Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacidade "protetora" de um estabilizador


Posts recomendados

Olá a todos.

Procurei pelo fórum, mas não achei nenhum tópico atualizado sobre o tema.
 

Estou em discussão com alguns colegas sobre o quanto estabilizador é prejudicial aos PCs de hoje, e então uma pessoa argumentou que pelo menos ele consegue ser uma proteção contra raios, na medida em o fusível queima e impede a passagem de corrente, apenas não segurando descargas extremas.

Até onde eu tinha noção, nenhuma descarga elétrica oriunda de raio encontraria qualquer bloqueio que fosse. Ainda mais em um estabilizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte, de boa qualidade, também fará esse serviço...

 

Agora, contra raios não há milagres...tire da tomada e pronto.

 

Nem empresas, com todo dinheiro do mundo, possuem segurança total, 100% infalível contra raios...

 

O tópico sobre estabilizadores está fixo no fórum. É só fazer a busca.

 

O uso do estabilizador no Brasil se difundiu pela falta de boas fontes no mercado, principalmente no final dos anos 80 e início dos anos 90. Simplesmente não tinha nada disponível que não fosse lixo...e mesmo quem comprava nos EUA, acabava comprando lixo por falta de conhecimento/divulgação.

 

(Quantas pessoas não compraram PCs em Miami, em "loja de brasileiro", nos anos 90...rsrsrsrs)

 

Para quem usa as fontes "bomba", inclusive umas que nem marca possuem, o uso do estabilizador até pode se justificar...

 

Agora, uma fonte minimamente decente já o torna desnecessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao mal que eles fazem às fontes, fique tranquilo. Sei disso há uns bons anos e foi aqui que aprendi, inclusive.

 

O que eu queria era entender a possibilidade de haver uma chance mínima do estabilizador segurar alguma descarga vinda de raio. Até onde entendo, se vem raio, torra tudo o que tiver no caminho. Não vai ser um fusível que vai salvar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fontes certificadas e de qualidade possuem sistemas internos de proteção similares ao dos estabilizadores.

Já usei estabilizador no passado, queimava o fusível com queda de energia pra ter uma ideia...

 

Tenho uma máquina de corte a laser que a fonte dela custa R$2.000,00.

Começou a chover, caiu um raio e advinha... torrou ela. E olha que possuo sistema contra esse tipo de situação, mas nada adiantou.

 

Se estivesse com o estabilizador provavelmente teria levado ele junto com o prejuízo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller

 

Basicamente, o fusível "queima" por conta do derretimento causado pelo aumento de temperatura provocado pelo aumento de uma tensão "X".

 

Ou seja, ele suporta uma temperatura determinada, resultado de uma tensão "X"...com o aumento da tensão, a temperatura sobe e derrete o material que faz a ligação.

 

O raio gera um aumento muito rápido na tensão...não dando "tempo" hábil para o derretimento do material no fusível. Ou seja, o contato não é interrompido em tempo hábil, queimando tudo...inclusive o fusível!

 

É, bem basicamente, essa a ideia...

 

Deixe o pessoal que entende (Faller) vir aqui e explicar com muito mais propriedade!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O colega Fokas deu uma visão bastante simplificada mas corretíssima acerca da proteção que um fusível agrega..

Quem faz com que o fusível rompa, se funda, é na verdade a corrente elétrica que por ele circula. Essa corrente, quando atinge valores excessivos, providencia o superaquecimento do material fusível de que é feito (geralmente uma liga metálica) e faz com que esse se funda, interrompendo a passagem da corrente elétrica. Isso é um evento que demanda tempo, geralmente um tempo que excede aquele tolerado para bem proteger um equipamento eletrônico.

Conforme for essa sobrecarga de corrente um fusível pode levar até mesmo frações de segundo para interromper o problema.

Quando se fala em proteção, dentro da eletrônica, os tempos considerados seguros para qualquer ação podem até mesmo girar em torno de 0,000001 segundos ou seja, micro segundos. Um fusível em um estabilizador ou qualquer outro dispositivo que se apresente, reagindo em 0,1 até 1 segundo vai só impedir que o equipamento supervisionado prenda fogo, mas já com defeito...

Os dispositivos mais comuns que se conhece para efetiva proteção se chamam varistores e seus tempos de ação estão na ordem de 0,00000001 segundo (10 nano segundos).

É por isso que eles ocupam a enorme maioria dos filtros de linhas/proteções decentes..

 

Estabilizador e seu fusível quando muito protegem a eles mesmos de não pegar fogo, isso se conseguirem, o que nem sempre acontece..

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só quero complementar dois detalhezinhos, os quais vivi diretamente:

 

1) A difusão do uso de estabilizadores no Brasil veio até antes dos anos 80 e mesmo da invenção do PC, desde quando me lembro nos anos 60. Mas não para proteção da "sobre" e sim da "sub" tensão, graças à precária situação da rede elétrica nacional na época. Até em geladeiras a gente precisava usar.

 

2) Nenhum fusível de estabilizador ou filtro de linha protege do raio "cheio", mas se ele atingir um ponto já um pouco mais distante, ah, protege sim. Vivi isso não com a rede elétrica, mas com as famigeradas plaquinhas fax modem. Tive algumas queimadas na vida, mesmo quando adquiri o hábito de desconectar, mas pow, tinha dias que não tinha ninguém em casa. Então criei vergonha na cara e comprei filtro de linha com passagem do telefone.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Mozts disse:

Os colegas entendidos já explicaram e fizeram a parte madura, então permitam-me ser infanto-juvenil:

 

Estabilizador proteger contra raio?

 

giphy.gif

 

A minha reação interna foi similar quando li a pessoa comentar isso, PODE ACREDITAR! Mas quis me armar com conhecimento pra instruir a pessoa a não falar isso de novo nunca mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@faller

 

Li em algum lugar que os estabilizadores de hoje já possuem alguma proteção contra surtos que inclusive seria exigência legal.

 

Procede essa informação ?

Sim, procede. Na verdade a enorme maioria dos estabilizadores, antes de 2008, vigência dessa nova norma, nenhum estabilizador teria por obrigação ser equipado com dispositivos de proteção contra surtos. Depois da nova normatização passaram a ter obrigação de agregar tais dispositivos mas a norma não determina em que quantidade e entre que fios....  Resultado: Os fabricantes de estabilizadores em grande parte colocaram o menor e mais barato dos varistores entre fase e neutro somente, ofertando uma proteção bastante débil, fraca..

Repara em uma proteção dessas de régua de tomadas, das mais simples,como tem em nossos filtros de uma boa proteção americana..

01APCP6BEmbalagem.jpg&key=441581da75021e

 

07APCP6BVaristorescapacitordefiltro.jpg&

São pelo menos 3 Varistores, dos grandes, dispostos entre fase e neutro, entre neutro e terra  e entre fase e terra.

 

Esse outro dai apresenta 9 varistores dos grandes...

07ProtetorBelkinVisodaplacadoladoco.jpg&

 

00ProtetorBelkinMFGPartBE108230FC06.jpg&

 

Sem definir uma qualidade mínima da proteção o fabricante de estabilizador coloca lá dentro um miserável varistor de 5 mm, que custa menos de 10 centavos, e desse modo cumpre a norma... Esse é o Brasilzão..

 

 

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...