Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel ID de documento sequencial


Posts recomendados

Bom dia a todos, bem eu estou fazendo alguma planilhas para uma nova empresa para qual trabalho, e gostaria de deixar um campo automatizado se fosse possível.

 

Neste caso queria que sempre que a pessoa que vá emitir a fatura ou Pro-forma, o numero da pro-forma seja alterado para um novo numero ex: tenho a pro-forma 0024/18 e quando abrir esse excel novamente para emitir um novo documento ele já altere esse campo 0024/18 para 0025/18 e assim por diante.

 

Deixo o link da imagem da planilha em causa, e também deixo aqui a planilha pra uma melhor ajuda de quem poder.

 

pKk7Q2-tSnqpC6sUC_JvFg.png

 

Desde já agradeço pelo apoio.

Pró-Forma.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, CasaDoHardware disse:

Ve se é assim:

 

 

 

 

 

Pró-Forma.zip

 

Agradecido amigo, porém teria como ser isso porém automático, pois tenho varias pessoas que emitem facturas e pró-formas, e seria excelente, ao abrir ele faz um check ao numero anterior lançado e já atribuir o numero novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/02/2018 às 10:32, Basole disse:

Veja se é isso que deseja:

 

Pró-Forma.zip

Não gostaria de toda a vez que lançar uma pro-forma ter que fechar e abrir novamente...

22 horas atrás, CasaDoHardware disse:

Não vi a solução do basole, provavelmente ele tenha pensado nisso, mas sempre que alguem emitir uma pro forma, vai precisar fechar e abrir de novo?

Concordo, o que fez com o botão até se enquadra, porém se ele fosse auto seria excelente, exemplo lanço o orçamento PF00024 e salvo na pasta com o mesmo nome, quando fosse abrir o modelo padrão "pro-forma" ele faria tipo um check aos files imitados nessa pasta de proformas e alterava conforme o ultimo feito.

 

Acho que expliquei o que queria realmente. 

 

Agradeço aos dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Basole disse:

 

Desculpe, mas fiz o exemplo de acordo com que solicitou. 

 

 

Sim compreendo e agradeço, mas não seria possível fazer como falei em cima?

 

Porque fechar o arquivo e abrir novamente pra lançar um novo fica complicado pro pessoal todo da empresa intende...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, JCarlosReis disse:

Porque fechar o arquivo e abrir novamente pra lançar um novo fica complicado pro pessoal todo da empresa intende...

 

Por que não.  Para nós que estamos fora do seu negocio fica difícil entender como o documento será usado, nos baseamos nos relatos dos solicitantes..

 

9 minutos atrás, JCarlosReis disse:

Sim compreendo e agradeço, mas não seria possível fazer como falei em cima?

 

Sim, com o Excel e vba, quase tudo é possivel, o que eu acho mais difícil, é entender o que as pessoas precisam ou querem fazer.

Mas enfim,  deixa entender melhor .. apos o preenchimento voce salva o arquivo como, por exemplo  PF00024.xls* e sempre em uma mesma pasta? 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Basole disse:

 

Por que não.  Para nós que estamos fora do seu negocio fica difícil entender como o documento será usado, nos baseamos nos relatos dos solicitantes..

 

 

Sim, com o Excel e vba, quase tudo é possivel, o que eu acho mais difícil, é entender o que as pessoas precisam ou querem fazer.

Mas enfim,  deixa entender melhor .. apos o preenchimento voce salva o arquivo como, por exemplo  PF00024.xls* e sempre em uma mesma pasta? 

 

 

 

 

Correto tudo é salvo num servidor que está em rede interno, ou seja tudo é feito por lá, o arquivo mãe "Proforma.xls" iria estar em cada PC dos funcionários e quando salva, o arquivo seria na rede com o nome "PF00024"

 

Quando cada funcionário com acesso a essa pasta abrir o arquivo mãe para emitir um novo documento ele abre esse arquivo e automaticamente faz um check na pasta em rede e atribui automaticamente um numero sequencial.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ve se isso ajuda!

 

O codigo atual salva o arquivo em PDF na  unidade C e em PDF.

Caso queira salvar em outro formato, xls por exemplo, precisa adequar o codigo.
 

O arquivo é usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo?


Existem observações no codigo que você deve observar antes de testar

Pró-Forma.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, CasaDoHardware disse:

Ve se isso ajuda!

 

O codigo atual salva o arquivo em PDF na  unidade C e em PDF.

Caso queira salvar em outro formato, xls por exemplo, precisa adequar o codigo.
 

O arquivo é usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo?

Pró-Forma.zip

 

Boas,

 

Abri o arquivo porém ao clicar no botão NOVO, ele apresentou erro.

 

bPCNXobfQDmAESBHSu9iWg.png

 

Essa ideia de salvar logo em pdf é excelente. E sim no front office os três funcionarios podem emitir ambos ao mesmo tempo ou segundos de diferença.

 

Mais uma vez esse botão iria fazer o check a pasta e ver o ultimo lançado e depois geraria o numero seguinte?

 

Lembrando que o numero da pro forma agora deve começar por "PF0000" e depois "PF0001" e assim adiante 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, JCarlosReis disse:

....Quando cada funcionário com acesso a essa pasta abrir o arquivo mãe para emitir um novo documento ele abre esse arquivo e automaticamente faz um check na pasta em rede e atribui automaticamente um numero sequencial.

 

Bom se o funcionário vai salvar o arquivo "Pro-Forma" para  "PF00024", por exemplo, necessariamente ele terá que abrir o arquivo original, então o meu 1º exemplo atende a essa necessidade. 

 

Mas como tem outros funcionários envolvidos que utilizarão o mesmo modelo do arquivo, este exemplo em anexo atenderá esta demanda. 

 

Para testar, crie um arquivo com o nome, por exemplo  PF00024.xlsx e salve em uma pasta qualquer, em seguida no vbe de EstaPasta_de_trabalho (vide img) do arquivo que enviei,  altere o caminho (local), e o nome da pasta onde salvou o arquivo  "PF00024.xlsx". Para finalizar, feche e abra o arquivo Pró-Forma_v1.xlsm.

 

 

Sem_t_tulo.jpg

 

 

Pró-Forma_v1.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, JCarlosReis disse:

 

Boas,

 

Abri o arquivo porém ao clicar no botão NOVO, ele apresentou erro.

 

bPCNXobfQDmAESBHSu9iWg.png

 

Essa ideia de salvar logo em pdf é excelente. E sim no front office os três funcionarios podem emitir ambos ao mesmo tempo ou segundos de diferença.

 

Mais uma vez esse botão iria fazer o check a pasta e ver o ultimo lançado e depois geraria o numero seguinte?

 

Lembrando que o numero da pro forma agora deve começar por "PF0000" e depois "PF0001" e assim adiante 

Como eu disse na postagem você precisava olhar o codigo vba antes de usar.

É necessário ajustar o caminho, e criar a pasta Pro Forma (Atenção na Grafia) no Diretorio C:\ ou no diretorio que você quiser desde que altere o caminho do arquivo. Como você pode ver na mensagem é caminho nao encotrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Basole disse:

 

Bom se o funcionário vai salvar o arquivo "Pro-Forma" para  "PF00024", por exemplo, necessariamente ele terá que abrir o arquivo original, então o meu 1º exemplo atende a essa necessidade. 

 

Mas como tem outros funcionários envolvidos que utilizarão o mesmo modelo do arquivo, este exemplo em anexo atenderá esta demanda. 

 

Para testar, crie um arquivo com o nome, por exemplo  PF00024.xlsx e salve em uma pasta qualquer, em seguida no vbe de EstaPasta_de_trabalho (vide img) do arquivo que enviei,  altere o caminho (local), e o nome da pasta onde salvou o arquivo  "PF00024.xlsx". Para finalizar, feche e abra o arquivo Pró-Forma_v1.xlsm.

 

 

Sem_t_tulo.jpg

 

 

Pró-Forma_v1.zip

 

38 minutos atrás, CasaDoHardware disse:

Como eu disse na postagem você precisava olhar o codigo vba antes de usar.

É necessário ajustar o caminho, e criar a pasta Pro Forma (Atenção na Grafia) no Diretorio C:\ ou no diretorio que você quiser desde que altere o caminho do arquivo. Como você pode ver na mensagem é caminho nao encotrado.

 

Excelente as duas soluções estão perfeitas gostei.

 

CasaDoHardware o seu ficou bom porém se um segundo funcionário abrir o ficheiro mãe ao clicar em "Novo" ele faz algum check para ver se não tem um lançamento a ser feito ou já feito para não repetir a numeração?

 

Basole, já o seu faz o que eu procuro que é o check aos files que foram feitos e gera um outro. Agora a minha pergunta é quando dois funcionários abrirem o ficheiro mãe pra lançarem uma PF, ele consegue salvar em simultâneo com o numero sequencial? Será possível fazer um botão "Lançar" e quando se clica nesse botão ele salva automaticamente a PF já com a numeração sequencial porém em .pdf? Ou seja como fez, porém o botão é que iria salvar o file.

 

Do resto os dois estão certos funciona como pretendido, e apenas esses ajustes que acabei de informar, irá surgir o modelo final do file. Agradeço muito pela dedicação aos dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, JCarlosReis disse:

Basole, já o seu faz o que eu procuro que é o check aos files que foram feitos e gera um outro. Agora a minha pergunta é quando dois funcionários abrirem o ficheiro mãe pra lançarem uma PF, ele consegue salvar em simultâneo com o numero sequencial? Será possível fazer um botão "Lançar" e quando se clica nesse botão ele salva automaticamente a PF já com a numeração sequencial porém em .pdf? Ou seja como fez, porém o botão é que iria salvar o file.

 

Sim agora eu acrescentei este recurso e independentemente do "ID de documento sequencial" ou seja na célula M6, quando o funcionário clicar no botão "Salvar como PDF" o código faz a checagem no files na pasta especificada, e verifica se já existe o file com o nº do ID, se existir, ele acrescenta +1 e faz uma nova checagem e assim sucessivamente ate encontrar um numero disponível e salva com o novo Id evitando assim que sobreponha algum arquivo, e em formato *.pdf.  Ex. (PF00025.pdf)

 

Eu alterei local do caminho da pasta de arquivos para o modulo1. (vide img1)   

 

E o botão Salvar como PDF esta na faixa de opções, aba Pro-Forma (vide img2).

 

Img1

image.png.a34db70f0e6fcb07a4e3d824746d7295.png

 

 

img2

image.png.7d684ba90a12e985f235781ab530c8b3.png

 

Pró-Forma_v2.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...