Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ip fixo e dhcp


Posts recomendados

Olá,

 

Tenho uma rede no meu trabalho com vários PCs e alguns roteadores.

Os computadores estão com IPs fixos e os roteadores estão configurados para atribuir automaticamente os IPs aos dispositivos que neles conectarem via DHCP. Porém, se um dispositivo conecta em um dos roteadores antes de ligar um PC qualquer, às vezes ele pega o IP que seria de um dos PCs. Sendo assim tenho que ficar trocando os IPs dos PCs que dão problema, todos os dias.

 

Alguém poderia me ajudar?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, lelorefundini disse:

Olá,

 

Tenho uma rede no meu trabalho com vários PCs e alguns roteadores.

Os computadores estão com IPs fixos e os roteadores estão configurados para atribuir automaticamente os IPs aos dispositivos que neles conectarem via DHCP. Porém, se um dispositivo conecta em um dos roteadores antes de ligar um PC qualquer, às vezes ele pega o IP que seria de um dos PCs. Sendo assim tenho que ficar trocando os IPs dos PCs que dão problema, todos os dias.

 

Alguém poderia me ajudar?

 

 

Tá certo sim, entendo que devem ser notebooks, smartphones, etc...

 

É só você escolher para os PCs fixos, IPs que estejam fora dos ranges DHCP dos routers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde

 

No roteador deverá ter a opção de setar os IP's pelo número de MAC de cada computador. Ou seja, aquele IP só será atribuído para "aquela" placa de rede.

Os dispositivos que não estiverem setados pelo MAC, receberão IP's via DHCP sem conflitarem com os demais.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Walter C. Catelan disse:

Tá certo sim, entendo que devem ser notebooks, smartphones, etc...

 

É só você escolher para os PCs fixos, IPs que estejam fora dos ranges DHCP dos routers.

Provavelmente isso resolverá meu problema...

 

Vou tentar esta solução e depois dou um feedback!

 

Obrigado pela ajuda!

adicionado 0 minutos depois
16 horas atrás, Leandro Carpes disse:

Boa tarde

 

No roteador deverá ter a opção de setar os IP's pelo número de MAC de cada computador. Ou seja, aquele IP só será atribuído para "aquela" placa de rede.

Os dispositivos que não estiverem setados pelo MAC, receberão IP's via DHCP sem conflitarem com os demais.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço,

beleza, vou tentar aqui e depois te dou um feedback...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Leandro Carpes disse:

Boa tarde

 

No roteador deverá ter a opção de setar os IP's pelo número de MAC de cada computador. Ou seja, aquele IP só será atribuído para "aquela" placa de rede.

Os dispositivos que não estiverem setados pelo MAC, receberão IP's via DHCP sem conflitarem com os demais.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço,

você sabe me dizer como faço isso no Windows Server 2012?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/01/2018 às 13:40, lelorefundini disse:

você sabe me dizer como faço isso no Windows Server 2012?

Olá amigo.

 

Você deverá configurar no roteador, não no servidor.

 

Entre no setup do seu roteador digitando em um browser o endereço de IP deste, coloque login e senha e busque a opção de atribuir o número de IP pelo MAC das placas de rede dos computadores.

 

Você precisará olhar em cada computador qual seu número de MAC.

 

Capturar.PNG.f0c8bf679aff1353da4a67439fabe78e.PNG

 

E então no roteador, você irá marcar que este MAC deverá receber o IP 10.1.X.X, ou 192.168.X.X, ou qualquer número dentro do intervalo de IP que você utiliza em sua rede.

 

Desta forma, todos os computadores aos quais você quer atribuir um IP "FIXO", sempre receberão o mesmo número.

 

Os que não tiverem seus MAC´s setados, ou aqueles que estão na rede como visitantes, receberão outros IP´s que nunca irão conflitar com os "FIXOS", pois seu router já sabe que aqueles números só podem ser atribuídos para os MAC´s descritos.

 

No servidor e demais computadores você deixará a opção de Ip como dinâmico ou atribuído por DHCP uma vez que é o router que fará este trabalho.

 

Quanto a forma de setar isso no seu roteador, irá depender do fabricante e modelo, mas geralmente todos oferecem a opção. Recomendo pesquisar a forma de fazer pelo modelo, no FAQ do fabricante, fóruns ou solicitar suporte ao fabricante pelos seus canais de atendimento.

 

Espero ter ajudado.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...