Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Eduardo Baggio Campos

SSDs em Raid 0 - Erro no Boot em um dos SSDs

Recommended Posts

Boa tarde,

 

É meu primeiro post aqui. Agradeço qualquer ajuda!

 

Minha máquina, montada em 2014 (posso complementar depois, estou no trabalho):

Processador i7 da série 4000 

2x 8gb DDR3 Corsair

Geforce 970 MSI

2 SSDs Samsung EVO 840 de 256 gb em Raid 0

2 HDDs de 1tb sem raid

placa-mãe Asus ROG Maximus VII Hero

 

Sempre deixo meu computador ligado ou no sleep, e cheguei em casa e ele estava desligado. Quando o liguei, a seguinte tela apareceu, acusando erro no SSD de serial number final 73Y, como mostrado na imagem.

 

O que já fiz para tentar solucionar o problema:

1. Remover e reconectar os cabos sata na placa-mãe e SSDs, sempre usando a mesma porta. Nada mudou

2. Trocar os cabos sata de porta na placa-mãe para portas que não estavam sendo usadas. Nada mudou.

3. Fiz o "Power Cycle": Removi o cabo sata do SSD, mas mantive o cabo de energia. Deixei o computador ligado por 30~60 minutos e o desliguei, removendo o cabo de energia do SSD por pelo menos 30 segundos. Isso supostamente faz com que o SSD reinicialize internamente para corrigir erros gerados por falta de energia repentina. Fiz isso duas vezes, mas nada mudou.

 

O que acho estranho é que o computador reconhece o SSD. Vi muitos casos de SSD morto em que o PC não reconhecia o hardware, mas não é meu caso.

 

A minha próxima ideia seria formatar o SSD com erro em um outro PC e verificar se ele ainda funciona, mas gostaria de tentar outras alternativas antes para evitar perder os dados do Raid 0.

 

Alguma ideia?

 

Muito obrigado pela ajuda!

 

 

pic_1.jpg

pic 2.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ainda não conseguiu outra resposta, já vi isso acontecer em servidores da empresa onde trabalhei.

Eventualmente picos de energia fazem com que alguns bits de paridade do raid se percam, gerando falha em um dos dispositivos que compõe o raid. Nestes casos, não é problema físico, nem seu SSD "morreu", é só uma falha no raid.

 

O que eu fazia e que "ressuscitava" o sistema era excluir o raid (pela aplicação da bios/firware que você postou o print), e depois refaze-lo com a opção secure restore data ou coisa do tipo (varia de placa/firmware, mas traduzindo, ele te dá a opção de fazer um raid novinho "zerando" os discos, e uma opção para aproveitar os dados já existentes - use esta segunda) que você não perderá dados, ele apenas sincronizará os dois HDs (SSds) onde os bits se perderam e seu sistema deverá voltar a funcionar como antes.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tente testar esse SSD "defeituso" em outro PC ou notebook. Experimente instalar um Windows nele e observe se terá algum travamento, tela azul ou algo do tipo.

 

Se der tudo certo, desfaça seu RAID-0 e crie um novo... pode ter sido um erro com o volume, mas por outros motivos, por conta de variação de energia mesmo, conforme já foi citado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 23/03/2018 às 17:32, simforoso disse:

Tente testar esse SSD "defeituso" em outro PC ou notebook. Experimente instalar um Windows nele e observe se terá algum travamento, tela azul ou algo do tipo.

 

Se der tudo certo, desfaça seu RAID-0 e crie um novo... pode ter sido um erro com o volume, mas por outros motivos, por conta de variação de energia mesmo, conforme já foi citado.

Ao fazer isso ele perderá a chance de recuperar os dados em raid pois a formatação e cópia do sistema apagarão qualquer resquício do raid/paridade.
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, cjfester disse:

Ao fazer isso ele perderá a chance de recuperar os dados em raid pois a formatação e cópia do sistema apagarão qualquer resquício do raid/paridade.
 

Exato, sei disso amigo. Uso RAID a "milênios"... mas se o drive dele falhou não tem outra opção, não vai ser batendo o SSD na cabeça que vai voltar a funcionar... se deu erro ali que não detecta, provavelmente já era, vai ter que procurar o RMA com o fabricante ou simplesmente fazer uma nova instalação do Windows no SSD que ainda funciona.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×