Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tamanho de panfleto e cardápio para o photoshop


Posts recomendados

Fala pessoal, beleza?

Então, eu não sou profissional, ou coisa do tipo, mas eu sei usar o photoshop para algumas coisas. Recentemente, o amigo do meu irmão que tem uma hamburgueria, me pediu para eu reconstruir o panfleto da loja dele, porque o rapaz que ele contratou para criar a arte da loja dele, estava cobrando muito caro, além de não dar a arte feita para o cliente. Ele cobra R$ 50 por hora, + a impressão de 1000 panfletos que custa R$ 200.. Então nesse caso, deu um total de R$ 500. Por estar caro, e o rapaz dizer que não dá arte final para o cliente(Não estou falando dos arquivos editáveis do projeto, mas sim a imagem final para impressão), Por esse motivo, ele pediu para que eu refizesse o panfleto para ele. Ele disse que já pediu várias vezes, e o rapaz diz que não pode dar a arte para ele.. Quando o cliente solicita a imagem para postar nas redes sociais, como facebook e whatsapp, o que o cara faz, é enviar uma imagem em JPEG de 524x757 com uma qualidade horrível, nem dá para enxergar direito o que vem nos hamburgueres ou o preço. Sendo assim, ele não quer fazer mais nada com o rapaz. Eu disse que não posso recriar o panfleto exatamente como é, porque é de direito autoral do cara. Então ele pediu para eu fazer um diferente, eu fiz e ele gostou.

Ele me indicou para alguns amigos dele, e eles estão pedindo para eu fazer panfletos e cardápios para eles também. Só que eu não tenho noção nenhuma de preço, tamanho de panfleto e de cardápio para impressão. Eu nunca fiz nenhum projeto desse para impressão, sempre que me pedem é para usar no facebook, whatsapp, e no site da loja..

Alguém que entende, por favor, pode me dizer o quanto cobrar só para eu ter uma base de preço, ou somente o tamanho de um panfleto, e de um cardápio. Eu só sei usar o photoshop e um pouco do Illustrator, eu edito algumas coisas no Illustrator para melhorar a qualidade das letras, logos e outras coisas, mas o projeto todo é e vai ser criado no photoshop. Então queria saber qual o tamanho exato de um panfleto e um cardápio para por no photoshop, vai ser para impressão. Eu sei que o projeto tem que estar em 300 DPI e que as cores em RGB são para dispositivos e CMYK para impressão. O que realmente não sei obviamente, é o tamanho mesmo.. :/

Ahh, se alguém conhecer também um banco de imagens bom e free para retirar imagens, agradeço.

Se alguém puder me ajudar, serei muito grato! Obrigado, desde já.

Att: Jonathas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jonathas, não achei caro o que foi cobrado ao seu amigo. Particularmente não gosto de cobrar por hora. Cliente não entende muito bem o quanto demanda o seu trabalho. você pode ter uma ideia genial em poucos minutos ou ter um trabalho braçal de um panfleto com 30 fotos, onde você tem que recortar, tratar etc, algo que leva mais de um dia para finalizar. O primeiro caso, mais criativo, vale bem mais, embora usando menos tempo.

 

Sobre ficar com os originais, isso é bem comum. você controla fontes usadas, imagens de banco de dados, tem o seu acabamento. Segue ao cliente, normalmente, um arquivo PDF para impressão em CMYK ou imagem JPEG em RGB para a Web. você tem controle, evita que peguem fontes, imagens pagas e usem em outras artes. E fundamentalmente controla o seu trabalho. você não vai querer que o cliente troque fontes, inclua sem critério informações e ainda diga que você é o autor da arte.

 

Formatos dependem da gráfica, do aproveitamento do papel, e do que você precisa. você pode imprimir em papelaria ou gráfica digital com toner, neste caso vai ficar no formato A4 ou A3. Se na gráfica em offset, para tiragens maiores, os formatos são muito variados. Aqui alguns sugeridos por uma gráfica conhecida. Imagina que você repetirá o panfleto dentro destes tamanhos:

 

http://www.equipgraf.com.br/tabela-de-aproveitamento-de-papel/

 

Minha sugestão é que você corra por algumas lojas de alimentos, ou outras, e recolha material de propaganda. Assim terá uma boa ideia de formatos e aproveitamento de papel.

 

Sobre banco de dados, eu uso o Pexels. você pode colocar ele como extensão no Photoshop. você escolhe a imagem de dentro do programa. É totalmente grátis e tem um bom material:

https://www.pexels.com

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Prudha disse:

Jonathas, não achei caro o que foi cobrado ao seu amigo. Particularmente não gosto de cobrar por hora. Cliente não entende muito bem o quanto demanda o seu trabalho. você pode ter uma ideia genial em poucos minutos ou ter um trabalho braçal de um panfleto com 30 fotos, onde você tem que recortar, tratar etc, algo que leva mais de um dia para finalizar. O primeiro caso, mais criativo, vale bem mais, embora usando menos tempo.

 

Sobre ficar com os originais, isso é bem comum. você controla fontes usadas, imagens de banco de dados, tem o seu acabamento. Segue ao cliente, normalmente, um arquivo PDF para impressão em CMYK ou imagem JPEG em RGB para a Web. você tem controle, evita que peguem fontes, imagens pagas e usem em outras artes. E fundamentalmente controla o seu trabalho. você não vai querer que o cliente troque fontes, inclua sem critério informações e ainda diga que você é o autor da arte.

 

Formatos dependem da gráfica, do aproveitamento do papel, e do que você precisa. você pode imprimir em papelaria ou gráfica digital com toner, neste caso vai ficar no formato A4 ou A3. Se na gráfica em offset, para tiragens maiores, os formatos são muito variados. Aqui alguns sugeridos por uma gráfica conhecida. Imagina que você repetirá o panfleto dentro destes tamanhos:

 

http://www.equipgraf.com.br/tabela-de-aproveitamento-de-papel/

 

Minha sugestão é que você corra por algumas lojas de alimentos, ou outras, e recolha material de propaganda. Assim terá uma boa ideia de formatos e aproveitamento de papel.

 

Sobre banco de dados, eu uso o Pexels. você pode colocar ele como extensão no Photoshop. você escolhe a imagem de dentro do programa. É totalmente grátis e tem um bom material:

https://www.pexels.com

Obrigado Prudha, vou dar uma olhada nos sites.

Sobre ficar com os originais, esse é o grande problema, creio eu.. Eu conversei com ele, perguntei se tinha resolvido já o negócio da arte com o carinha lá.. Ele disse que o cara não vai dar a arte final, porque ele não trabalha assim etc..  Expliquei a ele que geralmente os designers não dão o arquivo editável, porque qualquer um pode pegar, editar e sujar o nome dele, ou por uma logo ali por cima como se a pessoa tivesse feito a arte e não ele. Mas ele disse que não quer o arquivo editável, quer a imagem para por nas redes sociais e para imprimir em outro local, mas nem assim o cara quer dar. Por esse motivo ele não vai mais fazer nada com esse carinha. Ele disse que uma gráfica cobrou a ele 130 para imprimir 800 panfletos, mas para ele imprimir precisa da arte kkkkkk. É uma longa história...

Ahh, o papel da impressão, vai ser em papel couchê mesmo, daqueles finos e com 1 dobra no meio..

Só me tire uma dúvida por favor.. Se eu pegar o panfleto já imprimido e medir com uma régua, essas medidas podem ser usadas no programa?. Ou dá algum problema na impressão?.. Tipo a arte vazar pra fora do papel e sair cortada ou algo assim.. Essas medidas usadas no programa são diferentes das medidas que eu fizer por fora?.. Não sei se ficou claro :S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Jonathas Douglas disse:

Só me tire uma dúvida por favor.. Se eu pegar o panfleto já imprimido e medir com uma régua, essas medidas podem ser usadas no programa?. Ou dá algum problema na impressão?.. Tipo a arte vazar pra fora do papel e sair cortada ou algo assim.. Essas medidas usadas no programa são diferentes das medidas que eu fizer por fora?.. Não sei se ficou claro :S

 

Sim. Chama-se sangramento. Normalmente é padronizado em 0,5cm. É uma área de sobra para a impressão e o corte. Se você usar o Illustrator ele te ajudará com isto, há onde você determinar este sangramento.

E aconselho o Illustrator para usar os textos, principalmente os menores. Inclua nele se tiver alguma imagem do Photoshop. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...