Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como lubrificar fan da fonte EVGA 850B2?


Visitante

Posts recomendados

Olá amigos, tenho uma fonte EVGA 850W modelo 850B2 80Plus Bronze a uns 2 anos e meio, e meu PC fica ligado 24hrs por dia, nunca desligo.

 

Acontece que juntou muito pó mesmo na parte onde ela puxa o ar de fora (em baixo do gabinete - um HAF912) e imagino que o rolamento do fan dela está precisando de uma lubrificação, pois a cada 45s por aí faz um barulho parece uma "manivela" na fonte e para. Faz e para, e está me incomodando. Imagino que seja muita sujeira no rolamento do fan, pois nesses quase 3 anos que tenho ela, ela ficou direto ligada e nunca foi limpa.

 

Agora pergunto: que tipo de lubrificante passo no fan dela? Pensei naquele óleo Singer que costumávamos usar em ventilador nos anos 90, mas fico com receio que vá respingar óleo no transformador dela ou na área de entrada de energia 220V e dar um belo curto circuito, queimando inclusive minhas peças... será que lubrificante spray ajudaria?? Ou só trocando o fan mesmo??

 

Se souberem de algum óleo que possa usar nesse fan e/ou onde posso comprar o fan específico para ela novo, agradeceria. Eu até poderia comprar uma fonte nova agora, mas estou querendo guardar um dinheiro na poupança, e se fosse comprar uma nova, teria que ser uma Platinum da vida, bem eficiente, já que o PC fica ligado direto e a conta de energia não é barata. E uma fonte Platinum passa dos 1000 reais, coisa que nem penso em gastar neste ano e no próximo. Pois no ano de 2016 gastei muito com esse PC... foi um 6700k, uma mobo Asus Z170, 32GB DDR4, uma GTX 1070 SC, etc investi uns 7 mil reais e pretendo ficar com essa máquina sem mexer em nada por pelo menos 7~8 anos.

 

Obrigado amigos, desculpem-me pelo texto grande. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Andrey Barros disse:

@torrentman Retire seu fan da fonte, coloque o oleo singer, apenas 1 gota e de uma jeito de deixar ele ligado por alguns minutos(fora da fonte) para o oleo sair !!

Vou tentar isso amigo... esse famoso óleo Singer será que presta mesmo? Como tem muita poeira aqui será que não vai grudar mais poeira ainda durante o funcionamento direto, sem desligamentos?

 

Além disso, tenho medo de o fan respingar um pouco de óleo na entrada de energia 220V da placa da fonte e dar um belo estrago ferrando placa-mãe, placa de vídeo e o escambau...

 

Mas obrigado pela dica amigo. É o que tinha pensado. Mas como faz tanto tempo que não lubrifico um fan (acho que o último foi de um cooler Intel de um Pentium 4 775 em 2007) pensei que tivesse algo mais apropriado e seguro, tipo um spray que secasse na hora e que não fosse condutivo de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...