Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor modem/roteador p/ fibra ótica


Posts recomendados

Olá, amigos.

Em primeiro lugar devo dizer que sou leigo no assunto.

Aí vai o meu caso:

Antigamente usava a internet adsl de 2mpbs com o seguinte modem/roteador, TP-Link TD-W8961N, tudo funcionando muito bem.

Depois mudei para internet fibra ótica 25mpbs, como o modem/roteador acima não era compatível aceitei o aparelho que vinha em comodato, OIW-2441APGN-HP, e infelizmente achei ele muito inferior. Recebia bem a internet de fora, mas a respeito do roteador sempre travava quando tinha muitas pessoas conectadas na casa.

Agora penso em comprar o outro aparelho melhor e estou interessado no seguinte modelo: TP-link TD-W9970. O que preciso é um bom nível de transferência via wifi, nem tanto alcance pois tenho uma casa pequena e deixarei o aparelho bem localizado.
Minhas dúvidas são as seguintes: o modelo citado que tenho interesse é compatível com a minha internet? Irá suprir minhas necessidades? Se não, podem me recomendar outros modelos?

Agradeço a atenção e aguardo contato.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Alexandre.

Quando fizeram a instalação me disseram que qualquer modem/roteador com porta WAN servia, pois usam um outro aparelho que usa a energia a tomada, nele ligaram o cabo que vem da rua e tem uma outra saída para ligar o cabo de rede que vai no modem/roteador. Mas como não conheço muito, não sei dizer.

Esse é o modelo que estou usando no momento: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-869209450-roteador-wireless-oiw-2441apgn-hp-controle-de-banda-_JM?source=gps

 

Achei esse que você sugeriu um pouco caro, estava procurando algo até R$ 200,00.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este citado no link é um roteador. Como você cita que sua conexão é via fibra ótica, deverá haver mais um aparelho na sua casa, como este:

 

O cabo de plug verde é a fibra ótica e o amarelo um RJ45 que vai para um roteador, como o que possui.

 

A menos que você tenha se equivocado com relação aos equipamentos, como dito acima você pode solicitar ao seu provedor uma ONT que concentre tudo em um único aparelho (conversor ótico e roteador).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peça ao seu provedor um aparelho que seja compatível com a fibra e que seja roteador e com WiFi junto, seja dual band ou 2.4GHz normal.

 

Caso não seja possível, deixe o aparelho da operadora em bridge e deixe o serviço pesado para um roteador potente, cito o exemplo do TPLink Archer C9. Achei esse roteador espetacular, instalei para meu tio (ele tem GVT/Vivo 50Mbps via VDSL2) e o sinal WiFi pega em todo o apartamento com muita força e olha que são dois pavimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Galerada, deixa eu alertar vocês quanto ao sistema Gpon. Este novo sistema é veloz mas se precisarem abrir portas TCP/UDP vão ter problemas, aqui na minha região a Algar Telecom instala um tal de Calix T077G que não abre porta por nada deste mundo, nem eles conseguem fazer, obriguei eles a isto e não deram conta. A unica solução neste caso é botar o monstrengo em Bridge e transferir o roteamento para outro aparelho na frente, porque o Gpon não dá conta de fazer. Porque digo isto, porque meu sistema de alarmes e câmeras exigia portas abertas e não consegui abrir no modem GPON.....foi um tormento, briga daqui cobrança dali  e nada.....fiquei tão decepcionado com este novo sistema.......notei que cada fornecedor faz o que bem quer, não seguem um padrão de compartilhamento somos obrigados a usar aquele fabricante na marra guela abaixo. No sistema GPON é cada um pra sí e Deus pra todos..... acreditem, se forem usar obriguem a operadora na aquisição a deixarem as portas abertas ou terão sérios problemas depois. Confesso senti vontade de pedir pra retirar o GPON e colocar o convencional VDSL.

O modem tem todos os recursos internamente muitos recursos aparecem na tela do PC , mas não funciona, é isto mesmo.....não funciona.

Quem tem um modem router Gepon ai tente abrir uma porta pra ver, se for um modem Calix não vai conseguir.

 

Espero ter ajudado   

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Ademilton disse:

Galerada, deixa eu alertar vocês quanto ao sistema Gpon. Este novo sistema é veloz mas se precisarem abrir portas TCP/UDP vão ter problemas, aqui na minha região a Algar Telecom instala um tal de Calix T077G que não abre porta por nada deste mundo, nem eles conseguem fazer, obriguei eles a isto e não deram conta. A unica solução neste caso é botar o monstrengo em Bridge e transferir o roteamento para outro aparelho na frente, porque o Gpon não dá conta de fazer. Porque digo isto, porque meu sistema de alarmes e câmeras exigia portas abertas e não consegui abrir no modem GPON.....foi um tormento, briga daqui cobrança dali  e nada.....fiquei tão decepcionado com este novo sistema.......notei que cada fornecedor faz o que bem quer, não seguem um padrão de compartilhamento somos obrigados a usar aquele fabricante na marra guela abaixo. No sistema GPON é cada um pra sí e Deus pra todos..... acreditem, se forem usar obriguem a operadora na aquisição a deixarem as portas abertas ou terão sérios problemas depois. Confesso senti vontade de pedir pra retirar o GPON e colocar o convencional VDSL.

O modem tem todos os recursos internamente muitos recursos aparecem na tela do PC , mas não funciona, é isto mesmo.....não funciona.

Quem tem um modem router Gepon ai tente abrir uma porta pra ver, se for um modem Calix não vai conseguir.

 

Espero ter ajudado  

 

Você quer atribuir um problema de configuração do aparelho ou limitação do software do aparelho com o método de conexão utilizada. Felizmente uma coisa não tem nada a ver com a outra. Vivo, TIM e atualmente a Oi já utilizam GPON e não se lê comentários nesse sentido.

 

A forma de contorno é utilizar a ONT em modo bridge e dessa forma utilizar um roteador próprio, e isso por si só não invalida de forma alguma o uso da tecnologia de conexão por fibra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 07/12/2018 às 16:02, ciro-mota disse:

 

Você quer atribuir um problema de configuração do aparelho ou limitação do software do aparelho com o método de conexão utilizada. Felizmente uma coisa não tem nada a ver com a outra. Vivo, TIM e atualmente a Oi já utilizam GPON e não se lê comentários nesse sentido.

 

A forma de contorno é utilizar a ONT em modo bridge e dessa forma utilizar um roteador próprio, e isso por si só não invalida de forma alguma o uso da tecnologia de conexão por fibra.

 

Eu não quis dizer isto, o sistema GPON é bom sim, muito veloz, mas ao menos aqui na região onde a Algar Telecom instalou o Modem Calix T077G a coisa não funcionou.

Após constantes cobranças, a operadora resolveu conferir e chegou a conclusão que este modem não abre as portas mesmo, ai retiraram  e instalaram o Calix 813G-2, tentaram configurar a abertura das portas e não conseguiram também. Eu já estava desanimado e resolvi tentar por conta e risco, inicialmente com este novo modem não funcionou, posteriormente apos várias tentativas resolvi reservar um IP para ver e para minha surpresa o modem abriu a porta configurada e o meu objetivo foi alcançado. Em resumo, não houve a necessidade de passá-lo para BRIDGE, o 813G-2 funcionou sem a inclusão de um router à frente, deu certo com os próprios recursos existentes nele. Acredito que o Calix T077G tenha alguma alteração no firmware que impede a abertura das portas, porém não há um firmware recente para ele, com isto não é possível que esta função funcione, vários usuários tentaram também sem sucesso.

 

Espero ter ajudado aos que porventura possam estar apanhando com o T077G, não percam tempo, solicitem a substituição do mesmo por um modelo mais recente.

 

A etiqueta em anexo, mostra o IP, Login e senha para acessá-lo internamente, basta que olhem na parte inferior do aparelho para anotar.

 

 

813G-2.jpeg

Etiqueta_813G-2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Boa tarde Genteee.

 

Estes dias a ALGAR Telecom fez mudanças no meu sistema, instalou fibra com modem HUAWEI HG8245Q2, uma maravilha, muito potente cobre a casa toda ( 2 pavimentos). O aparelho tem muitos recursos, permite a configuração de abertura de portas facilmente, sem nenhuma dificuldade como  os demias que eu já havia tentado.

Um modem/router GPON vertical, com um design muito elegante

HUAWEI HG8245Q2.jpg

HUAWEI HG8245Q2_2.jpg

HUAWEI HG8245Q2_3.jpg

HUAWEI HG8245Q2_4.jpg

 

Painel.pptx

EIR.GRI.HG8245Q2.F.01.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/05/2019 às 19:55, Ademilton disse:

Boa tarde Genteee.

 

Estes dias a ALGAR Telecom fez mudanças no meu sistema, instalou fibra com modem HUAWEI HG8245Q2, uma maravilha, muito potente cobre a casa toda ( 2 pavimentos). O aparelho tem muitos recursos, permite a configuração de abertura de portas facilmente, sem nenhuma dificuldade como  os demias que eu já havia tentado.

Um modem/router GPON vertical, com um design muito elegante

 

Painel.pptx 59 kB · 1 download

EIR.GRI.HG8245Q2.F.01.pdf 669 kB · 1 download

 

  • Quero aqui frisar que tentei cadastrar MACs de dispositivos neste modem para proteção, ( WLAN Filtragem de MACs) e para minha surpresa este modem só aceitou 8, normalmente os modens aceitam 20 ou mais. Fiz contato com o suporte para saber porque e não souberam me responder, então solicitei informações à Engenharia de Software da operadora, mas até agora nenhuma resposta.
  • Como abrir portas TCP-UDP neste modelo Huawei para alarmes, câmeras ou outro dispositivo qualquer, vejam no arquivo enexo as dicas e as instruções de como fazer.
  • Se você tentar cadastrar um número fixo de telefone na saída RJ11 ( TEL1) e não conseguir, não se assuste, este conector é destinado para  FAX, faça no conector ao lado TEL2.

Abrir portas para Centrais JFL no modem GPON.pptx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...