Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hora do Upgrade: O que vale à pena hoje (MB, RAM e Proc.)?


Posts recomendados

Chegou o fatídico momento em que o sistema começa a ficar lento demais para o uso.

 

Uso para jogatina sem abusar dos efeitos (até hoje sombras no low e todo o efeito de água é reduzido ao mínimo de cada game), multimídia, internet e, principalmente, para modelagem no Blender.

Apesar de ser um programa de modelagem 3d, algumas ferramentas ainda usam muito da CPU (simulação de física). Dito isso, eu preciso de uma máquina que segure por mais uns 3 ou 4 anos, então eu ficaria feliz de ter um processador que não seja super gastador de energia nem que esquente muito. (Nunca faço overclock, à propósito)

 

Eis as configurações da máquina atual (conforme Speccy):

  • Windows 7 Ultimate 64-bit SP1
  • CPU Intel Core i5 3350P @ 3.10GHz Ivy Bridge 22nm Technology
  • RAM 8,00GB Dual-Channel DDR3 @ 666MHz (9-9-9-24) (2 pentes de 4 gigas)
  • Placa-Mãe ASUSTeK COMPUTER INC. P8H61-M LX3 R2.0 (LGA1155)
  • Placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB (Gigabyte)
  • Armazenamento 2 HDs de 1 tera (1 Seagate e 1 WD)
  • Fonte Corsair 550 ou 600W (não lembro)

 

A Placa de vídeo, a princípio, é nova e está boa, idem com os HDs. Então, o que precisa de troca é Sistema Operacional, CPU, RAM e, principalmente, a Placa-Mãe.

 

Orçamento máximo para os upgrades: R$ 1600,00 em salgadas prestações (preço a débito não adianta)

 

Graças à colossal conveniência do Spectre e do patch que, por coincidência, capa mais o desempenho quanto mais antigo for o seu sistema, eu vou precisar migrar para o windows 10 e pegar um processador mais atual. Aqui que começam os problemas:

 

- Mais do que números, eu quero um sistema "à prova de futuro", que eu não precise mudar em um ou dois anos porque essa ou aquela característica se tornou padrão e quem não tem fica de fora (Windows 10 encrenca com placa-mãe antiga por causa do UEFI, por exemplo), então o ideal seria pegar uma peça mais "nova", mesmo que isso custe um pouco de desempenho.

 

  • - PROCESSADOR : Na intel, eu fico na categoria dos i5: uso além do básico, mas nada que necessite uma peça top de linha. Não entendo nada de AMD e meu último foi um K6-2 de 500MHz. Nisso vêm as questões:
    • Quando vem a geração 9?
    • É melhor esperar ou ainda vale à pena investir nos geração 7 e 8 (ainda com o lance das vulnerabilidades e os patches come-desempenho em mente)?
    • E quais os equivalentes da ATi?
    • Algum recurso essencial que seja diferente entre processadores Intel e ATI?
    • ATi ainda esquenta e gasta muito mais energia que os intel de desempenho similar ou isso já é coisa do passado?
       
  • - PLACA-MÃE: Não entendo droga nenhuma do que precisa prestar atenção numa plca mãe, apenas sei das necessidades em termos de conexões
    •  No mínimo 3 entradas SATA 3
    • Entrada PCI Express x16 (não pretendo usar SLI, então diversas entradas não é um diferencial importante)
    • Suportar 16 gigas de RAM ou mais, DDR3 ou padrão mais rápido e moderno, se houver
    • ter várias portas USB e, quem sabe, algumas USB 3.0 seria algo interessante para o futuro.
    • Foco em confiabilidade e durabilidade:
      • Overclock não é foco
      • Luzinha não faz falta nenhuma (já desliguei na placa de vídeo e no mouse)
         
  • MEMÓRIA RAM: 2 pentes de 8 gigas para trabalhar em paralelo. DDR 3 1600mhz ou mais rápido. Não acho que precise de adicionais específicos para jogador hardcore (dissipadores e ventoinhas só para a memória, por exemplo).
    • DDR4 vale à pena hoje em dia ou as vantagens ainda não justificam o preço?

 

Se sobrar algo e, dependendo do preço, eu já fecho o pacote com um SSD custo-benefício só para o sistema operacional e programas essenciais (office, antivírus, etc.)

 

Grato desde já pelas sugestões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dukemagus Olha, o melhor q você vai conseguir com esse orçamento é um AMD Ryzen 5 1400 com placa-mãe B350 e 8gb RAM DDR4. Não compensa investir em DDR3 hoje, já é defasado, nenhum processador recente trabalha com DDR3. Intel 7ª considere morta, os AMD Ryzen tem desempenho multitarefa maior e custam menos. 8ª gen por enquanto você só consegue com placas-mãe top de linha, q custam 700 pila, então estoura seu orçamento... 9ª gen tá previsto pro só pro 2º semestre se não me engano....


Sugiro pegar o R5 1400 por 630 parcelado na Cissa Magazine, acho q é o mais barato hoje. Placa-mãe, eu normalmente sugiro a Asus Prime B350 Plus ou então Asus TUF B350 Gaming, que são mais caras e tem uma excelente capacidade de OC, recursos, durabilidade, etc. Mesmo que você n vá fazer OC agora, seria bom ter a oportunidade quando precisar... Se realmente n faz nenhuma questão de OC (e tb porque o orçamento é apertado), pode ir numa placa-mãe A320, o Kabum tem a mais barata, 350 pila, mas essas placas baratas n são exatamente o melhor em durabilidade/confiabilidade... E 8gb DDR4 (1 pente só), normalmente o ML tem bons preços com frete grátis e parcelado (mas a maioria n tem nota, se você fizer questão..). E mais pra frente, pega outro pente de 8gb...

 

Com essa cfg, você vai empurrar sua GTX 1060 tranquilamente e vai ter um excelente multitarefa, porque o Ryzen 5 1400 é 4 core 8 threads.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, o ideal é jogar para cima o orçamento e pegar um ryzen 1600.

Placa-mãe eu achei essa b350 plus e mais um monte de b350 das mais diversas marcas... não sei as diferenças entre elas.

E a dica sobre memória é a mais sensata.

 

Agora é ver se alguma loja aceita um desconto chorado no "combo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...