Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modificação do "gatilho" da câmera


Fetolino

Posts recomendados

Estou trabalhando em um projeto e preciso modificar o gatilho de uma câmera digital. Não quero utilizar a força mecânica (clicar no botão) para tirar as fotos, gostaria de tirar usando um impulso elétrico e gostaria de saber se é possível fazer isso?

E se alguém me dizer como, seria melhor ainda.

 

f1b732cc-b971-4b35-adf5-afd7547e1bd7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use um photo-acoplador.

Vantagens:

- o circuito de disparo não precisa ter sua parte elétrica ligada na camera.

- não necessita fazer nenhuma pesquisa para determinar como é o circuito elétrico onde está o interruptor.

- basta ver a tensão sobre os terminais da chave para saber onde é o + e o - para ligar corretamente o acoplador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

De onde vem o tal...

11 horas atrás, Fetolino disse:

impulso elétrico

?

Pelo que entendi quer dar um toque pra ligar e outro pra desligar. Um flip-flop resolve. Pergunta: vai usar a pilha da câmera ou pilhas para alimentar esse circuito? Qual a tensão que vai disponibilizar? Sem essa oinformação não dá para fazer o desenho final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero ligar um sensor de movimento na câmera, vai ser esse sensor que vai disponibilizar a carga elétrica e fazer com que a foto seja tirada, quero fazer um tipo de "câmera trap caseira".

Quando eu utilizei uma bateria de 9v para alimentar o sensor de movimento, ele devolvia 3,35v de sinal.

Quando eu utilizei uma pilha de 1,5v para alimentar o sensor, ele devolveu 1,16v de sinal.

a corrente elétrica que fica passando pelo botão onde tira a foto na câmera é de 2,3v (eu verifiquei essa tensão com um multímetro com a câmera ligada)

 

image.thumb.png.e4e8d857db6d9a14b74150b778a86a42.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Fetolino disse:

a corrente elétrica que fica passando pelo botão onde tira a foto na câmera é de 2,3v (eu verifiquei essa tensão com um multímetro com a câmera ligada)

Na verdade o que verificou foi a tensão. Precisamos saber da corrente (mA) que circula pelo botão. Talvez seja tão baixa que seu amperímetro nem consiga ler. Ajusta seu multímetro para mA, repete o teste (vai tirar uma foto fazendo isso) e leia a corrente.

Outra coisa: o que vamos fazer com esse sinal é alimentar um led que está dentro do photo-acoplador. O led consome uma corrente quase que igual a que  circula pelo botão virtual que  estamos construindo. Talvez a corrente de saída do seu sensor seja insuficiente.Precisamos saber:

- a corrente (mA) que circula pelo botão real

- a corrente máxima de saída do seu sensor

- escolha a tensão com a qual irá alimentar o sensor e informe

- informe a tensão de saída com a tensão de alimentação selecionada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses são dados que eu consegui da internet sobre o sensor que eu tenho. E não consegui "tirar" a corrente que passa pelo botão da câmera.

Tensão de Operação: 4,5-20V
Tensão Dados: 3,3V (Alto) – 0V (Baixo)

 

E eu quero utilizar a tensão da bateria, ou seja, usar uma alimentação de 9v e o sensor devolve 3,35v.

 

Fiz alguns testes e consegui ver que a câmera oscila a tensão que passa pelo botão de tirar foto na câmera, isso significa que o botão é alimentado constantemente até que aquele botão é pressionado e acaba cortando a tensão que está passando para aquele botão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato o botão provoca um 'curto'  nos 3.5V o que faz ele 'cortar' - 'curtar' - curtocircuitar. O mesmo que faria o fotoacoplador entre nos pinos 4 e 3 depois de receber a luz oriunda da corrente entre os pinos 1 e 2. Captou?  sei lá... Pelo menos tentei... de novo. Se preferir não ficar esperando que alguém te explique melhor, a dica que dou é: dê uma mini estudada nos princípios de funcionamento do optoacoplador ou fotoacoplador ... a lesma lerda

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

em tempo, caso queira evitar um pouco de trabalho, pode pegar um sensor de presença de alarme (daqueles que tem um micro relê dentro) e ligar os terminais (que vem da parte da chave do relê) na parte da chave do botão da máquina...

MAS....

Estes botões destas máquinas normalmente são duplos... ou seja eles tem 2 estágios... com uma leve apertada ele focaliza... e pressionando mais forte ele bate a foto... mas a maioria das pessoas apenas clica tudo de uma vez...

 

Se sua máquina possuir este tipo de botão duplo, você pode precisar entrar nas opções da câmera e desativar esta função... ou algo do tipo... enfim terá que fazer testes...

 

EDITADO: Agora que vi melhor sua foto... parece ser uma câmera pequena e simples... pode ser que o botão dela seja simples... daí fica mais fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...