bem mais "lento" que um atualizando 60 vezes por segundo.

 

Podemos pensar no HDMI como uma estrada. Se você aumenta o número de carros (de 1080p para 4k), os carros vão ter que andar mais devagar para que todos caibam na pista (24Hz ao invés de 60Hz).

 

Tradicionalmente, monitores funcionam em 60Hz, porém a conexão HDMI em sua versão 1.4 não é uma pista grande o suficiente para essa quantidade de pixels (4k), então a velocidade é reduzida para 24Hz.

 

4k, em 60hz, requer HDMI 2.0 na entrada da televisão, na saída do notebook e também no cabo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...