Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu computador vai aguentar uma GTX 1060 de 6GB?


Posts recomendados

Eai moçada, tudo em cima? Seguinte, estou pensando em aposentar minha velha GTX 650 Ti Boost de 1 GB e trocar por uma GTX 1060 de 6 GB,  mas fiquei na dúvida se o meu PC vai conseguir aguentar o tranco, principalmente por causa do processador, por ser um Phenom II X6. Vi muitos usuários no YouTube com esse processador e uma GPU robusta rodando jogos beleza, mas sabe-se lá se é verídico né? No meu computador, as únicas coisas mais velhas são a placa-mãe e o processador, o restante foi tudo comprado há pouco tempo. Não queria gastar muito dinheiro, e não tenho capacidade de comprar um PC novo (pois me custaria uns 4 mil reais no mínimo), mas achei umas placas GTX 1060 de 6 GB por até uns 1500 reais. Até nesse preço eu animo. E como o processador já é bem guerreiro, possivelmente eu iria substituí-lo no futuro (em um ano mais ou menos, porque dinheiro não tá fácil!), no caso, acredito que teria que substituir a placa-mãe também.

 

Enfim, fiz um resumo pelo AIDA64, e segue abaixo as especificações do meu computador: (se tiver faltando alguma informação, por favor, me informe)

PS: Destaquei em NEGRITO as peças mais novas.


Computador:
Tipo de Computador PC ACPI de base x64
Sistema operacional Microsoft Windows 10 Pro
DirectX DirectX 12.0

placa-mãe:
Tipo de processador HexaCore AMD Phenom II X6 Black Edition 1100T, 3300 MHz (16.5 x 200)
Nome da placa-mãe Biostar A880GU3 (2 PCI, 1 PCI-E x16, 2 DDR3 DIMM, Audio, Video, Gigabit LAN)
Chipset da placa-mãe AMD 880G, AMD K10
Memória do Sistema 12288 MB (DDR3 SDRAM)
DIMM1: Corsair XMS3 CM3X8GA1600C10V2 8 GB DDR3-1333 DDR3 SDRAM (9-9-9-24 @ 666 MHz) (8-8-8-22 @ 609 MHz) (6-6-6-17 @ 457 MHz) (5-5-5-14 @ 380 MHz)
DIMM2: 4 GB DDR3-1333 DDR3 SDRAM (9-9-9-24 @ 666 MHz) (8-8-8-22 @ 609 MHz) (7-7-7-20 @ 533 MHz) (6-6-6-17 @ 457 MHz)

GPU:
Placa de vídeo EVGA GeForce GTX 650 Ti BOOST (1 GB)

Multimídia:
Adaptador de som nVIDIA HDMI/DP @ nVIDIA GK106 - High Definition Audio Controller
Adaptador de som Realtek ALC662 @ ATI SB750 - High Definition Audio Controller

Armazenamento:
Controladora IDE AMD PCI IDE Controller
Controladora IDE Controlador AHCI SATA Padrão
Controladora "Storage" Controlador de Espaços de Armazenamento da Microsoft
Disco rígido SSD KINGSTON SV300S37A240G (240 GB, SATA-III)
Disco rígido HD SAMSUNG HD502HJ (500 GB, 7200 RPM, SATA-II)
Drive óptico TSSTcorp CDDVDW SH-S223C (DVD+R9:16x, DVD-R9:12x, DVD+RW:22x/8x, DVD-RW:22x/6x, DVD-RAM:12x, DVD-ROM:16x, CD:48x/32x/48x DVD+RW/DVD-RW/DVD-RAM)

Periféricos:
Mouse Logitech Gaming Mouse G600
Teclado Multilaser Warrior Gamer Preto LED USB - TC167

Rede:
Adaptador de Rede Realtek PCIe GBE Family Controller (192.168.2.109)

 

E então galera, o que acham? Peço minhas sinceras desculpas pelo texto GIGANTE que escrevi.

Mas a dúvida principal é se vou conseguir rodar alguns jogos tranquilo (tipo Watch Dogs 2, Forza Horizon 3 < estou doido com esse jogo!!! , GTA V < que atualmente roda no low aqui pra mim), ou é melhor vender este PC e investir em um computador novo?

 

Ah, e se alguém tiver aí alguma DICA DE LINKS PARA EU COMPRAR UMA PLACA DE VÍDEO MELHOR COM PREÇOS MAIS EM CONTA por favor me avisem também :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Lobarinhas disse:

@lukasvelozo Qual modelo da sua fonte ?
E oia ... eu investiria num novo kit de cpu + placa-mãe + ram! Para depois pensar na GPU. Com 1500 você pega um kit bem legal!

@Lobarinhas Tenho uma de fonte Corsair CX500. O negócio é que digamos que minha prioridade maior por agora é rodar uns joguinhos legais (Forza, forza, forza!) , se eu gastar 1500 pra pegar outro kit, eu ainda precisaria de mais 1500 pra comprar uma placa de vídeo pra poder rodar os jogos, porque essa minha tá aguentando mais quase nada, ou seja, 3000 nessa brincadeira... Aí o que eu pensei: Vou comprar a placa de vídeo, e ir aguentando enquanto posso, assim que possível, trocarei o processador e a placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lukasvelozo Particularmente não confio muito nos testes de youtube. Diria que seu processador iria engasgar sim com a GTX 1060, o meu antigo i5 da sexta geração gargala-va ahuehauhauehauehauh
Talvez você pudesse pesquisar opções como GTX 960 ou 760TI, ou apostar numa GTX 1050Ti que é a atual custo x beneficio.
Se você for esquematizar para primeiro trocar a GPU e em seguida mudar o kit ... então apostaria na 1050Ti ou ate mesmo na GTX 1060 (de preferência para a de 6GB, caso contrario va para 1050Ti).
Mas isso se você primeiro mudar a GPU, e uns 5 ou 6 meses dps mudar o Kit para ficar legalzinho de vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lobarinhas Pois então... Eu também não estou confiando muito não, mas são muitos vídeos, todos rodando assim, bem tranquilo os jogos, um ou outro dando umas quedas de fps mas tipo, não fica menos de 30 FPS. Eu aqui não passo de 25 kkkkkkkkkk O que eu quero é passar um pouco menos de sufoco kkkkkkkkk até pensei mesmo em comprar a GTX 1050 de 4 GB, mas pela bagaça lá do bitcoin que aumentou os valores das GPUs, será que já não é melhor eu pegar a GTX 1060 de 6 GB, já que até uns 1500 acha, e até esse preço eu consigo comprar?

 

Bagunça ein?! kkkkkkkkkkk

adicionado 4 minutos depois

@Lobarinhas Ou será que compensa eu tentar vender o meu e inteirar pra comprar esse aqui (não conheço este site, mas tá com um ótimo preço?!). Problema é por até quantos reais eu conseguiria vender o meu PC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lukasvelozo Essa opção que você mostrou, o PC é muito bom e não ta caro!
Graças a essas "valorizações monstruosas das criptomoedas", as GPU's estão custando mais que um membro do corpo no mercado negro, mas isso não afeta as maquinas prontas!
Tenta ver o quanto voce levanta no seu PC :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lobarinhas Cara, quanto você acha que consigo vender o meu PC? Que aí se eu conseguisse vender por tipo uns 2000 ou até 2500 eu conseguiria comprar tranquilo esse outro PC :D o que você acha?

 

EDIT: E esse PC é Core i5, será que vai ser superior à esse meu? Porque provavelmente eu iria investir até uns 2000 no PC novo... aí acredito que compensaria mais a placa de vídeo, já que eu iria perder o SSD e 4 GB de RAM...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lobarinhas  Hahaha eu já sabia... :( Mas enfim... acho que vou de placa de vídeo mesmo, depois descolo um processador AMD superior, e fica tudo sossegado hehehe pelo menos vou poder rodar alguns jogos com a placa de vídeo nova ;) mano, obrigadão aí pelo toque, você tem alguma sugestão de modelo / site / link pra mim? :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lukasvelozo Preço de GPUs esta bem ruim atualmente, na verdade, pior momento para comprar RAM e GPU xD

Mas é a vida ^^

 

Dai é com você né, um cooler tem que trabalhar mais, o que gera mais barulho(sem fone vai incomodar, especialmente se estiver em um ambiente silencioso), e pode acabar morrendo mais cedo(o cooler, não a GPU, que é fácil de trocar).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Barulho não me incomoda, pois a atual GTX 650 já tá quase decolando aqui hahaha... Infelizmente estou pensando em comprar agora mesmo, pois não acredito que vá abaixar tão cedo... E tô muito doido pra rodar o Forza Horizon 3 aqui hehe... Então já que tô na *****, compro agora mesmo rsrs... Mas acho que vou optar por uma de 2 coolers mesmo, só pra garantir :D. valeu a dica amigo. Tem sugestão de modelo / site ?

 

PS: UMA DÚVIDA RECENTE: A marca GALAX oferece suporte no Brasil? Um amigo me disse que pra suporte tem q mandar ela pra fora do país :|

 

Estou de olho e MUITO interessado em comprar essa GALAX GTX 1060 6GB EXOC. O site é confiável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Permitam-me participar do assunto, acredito que posso contribuir em alguns pontos.
1° - É muito mais benéfico (no quesito desempenho) comprar uma placa de vídeo mais forte agora, mesmo que seja limitada por outro componente, do que trocar toda a configuração e pegar uma placa mais fraca, pois futuramente você pode dar um up no setup e ter uma configuração ainda ais robusta.
2° - Meu processador é um Phenon II x4 rodando a 3.6Ghz (Original é 3.2) e está empurrando uma Gtx 1060 da Asus modelo Dual Fan que comprei a o pouco mais de 1 mês. Até o momento testei essa combinação em 3 jogos.

 

Farcry 4: Roda tudo no máximo acima dos 100FPS.

Crysis 3. Maldito Crysis, tive que reduzir muitos filtros para o médio pra rodar acima dos 50fps, mas o gráfico do jogo continua lindo.

CoD Ghosts: Rodando tudo no máximo na casa dos 70FPS
Tenho também o WW2, mas não cheguei a testar ainda.

 

É perceptível que em jogos como o Crysis que estupram o processador, ele deixa bastante a desejar,o que acredito que vai acontecer também em alguns jogos mais recentes, porém em nenhum momento o uso da Vga cai dos 90%, ou seja, apesar do gargalo ela está sendo muito bem utilizada.
Acabei fazendo um over leve (Que pretendo aumentar pra 4.0) pra compensar um pouco da diferença de performance, porém estou mais que satisfeito com o resultado.
Eu também pretendo investir em uma plataforma mais recente até o meio do ano e acho um ótimo negócio a aquisição da Vga. Galera faz uma tempestade com essa história de gargalo. Compre a placa e seja feliz.
Falando sobre lojas, tive um certo desgaste com a loja Kabum, me deram o maior trabalho e ainda não me entregaram o produto, não recomendo.

Por este fato acabei comprando outro modelo (Asus Dual Fan) justamente Terabyte e não tive nenhum problema.

 

Abraço

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador comprei ela mesma, achei no mercado livre com um preço menos pior, frete sedex grátis (só q por causa da porcaria do carnaval vai chegar sóóóó lá pra quinta ou sexta-feira)

 

@NIGHT FALL  pois é cara, vi muitos vídeos de uns caras mostrando que esse processador não é ruim, só é antigo. Acabei comprando mesmo a placa de vídeo, comprei uma GTX 1060 EXOC branca de 6 GB da GALAX e não estou aguentando esperar ela chegar *-* hehehe igual você disse, futuramente quando tiver mais dinheiro eu troco o processador por um RYZEN ou sei lá o que, e fico feliz da vida :D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, lukasvelozo disse:

@Atretador comprei ela mesma, achei no mercado livre com um preço menos pior, frete sedex grátis (só q por causa da porcaria do carnaval vai chegar sóóóó lá pra quinta ou sexta-feira)

 

@NIGHT FALL  pois é cara, vi muitos vídeos de uns caras mostrando que esse processador não é ruim, só é antigo. Acabei comprando mesmo a placa de vídeo, comprei uma GTX 1060 EXOC branca de 6 GB da GALAX e não estou aguentando esperar ela chegar *-* hehehe igual você disse, futuramente quando tiver mais dinheiro eu troco o processador por um RYZEN ou sei lá o que, e fico feliz da vida :D 

Vai ter um bom gargalo a 1060 aí amigo com esse Phenom II que é bem mal otimizado e fraco. 

 

Porém já terá uma placa de vídeo boa, vá juntando um pouco de $$ por mês até você pode pegar um kit melhor com AMD Ryzen ou Intel Core i7 que aí a máquina fica animal, e você poderá extrair 100% do potencial da 1060, que não é pouco.

 

Abraço amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@torrentman Pois é, acabei comprando a glamurosa GTX 1060 de 6 GB da GALAX, e assim... realmente não melhorou tanta coisa não haha pelo menos agora as texturas estão em altíssima qualidade e estou jogando na minha resolução ideal (1440x900). Mas se eu colocar mais alguma outra configuração no ultra, aí começa a cair um pouco o FPS. Ainda roda a +20 FPS, mas poderia ser mais né...

 

Agora estive pensando, pra eu poder trocar o processador, eu precisaria trocar a minha placa-mãe (pensei em pegar um Ryzen, logo teria que pegar uma placa-mãe com suporte AM4, me corrija se estiver errado), e aí que tá o problema... se eu trocar minha placa-mãe, eu precisaria também trocar as memórias, pois minhas memórias são DDR3, e pra botar um Ryzen eu teria que usar DDR4, ou estou enganado? O que me sugere fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, lukasvelozo disse:

@torrentman Pois é, acabei comprando a glamurosa GTX 1060 de 6 GB da GALAX, e assim... realmente não melhorou tanta coisa não haha pelo menos agora as texturas estão em altíssima qualidade e estou jogando na minha resolução ideal (1440x900). Mas se eu colocar mais alguma outra configuração no ultra, aí começa a cair um pouco o FPS. Ainda roda a +20 FPS, mas poderia ser mais né...

 

Agora estive pensando, pra eu poder trocar o processador, eu precisaria trocar a minha placa-mãe (pensei em pegar um Ryzen, logo teria que pegar uma placa-mãe com suporte AM4, me corrija se estiver errado), e aí que tá o problema... se eu trocar minha placa-mãe, eu precisaria também trocar as memórias, pois minhas memórias são DDR3, e pra botar um Ryzen eu teria que usar DDR4, ou estou enganado? O que me sugere fazer?

Correto. Aí você começa a guardar uns 2000 reais pra quando chegar as peças novas você ter dinheiro para o upgrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, lukasvelozo disse:

@ClinkLinck Entendi, você tem sugestão de placa-mãe com melhor custo-benefício? O Ryzen 5 eu pensei em comprar o 1600 mesmo...

Até você juntar dinheiro, o Ryzen+ já vai ter lançado, eu acho (ele lança em Abril).

Então eu recomendaria esse novo Ryzen e uma B350. Você escolhe qual modelo de B350 você quer. Tem gente que precisa de mais portas USB, e outros que querem pagar o mínimo possível, e outros que pagam 200 reais a mais pra poder ter 4 sockets de RAM para upgrade, vai da pessoa e do quanto ela pretende gastar.

Só certifique-se de que a BIOS venha atualizada, senão vai ter que pedir para um técnico emprestar um processador (e duvido muito que técnicos iam emprestar um Ryzen que vale 300 pila).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ClinkLinck Show, valeu pela dica, vou ficar de olho nesse lançamento então. Realmente pra mim 4 portas USB é mais que suficiente, mas seria legal se tivesse suporte par USB 3.0 frontal. Quanto ao slot de memória, acho que 2 também é suficiente. Quanto às memórias DDR4, você tem alguma recomendação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, lukasvelozo disse:

@ClinkLinck Show, valeu pela dica, vou ficar de olho nesse lançamento então. Realmente pra mim 4 portas USB é mais que suficiente, mas seria legal se tivesse suporte par USB 3.0 frontal. Quanto ao slot de memória, acho que 2 também é suficiente. Quanto às memórias DDR4, você tem alguma recomendação?

Crucial Ballistix ou Mushkin Black/Redline se você quiser pagar menos.

HyperX se quiser um material mais resistente e termorresistente (se o seu PC esquentar muito é recomendável). Vengeance se você quiser dissipação de calor (que não faz muito sentido, já que RAM nem esquenta).

 

Ou Crucial simpleszona, aquelas verde sem proteção.

As três vão oferecer mesma performance, o que varia é o tempo de vida da memória.

Quanto à velocidade, a maioria é 2400MHz, mas se você, por exemplo, achar uma de 3200 com quase o mesmo preço que uma de 2666, pode comprar a de 3200, também certifique-se que a placa-mãe comporta tais velocidades, senão ela vai dar underclock nas memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...