Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
paulojunior

8 Pinos CPU ATX/EPS compatível? Pinagem similar, mas diferente...

Recommended Posts

Olá. Venho encarecidamente atrás do auxílio de usuários mais experientes.

Sempre tive configurações mais antigas e de máquinas bem básicas, onde a alimentação auxiliar CPU sempre se fazia por 4 pinos (ainda estava com um Core2Quad....sic).

Pois bem, fui forçado a atualizar minha configuração após a morte da minha mobo e parti pra algo mais novo, com a 7ª geração Intel.

Porém me deparei com uma questão. A placa-mãe oferece conector de alimentação de 8 pinos na placa para a cpu, onde os conectores 4+4 pra cpu da fonte tem a geometria um pouco diferente. Na imagem demonstro a geometria de ambos.

Minha mobo: ASROCK Z270M PRO4

Minha fonte: Corsair GS700 (CMPSU-700G)

Cheguei a pesquisar sobre o assunto e encontrei algo como os padrões ATX12V que atualizaram para EPS12V, ou algo assim, mas que a pinagem seria similar. Mas em nenhum lugar achei explicitamente a informação. Então gostaria de confirmar com experiência de usuários essa questão, para não ter problema.

Noto que nos 4 primeiros pinos, a geometria fica perfeita para conexão (com 2 encaixes quadrados e 2 arredondados em ambos), e que nos 4 pinos seguintes, apesar de não ser idêntica, a "pinagem" permite o encaixe nos pinos "divergentes", pois encaixa o macho com os cantos arredondados, na fêmea com cantos quadrados. Imagino que seja para permitir a retrocompatibilidade entre padrões, onde o contrário impediria o encaixe (quadrado pra conectar no arredondado).

Aguardo confirmações, por favor. Assim dou continuidade na minha montagem com a segurança de que está tudo certo.

Agradeço de antemão.

FONTE.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@paulojunior

O cabo deve vir marcado "CPU" ou algo que diferencie do cabo PCI-EX.. Basicamente, se ele se divide no meio e tem os cabos amarelos chegando do lado aonde tem a trava do conector, tá certo.. Nunca reparei nesses encaixes, pra ser honesto.. Creio que quase ninguém repara..

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Obrigado por responder amigo.

Então, a trava realmente está do lado dos conectores amarelos (4 amarelos de um lado e 4 pretos do outros), mas não há inscrição CPU no mesmo.

Já no cabo PCI-E, outro, está com a inscrição de mesmo nome, além de ser diferente, estando na configuração 6+2 (com 3 pretos e 3 amarelos, mais 2 auxiliares pretos), então quanto a isso estou tranquilo.

Meu receio é se esse "desenho" diferente nos conectores CPU traz algum problema, ou se faz parte da compatibilidade entre padrões mesmo, que é o que acho que ocorre, mas aguardo confirmação.

Compartilhar este post

Link para o post

@paulojunior

A única coisa que importa é se está usando o cabo correto, o que parece ser o caso.. 

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @RS Faria Obrigado pelo auxílio.

Pelas minhas pesquisas, ninguém sabe explicar o porquê desses pinos diferentes, apenas dizem que serve, onde 2 cabos de 4 pinos ATX12V juntos se tornam um cabo EPS12V de 8 pinos, onde normalmente a segunda sequência de 4 pinos vem com todos os conectores arredondados, em vez do padrão ATX12V (2 quadrados e 2 arredondados).

Testei, funcionou, então vou apenas aceitar.

Compartilhar este post

Link para o post

Fique tranquilo.. Existe compatibilidade total entre conectores ATX de 4 vias (dois deles) com o conector EPS 12V de 8 pinos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais