Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor de isolação fonte chaveada


Ecardoso

Posts recomendados

  • Membro VIP

Amigo este capacitor tem função bem sinistra e até hoje tenho dificuldade em 'ver' sua real utilidade. Não consigo encaixar o termo 'isolar' nele. Penso que algo como filtro ou algo do gênero. Pode até existir uma matemática pra ele mas esta não me pertence. O mais próximo que chego dela é 250uA máximo: máxima corrente que a norma permite que passe da rede pro corpo da pessoa. Calcule este C pra 60Hz em 250Vac

Na prática ja vi este capacitor sendo de 2.2 nF/2Kv

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse capacitor não isola nada, e eu acho até perigoso o uso dele em alguns casos, principalmente em circuitos que não tem aterramento. 

Eu tenho um TV de tubo antiga que estava dando choque na antena e o defeito era justamente esse capacitor, acabei deixando sem a TV agora funciona normal e sem choques. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a colocação correta não seria isolar, afinal é um capacitor de classe Y destinado à suprimir EMI. Então, esta é sua função.

 

Sabe-se que entre os enrolamentos do transformador existe uma capacitância parasita. Percebo que geralmente em fontes de menor potência este capacitor esta presente. Tenho notado que geralmente quanto maior a diferença de potencial entre a entrada e a saída da fonte, costuma ser também a indutância, logo essa capacitância o acompanha (não é uma regra, apenas uma percepção do meu ponto de vista).

 

Esse parasita no circuito gera pulsos de alta frequência na comutação, sem o capacitor eles podem ir para fora do circuito. Um exemplo prático que tive disso foi quanto estava desenvolvendo um projeto específico, onde nele, tinha projetado uma fonte, por achar desnecessário não havia colocado esse capacitor. A postagem esta aqui no fórum. Podemos ver a forma de onda na tela do osciloscópio e comparar.

 

Tensão de saída sem o capacitor:

image.png.98df567f857db44a0c9f209e49f74c8c.png

 

Mesma tensão de saída agora com o capacitor:

image.png.c62cf0cc3308524b87f0034abb15ceac.png

 

Mais detalhes:

 

Realmente não sei calcula-lo de fato, muito menos equacionar, por isso não poderei ajudar nesse aspecto. Mas observe que tipicamente os valores que se costumam empregar ficam entre 1 e 2,2nF, bem como a Isadora comentou. Teoricamente espera-se que esse valor seja maior do que a capacitância parasita do transformador.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...