Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Mini geladeira Peltier" com Bateria 12V


WernerLuiz92

Posts recomendados

Bom dia pessoal!

Seguinte, estou fazendo um projeto de uma minigeladeira com pastilha peltier e Coolers de CPU. Até aí beleza, sem problema nenhum.

Mas a minha ideia é de fazer a geladeirinha rodar em 2 baterias de 6V 4,5Ah. porém minha dúvida é, eu quero levar esta geladeira no carro, e quando não estiver usando as baterias quero que ela fique ligada diretamente no carro. Mas ao desconectar quero que ela fique ligada nas baterias. (Esta troca NÃO precisa ser automática)

As questões que preciso de ajuda são:

1 - Como Fazer para carregar as duas baterias (em paralelo) no sistema eletrico do carro?

2 - Como fazer para a geladeira trocar da bateria pro carro, e do carro pra bateria?

3 - Alguma dica de como fazer?

 

Grato pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi porque vai usar duas baterias de 6V, se pode usar uma de 12V. Claro que se já tiver as baterias de 6V está certo, se ainda for comprar prefira uma de 12V. 

2 horas atrás, WernerLuiz92 disse:

Como Fazer para carregar as duas baterias (em paralelo) no sistema eletrico do carro?

Isso aí, a tua pergunta é a resposta. Basta que a bateria da sua mini geladeira seja ligada em paralelo com a do automóvel, em outras palavras é só conectar no acendedor de cigarros. 

2 horas atrás, WernerLuiz92 disse:

2 - Como fazer para a geladeira trocar da bateria pro carro, e do carro pra bateria

Pode usar um Jack P4 de 3 pinos, assim quando se põe o plugue a bateria é desligada e entra os 12V do carro. 

No caso de querer manter a bateria recarregando não precisa de desligar nada, basta ligar tudo em paralelo. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Mestre88 disse:

Não entendi porque vai usar duas baterias de 6V, se pode usar uma de 12V. Claro que se já tiver as baterias de 6V está certo, se ainda for comprar prefira uma de 12V. 

Isso aí, a tua pergunta é a resposta. Basta que a bateria da sua mini geladeira seja ligada em paralelo com a do automóvel, em outras palavras é só conectar no acendedor de cigarros. 

Pode usar um Jack P4 de 3 pinos, assim quando se põe o plugue a bateria é desligada e entra os 12V do carro. 

No caso de querer manter a bateria recarregando não precisa de desligar nada, basta ligar tudo em paralelo. 

 

 

Sim, eu ja tenho as duas baterias, e elas são menores que uma de 12V 7Ah, por isso optei por elas.

 

Sobre a questão de ligar no carro, é só eu ligar um fio no acendedor de cigarro e ligar nas baterias que elas vão ser carregadas? Tem algum problema deixa-las ligadas apos estarem totalmente recarregadas?

 

Sobre a questão do conector P4, eu não entendi muito bem. Pelo que entendi, o cabo P4 vai ficar soldado no acendedor de cigarro OK, quando eu ligar ele na geladeira, ela vai começar a carregar. E quando eu desconectar vai cair automaticamente para as baterias?

 

Desculpa por minhas perguntas leigas, eu não sou muito bom com eletronica, mas estou me aventurando pra aprender. E Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o alternador do carro que já carrega uma bateria de aproximadamente 60Ah e ainda tem que dar conta do consumo elétrico do carro, dar conta de carregar tb essa bateria vai ser fichinha. É como o @Mestre88 disse, basta ligar no acendedor do carro. O alternador vai dar conta do carro, da recarga das baterias e da peltier.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...