Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock Core i7-8700k + Asus Z370-E Gaming


Lilisandro

Posts recomendados

[Comentário/dúvida de iniciante]

Eu tô com um 8700k num MB Asus Z370-E Gaming e fiz um overclock básico pela Bios (um que a própria placa faz tudo automaticamente, sem eu precisar mexer em nada) e o processador foi pra 5,150 GHZ rodando de boa a pouco mais de 30 graus no Windows 10 e batendo nos 80 graus do teste de estresse do CPUZ. Meu WC é o 240T da Deepcool Maelstrom.
Testei também a ferramenta de benchmark do Assassins Creed Origins, tudo no máximo, e tive um ganho de 5% em FPS, se comparado à mesma configuração do jogo, na mesma ferramenta, mas com o processador sem alteração.

Condiz isso aí?

Overclock CPUZ.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lilisandro Olá, boa noite. Cara impressionte esses 30ºC no windows haha. A última vez que utilizei um processador de 5GHz ou maior foi quando usei brevemente o FX-9590 com magníficos 220w de TDP.

Só recomendo cuidado com a temperatura. VCC achei um pouco alto más nada alarmante, uma dúvida em games qual a temperatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Lilisandro Olá, boa noite. Cara impressionte esses 30ºC no windows haha. A última vez que utilizei um processador de 5GHz ou maior foi quando usei brevemente o FX-9590 com magníficos 220w de TDP.

Só recomendo cuidado com a temperatura. VCC achei um pouco alto más nada alarmante, uma dúvida em games qual a temperatura?


Nesse Overclock simples da MB aí, o Assassin's Creed Origins, que é referência de peso, fica nos 60 e poucos graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lilisandro disse:

Testei também a ferramenta de benchmark do Assassins Creed Origins, tudo no máximo, e tive um ganho de 5% em FPS, se comparado à mesma configuração do jogo, na mesma ferramenta, mas com o processador sem alteração.

Condiz isso aí?

Overclock CPUZ.PNG

Depende.. Fez alguma comparação com testes na Internet? Uma hora, o "gargalo" deixa de ser a CPU e passa pra placa de vídeo.. ACO, com tudo no máximo é uma tarefa dura, mesmo pra 1080Ti..

 

Tá quase 5.2GHz, numa CPU dessas, mas achei o Vcore meio alto.. OC é algo mais manual..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Lilisandro disse:

Ele stock fica assim: 

Stock CPUZ.PNG

Eu não olhei muito reviews do 8700K, em OC.. Não tenho muita referência, com essa CPU.. Com dois núcleos a mais, talvez, esse Vcore tenha algum sentido..

 

Mas é interessante você dar uma mexida nisso manualmente, pra afinar melhor esse OC, sem matar a vida da CPU, pra longo prazo.. Algum tutorial no Youtube ou em outros sites.. É mais pra você se guiar na BIOS e nas opções que precisa mexer, do que seguir o que o pessoal faz, pois isso varia de CPU pra CPU..

 

Qual programa usa pra monitoramento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RS Faria disse:

Eu não olhei muito reviews do 8700K, em OC.. Não tenho muita referência, com essa CPU.. Com dois núcleos a mais, talvez, esse Vcore tenha algum sentido..

 

Mas é interessante você dar uma mexida nisso manualmente, pra afinar melhor esse OC, sem matar a vida da CPU, pra longo prazo.. Algum tutorial no Youtube ou em outros sites.. É mais pra você se guiar na BIOS e nas opções que precisa mexer, do que seguir o que o pessoal faz, pois isso varia de CPU pra CPU..

 

Qual programa usa pra monitoramento?

 

Eu fiz o OC utilizando o modo EZ da própria placa porque, teoricamente e pelo o que li rápido por aí, ele é bem conservador e seguro.

 

Programa pra monitoramento das temperaturas da CPU, PCH, MB, etc e coolers do gabinete e WC eu to usando o AI Suite 3 da Asus, nativo da própria MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
34 minutos atrás, Evandro De Oliveira Santana disse:

Cara, tenho o mesmo processador, em um Water Cooler H45 Corsair, quando fiz o teste de stress do CPUZ depois de uns 10 minutos o processador bateu uns 98º, como foi seu teste nesse sentido?

 

98ºC sem overclock? Tem algo de errado aí!
Esse seu WC é a metade do que eu uso, mas mesmo assim não creio que deixaria atingir temperaturas tão alta assim. Inclusive tem vários 8700k stock por aí com coolers a ar somente, sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Lilisandro disse:

98ºC sem overclock? Tem algo de errado aí!
Esse seu WC é a metade do que eu uso, mas mesmo assim não creio que deixaria atingir temperaturas tão alta assim. Inclusive tem vários 8700k stock por aí com coolers a ar somente, sem problemas.

Convenhamos, o H45 é um cooler fraco, não segura 5ghz nem a pau, ainda mais se ele não tiver controlado as tensões manualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Evandro De Oliveira Santana disse:

Fiz o teste agora e deixei uns 5 minutos, eis o resultado.

 

Esse cooler não é fraco assim como comentaram, ele só é ruidoso, segundo essa análise.

Cara... é exatamente o que eu esperava, você está exigindo de mais do cooler. Diga o que for, continua sendo um cooler de 120mm, ele não tem área suficiente para dar conta de resfriar esse seu OC.

 

Reduza a tensão (e provavelmente, vai ter que baixar a frequência para manter estabilidade) que você vai reduzir a temperatura, simples assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Evandro De Oliveira Santana disse:

Cara, então esse review é mentiroso.

Eu não diria "mentiroso", só diria que eu definitivamente não concordo com a forma como eles fazem as coisas; infelizmente, eu acho que o CdH faz um péssimo trabalho com reviews. Tirando as reviews de PSU, eu não aconselho você tomar os testes deles como referência.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Evandro De Oliveira Santana disse:

Qual cooler tu recomendaria?

Eu sinceramente sugiro apenas reduzir o OC, não há necessidade de trocar e ficar com o seu atual dando sopa. Se você tivere um segundo PC para aproveitar, até vai... mas se for só pelo 5ghz, esquece, é desperdício.

 

Quanto ao que comprar, você precisa no mínimo de um WC de 240. Tem alguns da Deepcool por +/-250, esses são bem baratos pelo tanto que oferecem. Ou, se quiser desempenho bruto (e seu gabinete permitir), vá atrás dos de 280mm; custam quase o triplo do preço, mas para atingir o limite, é o que você vai ter que fazer...

 

18 horas atrás, Evandro De Oliveira Santana disse:

E me passe uma fonte boa de reviews.

Gamer's Nexus.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade nem compensa fazer OC em um i7 8700k, os testes por aí mostram que em jogos é irrelevante, o clock dele já é o maior encontrado em CPUs Intel, além disto existem mobos que por padrão já fazem OC automática através da opção Multi-Core Enhancement:

https://www.gamersnexus.net/guides/3077-explaining-coffee-lake-turbo-8700k-8600k

 

Em resumo, o i7 8700k na verdade usando todos os núcleos trabalha em 4.3ghz e não 3.7ghz como especificado pela Intel, com a opção "Multi-Core Enhancement" habilitada na bios aí ocorre overclock automático, todos os núcleos trabalham em 4.7ghz.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Tenho um Core i7 8700k e uma MB Asus Rog Strix Z370-E Gaming e fiz um overclock pela Bios e o processador foi pra  4,8GHz rodando de boa a pouco mais de 40 graus no Windows 10 e batendo nos 80 graus do teste de estresse do CINEBENCH,  tenho WC  240T da Deepcool Maelstrom custom, com reservatório de 30 cm e bomba auxiliar.]

Com o OC em 4.8 e vcore em 1,370 v e as memórias DDR4 3000 MHz sem OC obtive a pontuação de 1533 no CINEBENCH.

Será que compensa aumentar o OC para 5.1 e ter que aumentar o vcore para 1,440 como o Lilisandro realizou?

OVERCLOCK_(1).jpg

OVERCLOCK (2).jpg

OVERCLOCK_(3).jpg

OVERCLOCK_(4).jpg

adicionado 37 minutos depois

Realizei o OC na minha EVGA 1080 Ti ela foi a 2012 MHz.

OVERCLOCK (5) 1080 Ti.jpg

Maquininha.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, andreangelo disse:

enho um Core i7 8700k e uma MB Asus Rog Strix Z370-E Gaming e fiz um overclock pela Bios e o processador foi pra  4,8GHz rodando de boa a pouco mais de 40 graus no Windows 10 e batendo nos 80 graus do teste de estresse do CINEBENCH,  tenho WC  240T da Deepcool Maelstrom custom, com reservatório de 30 cm e bomba auxiliar.]

Com o OC em 4.8 e vcore em 1,370 v e as memórias DDR4 3000 MHz sem OC obtive a pontuação de 1533 no CINEBENCH.

Será que compensa aumentar o OC para 5.1 e ter que aumentar o vcore para 1,440 como o Lilisandro realizou?

Se você já está batendo 80C no batata do Cinebench, e ainda mais agora que é inverno, não tente puxar mais ainda, é certeza que seu cooler não aguenta mais. Das duas uma: ou você tenta forçar frequências mais altas mantendo a tensão (seja por multiplicador ou por Bclk), coisa que eu não recomendo, ou então você tenta baixar um pouco mais esses 1.37v.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...