Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

pc bom com gargalos


Posts recomendados

Bom dia,tarde ou noite. Ando tendo problemas recorrentes no meu computador com quase todos os jogos, mesmo que meu PC  seja bom (GTX 970 4GB, i5-6400). Explicando de uma maneira superficial, os meus jogos às vezes estão em 150 fps dependendo do game ou 90 e do nada cai para 50 ou 60, sei que 50 e 60 é bom, mas geralmente é queda assustadora que dá um gargalo e atrapalha bastante. Tirei uma foto com estatísticas do jogo Call Of Juarez Gunslinger (2013) para poder ajudar, por favor quem entende pode me dar uma luz?

coj statistics.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Sim,superaquecimento, pode dar quedas de FPS, eu indico muito, o teste, do ventilador, abrir o gabinete, do fundo, colocar um ventilador, (no fundo, do gabinete), e testar se não dar quedas de FPS, com isso, botando um Cooler, na GPU, pode resolver (se, for superaquecimento, da GPU), ou outro componente, com superaquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, SistLinuxwinwin disse:

Qual, windows, você usa?

Utilizo o Windows 10

adicionado 8 minutos depois
2 horas atrás, RS Faria disse:

@renancarvalho

 

Faça duas coisas pra facilitar... Habilite no Afterburner/RTSS, a opção de mostrar as temperaturas de CPU.. E desligue as opções de GPU, exceto uso e temperatura de GPU, memória e clock em GPU...

 

E passe sua configuração completa..

Aqui está

cojjj.png

adicionado 9 minutos depois
2 horas atrás, SistLinuxwinwin disse:

@RS Faria Sim,superaquecimento, pode dar quedas de FPS, eu indico muito, o teste, do ventilador, abrir o gabinete, do fundo, colocar um ventilador, (no fundo, do gabinete), e testar se não dar quedas de FPS, com isso, botando um Cooler, na GPU, pode resolver (se, for superaquecimento, da GPU), ou outro componente, com superaquecimento.

Entendi... Não tinha parado pra pensar que esse viesse à ser o caso. Farei o teste. Obrigado pela dica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@renancarvalho

 

Não é temperatura.. O que você pode tentar, e talvez não seja do seu agrado, é usar alguma forma de limitar o FPS.. O V-Sync do jogo ou o próprio RivaTuner, tem essa opção..

 

Fixar um FPS máximo, dependendo do jogo, diminuiria o estresse no sistema, ainda mais na CPU.. Como esse jogo é DX9, acaba usando muito um núcleo da CPU e o resto fica mais folgado.. As duas imagens que postou, mostram isso.. Tenho uma também pra confirmar..

 

Borderlands2_2016_10_23_12_58_29_422.png

 

Pode ser que, nesses momentos de queda, a CPU esteja batendo 100% ou bem próximo disso.. Limitar o FPS, tende a deixar o frametime mais estável..

 

Isso acontece em outros jogos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

Para um software funcionar com mais de um núcleo, os desenvolvedores precisam inserir muito mais linhas no código dos aplicativos. Em vez de simplesmente mandar o software executar uma função específica pelo processador, é preciso determinar qual núcleo vai fazer o que e quando. Quanto mais núcleos, mais complicada é essa tarefa.

Apesar de a maioria dos desenvolvedores já trabalhar com esses recursos, não são todos que o fazem. Muitas vezes porque é muito caro perder tempo com programação apenas para otimizar os processos e outras por motivo de compatibilidade.

A velocidade era o parâmetro mais utilizado alguns anos atrás para medir o desempenho dos processadores, e na época até fazia sentido, pois, quanto mais MHz tinha uma CPU, melhor. Infelizmente a tecnologia chegou a um ponto em que apenas aumentar o ciclo de operações por segundo dentro das máquinas tornou-se quase inviável, principalmente devido ao consumo de energia e aquecimento dos componentes.

Baseando-se nisso, os engenheiros desenvolveram métodos de aumentar o desempenho dos processadores adaptando mais recursos, melhorando a tecnologia e tornando os equipamentos mais eficientes. No caso dos processadores com vários núcleos, eles tornaram-se melhores em executar várias tarefas simultaneamente.

LINK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, RS Faria disse:

@renancarvalho

 

Não é temperatura.. O que você pode tentar, e talvez não seja do seu agrado, é usar alguma forma de limitar o FPS.. O V-Sync do jogo ou o próprio RivaTuner, tem essa opção..

 

Fixar um FPS máximo, dependendo do jogo, diminuiria o estresse no sistema, ainda mais na CPU.. Como esse jogo é DX9, acaba usando muito um núcleo da CPU e o resto fica mais folgado.. As duas imagens que postou, mostram isso.. Tenho uma também pra confirmar..

 

Borderlands2_2016_10_23_12_58_29_422.png

 

Pode ser que, nesses momentos de queda, a CPU esteja batendo 100% ou bem próximo disso.. Limitar o FPS, tende a deixar o frametime mais estável..

 

Isso acontece em outros jogos?

Só nos mais pesados mesmo. Como GTA V, Star Wars Battlefront 2... Vou ver se limitar FPS ajuda

adicionado 4 minutos depois
5 minutos atrás, SistLinuxwinwin disse:

@RS Faria

Para um software funcionar com mais de um núcleo, os desenvolvedores precisam inserir muito mais linhas no código dos aplicativos. Em vez de simplesmente mandar o software executar uma função específica pelo processador, é preciso determinar qual núcleo vai fazer o que e quando. Quanto mais núcleos, mais complicada é essa tarefa.

Apesar de a maioria dos desenvolvedores já trabalhar com esses recursos, não são todos que o fazem. Muitas vezes porque é muito caro perder tempo com programação apenas para otimizar os processos e outras por motivo de compatibilidade.

A velocidade era o parâmetro mais utilizado alguns anos atrás para medir o desempenho dos processadores, e na época até fazia sentido, pois, quanto mais MHz tinha uma CPU, melhor. Infelizmente a tecnologia chegou a um ponto em que apenas aumentar o ciclo de operações por segundo dentro das máquinas tornou-se quase inviável, principalmente devido ao consumo de energia e aquecimento dos componentes.

Baseando-se nisso, os engenheiros desenvolveram métodos de aumentar o desempenho dos processadores adaptando mais recursos, melhorando a tecnologia e tornando os equipamentos mais eficientes. No caso dos processadores com vários núcleos, eles tornaram-se melhores em executar várias tarefas simultaneamente.

LINK

Bom... então tem alguma solução para isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, renancarvalho disse:

Limitei o FPS e agora com menos frequência o FPS despenca... mas ainda assim ele acaba caindo alguns momentos mas não atrapalha tanto quanto antes

Qual o tamanho desse "despenca"? Dependendo, pode ser coisa do próprio jogo e não teria o que fazer..

 

O jogo que citei ali, eu travo em 60 FPS, Borderlands 2, que é de 2012.. Vez ou outra, mesmo com V-Sync ligado, tenho quedas de FPS.. 99% do tempo, fica em 60, mas tem quedas, vez ou outra, dependendo do cenário, objetos na tela, etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, RS Faria disse:

Qual o tamanho desse "despenca"? Dependendo, pode ser coisa do próprio jogo e não teria o que fazer..

 

O jogo que citei ali, eu travo em 60 FPS, Borderlands 2, que é de 2012.. Vez ou outra, mesmo com V-Sync ligado, tenho quedas de FPS.. 99% do tempo, fica em 60, mas tem quedas, vez ou outra, dependendo do cenário, objetos na tela, etc..

Cai em torno de 30 FPS, já to ficando sem opções...

adicionado 4 minutos depois
10 horas atrás, NascarBR disse:

Qual a configuração completa do seu computador?

Processador:      Intel(R) Core(TM) i5-6400 CPU @ 2.70GHz, 2712 MHz

Placa de vídeo:   nVIDIA GeForce GTX 970   

                              8GB RAM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...