Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Identificar a qual componente pertence o ruido


zoiasso

Posts recomendados

Estou tentando arrumar um barulho estranho em um monitor sony bvm 1310 antigo. Eu encontrei +/- onde fica o barulho que eh ao redor deste transformador, ou possivelmente ele mesmo, mas como nao tenho experiencia em eletronica nao consigo identificar qual deles faz este barulho, se alguem ja ouviu e sabe por favor me ajude, grato. ***A imagem do monitor só funciona corretamente quando o ruido comeca a diminuir (e isso no meu raciocinio descarta o transformador, pois acho que um ruido vindo de transformador nao iria causar mal funcionamento, então eu acho que sao os capacitores, mas eh só achismo)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se não bastasse usar intuição visual, agora tenho que usar a auditiva. Ninguém merece... Num quer que eu dê uma xeradinha não? :D brinc... claro

Ligue no totalmente escuro e veja se ve faisquinhas. Também pode ser capacitor ressecado, falha do snubber, fuga no trafo, no fly back, na chupeta, bobina mecanicamente frouxa e etc

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça uma checagem no estágio vertical, verifique possíveis soldas frias e comece medindo os capacitores de alta, em seguida os semi-condutores de silício.

 

Palpite, se você não compreendeu alguma coisa, não se arrisque a consertar esse monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

testei na escuridao total e nada de faiscas. observacao: se fosse fuga no transformador ele iria parar depois de 1 min ligado como acontece?

adicionado 1 minuto depois

a questao eh que ele esta funcionando perfeitamente eu ja troquei o ci que tinha queimado nele, a unica coisa que sobrou eh isso... e o ci que queimou foi porque fiquei ligando e desligando afim de nao deixar o barulho parar para que eu encontrasse o componente. Dai acho que com os picos continuos de desligar religar tinha queimado 1 ci. Agora só preciso trocar este componente para parar com esse ruido infernal toda vez que liga

adicionado 3 minutos depois

eu recorri aqui ao clubedohardware porque nao tenho conhecimento profundo em eletronica, só sei o basico do basico como funcao de componentes simples etc, e nao queria sair trocando componente a toa, imaginei que alguem com longo caminho na estrada da eletronica ia saber facilmente que componente ruim pode emitir este ruido. Eu acho que sao os capacitores mas o som parece vir do transformador, eh mt difícil definir exatamente de qual componente daquela regiao vem pelo som, eu quase enfiei a orelha dentro do transformador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, peguei um problema parecido em uma tv sony... e quando tinha o barulho nao tinha tençoes no transformador... tambem tinha quase certeza que o barulho vinha do trafo... no meu caso, depois de muito quebrar a cabeça. Descobri o danado que estava ocasionando o barulho, era um diodo, na linha de um dos pinos do transformador. ( na area quente)... o pior é que ja tinha testado ele varias vezes e ele apresentava normal... aí troquei ele e parou o barulho...e voltou as tençoes no transformador... espero ter ajudado...

adicionado 12 minutos depois

Da uma olhada...

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1267954-tv-kv29fa210-nao-ligaso-pisca-led/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ci (STR 8124) que eu havia trocado dias atras queimou novamente, vou passar o diagrama a seguir, acho que com o diagrama pra v6 que tem experiencia deve ser fácil.

 

Bom quem tiver interesse em me ajudar a resolver isso eu vou postar mais detalhes a seguir.

 

http://www.retrorgb.com/files/monitormanual/Sony_BVM-2010p_Operation_And_Service_Manual.pdf

 

este eh o manual de servico, o diagrama simplificado da fonte (GA board) esta na pagina 3-23, o diagrama detalhado com todos os componentes na pagina 5-75 e o desenho da placa com localizacao fisica real dos componentes (para comparar com o video que fiz) na pagina 5-73.

 

O ci que queimou pela segunda vez eh o Q1 (STR 8124). Conforme pagina 5-73 quando o monitor estava funcionando ainda as tensoes nos pontos C e B do Q1 e Q2 estavam diferentes, ficando algo em torno de 150v no Q2 e no Q1 tava doido variando em 40. Meu conhecimento em eletronica eh quase nulo, só fiz um curso de eletricista de manutencao no senai onde tinha instrucao basica de eletronica e isso faz muito tempo. Medi a tensão nestes pontos tentando utilizar raciocinio logico visto que os circuitos que envolvem o Q1 e Q2 sao identicos então pensei comigo que os valores deveriam corresponder.

 

O transformador do qual acho que vem o ruido eh o T1 quem tem outros transformadores pequenos em volta e os capacitores C1 C2 C64 C65. Pelo que vi este ci (STR 8124) eh um regulador de tensão se nao me engano, o Q1 queimou 2 vezes e o Q2 esta normal. As duas vezes que o ci queimou foi entre eu ligar e desligar o monitor para testar, se eu só ligasse ele ele funcionava normal depois de 1 ou 2 min, ou as vezes bem menos, apesar do ruido.

 

Ultima coisa, tem um resistor de porcelana que tem a nomenclatura marcado como 4.7 Ωk, ele esta medindo 6Ω, agora nao sei esta nomenclatura estranha indica 4,7 ou 4.700, sendo que se for 4,7 esta relativamente funcionando e se for 4.700 ele ja era correto? o resistor a que me refiro esta no video neste tempo exato 

 

 

Se eu nao fui claro por favor perguntem posso tirar fotos etc, desculpe atormentar e grato pela atencao.

adicionado 13 minutos depois

lembrando que testei absolutamente todos os transformadores conforme o diagrama e nenhum esta em curto

adicionado 15 minutos depois

A e eu comprei capacitores nos mesmos valores (4.7 uf 350v 105ºC) para o C1, C2, C64 e C65 mas eles sao mt menores fisicamente do que os que aparece no video. Inclusive a segunda queima do ci eu tinha trocado o c2 para ver se era ele, mas o ruido continuou e no ligar e desligar queimou o Q1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Continuo achando que é algum capacitor zoado ou snubber com problema. P.ex. R30 e R31 tem que aquecer igual. De fato verifique todos os RC (c baixo) em série ou paralelo. Mas vem cá.. onde você consegue esta raridade de transistor híbrido Q1 com tanta facilidade. Quantos queimaram? ? E Q2 não queima? Foque então nos circuitos de Q1

Alternativamente ainda pode ser fuga. Num caso perdido, eu (eu) derreteria parafina no trafo. Não faça isso ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Continuo achando que é algum capacitor zoado ou snubber com problema. P.ex. R30 e R31 tem que aquecer igual. De fato verifique todos os RC (c baixo) em série ou paralelo. Mas vem cá.. onde você consegue esta raridade de transistor híbrido Q1 com tanta facilidade. Quantos queimaram? ? E Q2 não queima? Foque então nos circuitos de Q1

Alternativamente ainda pode ser fuga. Num caso perdido, eu (eu) derreteria parafina no trafo. Não faça isso ainda...

mercado livre amigo tem 3 anuncios com este str8124, q2 nao queima, e quanto a parafina eu poderia comprar aquele verniz de acabamento para placa de circuitos, ja vi gringo usando isso em transformador. Agora voce reparou no video que a imagem só estabiliza quando o ruido desce. E por favor, se voce  puder ver o video neste tempo que vou colocar aqui 0min20s, repare que aos 21 ou 22s você ouve (bem baixo) um som pequeno plac. então vamos dizer que o o problema eh só ao ligar o monitor, eu usei ele por mais de hora perfeitamente, o componente que fica fazendo barulho depois que esquenta acho ele para, e se eu religar o monitor logo em sequencia o ruido n volta, tem que ter um bom tempo. Agora com o monitor desplugado da tomada pelo que percebi o ruido volta mais rapidamente. Exemplo monitor na tomada, liguei ruido passou ai desligo e religo daqui uma hr (nada de ruido), agr se tiro da tomada e ligo daqui 15 min o ruido vem, mas rapidamente some. ****e lembrando o monitor estava a funcionar perfeitamente apos o ruido sumir, eu vou pegar mais 2 ci deste str8124, mas eh um tanto caro 8 pila + 8 de frete vai da uns qse 30 pila 2 desse

 

adicionado 0 minutos depois

a e vou pesquisar aqui o que eh snuber haha

adicionado 8 minutos depois

E quanto ao tamanho dos capacitores sabem me dizer se muda algo? os quatro capacitores que comprei sao muito pequenos comparados aos que estão na fonte, mas as medidas uf v sao identicas

adicionado 12 minutos depois

queria saber pra que serve estes diodos em paralelo com resistor de 1 omh

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo a resistencia de porcelana que você se refere é de 4,7r mesmo... o k no final é a tolerancia dele... quanto aos tamanhos diferentes dos capacitores, nao importa. É que sao de fabricantes diferentes... como você relatou o problema de o barulho nao voltar ao desligar no butao... somente quando desliga da tomada, parece defeito de capacitor...mais nao deixe de trocar os diodos da area quente... mesmo que estejam marcando bons... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um snubber RC tenta evitar que picos de alta tensão danifiquem algum componente e amortece o "repique".

 

15 horas atrás, zoiasso disse:

pra que serve estes diodos em paralelo com resistor

Serve pra a corrente voltar rapidin o que faz o transistor desligar rapidin. Se lento ele pode aquecer e... ops.. + uma pista...

 

Boa ideia a do verniz. Falei parafina (de vela mesmo) pois é que eu (eu) tenho a disposição. (espírito mac gyver)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Um snubber RC tenta evitar que picos de alta tensão danifiquem algum componente e amortece o "repique".

 

Serve pra a corrente voltar rapidin o que faz o transistor desligar rapidin. Se lento ele pode aquecer e... ops.. + uma pista...

 

Boa ideia a do verniz. Falei parafina (de vela mesmo) pois é que eu (eu) tenho a disposição. (espírito mac gyver)

bom acho que vou comecar a troacacao de componentes então, vou comprar o ci hj novamente, e pelo que vi no diagrama então eu devo me focar só no circuito a partir do c1 e c2 ate a entrada dos transformadores, correto? acho que componentes apos o transformador nao podem ocasionar a queima do ci afinal o transformador serve tambem para isolar de surtos nao? Ai sao 3 transformadores e nao tantos componentes naquela parte, vou comecar pelos 4 capacitores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
23 minutos atrás, zoiasso disse:

eu devo me focar

Deves focar no circuito relativo ao transistor que queima.

 

24 minutos atrás, zoiasso disse:

componentes apos o transformador nao podem ocasionar a queima do ci afinal o transformador serve tambem para isolar de surtos nao?

Não necessariamente. Curtos no secundário podem queimar . Verifique capacitores do secundário

 

26 minutos atrás, zoiasso disse:

comecar a troacacao de componentes

Eu teria medo de colocar o transistor antes de fazer alguma análise mais profunda

 

Pra concluir a seção de chutes... o problema pode ser até mesmo no flyback. Alguma fuga interna nele pode não fazer barulhinho mas a sobrecorrente pode atuar na fonte

 

Sucessos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eh então com minha falta de conhecimento unica coisa que posso fazer no momento eh meter um spray isolante no transformador e rezar pra ser isso

 

Em 31/01/2018 às 11:30, Isadora Ferraz disse:

Deves focar no circuito relativo ao transistor que queima.

 

Não necessariamente. Curtos no secundário podem queimar . Verifique capacitores do secundário

 

Eu teria medo de colocar o transistor antes de fazer alguma análise mais profunda

 

Pra concluir a seção de chutes... o problema pode ser até mesmo no flyback. Alguma fuga interna nele pode não fazer barulhinho mas a sobrecorrente pode atuar na fonte

 

Sucessos

cara eu estou com 1 topico em 1 forum gringo tambem, um cara de la mencionou a tensão do equipamento.

3,2 Power Inputs' 3-pin power plug Voltage selector AC 100/120 & 2201240V ",10%, 142W (typical), 160W (max) Line frequency 48 to 66Hz

 

aqui eh 127 volts, isso poderia ser o problema?

adicionado 0 minutos depois

eh que normalmente os equipamentos modernos tem range de 100-240

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

substitui os capacitores c1 e c2 e o ruido foi embora, a imagem esta vindo mais rápido a tela e nao fica aquela imagem embaralhada ao ligar. So por curiosidade alguem saberia me informar a funcao daqueles capacitores da maneira que estão ligados no circuito? Quanto ao q1 ele chegou hj e substitui junto aos capacitores, nao sei se vai voltar a queimar mas creio que nao. Pode fechar o topico

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 29/01/2018 às 20:15, Isadora Ferraz disse:

capacitor ressecado

 

Em 30/01/2018 às 17:43, Isadora Ferraz disse:

Continuo achando que é algum capacitor zoado

 

Em 29/01/2018 às 21:24, Bcpetronzio disse:

acredito que seja algum capacitor ruim nessa fonte!

... de nada.

 

2 horas atrás, zoiasso disse:

alguem saberia me informar a funcao daqueles capacitores da maneira que estão ligados no circuito?

Se alguém não responder, contente-se com resposta de ... ninguém:

 

Algo como: fazer a corrente circular em ambas direções nos pinos 5 e 6 de T2. Algo como um push pull

 

... de nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...