Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tablet: como consertar cabo flat arrebentado?


Posts recomendados

Fui tentar arrumar meu tablet (era da minha mãe mais estragou há uns 2 anos dai nesses dias ela quis jogar fora e eu peguei pra dau uma olhada), eu olhei e percebi que ele estava com soldas frias nos conectores dele e como eu não tenho ferro de solda (e nem nada desse tipo) eu descasquei os dois fios da bateria e coloquei um cabo usb velho e ele ligou quando coloquei na tomada, mas, quando eu fui passar fita esolante, o cabo flat responsavel pelo touch acabou arrebentando então não ta pra clicar na tela dele e eu queria saber se não tem como eu arrumar esse cabo, tipo, fazer uma gambiarra que funcione

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não tem como eu tirar porque meu pc não tem webcam e eu não tenho celular, ele tem 2 cabos flats ligado da placa-mãe até a tela, um cabo é grande e tem um monte de fios (tem q falar assim pra evitar q maliciem = p ) que é o cabo responsável pelo vídeo da tela dele, e tem um cabo flat fino e com poucos fios que é no caso o cabo que arrebentou, pra você ter uma ideia, pegue o cabo flat que liga o ps2 até a lente e divida esse cabo por 3, o cabo que arrebentou é quase do mesmo tamanho e ele arrebentou justamente por ser fino D+, pelo visto terei que levar até uma assistencia tecnica pra trocar o cabo e refazer as soldas dos conectores do carregador, usb, mini usb, hdmi e fone de ouvido e tomar cuidado com o tecnico porque na primeira vez q foi levado ele falou que tinha que trocar a bateria (ou a placa-mãe, não lembro bem) e quis cobrar os olhos da cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn eu não tenho cartão de credito e para colocar um novo somente numa assistencia tecnica, mas, não tem uma forma de eu controlar o touch do meu tablet pelo pc, tipo um programa q desse para controlar o touch do tablet usando o pc, mas o programa não pode dar aviso ao tablet porque não tem como eu clicar na tela sem o touch, é o mesmo q clicar na tela de uma tv q não é SmartTV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu creio que não tem como, baseado no texto abaixo, a não ser que tablets admitam teclados usb, no caso mini usb, se é que existe, isso porque é questão de problema físico. Já que voce citou a smart tv, não existe mouse e teclado sem fio para tablets?

 

"As telas touch screen com sistema resistivo são formadas por três camadas bem finas, sendo uma resistiva e a outra de vidro normal recoberto por uma camada de metal condutor. A camada resistiva é separada da camada condutora por espaçadores, e uma corrente elétrica de baixa intensidade passa entre essas duas camadas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Parece ser o mesmo assunto abordado aqui ou algo parecido:

Tem vários outros tópicos sem solução:

Eu já consegui resultados parciais utilizando tinta condutiva, papel laminado e pingo de solda.

Pode ser que com algum deles obtenha êxito em habilitar o teclado externo.

flat2.jpg.9fedcb0aa7771880b31207c5736feef7.jpg

No caso acima é o flat cable de uma bateria de Iphone, que ainda estou quebrando a cabeça para achar uma solução.

Abaixo o caso de um HD:

flat3.jpg.90ba7faeb60f5bbe423ef50a52139d0d.jpg

A grande dificuldade é o tamanho diminuto, observe que coloquei uma régua na foto para se ter uma noção, cada risquinho é um milímetro.

Do meu ponto de vista o flat é formado de um plástico com lâminas de metal cobertos por uma tinta ou verniz, como no desenho abaixo, mostrando um corte transversal:

flat.jpg.90af30ccdb579e2805df8c6abc2a2d29.jpg

Eu basicamente estou procurando a solução raspando a tinta de modo a deixar exposta a lâmina de metal e então tentar restabelecer a condutividade elétrica.

A primeira providência é identificar o lado do plástico e o lado da tinta, feito isto eu colo um durex grosso ou então duas camadas de durex do lado do plástico, o objetivo é reforçar a fita para que ela não se rompa mais ou saia do lugar.

Em seguida com uma espátula, lixa ou lâmina de metal fina raspo o lado da tinta de modo a deixar exposta a camada de metal ou de material condutivo.

A tinta condutiva, feita de pó de grafite misturado com verniz base de unha até que funcionou. Basta cobrir a parte que não será emendada com fita crepe e passar com o pincel, depois remova a fita crepe e a trilha que estava rompida volta a ter condutividade elétrica, espere secar para fazer a próxima trilha, no final cole durex em cima como reforço, a grande decepção é que ao menor movimento do flat as trilhas se rompem de novo.

Noutra tentativa eu coloquei um pedaço de fio de cobre bem fino e a tinta por cima mas, infelizmente funcionou apenas até que o tablet sofresse um movimento brusco.

A tentativa com ponto de solda foi desastrosa, o cabo derreteu, embora que nos cabos flat de impressoras antigas tipo Epson LX-300 a solda tenha dado certo.

O melhor resultado foi com papel alumínio dobrado, cortado fininho com tesoura, na medida do original, coberto com durex para fixar, consegui que funcionasse por um bom tempo mas, na primeira queda, perdeu o contato.

 

Resumindo, a voz da experiência diz que só trocando mesmo, quaisquer outras tentativas demandam muito tempo e trabalho nem sempre recompensado.

 

Na parte da troca, parece que dá para trocar apenas o touch, mantendo a tela original, ai envolve técnica e equipamento próprio, que no caso de um aventureiro, também inviabiliza o serviço, restando trocar a tela completa. Dependendo do valor cobrado pelo técnico para fazer o serviço, sai mais barato comprar a tela inteira e fazer você mesmo a troca.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

esse tablet possui 2 portas USB (uma mini usb e outra normal) mas ele tá com as soldas frias nos conectores e por isso não dá pra por o mouse e nem o teclado do pc =' (

adicionado 7 minutos depois

@Pincipi man valeu mas, eu nem tenho mais esse tablet, ele tava indo pro lixo quando eu tentei arrumaló e aconteceu q a tela e o touch acabaram se quebrando (problemas pessoais então nem vou dizer o que aconteceu mas algumas pessoas já devem imaginar o que houve) @misterjohn  cara eu nem pensei nisso na hr, mas eu não tenho ferro de solda pra refazer as soldas da porta USB (as soldas dela estão frias) e mesmo se tivesse eu teria q comprar um adaptador pra colocar o mouse e o teclado nele pois o mouse e teclado, do meu pc, não é usb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sinceramente, nem vejo a importancia dos cabos flats, porque não colocam fios um do lado do outro igual aos cabos que ligam a fonte até as peças de hardware ou igual aos fios que ligam meu ps2 na TV da sala, pois esses fios são bem mais baratos, bem mais resistentes e se arrebentar não vai ser todos q arrebentarão e é só descascar os arrebentados e emendar com fita esolante, uns podem dizer q só colocam os cabos flats por causa do escaço mais isso não é vdd, porque esse tablet tinha espaço de sobra dentro dele (ele é 2 vezes maior q uma televisãozinha q eu tinha, ela tinha 5 pol) e esses cabos q acabei de falar só ocupam um pequeno espaço a mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Edgard Silva Existem outros pontos de vista à serem considerados: lá do outro lado tem um cara que fez um curso de engenharia ou alguma coisa parecida, acima dele tem outro que o pagou para projetar uma coisa que fosse objeto de desejo e essa coisa tem que custar barato, usar pouco material e não ser muito pesada, ou seja, não pode usar materiais nobres, caros e resistentes, que vão durar muito tempo, tem que ser algo que se quebre com facilidade e que seu reparo ou aproveitamento não possa ser viável, deve seguir um ciclo de consumo e compra, a conta é fácil, se você comprar um Tablet que dure a sua vida inteira, os fabricantes vão morrer de fome, ao contrário, se todo ano comprar um aparelho novo, o "leitinho das crianças" está garantido, então, no final, todos ficam contentes, o consumidor tem sempre algo novo na palma da mão e o fabricante tem sempre o bolso cheio.

É claro, existem exceções, pessoas que debatem em fóruns geralmente querem um Tablet que dure a vida toda e além de ser barato, deve ser também à prova de água, tiros e hackers.

Há se fosse assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...