Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Fetolino

Modificação do "gatilho" da câmera

Recommended Posts

Estou trabalhando em um projeto e preciso modificar o gatilho de uma câmera digital. Não quero utilizar a força mecânica (clicar no botão) para tirar as fotos, gostaria de tirar usando um impulso elétrico e gostaria de saber se é possível fazer isso?

E se alguém me dizer como, seria melhor ainda.

f1b732cc-b971-4b35-adf5-afd7547e1bd7.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Use um photo-acoplador.

Vantagens:

- o circuito de disparo não precisa ter sua parte elétrica ligada na camera.

- não necessita fazer nenhuma pesquisa para determinar como é o circuito elétrico onde está o interruptor.

- basta ver a tensão sobre os terminais da chave para saber onde é o + e o - para ligar corretamente o acoplador.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

um pouco de imagem nas palavras do serjão

el817-pc817-817-smd-acoplador-otico-opto

Pino4 = onde der positivo, pino3=o outro lado da chave

De onde vem o tal...

10 horas atrás, Fetolino disse:

impulso elétrico

?

Editado por Isadora Ferraz
correções na descrição
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

De onde vem o tal...

11 horas atrás, Fetolino disse:

impulso elétrico

?

Pelo que entendi quer dar um toque pra ligar e outro pra desligar. Um flip-flop resolve. Pergunta: vai usar a pilha da câmera ou pilhas para alimentar esse circuito? Qual a tensão que vai disponibilizar? Sem essa oinformação não dá para fazer o desenho final.

Compartilhar este post

Link para o post

Quero ligar um sensor de movimento na câmera, vai ser esse sensor que vai disponibilizar a carga elétrica e fazer com que a foto seja tirada, quero fazer um tipo de "câmera trap caseira".

Quando eu utilizei uma bateria de 9v para alimentar o sensor de movimento, ele devolvia 3,35v de sinal.

Quando eu utilizei uma pilha de 1,5v para alimentar o sensor, ele devolveu 1,16v de sinal.

a corrente elétrica que fica passando pelo botão onde tira a foto na câmera é de 2,3v (eu verifiquei essa tensão com um multímetro com a câmera ligada)

image.thumb.png.e4e8d857db6d9a14b74150b778a86a42.png

Editado por Fetolino

Compartilhar este post

Link para o post
37 minutos atrás, Fetolino disse:

a corrente elétrica que fica passando pelo botão onde tira a foto na câmera é de 2,3v (eu verifiquei essa tensão com um multímetro com a câmera ligada)

Na verdade o que verificou foi a tensão. Precisamos saber da corrente (mA) que circula pelo botão. Talvez seja tão baixa que seu amperímetro nem consiga ler. Ajusta seu multímetro para mA, repete o teste (vai tirar uma foto fazendo isso) e leia a corrente.

Outra coisa: o que vamos fazer com esse sinal é alimentar um led que está dentro do photo-acoplador. O led consome uma corrente quase que igual a que  circula pelo botão virtual que  estamos construindo. Talvez a corrente de saída do seu sensor seja insuficiente.Precisamos saber:

- a corrente (mA) que circula pelo botão real

- a corrente máxima de saída do seu sensor

- escolha a tensão com a qual irá alimentar o sensor e informe

- informe a tensão de saída com a tensão de alimentação selecionada

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o amigo tenha dificuldade com a matemática , tmj tenta isso...

el817-pc817-817-smd-acoplador-otico-opto

Sem muito mimimi...O input é seu sinal, o Rc de 1k...220R, o output/gnd na chave. Serve qualquer opto til111,  4n25 e afins

Compartilhar este post

Link para o post

Esses são dados que eu consegui da internet sobre o sensor que eu tenho. E não consegui "tirar" a corrente que passa pelo botão da câmera.

Tensão de Operação: 4,5-20V
Tensão Dados: 3,3V (Alto) – 0V (Baixo)

E eu quero utilizar a tensão da bateria, ou seja, usar uma alimentação de 9v e o sensor devolve 3,35v.

Fiz alguns testes e consegui ver que a câmera oscila a tensão que passa pelo botão de tirar foto na câmera, isso significa que o botão é alimentado constantemente até que aquele botão é pressionado e acaba cortando a tensão que está passando para aquele botão.

Compartilhar este post

Link para o post

De fato o botão provoca um 'curto'  nos 3.5V o que faz ele 'cortar' - 'curtar' - curtocircuitar. O mesmo que faria o fotoacoplador entre nos pinos 4 e 3 depois de receber a luz oriunda da corrente entre os pinos 1 e 2. Captou?  sei lá... Pelo menos tentei... de novo. Se preferir não ficar esperando que alguém te explique melhor, a dica que dou é: dê uma mini estudada nos princípios de funcionamento do optoacoplador ou fotoacoplador ... a lesma lerda

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Estou tentando aqui kkkkk. Nunca mexi com essa parte do conhecimento, não sabia nem o que era um multimetro até o mês passado. Só quero acabar esse projeto o mais breve possível para me livrar disso kkkkkk.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais