Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Pessoal, boa noite. Ganhei/emprestei um pioneer golfinho de um compadre meu. Ele tem entrada para disqueteira (que já estou usando de entrada de linha do meu pc) e sai em subwoofer, desde que configurado.

Esse radinho demanda, como todo pioneer, 10A de corrente. 

Toquei ele em uma fonte trony de 200W, AT (não ATX) e tocou de boa na entrada de linha, bem como CD. Entendo que seja para sobrar esses 10A... buenas

Eu tenho no pc uma Corsair TX750. Eu pretendo usar essa fonte para ligar no pioneer. Usaria o pioneer de amplificador de sub, da saída sub da placa de som... Se eu usar duas fontes diferentes dá ronco, porque eu só tenho fontes ATX em casa, e são fontes não nada muito boas. Entendo que se usar o a fonte do pc para alimentar, visto que o circuito todo estaria "alí"... eu isolaria DDP e por conseguinte roncos....

2) carneei um nobreak SMS que tava tomando espaço, e separei dele as baterias 

bateria-csb-gp-1272-f2-12vdc-28w-72ah-sm

E alguns IRF, enfim, a placa toda.

Penso em montar um carregador de bateria para ela, com um trafo de 12V/3A que tenho, com o LM324 e o LM338. Terá flutuador e claro, carregador. 

3) e penso em usar um dos 2 relés dos 5 que tem na placa desse sms para chavear positivo e neutro.

Estes

S_629421-MLM20784063105_062016-O.jpg

Seria assim... ao ligar o pc, ele "chaveará" para o pc... desligando a memória/alimentação da bateria. O PC alimentará a memória e a bateria do pioneer. Quando o pc desligar, o relé chaverá para a bateria. Se eu quiser usar ela para alimentar o pioneer, poderia, mas não é o intuito, e sim manter as configurações

Poderiam me ajudar a montar? eu ainda não sou craque nesses relés

• Membro VIP
Postado

penso que nem precisa de relé (a não ser que queres brincar mesmo). Altere a fonte pra 13.8V e aplique em paralelo com bateria/sistema. Pensando bem, 14.5V e um diodo em série pra bateria não se descarregar na fonte...

• Membro VIP
Postado

Ah é mesmo.sorry.  Uma alternativa seria: faça o que falei com uma outra fonte só pra bateria. E que esta fonte seja ligada pela fonte 12v do pc. Aí sim entraria relé.

• Membro VIP
Postado

De fato penso que não entendi direito. Fonte, trafo, bateria... Bateria seria pra manter algo como standby ou algo do gênero?

De fato de uns tempos pra cá estou entendendo, vendo, escutando tudo de maneira digamos... mais madura kk

Só não me diga (como certas pessoas cronologicamente coincidentes:tw_angry:) que não tentei ... ;)

• Haha 1
Postado

Pelo que entendi a função da bateria é apenas guardar a memória do rádio, quem vai "fazer o serviço pesado" de ligar o radio, amplificador dele e tudo mais, é a fonte do computador.

É isso?

Se for, é só fazer o seguinte:

Seu rádio tem o fio da memória e o da alimentação, pra não complicar deixe os dois ligados juntos.

Quanto ao relé, é simples de ligar, veja:

rele00.gif

O desenho já explica, mas como foi feito para outra coisa precisa de outra explicação:

Ali onde está escrito +12V, no pino do meio se liga os dois positivos do rádio.

No pinos marcado como 5 e 2 se faz um jumper e liga ao positivo da fonte do computador.

No pino 4 liga o positivo da bateria/carregador.

E por fim no pino 1 se liga ao negativo, no caso todos (do rádio, da bateria e da fonte do PC).

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Isadora Ferraz  é que quando o pc ligar, eu teria de desligar a memória... se não daria encrenca entende.

Como o fio de memória é separado, mas ele pode ser ligado junto ao BAT (+) eu só chaveio A ou B... como eu tenho vários relés, eu iria usar ele... daí a eletronica faria o serviço para eu.

Hoje tenho de lidar nos cabos sata, refazer..... em breve mais resultados

Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Se rádio tem fio de memória separado, acionado o minimalismo, continuo achando que não precisa de relé...

:confused:

O fio da memória é justamente o fio que aciona o amplificador, no caso do carro ele vai diretamente a bateria. 

O outro fio serve pra desligar o rádio na chave, este passa pouca corrente por ele. 

Por esse motivo é que complica, se deixar a memória ligada na bateria de no break direto é ela que fará o serviço pesado quando na verdade deveria ser a fonte do PC. 

Postado

Sabe informar qual o consumo desse fio de memória? Com tudo sendo microprocessado, essas memória tem um consumo muito baixo quando não estão lendo/escrevendo. Dependendo do quanto for baixo o consumo, um supercapacitor poderia manter essa memória por semanas ou meses por um custo e espaço infinitamente menor num esquema semelhante ao relógio do PC.

• Membro VIP
Postado
45 minutos atrás, Mestre88 disse:

fio da memória é justamente o fio que aciona o amplificador

Então convenhamos que o nome não está nada condizente com a função. Pois pra memorizar, pra mim, não precisa gastar energia. Algo como o questionamento do serjão cuja ideia de supcap é boa mas só na teoria. Supercap pode ser + caro que uma bateria

1 hora atrás, ilkyest disse:

é que quando o pc ligar, eu teria de desligar a memória... se não daria encrenca entende.

não kk. Mas a simplista ideia do relé acionado pelo 12v do pc te atende perfeitamente.

To tomando um remédio pra memória que é excelente! Chama memorizocot... não.. não é... fosfatoz...ah isso não importa! você acha ele na farmácia do ...é....errr.. Bem ela fica perto do.... do.... ahh xapralá....

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Mestre88 disse:

O fio da memória é justamente o fio que aciona o amplificador, no caso do carro ele vai diretamente a bateria. 

O outro fio serve pra desligar o rádio na chave, este passa pouca corrente por ele. 

Por esse motivo é que complica, se deixar a memória ligada na bateria de no break direto é ela que fará o serviço pesado quando na verdade deveria ser a fonte do PC. 

ki burro.jpg

o ACC é o fio amarelo, esse ignora....

Citação

Pois pra memorizar, pra mim, não precisa gastar energia.

@Isadora Ferraz estou confundindo com um volksline ETR-T que eu tinha, e ele tinha memória separada, e não tinha ACC, não me pergunte porque.

O consumo era de mAh... sei lá. Eu mantinha ela com baterias de 9V, kkkkk, saudade dessa gambiarra. Durava uns 4 meses a memória. Tinha toca-fitas (auto-reverse tá) e fm, sistema PLL... os jovens de hoje nem sabem o que é. Mantinha a configuração das memórias de FM, apenas.. visto que graves e agudos era num potenciometro bonitinho

@Sérgio Lembo  já "cunsertei" o enigma... o amarelo é ACC, para ligar na chave.. esquece.

Hoje achar o trafo.....

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...