Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Visitante

UEFI / Legacy para alternar entre SOs

Recommended Posts

Visitante

Recentemente fiz a instalação do Linux Mint 18.3 no meu notebook, onde já havia o Windows 10. Para fazer a instalação foi um problema, no modo de boot UEFI o sistema simplesmente iniciava com o Windows e nada mais, foi preciso mudar para o modo legacy para conseguir fazer a instalação do Mint. Agora, no modo legacy o sistema não reconhece o Windows e não tem a opção de alternar entre os SOs instalados e eu preciso mudar para o UEFI quando quero utilizar o Windows e para o legacy quando quero utilizar o Mint. 

Tem algum problema essa alteração frequente dos modos de boot?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

não tem problema algum, porém um modo para contornar essa situação seria refazer todo o particionamento no HD e utilizar MBR dai você instalava quantos S.O quisesse sem precisar ficar mudando modo de boot

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é a forma como instalou o Linux Mint...

Com o disco(hd) com tabela de partição em Gpt e sistema uefi ativo, para instalar o linux é necessário:

partição Fat32 - tamanho ( uns 100 mb pelo fato de se tratar de um dual boot) - ponto de montagem -> para algumas distros /boot/efi., já em outras é só selecionar  a opção partição de sistema efi.

agora determina-se a partição raíz: 

/  formato ext4  - tamanho a ser definido 

se julgar necessário cria-se a partição swap  sem formato - tamanho igual ou o dobro da ram

pode criar a partição /home separa da partição raíz:

/home - formato ext4  - tamanho a ser definido...

se tiver espaço pode criar uma partição formato Ntfs  com ponto de montagem a critério /"nome a critério"  para que a mesma seja acessada tanto pelo Windows quanto pelo Linux.

observando que: O Windows 10 não irá trabalhar em um disco(hd) com tabela de partição Mbr e com o uefi ativo.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 26/01/2018 às 16:16, Marriot disse:

Tem algum problema essa alteração frequente dos modos de boot?

Não. Você precisa instalar ambos os sistemas em UEFI, ou ambos em Legacy. Como Legacy é obsoleto -- e não recomendado --, instale-os em UEFI.

Alguns firmwares, no modo nativo (UEFI), apenas inicializam por qualquer dispositivo que não seja um disco rígido interno se for desabilitada uma opção geralmente chamada de "Fast Boot" no setup.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais