Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alimentação Portátil para Amplificador 9V


rhtsouza

Posts recomendados

19 horas atrás, rhtsouza disse:

Um detalhe "interessante". O serpic que configurei com 9,03V na saída ficou um bom tempo neste valor mas hoje, depois de finalizar o projeto e medir novamente agora está em 9,09V. Sequer desencaixei de onde estava, apenas soldei novamente os conectores de saída para distriubuir aos outros P4. É comum sofrer este tipo de variação sozinho?

 

Opa que bom !!!  Aguardamos o seu vídeo, ok ?

 

Quanto a essa alteração, pode ser causada pela temperatura. Veja : foi uma variação de 0,06V em 9, que dá 0,67% no total. Se reparar na documentação do CI, a variação com a temperatura é ainda maior do que isso !

 

Não esquente com variações de até 5%. Com certeza está dentro da tolerância.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, aphawk disse:

 

Opa que bom !!!  Aguardamos o seu vídeo, ok ?

 

Quanto a essa alteração, pode ser causada pela temperatura. Veja : foi uma variação de 0,06V em 9, que dá 0,67% no total. Se reparar na documentação do CI, a variação com a temperatura é ainda maior do que isso !

 

Não esquente com variações de até 5%. Com certeza está dentro da tolerância.

 

Paulo

 

Legal! Não sabia que a temperatura pode causar estas variações!

 

Mas acho que desta vez o motivo foi outro. Primeiro percebi que a porca que tinha rosqueado até a metade do parafuso, para servir de retentor do cooler, tinha sumido. Depois percebi a variação na tensão de saída do serpic e liguei os pontos: quando usei um motor de protético para alargar o buraco para os interruptores novos a trepidação na caixa fez com que a porca se soltasse e o serpic mudasse levemente a tensão. Só pode ter sido isso porque não usei mais o kit desde os problemas com os interruptores antigos.

 

Sim, logo mais posto um vídeo! Ela está carregando... Aliás, agora fica tudo desligado enquanto carrega, o que deve aumentar a vida útil dos componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vídeo com o kit funcionando

http://www.whestudio.com.br/kit/VID_20180320_165758057.mp4

Agora ta com mais cara de algo que funciona, com as luzes dos interruptores e o ruído do cooler que, inclusive, dá para diminuir já que está vibrando junto à caixa. Mas nada preocupante, é bem baixo.

 

Vídeo da parte interna (ficou com pouca iluminação, depois faço outro melhor)

http://www.whestudio.com.br/kit/VID_20180320_165930641.mp4

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Prezados Sérgio e Paulo, boa tarde!

 

Tenho usado o kit constantemente e vem se apresentando muito estável, mesmo com aquele serpic tostado da época em que não tinha cooler! Ainda assim gostaria de fazer uma melhoria, gostaria de implementar um componente que desligue defitinivamente caso a bateria descarregue demais.

 

Acontece às vezes de usar por muito tempo e descarregar completamente, nestes casos o kit fica desligando e ligando sozinho pois ele chega a 0v, desliga, sobe novamente para uns 2 ou 3v e liga de novo, tudo em questão de segundos.

 

Isso ainda não aconteceu mas se um dia eu não estiver por perto os pedais ficarão ligando e desligando sozinhos constantemente, sem falar no ruído que isto causa no amplificador.

 

Existe alguma forma de fazer com que o sistema desligue e não ligue novamente quando a carga baixar demais? (em geral a bateria estabiliza em 10.x V quando muito descarregada, caindo mais somente quando está próxima a ficar completamente descarregada).

 

Obrigado!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o circuito abaixo vai ter que substituir o botão de liga por este circuito. Vai ter um botão de liga e outro de desliga. Ao contrário do atual esses 2 são do tipo que retorna, tal qual os usados em campainha. Se utilizar do tipo que fica fixo na posição não vai funcionar.

Do jeito que o circuito está desliga quando a bateria cair para menos de 10,2V. Eliminando o resistor R7 o circuito desligará quando a bateria estiver a menos de 10,4V.

Nas lojas de eletrônicos tem umas plaquinhas pré-furadas padrão. Com uma placa pequena do tamanho de uma caixa de fósforo consegue montar o circuito. Sobre o relé encontra fácil modelos para soldagem em placa de circuito impresso.

Sem título.png

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Com o circuito abaixo vai ter que substituir o botão de liga por este circuito. Vai ter um botão de liga e outro de desliga. Ao contrário do atual esses 2 são do tipo que retorna, tal qual os usados em campainha. Se utilizar do tipo que fica fixo na posição não vai funcionar.

Do jeito que o circuito está desliga quando a bateria cair para menos de 10,2V. Eliminando o resistor R7 o circuito desligará quando a bateria estiver a menos de 10,4V.

Nas lojas de eletrônicos tem umas plaquinhas pré-furadas padrão. Com uma placa pequena do tamanho de uma caixa de fósforo consegue montar o circuito. Sobre o relé encontra fácil modelos para soldagem em placa de circuito impresso.

Sem título.png

 

 

Muitas vezes quando está marcando 10,0V ainda tem bastante carga... gostaria de configurar algo como < 5V.... Em geral fica bastante tempo rodeando os 10V antes de acabar a carga. Não há como configurar uma tensão customizada para desligamento assim como configurei o serpic (via parafuso)? Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com 10,2V já está bem no final. Não se deve descarregar a bateria para menos de 20% de carga, estraga.

Eliminando R7 e colocando 22K em R1 o sistema desligará em 9,9V. Não abuse da bateria utilizando-a no talo. O fato do Sepic conseguir extrair a partir de baixa tensão não significa que a bateria irá suportar até mesmo porque o circuito visa proteger a bateria de descarga excessiva.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Com 10,2V já está bem no final. Não se deve descarregar a bateria para menos de 20% de carga, estraga.

Eliminando R7 e colocando 22K em R1 o sistema desligará em 9,9V. Não abuse da bateria utilizando-a no talo. O fato do Sepic conseguir extrair a partir de baixa tensão não significa que a bateria irá suportar até mesmo porque o circuito visa proteger a bateria de descarga excessiva.

 

Sim, lembro que falou sobre não descarregar demais pois pode danificar, mas como esta bateria de 7A não aguenta mais que 6 ou 7hs estou gostando do fato de poder descarregar ao máximo. Não estou me importando muito se vai durar menos, já que comparando o custo de uma bateria de 12V com o que gastaria com baterias de 9V já supera e muito a relação custo/benefício que estou tendo.... No futuro pretendo aumentar esta capacidade, comprar uma bateria maior, uma caixa maior e migrar todo o circuito etc... aí sim fará sentido preservar a bateria da forma que citou.

 

Mas 9,9V realmente já melhora muito. Não me lembro de ter visto estagnar em menos de 10V, então creio que vá funcionar.

 

Obrigado mais uma vez!

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá pessoal, boa noite

 

Ontem, após usar por algumas horas, a bateria descarregou. Fui tentar carregar na sequência porém deu erro "low voltage" então deixei para recarregar hoje, no entanto fica aparecendo "connection break". Tentei mais de 10 vezes sempre com o mesmo erro, exceto por uma única vez em que apareceu "full charge" segundos após iniciar o carregamento.

 

Testei os cabos de alimentação tanto do kit quanto do carregador com o multímetro, assim como testei o transformador do carregador e está tudo certo. Cheguei a desconectar a bateria do kit e tentar o carregamento direto nos plugues da bateria, mas sempre dá connection break.

 

O carregador ainda está na garantia mas... é possível que seja algo com a bateria? Acreditam que alguma falha na bateria pode estar causando estes erros? Ela está com 9.38V no momento.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, rhtsouza disse:

Olá pessoal, boa noite

 

Ontem, após usar por algumas horas, a bateria descarregou. Fui tentar carregar na sequência porém deu erro "low voltage" então deixei para recarregar hoje, no entanto fica aparecendo "connection break". Tentei mais de 10 vezes sempre com o mesmo erro, exceto por uma única vez em que apareceu "full charge" segundos após iniciar o carregamento.

 

Testei os cabos de alimentação tanto do kit quanto do carregador com o multímetro, assim como testei o transformador do carregador e está tudo certo. Cheguei a desconectar a bateria do kit e tentar o carregamento direto nos plugues da bateria, mas sempre dá connection break.

 

O carregador ainda está na garantia mas... é possível que seja algo com a bateria? Acreditam que alguma falha na bateria pode estar causando estes erros? Ela está com 9.38V no momento.

 

Obrigado

 

Testei o carregador em uma bateria nova e correu tudo normalmente. É a bateria mesmo. Até que durou, quase um ano descarregando completamente...

 

Resolvido!

 

Uma curiosidade pela qual talvez se interessem: às vezes ligo o ampli no seu transformador e uso o kit somente para os pedais, mas quase sempre ocorre interferência da rede elétrica. Já quando ligo todos no kit fica um som bem limpo.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando que dos 12.8V (logo após recarregamento completo) até os praticamente 0V estou tocando em torno de 140 minutos, poderia assumir como correto o seguinte cálculo?

 

140 * 80% = 112 minutos de descarga segura

 

Logo, uma bateria de 28Ah proveria 448 minutos de descarga segura.

 

Poderia afirmar isso assim desta forma linear? Ou há variações de uma bateria de 7Ah para outra de 28Ah?

 

(Tentando um equilíbrio entre autonomia, peso e grana)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre essa conta até deve passar dos 448 minutos se levarmos em conta que numa bateria com 4x mais Ah a descarga representará 1/4. Nas baterias quanto menor for a descarga em relação a sua capacidade melhor é o desempenho.

Nessa bateria de 7Ah usaste sempre no limite e com isso acabaste mais rápido com a vida útil dela. Com uma bateria mais gorda a fazer o mesmo serviço a descarga representará menos da sua capacidade e a expectativa de vida útil se ampliará bastante por conta de um uso menos abusivo além da vantagem de te dar maior possibilidade de uso nas suas apresentações. A desvantagem além do maior desembolso é o maior volume e peso a transportar, mas isso faz parte.

Nas seleções do desarme acabou se utilizando uma tensão bastante baixa para proteção da bateria. Já que vai comprar uma maior não seria o caso de selecionar uma tensão de proteção mais elevada? No desenho abaixo a tensão de desarme ficava em 10,2V, 300mV acima da atual montagem. Pode parecer pouco mas faz grande diferença quando já se está no limite.

Sem título.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Boa noite Sérgio!

 

Não tinha visto sua última resposta aqui, acho que não recebi notificação...

 

Quanto ao sistema de desarme decidi não implementar por falta de espaço na caixa... Mas agradeço pelas instruções, no futuro pretendo fazer outro com uma caixa mais adequada...

 

A implementação que fiz nas últimas semanas foi inserir uma chave com três posições: fonte externa do adaptador 12v para os casos em que quiser usar uma corrente alternada / bateria 12v / desligado. Numa dessa coloquei um P4 fêmea ao lado da chave seletora, veja como ficou:

 

 

P_20190308_004400.jpg

adicionado 19 minutos depois

O motivo pelo qual entrei aqui no tópico novamente foi uma ligeira pane... Estava tocando há umas 4hs quando de repente o amplificador teve seu volume diminuído em torno de 1/4. Foi como quando as luzes da casa ficam em meia fase. Imediatamente desliguei o ampli e o kit e quando religuei em seguida, após poucos segundos, tudo estava normal de novo. Depois de um tempo aconteceu de novo então desliguei tudo.

 

Nos momentos em que aconteceu a falha estava com 4 camadas de som simultaneamente e usando todas as funções dos dois pedais mais a guitarra em tempo real. No entanto o volume do ampli estava em 40% e o dos pedais em aproximadamente 50%. Isso no modo limpo do ampli, apenas com uma leve distorção de um dos pedais. Ou seja, não estava exigindo nem muito nem pouco, estava como sempre usei no último ano.

 

Com isso fui verificar cabos e fazer medidas com o multímetro e detectei que o xl6009 havia alterado sua saída para 9,23V ou seja, mudou sozinho ao longo do tempo pois inicialmente configurei com 9,03V. Então reconfigurado novamente para o mais próximo que consegui, está variando entre 9,02 e 9,03V.

 

Estou testando e até agora está tudo ok, mas fiquei encafifado...

 

Acha que o problema pode ter sido causado por estes 0,23V adicionais?

Ou será que o módulo já não está mais cumprindo corretamente sua função? Ou ainda, pode ser algum outro componente como aqueles resistores e capacitores, já na hora de trocar?

 

Queria medir a corrente mas não tenho certeza sobre a maneira certa ou se faz sentido... (Desencapado o positivo, ligo uma ponta em uma das varetas do multímetro, a outra vareta na outra ponta e ligo todo o sistema?)

 

O que acha amigo?

 

Obrigado!

adicionado 44 minutos depois

Segue foto da parte interna, está uma ligeira confusão rs mas verifiquei todas as soldas e estão firmes. Também não há nenhum curto já que o fio que estou usando é rígido (fios de cabo de rede)

P_20190308_013611_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre corrente de consumo, estes são os valores que constam dos manuais dos equipas:

 

Pedal 1: 195mA
Pedal 2: 7mA
Ampli: 186mA

 

No entanto tem aquela coisa que a gente discutiu quando disse que no adaptador Ac/dc de fábrica do ampli vem escrito 9V 2A 18W Max... (Até disseram que deveria ser algo genérico da Roland/Boss)... 

 

Ou seja, será que estou forçando demais usar os três em apenas uma xl6009? A pane aconteceu quando o som estava bem quente...

adicionado 26 minutos depois
16 minutos atrás, rhtsouza disse:

Ampli: 186mA

No caso do ampli também vem escrito 2,5W + 2,5W Power output, ou seja, nada a ver com os 18W do adaptador...

 

Pouco provável que esteja relacionado ao consumo pontual em momentos de maior exigência, né? Principalmente depois de passar um ano inteiro funcionando... Certo?

 

Então só pode ser uma dessas hipóteses:

 

- Desajuste para 9,23mA

- xl6009 já não bate bem

- Capacitor danificado

- Resistor danificado

 

Qual (is) mais provável (is)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se bem entendi estava tocando com o uso da fonte e não das baterias. Houve uma grande queda de energia que foi percebida pela queda de iluminação e do volume do som. Quando a iluminação voltou a ficar normal seu sistema voltou a tocar normal. O fato das fontes modernas suportarem uma grande variação de de tensão na entrada sem alterar o desempenho na saída não significa que essa variação não tenha seus limites, isto é, se a queda for excessiva haverá queda na tensão de saída. Amplificadores são sensíveis a variações de tensão de fonte e a queda do volume durante o evento foi um reflexo normal.

 

Sobre a variação de 9,03V para 9,23V do regulador após 1 ano. Para uma solução de baixo custo como a implantada está bom demais. Essa pequena variação não compromete a vida dos seus equipamentos. Verificar a cada 3 ou 4 meses a tensão e realizar um possível reajuste talvez não seja uma má ideia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Se bem entendi estava tocando com o uso da fonte e não das baterias.

Pior que não, foi usando a bateria. Desde que montei o kit usei com a bateria em aproximadamente 85% das vezes pois não tem interferência da rede elétrica, saindo um som bem limpo. O comentário sobre a meia fase foi em caráter de comparação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de ajustar o potenciômetro para 9,02V usei o sistema todo com a bateria e não houve problemas, mas usei por menos tempo e não tanta intensidade com a qual usei no dia em que deu problema no ampli. Estou supondo ser muito mais improvável um problema nele, deve ser algo com o sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente o regulador xl6009 está cozinhando, trabalhando no limite. Se procurar vai encontrar regulador sepic (step down-up) com maiores potências e, principalmente, com maiores dissipadores de calor.

regulador-de-tenso-step-up-down-ltc3780-

Este modelo possui o controlador separado dos 2 transistores de potência (abaixo dos dissipadores pretos). Ao contrário do xl6009 onde os transistores e o controle estão na mesma capsula, aqui o controle trabalha frio, apenas os mosfets ficam sujeitos a alta temperatura e aguentam fácil 125ºC, existem modelos que passam de 150ºC. Sai mais caro, quase R$ 100,00. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1174648221-regulador-de-tenso-step-up-down-ltc3780-5-32v-p-1-30v-10a-_JM?quantity=1

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ajuste de tensão é formado por 2 componentes: o potenciômetro e uma referência interna que faz parte do chip de controle. Quem está variando no seu regulador provavelmente é a referência interna por conta das altas temperaturas. Este tipo de potenciômetro é conhecido por ter boa estabilidade, muito difícil se ele a causa dos seus problemas. Já o chip, pelas marcas de calor que está fazendo na placa...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O módulo chegou hoje... Vi alguns tutoriais explicando suas funções mas estou com dúvidas sobre os valores que configuro nos potenciômetros:

 

Under voltage protection (VV): uns 15V?

 

Constant Current ( CC): segundo os manuais dos três equipas o consumo total não passa de 1a... mas não sei se é aconselhável disponibilizar uma corrente maior já que não sei se os equipas podem demandar picos de carga... este tipo de coisa faz algum sentido ou posso considerar que um aparelho nunca, em momento algum, vai puxar mais do que o current draw descrito em suas especificações?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/03/2019 às 19:59, rhtsouza disse:

O módulo chegou hoje... Vi alguns tutoriais explicando suas funções mas estou com dúvidas sobre os valores que configuro nos potenciômetros:

 

Under voltage protection (VV): uns 15V?

 

Constant Current ( CC): segundo os manuais dos três equipas o consumo total não passa de 1a... Quanto acha legal configurar?

 

Obrigado!

 

Tenho visto algumas referências que parecem meio contraditórias.. alguns materiais traduzidos automaticamente do chinês-inglês e juntando isso ao fato de não ser da área estou com dúvidas sobre como configurar.

 

A descrição da imagem abaixo procede?

Screenshot_20190317-163635.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse regulador necessita de uma fonte regulada de tensão para o ajuste da proteção de bateria. O que essa proteção faz é desligar o aparelho caso a bateria arreie para menos de 10V. No seu caso salvar a bateria pode prejudicar o show, é uma decisão que vai ter que tomar sozinho. A fonte de tensão para se fazer essa regulagem pode ser esse regulador sepic que está retirando daí. Supondo que queira ajustar a proteção de bateria em 10V faça esse roteiro:

1 - desconecte os aparelhos de som que tem na sua caixa, vamos trabalhar com mais de 9V.

2 - Ajuste o regulador velho para 10V na saida.

3 - ligue a entrada do regulador novo na saída do velho e vá reduzindo aos poucos o potenciômetro que protege a bateria até provocar o desligamento do aparelho. Pronto, regulou a proteção.

4 - retire o regulador velho da caixa e instale o novo na saída da bateria.

5 - ajuste a saída do aparelho para seus 9V

5 - reconecte seu som aos 9V

6 - enjoy

adicionado 19 minutos depois

Já que temos um ventilador instalado, não se esqueça de mirá-los bem na cara dos dissipadores pretos. São a única parte do circuito que aquece muito. O indutor entre eles tb aquece um pouco. O restante do circuito trabalha frio, não precisa se preocupar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/03/2019 às 19:59, rhtsouza disse:

O módulo chegou hoje... Vi alguns tutoriais explicando suas funções mas estou com dúvidas sobre os valores que configuro nos potenciômetros:

 

Under voltage protection (VV): uns 15V?

 

Constant Current ( CC): segundo os manuais dos três equipas o consumo total não passa de 1a... Quanto acha legal configurar?

 

Obrigado!

 

Tenho visto algumas referências que parecem meio contraditórias.. alguns materiais traduzidos automaticamente do chinês-inglês e juntando isso ao fato de não ser da área estou com dúvidas sobre como configurar.

 

A descrição da imagem abaixo procede?

35 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

vá reduzindo aos poucos o potenciômetro que protege a bateria até provocar o desligamento do aparelho. Pronto, regulou a proteção.

 

Desligamento do led do módulo novo, você fala?

 

Quanto a corrente, quanto sugere?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...