Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desempenho do ryzen 1600 x i5 8400 com 1060 6gb


Posts recomendados

Olá a todos. Comprei recentemente na Black Friday um pc gamer com as seguintes configurações... Jogo em um monitor de 60hz.

 

Processador - AMD Ryzen 5 1600

placa-mãe - ASUS PRIME A320M-K/BR

Placa de vídeo - GALAX GTX 1060 6gb

Memória - Crucial Ballistix 8GB 2400mhz

Fonte - 500W Corsair VS

Aerocool AERO 500 Black Edition Window

 

Porém, ando enfrentando muita QUEDA DE FPS em praticamente todos os jogos, o que me parece ser uma espécie de gargalo já que ocorre bruscamente e em seguida estabiliza. Ando lendo sobre o i5 8400 e só tenho visto elogios do processador, e me arrependi de adquirir um Ryzen 5 1600 após o lançamento dos Intel 8ª Geração. Eu demorei muito pra decidir o que escolher, desde que só uso o pc para jogos e sempre tive um pé atrás com AMD... Agora preciso da ajuda de vocês, pois estou seriamente pensando em vender o kit do meu processador e a placa-mãe, pra então inteirar e comprar o 8400. O que vocês acham? Sei que vou perder um pouco de dinheiro nisso, mas vale a pena? Eu não faço ideia do que esteja causando esses gargalos pois já fiz alguns testes e tudo parece estar normal, mas é muito frustante tendo em vista que demorei 2 anos pra comprar meu pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu uso o MSI afterburner apenas pra monitorar e a temperatura de todo o computador está perfeitamente normal, o próprio processador quase nunca passa de 60º assim como a placa de vídeo raramente atinge 70º. O que noto muito é que dificilmente vejo a GPU alcançar USO de 90% pra cima. E não, não faço overclock em nenhuma peça. Hd não foi desfragmentado e a ventilação é ok, tenho 3 coolers no gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenta realizar a desfragmentação pois as vezes essas quedas são ocasionadas porque a placa de video teve que ir "buscar" alguma textura no hd, outra dica é você tentar fazer um overclock de leve pois esse processador mesmo com cooler box consegue fazer overclock não na mesma eficiência de que com outras soluções de resfriamento, você também pode desativar o Vsync nos jogos pois sua placa de vídeo vai trabalhar em sua carga máxima além disso verifique se nas opções de energia esta definido o plano de alto desempenho, você tinha falado que estava pensando em vender seu kit atual para pegar um i5 8400 pois bem ... em alguns jogos esse i5 realmente se sai melhor porém não acho que vale a troca sem falar que os ryzens por ser uma "arquitetura" nova ainda vão receber alguns updates de bios para melhorar sua performance no geral, segue abaixo um link com um breve comparativo vale ressaltar que nos testes apresentados abaixo as frequências das memorias são superiores as suas e o processador (ryzen) esta com overclock setado em 4Ghz

https://adrenaline.uol.com.br/2017/10/20/52547/comparativo-core-i5-8400-vs-i5-7400-vs-ryzen-5-1600-em-games/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, vou realizar a desfragmentação então. Quanto aos drivers está tudo atualizado também. Acredito que pra minha configuração essas constantes quedas de fps não são normais. Eu realizaria o overclock se a minha atual placa-mãe suportasse, pois, a A320 não é compatível. Enfim, considerando a situação que não tenho opção de overclock agora, você me aconselharia a comprar a placa-mãe AM4 que suportasse, ou trocar o Kit como sugeri? De fato o Ryzen 1600 pro i5 8400 não perde tanto a performance em jogos e se não fossem pelo excesso de queda eu estaria tranquila. Mas mesmo com o Vsync desligado me parece que a placa de vídeo continua sendo limitada por algum outro componente já que não atinge o uso total.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Helena Mello disse:

Ah sim, vou realizar a desfragmentação então. Quanto aos drivers está tudo atualizado também. Acredito que pra minha configuração essas constantes quedas de fps não são normais. Eu realizaria o overclock se a minha atual placa-mãe suportasse, pois, a A320 não é compatível. Enfim, considerando a situação que não tenho opção de overclock agora, você me aconselharia a comprar a placa-mãe AM4 que suportasse, ou trocar o Kit como sugeri? De fato o Ryzen 1600 pro i5 8400 não perde tanto a performance em jogos e se não fossem pelo excesso de queda eu estaria tranquila. Mas mesmo com o Vsync desligado me parece que a placa de vídeo continua sendo limitada por algum outro componente já que não atinge o uso total.

 

Olha é algum problema ou peça defeituosa

 

O PC que escolhi para um colega foi com RYZEN 7 1700 e tudo normal nos jogos até hoje

 

i5 8400 possui 6 core e 6 threads

RYZEN 5 1600 possui 6 core e 12 threads

 

Gargalo não é e também não justifica a queda

 

Recomendo criar o tópico aqui nessa área

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/256-problemas-de-gargalo-e-desempenho/

 

Se ver naquela área lá tem problema tanto com Intel como com Ryzen mas teoricamente nenhum dos dois deveria ter

 

Sobre o desempenho


Avg_1080.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Helena Mello Se você está percebendo quedas bruscas de FPS, então há sim algo de errado com o seu computador. Isso não deveria acontecer com esses componentes.

 

Poderia explicar melhor como ocorrem as quedas, em que jogos e com que frequência?

 

Primeiramente: existe algo entre sua fonte e a tomada? Tipo filtro de linha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Sim, vou lhe dizer os jogos que apresentaram essas quedas bruscas. GTA V, Rise of Tomb Raider (esse em especial creio que tenha sido falta de memória RAM já que ele estava ocupando 7gb ou mais, pelo monitoramento do Msi), Nier Automata e Resident Evil 7, sendo esse o que melhor rodou pois as quedas eram apenas em áreas específicas. 

E sim, existe. Uso filtro de linha. A queda geralmente ocorre apenas alguns segundos, o jogo não chega a congelar, o fps simplesmente caí de 60 pra 30, 25 e em milésimos retorna a 60 mas o problema é que ocorre várias vezes durante o gameplay e não tem muito um padrão... geralmente são em áreas grandes. 

O que não sei se é normal, é que alguns Cores do Ryzen apresentam um uso meio desequilibrado em comparação aos outros. Geralmente um ou dois ficam a 85, 90 e até a 98% enquanto outros estão a 35%, 40%. Eu não sei se é normal, mas é algo que notei.

adicionado 8 minutos depois

E esqueci de mencionar que em DooM essas quedas ocorrem raramente, mas mesmo com o Vsync desligado, a placa de vídeo raramente alcança mais que 60%. Eu não sei se é um problema de energia, tensão... mas no HWMonitor a VCore do Ryzen alcança até 1.45 com muita oscilação mesmo sem o overclock, o que não sei se poderia considerar um defeito ou até mesmo a causa dessas quedas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Helena Mello Certo, sem problemas com o filtro de linha. O que não pode usar é estabilizador ou shortbreak (nobreak vagabundo com onda retangular e estabilizador interno). O filtro é bom?

 

Jogos muitas vezes não são otimizados para trabalhar bem com diversos núcleos. Sempre existe diferença de uso entre eles. Mas, mesmo assim, o Ryzen 5 1600 é um processador bem mais que capaz de rodar esses jogos. Você não errou ao escolher esse processador. Contudo, eu teria recomendado uma placa-mãe que possibilite overclock, já que é bem fácil de fazer e compensa muito nos Ryzen (é performance "de graça" e basta ir ali e pegar).

 

Qual é o modelo do HD que você colocou aí? Ele é novo?

 

Você deixa muita coisa aberta enquanto joga?

 

No MSI Afterburner, está monitorando temperaturas, usos dos componentes e capacidade livre das memórias (ram e da placa de vídeo)? Seria interessante monitorar os clocks também. Tente pegar um dos momentos em que ocorrem quedas e observar se o clock de algum componente cai de forma brusca, se há alguma temperatura alta demais ou se a memória ram estourou o limite. Deixe o HW Monitor aberto também, de forma a pegar os valores máximos dessas variáveis, tire alguns prints e nos mostre. Este tópico pode ajudar:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Então, eu comprei através da Pichau e ele veio montado com um Toshiba 1TB HDWD110 e acredito que o filtro seja bom. Eu inclusive comprei um novo quando recebi o computador. E não, eu fecho tudo quando jogo, por costume pois meu antigo computador era beeem fraquinho então qualquer janela além do jogo causava travamentos insanos...

Irei tirar alguns prints e olhar esse tutorial que você me mandou e logo posto mais dados pra ajudar. Obrigada. 

Quais desses jogos você me recomenda usar para te mandar os testes? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Beleza, @Helena Mello. Há muitos fatores que podem provocar esse problema que você está descrevendo. Mas, a princípio, não há sentido em ocorrer mesmo e você fez boas escolhas. 

 

Perguntei sobre o HD porque erros ou setores defeituosos poderiam provocar isso que você descreveu. É a primeira coisa a eliminar. Contudo, com o HD sendo recente, é difícil que ocorra. Quanto tempo de uso tem esse seu computador?

 

De qualquer forma, execute um check disk. Digite "cmd" no menu iniciar e abra o Prompt de Comando como Administrador. Digite "chkdsk C: /f". Ele irá pedir para agendar uma verificação ao reiniciar, digite "s" e aperte enter. Reinicie o computador e aguarde o término do processo. Nenhum arquivo seu será alterado pelo procedimento.

 

Ainda está na garantia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, ele está na garantia. Completam 2 meses que o comprei. Fiz o que você indicou agora irei testar os jogos.
Poderia ser o HD pois tive algumas quedas de energia com o pc ligado a algum tempo, pois o poste da minha rua estava defeituoso. Nessas quedas poderia ter ocasionado algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gravei um vídeo aqui pra facilitar um pouco a identificação do problema. Sinalizei os tempos que ocorrem essas tais quedas. 00:22 - 00:26 - 00:36- 00:40 - 01:52 - 03:46 - 04:05 - 04:24 - 05:11
E veja que nos 05:26 a GPU deu uma queda a 18% de utilização. 

Também tem no print essa questão da tensão que citei antes.

 

print.png

adicionado 3 minutos depois

Caso esse único jogo não seja o suficiente pra identificar eu posso gravar de outros...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só diminua o tempo de atualização, deixe o mais baixo possível pois assim ele terá o melhor tempo de resposta ao "ler" as temperaturas, alias eu achei um "tutorial" de como aumentar fps nesse jogo em especifico porém esta em inglês mas deve ajudar mesmo assim

http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=914437196

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Emanuel Valério Então você acredita que essas quedas não sejam culpa do meu pc e sim do jogo? Digo, se for necessário enviar outro vídeo de outro jogo eu envio, só me indique o melhor jogo pra poder fazer essa analise. E obrigada  pela dica e pelo tutorial, vou ler! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Helena Mello pelo menos naquele jogo que você gravou aparentemente sim maaaas também tem o problema da temperatura da placa de video que influenciou nas quedas, agora teste em outros jogos como a configuração dos fans interfere alias você já atualizou a bios da sua placa-mãe? saiu update agora em fevereiro TALVEZ de um gás no desempenho, outra coisa q esqueci de mencionar ... gabinete aberto também ajuda porém aumenta o acumulo de poeira :v

https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-A320M-K-BR/HelpDesk_BIOS/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Emanuel Valério A configuração dos fans alterou sim, a temperatura está mais estável. Acabei de atualizar a bios aqui pois essa placa-mãe tem recurso de atualizar online então foi rapidinho... vamos ver. Eu já não sei mais o que testo pra descobrir a causa dessas quedas, se for a temperatura imagino que a configuração tenha resolvido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Helena Mello

 

Esse review é antigo até, mas o jogo tem culpa no cartório..

 

 

Não sei o quanto mexeram nele, de lá pra cá mas, sendo um port de console, até é esperado isso acontecer..

 

GTA V é caso perdido pra Ryzen, Rise of TB e RE7 e não lembro de ter reviews, como o acima..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem nada de problema de temperatura, haja vista que, desde a placa de vídeo dela está em 63º, o problema já ocorre, o fato é que o Ryzen simplesmente não se dá bem com alguns jogos, eu zerei GTA V penando, o jogo rodava com mais de 100FPS, mas com inúmeros stutters no Ryzen 5 1600, 16Gb memória, SSD e uma GTX 1070, o mesmo acontecia com Vsync ligado, também, o processador simplesmente é ruim para alguns jogos, Rise of Tomb raider, foi outro, que no começo tava rodando tranquilo, mas depois virou full stutter, até em jogos como o fifa 18, as vezes dá umas travadas.

 

O que eu não consigo entender, é que mesmo que o jogo rode a mais de 100FPS, como é o caso do CS go, ele ainda assim, dá stutter, e se ativa o Vsync, acontece isso que está acontecendo com a @Helena Mello, a única coisa que realmente me ajudou, foi instalar a versão 1607 do W10, e desativar os updates, isso praticamente eliminou os stutters na maioria dos games, apesar dele ainda estar presente, está 90% melhor.

 

O engraçado é que, em jogos como Titanfall 2, que é bem pesado, consegui rodar com tudo no ultra, sem um mísero stutter, Project cars, F1 2017 também roda liso, ou seja, é seletivo.

 

Podem falar que montaram PC com Ryzen 1600, 1700, 1800, e que o PC tá maravilhoso, mas por minha experiência e de inúmeros outros users, Ryzen é recomendado pra quem quer multitask, fazer stream, editar, etc... Não para jogos.

 

Mostrar uma tabela de média de FPS, é uma coisa, mostrar uma tabela de fluidez, é outra.

 

Se seu foco for 100% games, vá de Intel, pelo amor de Deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...