Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com fonte! Fonte queimando!


Posts recomendados

Olá, tenho um pc com as seguintes configurações: i5 3330, 8gb RAM, ssd 240gb, hd 500gb, gtx750ti 2gb, leitor/gravador de dvd simples. tudo isso rodando com uma fonte corsair 500w reais. usei o pc por uns 3 anos, sem dar problemas, até que recentemente, ele queimou a fonte. Levei no técnico, ele fez o reparo da fonte, e chegando em casa, fui ligar o pc, ele ameaçou ligar, e morreu, ai tentei ligar de novo, ele ligou e não dava vídeo. Como estava na garantia, levei ao técnico e ele me disse que a fonte queimou novamente, ele me emprestou uma fonte dele, para não ficar sem pc, e ficou com a minha para consertar, usei a fonte dele por uns 15 dias, até ele me ligar e falar que a minha estava pronta, fizemos a troca, e chegando em casa, o problema antigo se repetiu, ameaçou ligar e morreu  de novo, desta vez ele também nao dava vídeo, mas algo diferente estava acontecendo, o led vermelho, ao lado do botao de ligar, ficava piscando, sem parar.

Levei no técnico e adivinhem, novamente a fonte queimou, dessa vez deixei o pc todo la, ele arrumou a fonte, novamente, e ficou com o pc por mais tres dias, testando. Ele falou que o pc ficou o dia todo ligado, com o filho dele jogando cs go, rodando filmes,. e rodou normalmente. Fui buscar o pc, e chegando em casa, aconteceu de novo. Não sei mais o que fazer. Na assistencia o pc funciona normalmente, na minha casa não.

O que pode ser? Rede Elétrica? peguei o multimetro e medi a tensão, estou recebendo 108v. normal.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Leonardo Soto disse:

Na assistencia o pc funciona normalmente, na minha casa não.

Você viu isso acontecendo ou a palavra dele bastou?

 

Como uma segunda fonte funcionou sem problemas no seu PC, o caso é comprar outra fonte mesmo.. Conserto desse tipo de fonte é MUITO complicado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, RS Faria disse:

Você viu isso acontecendo ou a palavra dele bastou?

 

Como uma segunda fonte funcionou sem problemas no seu PC, o caso é comprar outra fonte mesmo.. Conserto desse tipo de fonte é MUITO complicado..

Na assistência o pc funcionou com a minha fonte. Se fosse a fonte, ele não iria pegar la também certo?! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu falei com o técnico ja, pra trocar de fonte, ele disse que pode ser que nao resolva, por que a fonte esta funcionando, falou que pode ser algum problema na minha rede elétrica (muito dificilmente ele disse) ou algum outro componente esteja queimando a fonte.

adicionado 0 minutos depois
agora, NascarBR disse:

Estranho só dar problema na sua casa. Usa estabilizador?

Sim, não vou poder dar as informações dele agora, pois estou no trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Leonardo Soto Não necessariamente, pode ser que ele tenha ligado sua fonte em um PC simples que não exija muito da fonte. Nesses casos é melhor trocar fonte, é como o @RS Faria disse: reparos de fontes não são fáceis. O correto era ter enviado para o fabricante (RMA).

 

Imagina se o técnico erra em alguma coisa e faz com que a fonte estrague o resto do seu PC?

 

Outra coisa: Não devemos NUNCA utilizar estabilizador, se você busca proteção é filtro de linha (da marca clamper de preferência).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 minutos atrás, Leonardo Soto disse:

Eu falei com o técnico ja, pra trocar de fonte, ele disse que pode ser que nao resolva, por que a fonte esta funcionando, falou que pode ser algum problema na minha rede elétrica (muito dificilmente ele disse) ou algum outro componente esteja queimando a fonte.

adicionado 0 minutos depois

Sim, não vou poder dar as informações dele agora, pois estou no trabalho.

Então ele é o provável causador do problema da fonte, é para isso que servem, dar problema. Principalmente em fontes de qualidade:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquecide mencionar, mas a primeira vez que queimou, o pc estava no estabilizador, e conversei com o tecnico, como tinha muitas coisas ligadas no estabilizador, ele me recomentou ligar o pc numa tomada, somente o pc.

Foi o que eu fiz, na segunda vez que queimou ja estava numa tomada separada, durante o periodo que fiquei com a fonte dele, também, ja na tomada separada. E a terceira vez, apos a troca, também na nova tomada. Mas o pc funcionou por mais de duas semanas nessa tomada nova, com a fonte da assistencia.

 

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, grievous disse:

@Leonardo Soto Não necessariamente, pode ser que ele tenha ligado sua fonte em um PC simples que não exija muito da fonte. Nesses casos é melhor trocar fonte, é como o @RS Faria disse: reparos de fontes não são fáceis. O correto era ter enviado para o fabricante (RMA).

 

Imagina se o técnico erra em alguma coisa e faz com que a fonte estrague o resto do seu PC?

 

Outra coisa: Não devemos NUNCA utilizar estabilizador, se você busca proteção é filtro de linha (da marca clamper de preferência).

A fonte ficou no meu pc por 3 dias na assistencia, funcionando normalmente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Leonardo Soto Você sabe se ele realizou testes de estresse? Um PC ligado em idle fica em modo de economia de energia, somente quando ele é exigido que ele passa a pedir carga da fonte.

 

Se o problema fosse a rede da sua casa seu estabilizador estaria estalando (fazendo os tlecs, tentando corrigir a tensão), seus outros eletrônicos estariam queimando e inclusive a fonte provisória que ele te forneceu também.

 

Reparo de fontes só devem ser realizados pelo fabricante, imagino que pouca gente terá todo o aparato necessário para diagnosticar, reparar e testar uma fonte de PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como estou sem pc à um bom tempo já, eu lembro que as vezes o estabilizador fazia alguns tlecs sim. Então isso quer dizer que tem problemas na tensão da rede elétrica? Eu medi com o multimetro, e estava dando 108v, comentei com o tecnico esse fato, ele disse que tinha que ver se não oscilava. Esses Tlecs do estabilizador, sempre aconteciam quando ja fazia um bom tempo que o pc estava ligado. Será que é a tensão mesmo então, que está oscilando? Se sim, como se resolve?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Leonardo Soto Cara sua fonte é Full Range (Tensão Universal), isso quer dizer que ela trabalha com qualquer tensão de 90v a 240v. Se a rede oscila não é um problema para o seu PC (se ele estiver ligado direto na tomada).

 

Provavelmente o problema é o reparo, pelos motivos já explicados anteriormente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Leonardo Soto disse:

Eu medi com o multimetro, e estava dando 108v, comentei com o tecnico esse fato, ele disse que tinha que ver se não oscilava. Esses Tlecs do estabilizador, sempre aconteciam quando ja fazia um bom tempo que o pc estava ligado. Será que é a tensão mesmo então, que está oscilando? Se sim, como se resolve?

Rede oscila mesmo.. E essa fonte é capaz de tolerar essas variações, sem nenhum problema.. Tirando o estabilizador, claro.. Com o estabilizador, além das oscilações, tem os surtos de tensão que ele gera..

 

vlcsnap-2014-04-12-12h30m36s20.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquece essa de mandar arrumar fonte.... compre uma NOVA!

A Corsair mesmo tem fontes ótimas 80 plus por menos de 300 reais. Cito a CX430 mesmo que sobra para seu i5 e sua VGA que demandam muito pouca energia, mesmo durante jogos e aplicativos pesados.

 

Jogue fora essa fonte que foi "reparada", instale uma Corsair nova e aproveite o frete da loja e pegue um filtro de linha CLAMPER, eles são ótimos para proteger a fonte e o PC de surtos de tensão. Aqui uso um Clamper Multi energia desde 2013 e durmo tranquilo que minha fonte EVGA 850w e meus componentes estão bem protegidos. E olha que aqui a rede é super estável. Mas mesmo assim coloquei um Clamper entre a tomada e meu PC/monitor/caixas de som.

 

Boa sorte aí amigo, e não arrisque ligar seu PC com essa fonte que já foi mexida, sob pena de dar um curto ou coisa parecida e levar sua placa-mãe, processador e tudo mais. Cuidado!! Siga minhas orientações e as dos colegas acima que te garanto que terás bons anos de tranquilidade se fizer o que lhe dissemos. Abraço amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...