Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alimentação Portátil para Amplificador 9V


rhtsouza

Posts recomendados

@rhtsouza ,

 

Olha.... ficar atirando para tudo que é lado não vai fazer você criar sua fonte sem resolver o problema principal :  UM BOM CARREGADOR DE BATERIAS !!!  Se o seu carregador não consegue colocar pelo menos 14V em cima de sua bateria em nenhum momento, ela nunca terá uma carga aceitável.

 

Agora, já que você ligou um cooler nela, vamos ver quanta carga você está conseguindo mantendo esse seu carregador e essa sua bateria.

 

O procedimento correto é o seguinte :

 

1 - Com a sua bateria "carregada" pelo seu atual carregador, desligue ela do carregador. Espere pelo menos uns 30 minutos. Agora, meça a tensão da bateria. Anote esse valor.

 

2 - Ligue o cooler nela, e meça qual é a tensão com o cooler ligado. Anote esse valor.

 

3 - Meça a corrente consumida pelo seu cooler, como o @Sérgio Lembo ensinou acima. Anote o valor.

 

4 - Agora, iremos medir o processo de descarga da bateria. Ligue direto o cooler na bateria, deixe ele funcionando direto, e a cada hora meça novamente a tensão da bateria, sempre com o cooler ligado nela. Anote a hora de cada medida e o valor da tensão. Vai criar uma tabela com isso, com todos os valores de hora em hora.

 

5 - Repita o procedimento, até que meça tensão abaixo de 10V. Aí pode parar.

 

6 - Poste aqui novamente todas as medidas que obteve, desde o item 1 .

 

Com isto saberemos se sua bateria presta....

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, aphawk disse:

@rhtsouza ,

 

Olha.... ficar atirando para tudo que é lado não vai fazer você criar sua fonte sem resolver o problema principal :  UM BOM CARREGADOR DE BATERIAS !!!  Se o seu carregador não consegue colocar pelo menos 14V em cima de sua bateria em nenhum momento, ela nunca terá uma carga aceitável.

 

Agora, já que você ligou um cooler nela, vamos ver quanta carga você está conseguindo mantendo esse seu carregador e essa sua bateria.

 

O procedimento correto é o seguinte :

 

1 - Com a sua bateria "carregada" pelo seu atual carregador, desligue ela do carregador. Espere pelo menos uns 30 minutos. Agora, meça a tensão da bateria. Anote esse valor.

 

2 - Ligue o cooler nela, e meça qual é a tensão com o cooler ligado. Anote esse valor.

 

3 - Meça a corrente consumida pelo seu cooler, como o @Sérgio Lembo ensinou acima. Anote o valor.

 

4 - Agora, iremos medir o processo de descarga da bateria. Ligue direto o cooler na bateria, deixe ele funcionando direto, e a cada hora meça novamente a tensão da bateria, sempre com o cooler ligado nela. Anote a hora de cada medida e o valor da tensão. Vai criar uma tabela com isso, com todos os valores de hora em hora.

 

5 - Repita o procedimento, até que meça tensão abaixo de 10V. Aí pode parar.

 

6 - Poste aqui novamente todas as medidas que obteve, desde o item 1 .

 

Com isto saberemos se sua bateria presta....

 

Paulo

 

Estou reconsiderando tanto a bateria quanto o carregador justamente porque já fiz um procedimento parecido com o que sugeriu. Ela estava com uns 12,6V e depois de umas 18hs do cooler ter ficado em funcionamento ela chegou a 10V, quando desliguei. Mas vou fazer os testes de novo medindo também a corrente conforme o @Sérgio Lembo instruíu, bem como as anotações mais detalhadas que está sugerindo. Valeu...

 

Já estou procurando novo carregador (ficaram de devolver o dinheiro do carregador que comprei) bem como uma nova bateria, estou considerando uma de 12Ah. De qualquer forma ainda tenho dúvidas quanto ao tipo, conforme mencionei ontem sobre estacionárias, seladas, de ciclo profundo etc...

 

Vi estes dois:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-800160991-bateria-12v-12ah-bicicleta-eletrica-scooter-patinete-skate-_JM

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-972341218-carregador-de-baterias-12v-carro-moto-2ah-flutuante-_JM#reco_item_pos=1&reco_backend=l3-l7-pp-ngrams-seller&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-seller_items-above&reco_id=8fe52205-99bc-4719-9842-c7c909173e18

 

Na descrição de um Trafotron similar há a seguinte menção: "2A/H para baterias pequenas até 20Amperes" dando a entender que para baterias com pequena carga é recomendada a carga lenta. Inclusive, na minha Unipower de 7Ah está escrito "Corrente Máxima de Recarga 2,1A". Já numa de 12Ah este valor sobe para 3 e pouco.

 

Enfim, estou procurando o conjunto com melhor custo/benefício possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, rhtsouza disse:

Na descrição de um Trafotron similar há a seguinte menção: "2A/H para baterias pequenas até 20Amperes" dando a entender que para baterias com pequena carga é recomendada a carga lenta. Inclusive, na minha Unipower de 7Ah está escrito "Corrente Máxima de Recarga 2,1A". Já numa de 12Ah este valor sobe para 3 e pouco.

 

 

A melhor maneira de se carregar uma bateria é o processo de carga lenta : corrente de 1/10 da capacidade da bateria, durante cerca de 10 a 12 horas. E o fabricante também sempre indica qual a máxima corrente de carga que a bateria suporta.

Claro que quanto maior a corrente, menos tempo demora para atingir a carga, mas a capacidade total da bateria vai se deteriorar mais rápido.

Mas existem outros processos de carga também, cada um tem vantagens e desvantagens.

A escolha do tipo de carga é sua.....

 

Essa bateria que você indicou no ML, a princípio parece boa, precisa pesquisar sobre essa marca no mercado.

 

Mas o carregador ..... repare que ele mantém flutuando a 13,8 Volts ......  ou seja, nunca vai carregar totalmente a bateria !

 

Aliás, veja as reclamações de quem comprou .... kkkkkkkkkkkkk :

 

https://www.reclameaqui.com.br/empresa/trafotron/

 

Vou te dar um conselho de quem já viu muiiiita água passar debaixo da ponte :

 

Estamos na terra da Lei de Gérson : o negócio é levar vantagem em tudo, cerrrrrrto ???

 

Nunca compre nada sem ver as reclamações sobre o produto.....  nem confie em "opiniões" quando estão no site do vendedor do produto .....  e principalmente :  desconfie quando o valor é muito barato !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, aphawk disse:

 

A melhor maneira de se carregar uma bateria é o processo de carga lenta : corrente de 1/10 da capacidade da bateria, durante cerca de 10 a 12 horas. E o fabricante também sempre indica qual a máxima corrente de carga que a bateria suporta.

Claro que quanto maior a corrente, menos tempo demora para atingir a carga, mas a capacidade total da bateria vai se deteriorar mais rápido.

Mas existem outros processos de carga também, cada um tem vantagens e desvantagens.

A escolha do tipo de carga é sua.....

 

Essa bateria que você indicou no ML, a princípio parece boa, precisa pesquisar sobre essa marca no mercado.

 

Mas o carregador ..... repare que ele mantém flutuando a 13,8 Volts ......  ou seja, nunca vai carregar totalmente a bateria !

 

Aliás, veja as reclamações de quem comprou .... kkkkkkkkkkkkk :

 

https://www.reclameaqui.com.br/empresa/trafotron/

 

Vou te dar um conselho de quem já viu muiiiita água passar debaixo da ponte :

 

Estamos na terra da Lei de Gérson : o negócio é levar vantagem em tudo, cerrrrrrto ???

 

Nunca compre nada sem ver as reclamações sobre o produto.....  nem confie em "opiniões" quando estão no site do vendedor do produto .....  e principalmente :  desconfie quando o valor é muito barato !

 

Paulo

Claro que sempre pesquiso estas questões, tanto é que continuo lendo à respeito. O problema é que além de não ser da área existem muitas informações conflitantes em todo lugar, por isso minha cautela. Se até aqui neste tópico vi algumas opiniões um tanto discrepantes em conversas entre vocês, imagine pela net. Sei como são estas coisas, trabalho com programação PHP desde 99 e o que já vi de informações erradas e meio erradas pela net não tá no gibi.

 

@aphawk aquele carregador que recomendou parece ser bom, mas será que não existe algum similar com um preço melhor, não?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Paulo, pelo tipo de uso que ele irá fazer, não seria o caso de alterar a tensão de saída do carregador para 14,4V. Nós 2 sabemos que após ter atingido a carga completa a manutenção dos 14,4V irá secar aos poucos o eletrólito, mas o processo é lento, não será de um dia para o outro. E nem precisa ser nos 14,4V, com 14,2 ou até mesmo 14,0V se obtém um bom resultado. Periodicamente ele completa com água destilada e vai levando a vida. Para mudar a tensão, basta alterar o resistor em série com o led do opto, é simples.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rhtsouza disse:

aquele carregador que recomendou parece ser bom, mas será que não existe algum similar com um preço melhor, não?

 

Olha .... o melhor preço que achei no ML para um carregador que é o mesmo só com outra roupagem é este aqui :

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-741833349-carregador-balanceador-turnigy-accucel-6-lipo-b6ac-imax-b6-_JM

 

Lembre-e que tem de ser do tipo B6AC ok ?

 

 

 

adicionado 6 minutos depois
7 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@aphawk

Paulo, pelo tipo de uso que ele irá fazer, não seria o caso de alterar a tensão de saída do carregador para 14,4V. Nós 2 sabemos que após ter atingido a carga completa a manutenção dos 14,4V irá secar aos poucos o eletrólito, mas o processo é lento, não será de um dia para o outro. E nem precisa ser nos 14,4V, com 14,2 ou até mesmo 14,0V se obtém um bom resultado. Periodicamente ele completa com água destilada e vai levando a vida. Para mudar a tensão, basta alterar o resistor em série com o led do opto, é simples.

 

Sim, pode ser feito, mas depende do circuito utilizado, e também se o transformador utilizado consegue entregar essa tensão maior sob carga ..... e o nosso amigo @rhtsouza não tem experiência com isso.

 

Eu ainda acho que gastar um pouco mais em um carregador de verdade é a melhor solução ....

 

Paulo 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, encontrei esse (modelo que o Paulo indicou) mas que já vem com a fonte https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-788566382-carregador-e-balanceador-imax-b6-80w-fonte-12v-_JM

Parece ser uma loja de confiança pela qualificação no ML.

 

Acho que vou investir nesse e ver o que acontece. Parece ser uma boa, ne?

 

(Quando busco por "carregador microprocessado" no ML aparecem muitos, inclusive aquele vermelho que falou que é ruim, então acho que vou apostar nesse, mesmo. Até porque desfiz a negociação e recebi de volta o dinheiro do carregador que tinha comprado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejam o que o vendedor do ML falou sobre o próprio produto:

 

Imax B6 80w Carregador Balanceador Bateria Airsoft Fonte 5a R$ 179,99

 

É adequado para Bateria Estacionária VRLA 12V de 7 e 12Ah?? http://unipower.com.br/produto/bateria-estacionaria-vrla-12v-12ah-mod-up12120/ ou existe algum outro carregador mais adequado para este tipo de bateria?

 

Boa noite carregar carrega mas o carregado vai trabalhar no limite dele vida útil pequena, procure um carregado de baterias de carro se for usar só p essa bateria aí será melhor opção acredito Att Equipe Herrera Models.

adicionado 54 minutos depois
50 minutos atrás, rhtsouza disse:

Vejam o que o vendedor do ML falou sobre o próprio produto:

 

Imax B6 80w Carregador Balanceador Bateria Airsoft Fonte 5a R$ 179,99

 

É adequado para Bateria Estacionária VRLA 12V de 7 e 12Ah?? http://unipower.com.br/produto/bateria-estacionaria-vrla-12v-12ah-mod-up12120/ ou existe algum outro carregador mais adequado para este tipo de bateria?

 

Boa noite carregar carrega mas o carregado vai trabalhar no limite dele vida útil pequena, procure um carregado de baterias de carro se for usar só p essa bateria aí será melhor opção acredito Att Equipe Herrera Models.

Por aí dá pra sacar que o cara é honesto. Ainda assim pode estar equivocado. Já nem sei de mais nada kk

Tenho dúvidas quanto aos tipos/modelos/marcas tanto do carregador quanto da bateria (estacionária, ciclo profundo, selada, para carro, moto, para nobreak etc etc). Qual conjunto acreditam que seja adequado?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rhtsouza ,

 

O vendedor parece bom mas não entende sobre o que ele está vendendo... o carregador carrega vários tipos de baterias, inclusive as de chumbo-ácido comuns kkkkkk

 

O problema é essa fonte externa.... ele não fala a capacidade de corrente dela, que para atender os limites do carregador tem de ser de no mínimo 5A.

 

Mesmo se for, não recomendo a compra, pois eu te passei um que é cópia perfeita dele com a marca Turnigy, que já vem com a fonte interna e o preço é quase o mesmo.

 

Já ví muita gente reclamar de mau contato nos conectores que ligam a fonte externa ao carregador.

 

E em nome da facilidade e tamanho, continuo com uma bateria do tipo que você comprou, pode ser de 7Ah ou de 12Ah, o que importa é comprar uma que venha com nota fiscal e garantia de 12 meses, senão pode receber uma já recondicionada que nao vai durar 6 meses ou nem fornecer a capacidade escrita nela.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, aphawk disse:

Mesmo se for, não recomendo a compra, pois eu te passei um que é cópia perfeita dele com a marca Turnigy, que já vem com a fonte interna e o preço é quase o mesmo.

Parece ser bom mas não vem com a fonte, Tensão de entrada: 11 ~ 18V

O kit carregador, fonte e cabos sai por 225... salgaado rs

 

Achei este por R$180 e já vem com fonte 5A e cabos.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-858788782-imax-b6-80w-carregador-balanceador-bateria-airsoft-fonte-5a-_JM

Posso comprar sem medo @Sérgio Lembo@aphawk ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, rhtsouza disse:

Parece ser bom mas não vem com a fonte, Tensão de entrada: 11 ~ 18V

 

A descrição do anuncio do link que te passei diz que é o B6AC . Mas a foto nao tá dizendo isso .... acabei de verificar e realmente não é o modelo B6AC .... mais um que vende gato por lebre .... esquece !

 

Acabei de verificar o seu link do ML,

esse serve sim, embora o anuncio nao fale, esse carregador também carrega baterias de chumbo-ácida, pode verificar no manual.

 

 

adicionado 20 minutos depois
5 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

o anúncio diz:

carregar e balancear baterias Lion, LiPo, LiFe (A123), NiCd e NiMH.

-OUTPUT: 12V -----5A

Aparentemente é programável, mas não consegui entender se dá para programar aquilo que uma bateria de chumbo 12V nominais necessita.

 

Pois é ... mais um vendedor que nem sabe o que vende kkkk 

 

Ele carrega tambem as baterias de chumbo-ácidas, eu tenho um desse faz bastante tempo, e carreguei várias vezes a bateria de minha moto.

 

Mas troquei o firmware original dele por um outro firmware, um projeto open-source, que deu ainda mais versatilidade e recursos, e ficou ainda melhor,

carrega até baterias de Zi-Mh.

 

Ah, e você pode também ligar um desses conversores seriais-usb nos terminais do sensor de temperatura, ligar em seu computador, e ele envia a todo instante todos os dados da carga, para você capturar em uma planilha Excel,

e pode ver todos os gráficos. Muito legal !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, aphawk disse:

Ah, e você pode também ligar um desses conversores seriais-usb nos terminais do sensor de temperatura, ligar em seu computador, e ele envia a todo instante todos os dados da carga, para você capturar em uma planilha Excel,

e pode ver todos os gráficos. Muito legal !

Isso é bacana, mesmo. Um outro troço que achei massa é o voltímetro/amperímetro, seria uma mão na roda.

image.png.0f1a8b7355ecbac3787afe85f5ff2773.png

 

E este aqui? Pelo que diz faz a carga lenta com 2A, estabiliza em 14V e entra em flutuação quando completada a carga, além de ser bem mais em conta. Será que vale à pena?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-786468562-carregador-bateria-automotivo-carro-moto-12v-2ah-150amperes-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A descrição é boa, corresponde as suas necessidades, mas se olhar as opiniões vai encontrar descontentes tb. É interessante que o carregador tenha uma corrente de saída baixa para não ferrar a sua bateria por excesso de corrente. Saída de 2A é um pouco alta para a bateria de 7Ah que tem aí, o recomendado para carga de estacionária é até 20% do Ah nominal, 1,4A no seu caso. Como disse que essa bateria já não está essas coisas, comprou de promoção, talvez seja velha/recondicionada e pretende substituir por uma de 12Ah nova, sem promoções malucas, esse do anúncio vai encaixar feito uma luva.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

A descrição é boa, corresponde as suas necessidades, mas se olhar as opiniões vai encontrar descontentes tb. É interessante que o carregador tenha uma corrente de saída baixa para não ferrar a sua bateria por excesso de corrente. Saída de 2A é um pouco alta para a bateria de 7Ah que tem aí, o recomendado para carga de estacionária é até 20% do Ah nominal, 1,4A no seu caso. Como disse que essa bateria já não está essas coisas, comprou de promoção, talvez seja velha/recondicionada e pretende substituir por uma de 12Ah nova, sem promoções malucas, esse do anúncio vai encaixar feito uma luva.

Pois é, também vi muitos descontentes, apesar da maioria ter classificado como 5 estrelas.

Quanto à bateria ainda não tenho certeza, pois ela até que está mantendo a carga. Em 2 ou 3 dias caiu de 12,65V para 12,49V. O legal daquele imax que o @aphawk é que dá pra regular tanto a tensão quanto a corrente, o que no futuro, se comprar uma de 12Ah ou até mais, ele continuará servindo muito bem. O único contra é o preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2/18/2018 às 18:34, rhtsouza disse:

Isto denota uma boa manutenção de carga, não?

Fincou em 12, 50V, ta segurando carga sim.

adicionado 2 minutos depois

Uma inovação bem possível, pensando no pouco tempo de duração e grande descarga da bateria: acham que daria certo jogar um Painel Placa Solar 5w 12v/18v Fotovoltaica Inmetro no sistema? Daria certo essa coisa de usar e carregar a bateria ao mesmo tempo ou complicaria muito em termos de circuito e componentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O xl6990 chegou. Vi que basta regular no parafuso mas não tenho certeza se devo regular para exatamente 9V ou um pouco a mais ou a menos...

 

Em 2/2/2018 às 10:58, aphawk disse:

Por exemplo, temos estes aqui que permite correntes até 2A apenas por causa do LM2596, embora o manual diga que ele fornece 3A, muitos queimam acima de 2A .....

Comprei dois xl6009, será melhor usar um somente para o ampli e outro para as saídas de pedais, já que o ampli consome sozinho quase 2A?

adicionado 47 minutos depois

Enfim a reta final. Tenho apenas mais essas poucas dúvidas quanto às ligações e a fixação do módulo serpic.

 

Estes orifícios na placa são para fixação?

Eu posso deixar colado na caixa de plástico ou devo usar um espaçador?

Posso usar parafuso e porca diretamente ou preciso isolar com buchas?

Devo acoplar dissipadores?

Obrigado

5a8e03886757c_esquema_serpic_fixao.jpg.81ce13c906b901e80609d558e4cebcc2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem pelo esquema tosco, mas seria este o modo certo de fazer as conexões?

 

Anteriormante liguei o 100nF direto nos conectores do P4 conforme recomendaram. Poderia fazer o mesmo com o 100uF? Ou seja, simplesmente deixar os dois soldados diretamente nos conectores do P4?

 

esquema_serpic1.thumb.jpg.345443247bd935d1e0ef3a479475b0c1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fique a vontade, não vai estragar em nada. Está até um pouco exagerado com tudo isso mas não te causará nenhum problema. A grande curiosidade é: essa bateria vai dar conta do rock?  Post aqui os resultados após alguns shows. E não se esqueça das pilhas de emergência!!! boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Fique a vontade, não vai estragar em nada. Está até um pouco exagerado com tudo isso mas não te causará nenhum problema. A grande curiosidade é: essa bateria vai dar conta do rock?  Post aqui os resultados após alguns shows. E não se esqueça das pilhas de emergência!!! boa sorte.

Bacana, @Sérgio Lembo , postarei o resultado sim. Quanto aos componentes, lembro que comentou ser algum preciosismo adicionar alguns elementos, mas preferi seguir à risca as melhores opções que vocês sugeriram.

 

A única dúvida que ficou seria sobre a ordem dos componentes conforme o esquema visual que postei e se posso soldar ambos capacitores diretamente no P4.

 

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2/21/2018 às 18:44, rhtsouza disse:

Estes orifícios na placa são para fixação?

Eu posso deixar colado na caixa de plástico ou devo usar um espaçador?

Posso usar parafuso e porca diretamente ou preciso isolar com buchas?

Devo acoplar dissipadores?

 

5a8e03886757c_esquema_serpic_fixao.jpg.81ce13c906b901e80609d558e4cebcc2.jpg

 

Posso usar dissipador (com placas de mica entre a placa e o dissipador) bem como parafuso e porca diretamente nestes orifícios ou preciso isolar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funcionou!!! Uhuu!!! Fiz um teste preliminar abrindo todo volume e ganho no canal mais distorcido e permaneceu funcionando. Com volume suficiente para me fazer sair da frente do ampli, inclusive, e continuou firme.

 

To pensando em deixar os conversores 7809 nas outras entradas porque já tinha soldado tudo no primeiro teste que deu problema com o ampli, já que o pedal consome muito menos e passou naquele teste. Apesar de ter comprado dois xl6009 por segurança, não sei se guardo e deixo os 7809 que já soldei ou se substituo pelo segundo xl6009. O que vocês acham hein?

 

Obrigado!!

adicionado 20 minutos depois

Só um detalhe me deixou meio encafifado, é o seguinte: montei o kit de forma integrada às entradas para o carregador. Ou seja, eu não preciso abrir a caixa para carregar, só plugo os pinos banana e ligo o carregador.

 

No entanto, quando liguei os conectores na bateria, estando já o xl6009 conectado ao sistema, saiu uma leve faísca no plugue da bateria. Isso não acontecia quando tinha apenas os 7809.

 

Isso me fez pensar que, uma vez que este módulo serpic parece ser "ativo", haveria problema em carregar a bateria enquanto está ligada ao sistema todo?

 

IMG_20180222_214316195.thumb.jpg.8dccf4d4f7dc1cf54ed09e83d85502c0.jpgIMG_20180222_214305352_HDR.thumb.jpg.8579a351cbac9edfcbb7f43b6465fae6.jpgIMG_20180222_214243076.thumb.jpg.5be50c3ac0944d8292518d2b22912c3e.jpg

 

 

Entradas pino banana para carregamento:

 

IMG_20180116_165458637.thumb.jpg.a24ecad9fa557988d3588d06ae07d494.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rhtsouza ,

 

Quando você coloca o pino, pode acontecer sim uma pequena fagulha pelo pico de corrente.

 

O ideal seria você colocar uma pequena chave liga/desliga, e só ligar a chave depois do pino estiver colocado.

 

Pode sim carregar enquanto está tudo ligado, mas talvez aconteça de ter algum zumbido ou ronco quando estiver carregando. Tudo depende do seu carregador....

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, aphawk disse:

@rhtsouza ,

 

Quando você coloca o pino, pode acontecer sim uma pequena fagulha pelo pico de corrente.

 

O ideal seria você colocar uma pequena chave liga/desliga, e só ligar a chave depois do pino estiver colocado.

 

Pode sim carregar enquanto está tudo ligado, mas talvez aconteça de ter algum zumbido ou ronco quando estiver carregando. Tudo depende do seu carregador....

 

Paulo

 

O carregador é o imax que você indicou, só estou esperando chegar.

 

Não inseri nenhuma chave liga/desliga nem pretendo colocar pois já está com pouco espaço. Considerando que não vou ficar conectando/desconectando a bateria sempre, estas faíscas eventuais não são motivo de grande preocupação ou recomendaria colocar o interruptor?

 

Obrigado!

adicionado 20 minutos depois
20 minutos atrás, rhtsouza disse:

 

O carregador é o imax que você indicou, só estou esperando chegar.

 

Não inseri nenhuma chave liga/desliga nem pretendo colocar pois já está com pouco espaço. Considerando que não vou ficar conectando/desconectando a bateria sempre, estas faíscas eventuais não são motivo de grande preocupação ou recomendaria colocar o interruptor?

 

Obrigado!

 

Ou seja, não corro o risco de danificar a bateria ou o serpic em função destas faíscas eventuais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...