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Alimentação Portátil para Amplificador 9V


rhtsouza

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@aphawk , lendo o manual do chip, vi que trabalha com 400kHz. Isso dá 20X os 20kHz da audição. Não creio que o sistema venha a ter ruídos induzidos por fonte de alimentação. A microindutância do fio de alimentação mais a microresistência dele e o capacitor típico que é colocado na entrada do amplificador e pedal deverão formar um filtro PI para essa frequência. Se na montagem o fio que sai do conversor para o plug formar uma bobina de ar de umas 5 voltas o filtro vai ficar TOP.

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6 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Se na montagem o fio que sai do conversor para o plug formar uma bobina de ar de umas 5 voltas o filtro vai ficar TOP.

Bacana, pessoal. Acho que com o tipo de fio que tenho dá pra fazer esta bobina tranquilamente, já que é daqueles firmes/modeláveis. Mas só uma pergunta de leigo, mesmo, isso é uma resistência, certo, não vai esquentar mais ou até mesmo incorrer no risco de fogo? Qual seria sua função no circuito?

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É apenas um preciosismo. Não creio que um chaveamento de 400kHz possa provocar ruídos em aparelhos sonoros (seu caso). Essa bobina de ar combinada com os capacitores existentes na saída do conversor e entrada dos seus aparelhos aumentará de forma considerável a limpeza dos 9V sem prejudicar o bom funcionamento deles. Em eletrônica chamamos isso de filtro PI. Use um lápis como fôrma e fita adesiva para manter a forma, é simples.

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2 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

É apenas um preciosismo. Não creio que um chaveamento de 400kHz possa provocar ruídos em aparelhos sonoros (seu caso). Essa bobina de ar combinada com os capacitores existentes na saída do conversor e entrada dos seus aparelhos aumentará de forma considerável a limpeza dos 9V sem prejudicar o bom funcionamento deles. Em eletrônica chamamos isso de filtro PI. Use um lápis como fôrma e fita adesiva para manter a forma, é simples.

Legal... li que é pra filtrar possíveis ruídos extras que ainda possam vir do capacitor. Vou fazer e postar uma foto pra saber se está certa ou pode ser melhorada. Posso deixar o fio encapado?

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Sobre a bateria, tinha deixado 8hs e depois dos seus comentários deixei mais umas 25hs seguidas. Após este período medi com o carregador ainda conectado e deu 13,40V. Então desconectei e venho medindo desde então:

Depois de 30min: 12,85V

Depois de 90min: 12,82V

Depois de 160min: 12,80V

Está sendo um comportamento normal?

adicionado 18 minutos depois
49 minutos atrás, rhtsouza disse:

Essa bobina de ar combinada com os capacitores existentes na saída do conversor e entrada dos seus aparelhos aumentará de forma considerável a limpeza dos 9V sem prejudicar o bom funcionamento deles. Em eletrônica chamamos isso de filtro PI. Use um lápis como fôrma e fita adesiva para manter a forma, é simples.

Seguem fotos. O fio está um pouco torto em função de sua disposição original, será preciso desentortar ainda mais e/ou diminuir o diâmetro da bobina?

IMG_20180204_200023637.thumb.jpg.2a4467f62569e4c01aafe14a165c305f.jpg

IMG_20180204_200103374.thumb.jpg.79fb4eea7cc28d250f1d1240820de18d.jpg

adicionado 42 minutos depois
39 minutos atrás, rhtsouza disse:

Depois de 160min: 12,80V

Testei novamente, desta vez com esta carga mais alta, e com o ampli continua acontecendo o mesmo problema. Já o pedal funciona perfeitamente! Deixei o pedal funcionando e medi no capacitor, está dando 9,60V. Estes 0,60V a mais não são preocupantes, né? Acima de quanto devo me preocupar? Obrigado!

adicionado 47 minutos depois

Depois de ficar uns 5 min com o pedal em funcionamento, desliguei e medi a tensão da bateria, deu 12,78V, ou seja 0,02V a menos que a medição antes de usar o pedal por 5 min... parece normal, não?

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1 hora atrás, rhtsouza disse:

Deixei o pedal funcionando e medi no capacitor, está dando 9,60V. Estes 0,60V a mais não são preocupantes, né?

Considerando que o pedal é mais robusto que a maioria, é estéreo/2 canais, tem loops de bateria e efeitos para guitarra além de ter aquela função phantompower 48v para alimentação de microfones condensadores - sem contar a pouca duração da bateria - não seria o caso de também usar um módulo exclusivo configurado em SERPIC, assim como estamos projetando para o ampli? (ele está funcionando normalmente agora que a bateria está carregada, mas será que se manterá quando ela estiver com pouca carga? E outra, será que a Roland acertou na especificação do consumo no site?!). Assim já aproveito o embalo e monto 2 saídas SERPIC... o que acham?

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Guarde os 7809 que tem na caixinha, poderá te servir em outra coisa.

Esse conversor que está comprando será utilizado para todas as saídas. Não vejo necessidade de haver mais de 1

adicionado 6 minutos depois

Sua bateria deve ter sofrido descarga profunda ou estar muito tempo guardada. Por isso que te venderam tão barato. Isso já aconteceu comigo numa bateria de 60Ah. Foram 3 dias seguidos para ficar boa.

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@rhtsouza ,

 

Eu acho que a bateria está normal. Mas esse carregador .... é uma vergonha venderem uma porcaria tão grande, só aqui no Brasil mesmo ....

 

Quanto à filtragem, a frequência de chaveamento foi o motivo de manter esse modulo com o XL6009, não vai causar problemas, ainda mais com essa bobininha de filtragem.

 

Como disse o Sérgio, nessa parte vai ficar Top.

 

Mas o carregador ... vai te dar problema pois demora muito para dar uma boa carga.

 

Só para te dar uma ideia do que é um bom carregador :

 

https://aerorei.loja2.com.br/5305177-Carregador-e-Balanceador-de-Baterias-Imax-B6

 

Tenho um desses fazem uns 4 anos, carrega tudo que existe de baterias com  corrente de carga máxima de uns 4A.

 

Paulo

 

 

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6 horas atrás, aphawk disse:

@rhtsouza ,

 

Eu acho que a bateria está normal. Mas esse carregador .... é uma vergonha venderem uma porcaria tão grande, só aqui no Brasil mesmo ....

 

Quanto à filtragem, a frequência de chaveamento foi o motivo de manter esse modulo com o XL6009, não vai causar problemas, ainda mais com essa bobininha de filtragem.

 

Como disse o Sérgio, nessa parte vai ficar Top.

 

Mas o carregador ... vai te dar problema pois demora muito para dar uma boa carga.

 

Só para te dar uma ideia do que é um bom carregador :

 

https://aerorei.loja2.com.br/5305177-Carregador-e-Balanceador-de-Baterias-Imax-B6

 

Tenho um desses fazem uns 4 anos, carrega tudo que existe de baterias com  corrente de carga máxima de uns 4A.

 

Paulo

 

 

Também estou achando, amigo... os que venderam a bateria parecem ser uma loja séria, talvez tenham colocado em promoção justamente pra não ficar muito tempo parada. Vai saber.

 

Mas o carregador, realmente... bom, vamos ver o novo modelo que ficaram de trocar pra mim.

 

Este módulo que indicou é bem legal hein, mas meio salgado pro momento... vamos ver como as coisas se dão.

 

Valeu!

adicionado 5 minutos depois
17 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Isso já aconteceu comigo numa bateria de 60Ah. Foram 3 dias seguidos para ficar boa.

Pois é... deixei mais 15hs e agora está medidno 13,50V com o carregador plugado. Vou deixar mais...

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11 horas atrás, aphawk disse:

Mas esse carregador .... é uma vergonha venderem uma porcaria tão grande, só aqui no Brasil mesmo ....

A indústria chinesa, assim como a nossa, sabe fazer produtos top e button. Com a guerra de preços ficamos com o mercado cheio de buttons expostos. :tw_flushed:

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@Sérgio Lembo ,

 

Vou tentar passar prá linguagem popular o que você disse kkk :

 

As fábricas na China podem fabricar da maneira que o cliente encomendar, pois não é para venda interna, e sim para Exportação .

 

Então, o fabricante tem o produto dele, que se é para o mercado Europeu ou Americano custa , por exemplo, US$ 10 .  Esse é o preço de um produto que atende às exigências da lei desses mercados, que é muito mais rígida que a do nosso, e o importador sabe que se tentar vender porcaria, vai levar um ferro enorme do Governo.

 

Mas existem outros mercados, como o nosso.... onde o importador faz igual aos nossos políticos : está "se lixando" pro consumidor .... e começa a querer que o produto tenha um custo bem menor.

O fabricante chinês precisa dar empregos na China, então ele pode fabricar um produto de qualidade inferior, a um custo menor, por exemplo US$ 8, mas mantendo a funcionalidade original.

 

Aí começa a negociação, e aparecem todas as possibilidades para diminuir ainda mais o custo, como usar peças retiradas de sucata, usar transformadores de baixo custo, capacitores no limite da tensão, placas PCB consertadas ( que foram rejeitadas na inspeção mas cujos erro foram "remendados" ), uso de esquema "alternativo" de funcionamento ( por exemplo usar um simples limitador de corrente para fazer a carga da bateria, como um resistor ) , uso de fios de cobre recozidos de sucata ( que podem ter chumbo, ferro, sei lá mais o quê ... ) e por aí vai .... . 

 

Ao final, chega-se a um produto que custa US$ 4 , que faz "mais ou menos" o que deveria fazer, e pronto, todos ganham dinheiro e o consumidor fica com o mico. É sempre a mesma coisa.

 

Um excelente exemplo : as lâmpadas Leds vendidas aqui ....... queimam direto, com uma vida útil bem menor, esquentam muito mais, por qual motivo ?

Por quê uma lampada OSRAM original custa tão mais caro que as outras que temos aqui ????

 

É só pensar que a explicação aparece....

 

Paulo

 

 

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52 minutos atrás, aphawk disse:

as lâmpadas Leds vendidas aqui ....... queimam direto, com uma vida útil bem menor, esquentam muito mais, por qual motivo ?

Culpa dos centavos de economia. Os leds são a parte mais barata da lâmpada, em preço só perdem para os resistores de polarização. Na última pesquisa de preços que fiz, um 2835 de 0,5W com RA 80 e 55-60lm comprado em rolo de 4000 peças custava US$ 9,50 o milheiro., isto é, por R$ 30,00 se tem 500W de led com rendimento top (120lm/W). A parte cara é o MCPB e o projeto térmico.

adicionado 10 minutos depois

Para completar (e piorar) tem a parte cultural. A lâmpada é ligada num soquete simples e inicia-se o teste de vida útil. Nas residências, para esconder o formato feio da lâmpada, esconde-se a lâmpada num tubo ou cone com a parte superior fechada e uma miserável abertura inferior para saída da luz, o que cria uma situação de forno.

adicionado 24 minutos depois

Fornecedor: Shenzhen Guangmai Electronics Co.,Ltd

 

Sem título.png

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Depois de umas 50hs aprox. a bateria ainda conectada ao carregador chegou a 13,50V. Foi o máximo, mesmo depois de mais horas "carregando" não passou disso. Pelo que vi deveria estar em 14V, nem mais nem menos - "menos não carrega e mais estraga a bateria". Procede ou ainda devo ter alguma consideração pelo dito cujo?

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A bateria carrega com 13,5V, não é necessário chegar aos 14,4V se o usuário não tiver pressa. No seu caso, em 2 dias de apresentação consecutiva, umas 12 horas ausente de casa (trabalho, transporte, alguma tarefa feita na rua), vai ter um prazo de 12h para recarregar a bateria. Ainda assim, pra não ficar torrando grana, faça a tentativa levando pilhas no bolso (ao menos no início). Na verdade, com 6 pilhas AA na caixa e uma chave seletora dá para alternar fácil entre a bateria e as pilhas de emergência, com a vantagem que o regulador comprado consegue extrair até a alma a energia contida nas pilhas.

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@rhtsouza ,

 

Não adianta insistir, pois esse seu carregador deve estar mantendo a bateria em flutuação ANTES de ela  atingir a carga máxima....

 

Além do quê, você só vai ter cerca de 12 horas para carregar, então não adianta ficar insistindo dias !

 

A maneira certa é fazer um teste :

 

Peque um resistor de 12 ohms x 15 watts, ligue ele na bateria, zere o cronômetro, e veja quanto tempo demora para a bateria descarregar e atingir a tensão de 10V..... isso já vai lhe dar uma boa ideia da carga que ela tem .... se for acima de umas 6 horas, a carga está aceitável.

 

Paulo

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1 hora atrás, aphawk disse:

@rhtsouza ,

 

Não adianta insistir, pois esse seu carregador deve estar mantendo a bateria em flutuação ANTES de ela  atingir a carga máxima....

 

Além do quê, você só vai ter cerca de 12 horas para carregar, então não adianta ficar insistindo dias !

 

A maneira certa é fazer um teste :

 

Peque um resistor de 12 ohms x 15 watts, ligue ele na bateria, zere o cronômetro, e veja quanto tempo demora para a bateria descarregar e atingir a tensão de 10V..... isso já vai lhe dar uma boa ideia da carga que ela tem .... se for acima de umas 6 horas, a carga está aceitável.

 

Paulo

Certo... Ou seja, @Sérgio Lembo@aphawk, até vai carregar com estes 13,50V, no entanto sempre vai demorar muito mais para carregar do que se estivesse em 14,4V, mesmo já tendo dado esta primeira carga que costuma ser mais lenta, mesmo.

 

Bom, hoje fui trocar o carregador, vou fazer novos testes nesta semana. Obrigado, pessoal.

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Os testes mostraram que o carregador que trocaram é a mesma porcaria... a única diferença é o led, o antigo era vermelho e o novo é verde hahahahaa

 

O que vocês acham? Melhor investir em um carregador compatível com o que o @aphawk indicou ou em uma bateria de 12Ah?

 

A carga da bateria chegou a 12,86V e depois de dois dias está com 12,50V. Sozinha, sem gastar nada.

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Fiz um teste com um cooler, deixei ligado por 18hs e ainda estava funcionando. No selo não é mostrado o consumo, mas deve ser em torno de 0,1A. Depois disso coloquei para carregar por umas 14hs e desliguei. Neste momento estava com 12,40V. Passadas 48hs fui medir novamente e estava com 10V. Descarregar tanto assim em tão pouco tempo não é normal, ne?

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52 minutos atrás, ilkyest disse:

Todo carregador com flutuador deve ser regulado... E esse aí, se foi regulado, foi regulado abaixo.

 

Não entendo valer a pena insistir.... eu iria pelo que o @aphawk  falou

Ta parecendo que sim, mesmo, pois pelo que disseram o ideal é 14,4V, sendo aceitáveis 14V no mínimo, enquanto o carregador está fazendo 13,4V ligado na tomada.

adicionado 2 minutos depois
3 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

10V é bateria sem carga nenhuma. Sobre esse cooler que deixou por 18h, porque não mede o consumo dele? Sabe utilizar o amperímetro do multiteste?

Das 2 uma: ou esse teu cooler tá comendo energia com farinha ou essa tua bateria tá bichada.

Não sei, mas deve ter no manual dele, vou procurar. Nem sabia que dava pra fazer isso.

Agora, ta achando que a bat ta zuada então? Então são ambos problemas, a bateria que descarrega como não deveria e o carregador que não passa de 13,4V. Pela madrugada.

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Medir a corrente é fácil. Na parte de baixo do multiteste tem 3 pontos para encaixe dos cabos:

- COM : onde se liga o cabo preto. Costuma ficar no centro

- no lado direito tem o ponto onde costuma ligar o cabo vermelho para ler tensão.

- no lado esquerdo tem o ponto para leitura de corrente.

Faça o seguinte:

- coloque o seletor do multiteste em A (ampere) na escala mais alta)

- plugue o cabo vermelho no plug da esquerda e mantenha o preto no COM que está ao centro.

- prenda um dos cabos do multimetro em um dos polos da bateria (qualquer um serve)

- prenda um dos fios do cooler no outro polo da bateria.

- prenda o fio que restou do cooler no cabo que restou do multiteste

Resultado: o motor começa a girar e o aparelho mostra o consumo em amperes.

 

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