Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Air cooler ou watercooler para i5 8600k?


Posts recomendados

Em 27/01/2018 às 09:57, Geo_Altamir disse:

A cara isso depende muito. você manja dos over? Vai colocar em quantos ghz? 

Eu usava um i7 6700k a 4,5Ghz no cooler a ar e nunca tive problema. Se vai gastar tem WC é melhor ir em um i7 e ficar com cooler normal do que esse gasto no i5 mais WC.

Não manjo muito ainda , comecei a estudar recentemente sobre programação e tal então estou tentando montar algo razoável.

adicionado 1 minuto depois
Em 27/01/2018 às 13:10, RS Faria disse:

@Dajin da Silva

 

Falta um detalhe importante; seu gabinete.. Pensa em OC?

 

Não passa pela minha cabeça , não no momento , mas possa ser que venha  um dia.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@RS Faria

 

Cara, fiquei muito encucado com sua sugestão de WC (o 240T da DeepCool) e eu estava super inclinado a comprar o Hydro H100i V2 ou o NZXT Kraken X41 Digital.

Eu confesso que a única coisa que consigo medir nas especificações é fluxo de ar do ventilador (CFM).

Eu não consigo encontrar a questão de potência de dissipação nem sei quem são os fabricantes dos componentes nem nada. Consegue me ajudar cara? Preciso comprar essa parada ainda esse fds.

 

Seguem links dos produtos que to pensando em comprar.

https://www.pichau.com.br/water-cooler-corsair-hydro-h100i-v2-cw-9060025-ww?gclid=EAIaIQobChMI5uysifjh2QIVwwaRCh2-BwiwEAYYASABEgLS9PD_BwE

 

https://www.kabum.com.br/produto/85961/watercooler-nzxt-kraken-x41-digital-140mm-rl-krx41-01

 

https://www.pichau.com.br/water-cooler-gamerstorm-by-deepcool-maelstrom-240t-red-dp-gs-h12rl-ms240t-red

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fogoió disse:

@RS Faria

 

Cara, fiquei muito encucado com sua sugestão de WC (o 240T da DeepCool) e eu estava super inclinado a comprar o Hydro H100i V2 ou o NZXT Kraken X41 Digital.

Eu confesso que a única coisa que consigo medir nas especificações é fluxo de ar do ventilador (CFM).

Eu não consigo encontrar a questão de potência de dissipação nem sei quem são os fabricantes dos componentes nem nada. Consegue me ajudar cara? Preciso comprar essa parada ainda esse fds.

 

Seguem links dos produtos que to pensando em comprar.

https://www.pichau.com.br/water-cooler-corsair-hydro-h100i-v2-cw-9060025-ww?gclid=EAIaIQobChMI5uysifjh2QIVwwaRCh2-BwiwEAYYASABEgLS9PD_BwE

 

https://www.kabum.com.br/produto/85961/watercooler-nzxt-kraken-x41-digital-140mm-rl-krx41-01

 

https://www.pichau.com.br/water-cooler-gamerstorm-by-deepcool-maelstrom-240t-red-dp-gs-h12rl-ms240t-red

 

Você precisa levar em conta que a maioria desses water coolers são OEM, então tanto o Corsair V2 como X41 são do mesmo fabricante (Asetek). Ainda que o V2 tenha um radiador de 240mm, a bomba vai ser igual para os dois. O Maelstrom 240T é de fabrico próprio da DeepCool. Mas esses radiadores em geral podem ser OEM de algumas fábricas asiáticas, pois eles são muito parecidos. Você não vai encontrar dados de dissipação, só resultados de reviews, que costumam ser completamente distorcidos. Primeiro pela metodologia, segundo por usarem a pasta térmica pré-aplicada do produto. Para testar o hardware corretamente, tem que usar uma única marca de pasta térmica para todos os water coolers.

 

Eu testei alguns water coolers de 120mm -- Corsair H60 (OEM da CoolTI), H75 (OEM da Asetec) e Maelstrom 120 (fabrico próprio da DeepCool) e o resultado foi igual, com uma margem de menos de 1ºC. Por isso que eu acho que esses radiadores são em geral OEM. A Cooler Master costuma lançar uns radiadores diferentes, mas é tudo a mesma coisa.

 

Ou seja, contanto que o bloco do water cooler tenha o mínimo de qualidade e o radiador seja OEM, a capacidade de dissipação não vai ser diferente de um OEM conhecido, como a Asetek. Na verdade, eu acho a bomba da CooliT melhor. 

 

Portanto, eu acho que o hardware principal (radiador e bloco) são muito parecidos entre esses fabricantes. Aí vem os fans (ventoinha) e o firmware (Corsair Link da Corsair e software CAM da NZXT por exemplo). Mas isso é perfumaria. Não vi muita diferença entre os fans. Outra coisa é que se o fan for muito forte, o water cooler vai ser barulhento. Então é melhor perder um ou dois graus e ter um sistema mais silencioso, porque o water cooler faz mais barulho do que o air cooler (a trama do radiador é mais fechada do que a torre de um air cooler).

 

Acho que não vai haver muita diferença entre o Corsair H100i V2 e o Maelstrom 240T. O Corsair tem 5 anos de garantia, a DeppCool 2 anos. Mas se o 240T der defeito após dois anos, é mais jogo comprar outro do que ficar fazendo RMA com o H100i (que é uma dor de cabeça e, dependendo do caso, a garantia pode não cobrir). Acaba saindo elas por elas. O Corsair tem o Corsair Link, mas eu não gosto desses firmwares. O melhor é instalar o water cooler e gerenciar os fans pelo CPU_FAN ou um controlador. Se é para comprar pela perfumaria, acho o NZXT mais bonito, com RGB, etc. Thermaltake também tem alguns water coolers com RGB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Contiusa disse:

 

Você precisa levar em conta que a maioria desses water coolers são OEM, então tanto o Corsair V2 como X41 são do mesmo fabricante (Asetek). Ainda que o V2 tenha um radiador de 240mm, a bomba vai ser igual para os dois. O Maelstrom 240T é de fabrico próprio da DeepCool. Mas esses radiadores em geral podem ser OEM de algumas fábricas asiáticas, pois eles são muito parecidos. Você não vai encontrar dados de dissipação, só resultados de reviews, que costumam ser completamente distorcidos. Primeiro pela metodologia, segundo por usarem a pasta térmica pré-aplicada do produto. Para testar o hardware corretamente, tem que usar uma única marca de pasta térmica para todos os water coolers.

 

Eu testei alguns water coolers de 120mm -- Corsair H60 (OEM da CoolTI), H75 (OEM da Asetec) e Maelstrom 120 (fabrico próprio da DeepCool) e o resultado foi igual, com uma margem de menos de 1ºC. Por isso que eu acho que esses radiadores são em geral OEM. A Cooler Master costuma lançar uns radiadores diferentes, mas é tudo a mesma coisa.

 

Ou seja, contanto que o bloco do water cooler tenha o mínimo de qualidade e o radiador seja OEM, a capacidade de dissipação não vai ser diferente de um OEM conhecido, como a Asetek. Na verdade, eu acho a bomba da CooliT melhor. 

 

Portanto, eu acho que o hardware principal (radiador e bloco) são muito parecidos entre esses fabricantes. Aí vem os fans (ventoinha) e o firmware (Corsair Link da Corsair e software CAM da NZXT por exemplo). Mas isso é perfumaria. Não vi muita diferença entre os fans. Outra coisa é que se o fan for muito forte, o water cooler vai ser barulhento. Então é melhor perder um ou dois graus e ter um sistema mais silencioso, porque o water cooler faz mais barulho do que o air cooler (a trama do radiador é mais fechada do que a torre de um air cooler).

 

Acho que não vai haver muita diferença entre o Corsair H100i V2 e o Maelstrom 240T. O Corsair tem 5 anos de garantia, a DeppCool 2 anos. Mas se o 240T der defeito após dois anos, é mais jogo comprar outro do que ficar fazendo RMA com o H100i (que é uma dor de cabeça e, dependendo do caso, a garantia pode não cobrir). Acaba saindo elas por elas. O Corsair tem o Corsair Link, mas eu não gosto desses firmwares. O melhor é instalar o water cooler e gerenciar os fans pelo CPU_FAN ou um controlador. Se é para comprar pela perfumaria, acho o NZXT mais bonito, com RGB, etc. Thermaltake também tem alguns water coolers com RGB.

Excelente, @Contiusa. Agradeço o comentário.

Confesso que fiquei ainda mais indeciso agora (hahahaha), porque apesar do Deepcool ser realmente mais barato e fazer sentido a questão dos 2 anos, eu penso da seguinte maneira, se o fabricante da 5 anos, é porque eles garantem que o bagulho normalmente não vai apresentar nenhum problema, se o outro da só 2 anos é porque os componentes não são tão bons assim. O que me da medo é se a solução utilizada é 100% pura e não conduz corrente, porque se houver qualquer vazamento, eu vou ter um problemão.

Mas diz ai, o que você faria? Iria de Deepcool? Conhece alguém que tenha a tempos sem problemas?

adicionado 3 minutos depois

Ah, esqueci de comentar, o NZXT da 6 anos de garantia. =O

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fogoió quanto ao fluido, não tem muita saída, pois, apesar de não ser condutor, só de ficar no radiador de alumínio e nas magueiras de borracha ele vai acumular micro detritos e se tornar condutor. Faz uns dois anos teve um usuário aqui do fórum que fritou o sistema dele com um water cooler da Corsair que vazou, mas isso é muito raro e pode acontecer com qualquer modelo. Especialmente se for custom.

 

Sobre a garantia, acho que eles cobram mais caro por causa dos 5 anos. Não posso garantir qual deles é melhor fabricado, mas, das unidades que eu testei, eu gostei muito da bomba da CooLIT, que hoje só tem em alguns modelos da Corsair. Muito robusta e silenciosa. O H55 e o H75 tem uma bomba parecida com a da DeepCool, mais leve. Então eu tendo a acreditar que tanto a DeepCool e a Asetek tem a mesma qualidade. Até porque algumas peças podem ser OEM, pois hoje em dia é tudo OEM, como os potenciômetros e sensores hall de joysticks e controles. Os chips internos ou até a bomba em sí podem ser compartilhas com vários fabricantes OEM.

 

E esse tipo de hardware (water cooler selado) é muito simples e barato para ter qualidade. É quase tudo de plástico com uma bobina por dentro. Em minha opinião, será uma loteria. Você só vai encontrar produtos realmente de qualidade nas bombas e radiadores de water cooler custom, como da marca EK.

 

No seu caso, escolha o que você achar mais bonito, o que tiver os fans com menor Dba, ou que se adequar ao seu bolso ou a sua filosofia de compra. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...