Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd Fazendo 'click'


Palombasso

Posts recomendados

Tenho um HD QUANTUM FIREBALLlct10 30 5.400RPM à uns 4 anos. Ano passado comprei um HD Seagate Barracuda ST380011A 80GB 7.200RPM porque queria mais capacidade...Tudo estava funcionando muito bem, quando essa semana o Quantum amanheceu completamente corrompido..por sorte ele estava servindo apenas para guardar arquivos, e não tinha nada instalado nele. Formatei-o mas ainda não voltei a usar...

Só que agora o Seagate de menos de 1 ano de uso começou a fazer umas coisas estranhas.. No Windows ele funciona normalmente, no máximo um pouco lento de vez em quando. Mas quando eu tento entrar em algum jogo (thief 3, doom 3, etc) ele demora MUITO até para entrar nos jogos (qualquer um) e começa a fazer barulhos..uns click-click... é um porre..nada funciona. De vez em quando aparece uma tela azul sem nada escrito, o que me força a resetar o PC. Já rodei Scandisk, Defrag, mas continua na mesma..

Isso significa que vou ter que trocar de HD? Tem algum programa para verificar a 'saude' do HD? O windows diz q o HD tá 'healthy'..a seção S.M.A.R.T do Aida32 diz que está tudo OK (o que obviamente não é verdade)...

Rodei o HD Tach para testar a velocidade dos dois HDs e os dois deram uma média de 3000KB/s...me pareceu extremamente baixo...ou é isso mesmo?

Qualquer luz eu agradeço...não estou muito disposto a gastar em um HD novo agora, mas é F, acabei de comprar uma placa de video nova e não consigo jogar nada por causa do HD..

[]´s

Palombasso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quanto ao baixo desempenho, suponho que você já tenha colocado cabo flat de 80 vias, instalado os drivers da VIA (Via 4 in 1) e verificado se o Bus Mastering está listado no Gerenciador de Dispositivos, ativado o DMA, etc...

Agora quanto aos "clicks", é difícil dizer, pois vejo muitos HDs fazendi "clicks" que são normais, outros não. Isso pode ser algum problema grave à caminho, mas o melhor é rodar o DiskWizard da Seagete (opção "Perform Drive Self Test"). O link para baixar o DiskWizard eu vou ficar devendo, tem que procurar...

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O HD me deu um susto ontem.. Não entrava no windows...bootei por disquete, rodei um scandisk e ele entrou normal...

Dentro do Windows ele funciona normal, mas quando tento entrar em algum jogo ou algo que utilize muito o HD o pc trava.

A questao do DMA: Nas propriedades da IDE tá selecionado 'DMA if avaiable' mas mesmo assim o HD tá sendo colocado em PIO mode. já um programinha chamado DTemp (para medir a temperatura do HD - achei ele por esse forum) diz q o HD está com transfer mode 'Multi-Word DMA 2'. Como saber qual a informação correta?

Rodei o HD-Tach e os resultados foram esses:

Random Access Time: 22ms

Read Burst Speed: 3mbps

Sequential Read Speed média de 3000KB/s

Só que não tenho ideia se isso está dentro do normal ou não..se alguem puder me dar parametros de comparação eu agradeço, lembrando que o HD é um Seagate Barracuda ST380011A 80GB 7.200RPM.

Obrigado pela ajuda..

[]´s

Palombasso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade não é só o "click" parece um colapso geral... Mas antes de partirmos para prognósticos fatalistas, você deve ver no setup da Bios se o UDMA está ativado... Deveria estar, pois presupondo q você tem mínimos conhecimentos de hardware, seria fácil perceber que seu hd está em modo PIO, devido a sensível queda de desempenho!!!

Caso esteja ok no setup e o mesmo recusa-se a ativar o bus mastering no Windows aí pode ser grave...

Talves não tenha nada a ver com defeitos nos discos em si, mas algum defeito na placa lógica... Se for, acho que pode ser consertado...

Acho q a primeira coisa a fazer seria formatar e reinstalar o Windows, para descartar um improvável problema de software... Se após isso o problema persistir (mesmo configurando-se tudo corretamente), parte-se para ver q tipo de problema o hardware tem...

Menos provável, mas não impossível, poderia ser problemas nas IDES da placa mãe, porém acho q de fato a culpa recai sobre o hd...

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se seu hd está dando esse cliks cliks a melhor coisa para você fazer é backup e passar o dosk wizard da seagate, depois se acusar algum erro você passa o formatador da seagate e instala o windows, instala os drivers udma, e coloque um cabo de 80 vias, se você fizer tudo e não usar o cabo de 80 vias seu hd não vai trabalhar no modo máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seu HD estar preste a da pau!!!faça um copoias de seus arquivos e der uma olhada no seu fio terra pois pode ser q ele não esteja instalado coretamente!!!!!

já perdi um HD desse jeito ele começou a fazer um barulinho e depois comecou a fazer um baloho alto e depois ele não servia mais para nada!!!!!

tente troca aqule placa do HD pode ser q seja ela o problema!!!!!!! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse click não seria da cabeça de leitura do HD abrindo e recolhendo pelo hd ligando e desligando?

3MBP/S? Isso teria que ser NO MÍNIMO 33MBP/S para ser normal de uh HD 7200rpm...

Seguinte... Pode ser qe a fonte esteja ligando e desligando o hd... veja se está td ok com ela.

Reinstale os drivers IDE, troque o cabo flat... por aí vai.

Mas que tem algo MUITO errado, isso tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas...depois vou dar uma olhada na BIOS e testar as outras opções.

Já rodei o Seatools Desktop, mas ele indicou tudo OK com o HD..depois vou tentar rodar o 'full test' dele para ver no que dá.

O que está mais me intrigando é que no uso normal do Windows o computador está funcionando normal. A única hora que percebo certa lentidao é quando tento mover arquivos grandes (500MB - 1GB) e demora uma eternidade. Os barulhos só ficam realmente perceptíveis quando tento rodar algum jogo que fica fazendo muito acesso ao HD (loading e etc) - ex. Need for Speed Underground, Doom3, etc. Nessas ocasiões é que dá para perceber o problema.. Ele começa a carregar, para, faz barulho e do nada dá um pulo e comeca a carregar de novo, completamente aleatorio...

No caso do cabo 80 vias: Tenho impressão que o meu é, mas existe alguma maneira de verificar? O meu é um IDE Round calbe que comprei na epoca que comprei o HD..

Valeu pela ajuda,

[]´s

Palombasso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejam bem...segundo o colega, o HD velho deu pau, e logo depois o novo começou a apresentar comportamento estranho... bom partindo que é muita coincidência os dois derem defeito ao mesmo tempo, podemos desconfiar da fonte, talves ela não esteja gerando a corrente adequada em uma das vias. Verifique a fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como disse o colega, verifique a fonte, você deve desconfiar dela, pois dois hd's já deram problema no mesmo pc.

O que está mais me intrigando é que no uso normal do Windows o computador está funcionando normal. A única hora que percebo certa lentidao é quando tento mover arquivos grandes (500MB - 1GB) e demora uma eternidade. Os barulhos só ficam realmente perceptíveis quando tento rodar algum jogo que fica fazendo muito acesso ao HD (loading e etc) - ex. Need for Speed Underground, Doom3, etc. Nessas ocasiões é que dá para perceber o problema.. Ele começa a carregar, para, faz barulho e do nada dá um pulo e comeca a carregar de novo, completamente aleatorio...

isso ocorre pois ao copiar um arquivo grande ou carrgar um jogo grande as áreas que estão com problema no hd são requisitadas, fazendo com que o problema venha a tona. a parte do windows deve estar perfeita, por isso dele funcionar bem naquela parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como eu faço para verificar a fonte? Será que o problema pode ser de baixa tensão?

Minha fonte é de 400W...ligado nela estão os dois HDs, drive de DVD, CD-RW, placa de video radeon 9800pro (que é ligada na fonte), placa-mãe ECS K7VTA5, Athlon XP 2400+, um cooler Zalman 6000cu no processador e 3 coolers vagabundos só para fazer o ar rodar... Será que pode estar sobrecarregando a fonte?

A coisa mais nova é a placa de video, mas no manual diz q recomenda fonte de 300W...teoricamente deveria dar não? E já passei um bom tempo usando ela...

OBS: Consegui habilitar o DMA. Agora a taxa de transferencia do 7200rpm fica por volta de 55MB/s...bem mais respeitavel...Descobri que o problema é que quando o windows detecta varios erros de leitura seguidos ele passa o HD para PIO. já testei e quando tento entrar em jogos ele dá os erros que já comentei e quando volto pro windows o HD voltou para modo PIO. para habilitar o DMA de novo tive que desinstalar o Primary IDE channel e rebootar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte acho que é genérica mesmo..O motherboard monitor tá reportando esses valores abaixo:

Core 1: 0.13 volt

Core D: 1.63

+3.3 : 3.15

+5,00: 4.89

+12,00: 12.65

-12,00: -12.77

-5,00: -5.64

Tenho que descobrir se foi a fonte a causadora para não correr o risco de comprar um HD novo e estragar ele... :(

[]´s

Palombasso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To achando que o problema é realmente da fonte. Fiz mais uns testes e descobri o seguinte:

Os problemas e barulhos no HD só aparecem quando entro em jogos pesados graficamente. Talvez seja porque a placa de video (que é ligada direto na fonte) puxe mais força ou algo assim. Falo isso porque jogando Championship Manager 03-04, um jogo que acessa sempre o HD, mas é extremamente simples na parte gráfica, roda tudo tranquilo.

Agora, comecei a olhar o preço de fontes não genericas...e vi umas por R$500!!!

É isso mesmo? Achei extremamente caro...se puderem me indicar uma boa marca em relação custo/beneficio agradeço..

edit: Achei essa fonte aqui:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=F...bondifaro_busca

Clone potencia de pico 500W. R$79. É boa ou furada?

[]´s

Palombasso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Palombasso@09 set 2004, 11:46

To achando que o problema é realmente da fonte. Agora, comecei a olhar o preço de fontes não genericas... Achei extremamente caro...se puderem me indicar uma boa marca em relação custo/beneficio agradeço.

Na área de Fontes e Energia, tem alguns tópicos pinados com reviews de algumas fontes.

Vou passar os links:

Teste da Maxxtro 500watts

Achieve 500watts Dual Fan

Teste Troni/vcom 450ss Dual Fan

Review de fontes de baixo custo

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara o que voce pode fazer para verificar se é a fonte mesmo é tentar tirar um pouco do "peso das costas" dela.

por exemplo, deixa seu gabinete aberto, desliga as 3 fans adicionais que voce falo que tem, desliga o(s) HD(s) que tem a mais, e as unidades de cd (DVD, CD-RW, CD-ROM e etc...) deixando apenas o basico para o PC funcionar, placa-mãe, placa de video, o hd do windows o cooler do processador e só.

com isso voce deve reduzir bem o uso da fonte e aí faz tudo aquilo que normalmente gera o problema.

falou

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei desligar algumas coisas e realmente diminui o problema...consegui jogar os jogos q davam problemas quase normalmente... um congelamentozinho ou outro, mas bem menos do que antes.. e só desliguei o drive de CD-RW e o outro HD..

Menos pior...não vou ter que desembolsar a grana de um HD agora..

E valeu Clemente pelos links dos topicos sobre fontes...

Entrei nesse site ( http://www.jscustompcs.com/power_supply/) e de acordo com ele minha configuração precisa de no minimo 285W ...provavelmente minha fonte generica de 400w não tá chegando nem perto disso..

Agora é pesquisar uma boa fonte..

Valeu pela ajuda galera..

[]´s

Palombasso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como eu faço para verificar a fonte? Será que o problema pode ser de baixa tensão?

Minha fonte é de 400W...ligado nela estão os dois HDs, drive de DVD, CD-RW, placa de video radeon 9800pro (que é ligada na fonte), placa-mãe ECS K7VTA5, Athlon XP 2400+, um cooler Zalman 6000cu no processador e 3 coolers vagabundos só para fazer o ar rodar... Será que pode estar sobrecarregando a font

Configuração muito pesada para essa Fonte que deve ser genérica, com certeza ela não está aguentando.

A coisa mais nova é a placa de video, mas no manual diz q recomenda fonte de 300W...teoricamente deveria dar não? E já passei um bom tempo usando ela...

Mas no manual da Placa de Vídeo deve está falando de Fontes com 300W reais e não de Fontes genéricas que dizem ter 400W mas na verdade tem no máximo 200 ou 250W reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...