Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
paulojunior

8 Pinos CPU ATX/EPS compatível? Pinagem similar, mas diferente...

Recommended Posts

Olá. Venho encarecidamente atrás do auxílio de usuários mais experientes.

Sempre tive configurações mais antigas e de máquinas bem básicas, onde a alimentação auxiliar CPU sempre se fazia por 4 pinos (ainda estava com um Core2Quad....sic).

Pois bem, fui forçado a atualizar minha configuração após a morte da minha mobo e parti pra algo mais novo, com a 7ª geração Intel.

Porém me deparei com uma questão. A placa-mãe oferece conector de alimentação de 8 pinos na placa para a cpu, onde os conectores 4+4 pra cpu da fonte tem a geometria um pouco diferente. Na imagem demonstro a geometria de ambos.

 

Minha mobo: ASROCK Z270M PRO4

Minha fonte: Corsair GS700 (CMPSU-700G)

 

Cheguei a pesquisar sobre o assunto e encontrei algo como os padrões ATX12V que atualizaram para EPS12V, ou algo assim, mas que a pinagem seria similar. Mas em nenhum lugar achei explicitamente a informação. Então gostaria de confirmar com experiência de usuários essa questão, para não ter problema.

 

Noto que nos 4 primeiros pinos, a geometria fica perfeita para conexão (com 2 encaixes quadrados e 2 arredondados em ambos), e que nos 4 pinos seguintes, apesar de não ser idêntica, a "pinagem" permite o encaixe nos pinos "divergentes", pois encaixa o macho com os cantos arredondados, na fêmea com cantos quadrados. Imagino que seja para permitir a retrocompatibilidade entre padrões, onde o contrário impediria o encaixe (quadrado pra conectar no arredondado).

 

Aguardo confirmações, por favor. Assim dou continuidade na minha montagem com a segurança de que está tudo certo.

 

Agradeço de antemão.

FONTE.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@paulojunior

 

O cabo deve vir marcado "CPU" ou algo que diferencie do cabo PCI-EX.. Basicamente, se ele se divide no meio e tem os cabos amarelos chegando do lado aonde tem a trava do conector, tá certo.. Nunca reparei nesses encaixes, pra ser honesto.. Creio que quase ninguém repara..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder amigo.

 

Então, a trava realmente está do lado dos conectores amarelos (4 amarelos de um lado e 4 pretos do outros), mas não há inscrição CPU no mesmo.

Já no cabo PCI-E, outro, está com a inscrição de mesmo nome, além de ser diferente, estando na configuração 6+2 (com 3 pretos e 3 amarelos, mais 2 auxiliares pretos), então quanto a isso estou tranquilo.

 

Meu receio é se esse "desenho" diferente nos conectores CPU traz algum problema, ou se faz parte da compatibilidade entre padrões mesmo, que é o que acho que ocorre, mas aguardo confirmação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@paulojunior

 

A única coisa que importa é se está usando o cabo correto, o que parece ser o caso.. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Obrigado pelo auxílio.

 

Pelas minhas pesquisas, ninguém sabe explicar o porquê desses pinos diferentes, apenas dizem que serve, onde 2 cabos de 4 pinos ATX12V juntos se tornam um cabo EPS12V de 8 pinos, onde normalmente a segunda sequência de 4 pinos vem com todos os conectores arredondados, em vez do padrão ATX12V (2 quadrados e 2 arredondados).

 

Testei, funcionou, então vou apenas aceitar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fique tranquilo.. Existe compatibilidade total entre conectores ATX de 4 vias (dois deles) com o conector EPS 12V de 8 pinos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×