Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C++ Função para codificar e decoficar um numero.


Leoveira

Posts recomendados

Boa tarde.

 

Gostaria de ajuda com um exercício, pois estou estudando sozinho e não tenho alguém para poder recorrer. Ele diz o seguinte:

 

Uma empresa pretende enviar cifrada uma sequência de inteiros decimais de 4 dígitos(DigDigDigDig). A cifra consiste em: substituir cada dígito Dig por (Dig+8)%10 (i.e., adiciona 8 e calcula o resto da divisão do resultado por 10); depois troca o terceiro dígito com o primeiro e troca o quarto dígito com o segundo.

a) Escreva uma função que receba um inteiro decimal de 4 dígitos e o devolva cifrado.
b )Escreva uma função que receba um inteiro cifrado e o decifre para o valor original.
c) Escreva uma função que apresente um «menu» com 2 opções, cifrar e decifrar número, peça ao utilizador para escolher uma das opções, e retorne a opção escolhida.
d) Faça um programa que permita testar as funções anteriores.

 

Primeiro estou fazendo sem a função para entender como fazer. Fiz o seguinte:

int main(){

int n,i,num[4];

cout << "Digite um numero: ";
cin >>n;

i=0;

    while(n>0){
        num= n%10;
        n=n/10;
        i=i+1;
    }

     cout << num[1]<<num[0]<<num[3]<<num[2];

}

 

Não consigo fazer o decodificar de maneira correta, se alguém poder me explicar em vez de colocar um código já pronto iria agradecer muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá@Leoveira

int main(){

int n,i,num[4];

cout << "Digite um numero: ";
cin >>n;

i=0;

    while(n>0){
        num= n%10;
        n=n/10;
        i=i+1;
    }

     cout << num[1]<<num[0]<<num[3]<<num[2];

}

Para melhor  visualização coloquei na box-code.

Não testei, porém só de olhar consigo dizer que tem alguns erros lógicos aqui. Contudo consigo ver a intenção da tarefa principalmente no loop-while.