Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
JCarlosReis

Excel ID de documento sequencial

Recommended Posts

Bom dia a todos, bem eu estou fazendo alguma planilhas para uma nova empresa para qual trabalho, e gostaria de deixar um campo automatizado se fosse possível.

Neste caso queria que sempre que a pessoa que vá emitir a fatura ou Pro-forma, o numero da pro-forma seja alterado para um novo numero ex: tenho a pro-forma 0024/18 e quando abrir esse excel novamente para emitir um novo documento ele já altere esse campo 0024/18 para 0025/18 e assim por diante.

Deixo o link da imagem da planilha em causa, e também deixo aqui a planilha pra uma melhor ajuda de quem poder.

pKk7Q2-tSnqpC6sUC_JvFg.png

Desde já agradeço pelo apoio.

Pró-Forma.xlsx

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 horas atrás, CasaDoHardware disse:

Ve se é assim:

Pró-Forma.zip

Agradecido amigo, porém teria como ser isso porém automático, pois tenho varias pessoas que emitem facturas e pró-formas, e seria excelente, ao abrir ele faz um check ao numero anterior lançado e já atribuir o numero novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vi a solução do basole, provavelmente ele tenha pensado nisso, mas sempre que alguem emitir uma pro forma, vai precisar fechar e abrir de novo?

Compartilhar este post

Link para o post
Em 16/02/2018 às 10:32, Basole disse:

Veja se é isso que deseja:

Pró-Forma.zip

Não gostaria de toda a vez que lançar uma pro-forma ter que fechar e abrir novamente...

22 horas atrás, CasaDoHardware disse:

Não vi a solução do basole, provavelmente ele tenha pensado nisso, mas sempre que alguem emitir uma pro forma, vai precisar fechar e abrir de novo?

Concordo, o que fez com o botão até se enquadra, porém se ele fosse auto seria excelente, exemplo lanço o orçamento PF00024 e salvo na pasta com o mesmo nome, quando fosse abrir o modelo padrão "pro-forma" ele faria tipo um check aos files imitados nessa pasta de proformas e alterava conforme o ultimo feito.

Acho que expliquei o que queria realmente. 

Agradeço aos dois.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 16/02/2018 às 08:41, JCarlosReis disse:

.... ao abrir ele faz um check ao numero anterior lançado e já atribuir o numero novo.

Desculpe, mas fiz o exemplo de acordo com que solicitou. 

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Basole disse:

Desculpe, mas fiz o exemplo de acordo com que solicitou. 

Sim compreendo e agradeço, mas não seria possível fazer como falei em cima?

Porque fechar o arquivo e abrir novamente pra lançar um novo fica complicado pro pessoal todo da empresa intende...

Editado por JCarlosReis

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, JCarlosReis disse:

Porque fechar o arquivo e abrir novamente pra lançar um novo fica complicado pro pessoal todo da empresa intende...

Por que não.  Para nós que estamos fora do seu negocio fica difícil entender como o documento será usado, nos baseamos nos relatos dos solicitantes..

9 minutos atrás, JCarlosReis disse:

Sim compreendo e agradeço, mas não seria possível fazer como falei em cima?

Sim, com o Excel e vba, quase tudo é possivel, o que eu acho mais difícil, é entender o que as pessoas precisam ou querem fazer.

Mas enfim,  deixa entender melhor .. apos o preenchimento voce salva o arquivo como, por exemplo  PF00024.xls* e sempre em uma mesma pasta? 

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Basole disse:

Por que não.  Para nós que estamos fora do seu negocio fica difícil entender como o documento será usado, nos baseamos nos relatos dos solicitantes..

Sim, com o Excel e vba, quase tudo é possivel, o que eu acho mais difícil, é entender o que as pessoas precisam ou querem fazer.

Mas enfim,  deixa entender melhor .. apos o preenchimento voce salva o arquivo como, por exemplo  PF00024.xls* e sempre em uma mesma pasta? 

Correto tudo é salvo num servidor que está em rede interno, ou seja tudo é feito por lá, o arquivo mãe "Proforma.xls" iria estar em cada PC dos funcionários e quando salva, o arquivo seria na rede com o nome "PF00024"

Quando cada funcionário com acesso a essa pasta abrir o arquivo mãe para emitir um novo documento ele abre esse arquivo e automaticamente faz um check na pasta em rede e atribui automaticamente um numero sequencial.

Compartilhar este post

Link para o post

Ve se isso ajuda!

O codigo atual salva o arquivo em PDF na  unidade C e em PDF.

Caso queira salvar em outro formato, xls por exemplo, precisa adequar o codigo.

O arquivo é usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo?

Existem observações no codigo que você deve observar antes de testar

Pró-Forma.zip

Editado por CasaDoHardware

Compartilhar este post

Link para o post
11 minutos atrás, CasaDoHardware disse:

Ve se isso ajuda!

O codigo atual salva o arquivo em PDF na  unidade C e em PDF.

Caso queira salvar em outro formato, xls por exemplo, precisa adequar o codigo.

O arquivo é usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo?

Pró-Forma.zip

Boas,

Abri o arquivo porém ao clicar no botão NOVO, ele apresentou erro.

bPCNXobfQDmAESBHSu9iWg.png

Essa ideia de salvar logo em pdf é excelente. E sim no front office os três funcionarios podem emitir ambos ao mesmo tempo ou segundos de diferença.

Mais uma vez esse botão iria fazer o check a pasta e ver o ultimo lançado e depois geraria o numero seguinte?

Lembrando que o numero da pro forma agora deve começar por "PF0000" e depois "PF0001" e assim adiante 

Editado por JCarlosReis

Compartilhar este post

Link para o post
51 minutos atrás, JCarlosReis disse:

....Quando cada funcionário com acesso a essa pasta abrir o arquivo mãe para emitir um novo documento ele abre esse arquivo e automaticamente faz um check na pasta em rede e atribui automaticamente um numero sequencial.

Bom se o funcionário vai salvar o arquivo "Pro-Forma" para  "PF00024", por exemplo, necessariamente ele terá que abrir o arquivo original, então o meu 1º exemplo atende a essa necessidade. 

Mas como tem outros funcionários envolvidos que utilizarão o mesmo modelo do arquivo, este exemplo em anexo atenderá esta demanda. 

Para testar, crie um arquivo com o nome, por exemplo  PF00024.xlsx e salve em uma pasta qualquer, em seguida no vbe de EstaPasta_de_trabalho (vide img) do arquivo que enviei,  altere o caminho (local), e o nome da pasta onde salvou o arquivo  "PF00024.xlsx". Para finalizar, feche e abra o arquivo Pró-Forma_v1.xlsm.

Sem_t_tulo.jpg

Pró-Forma_v1.zip

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, JCarlosReis disse:

Boas,

Abri o arquivo porém ao clicar no botão NOVO, ele apresentou erro.

bPCNXobfQDmAESBHSu9iWg.png

Essa ideia de salvar logo em pdf é excelente. E sim no front office os três funcionarios podem emitir ambos ao mesmo tempo ou segundos de diferença.

Mais uma vez esse botão iria fazer o check a pasta e ver o ultimo lançado e depois geraria o numero seguinte?

Lembrando que o numero da pro forma agora deve começar por "PF0000" e depois "PF0001" e assim adiante 

Como eu disse na postagem você precisava olhar o codigo vba antes de usar.

É necessário ajustar o caminho, e criar a pasta Pro Forma (Atenção na Grafia) no Diretorio C:\ ou no diretorio que você quiser desde que altere o caminho do arquivo. Como você pode ver na mensagem é caminho nao encotrado.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Basole disse:

Bom se o funcionário vai salvar o arquivo "Pro-Forma" para  "PF00024", por exemplo, necessariamente ele terá que abrir o arquivo original, então o meu 1º exemplo atende a essa necessidade. 

Mas como tem outros funcionários envolvidos que utilizarão o mesmo modelo do arquivo, este exemplo em anexo atenderá esta demanda. 

Para testar, crie um arquivo com o nome, por exemplo  PF00024.xlsx e salve em uma pasta qualquer, em seguida no vbe de EstaPasta_de_trabalho (vide img) do arquivo que enviei,  altere o caminho (local), e o nome da pasta onde salvou o arquivo  "PF00024.xlsx". Para finalizar, feche e abra o arquivo Pró-Forma_v1.xlsm.

Sem_t_tulo.jpg

Pró-Forma_v1.zip

38 minutos atrás, CasaDoHardware disse:

Como eu disse na postagem você precisava olhar o codigo vba antes de usar.

É necessário ajustar o caminho, e criar a pasta Pro Forma (Atenção na Grafia) no Diretorio C:\ ou no diretorio que você quiser desde que altere o caminho do arquivo. Como você pode ver na mensagem é caminho nao encotrado.

Excelente as duas soluções estão perfeitas gostei.

CasaDoHardware o seu ficou bom porém se um segundo funcionário abrir o ficheiro mãe ao clicar em "Novo" ele faz algum check para ver se não tem um lançamento a ser feito ou já feito para não repetir a numeração?

Basole, já o seu faz o que eu procuro que é o check aos files que foram feitos e gera um outro. Agora a minha pergunta é quando dois funcionários abrirem o ficheiro mãe pra lançarem uma PF, ele consegue salvar em simultâneo com o numero sequencial? Será possível fazer um botão "Lançar" e quando se clica nesse botão ele salva automaticamente a PF já com a numeração sequencial porém em .pdf? Ou seja como fez, porém o botão é que iria salvar o file.

Do resto os dois estão certos funciona como pretendido, e apenas esses ajustes que acabei de informar, irá surgir o modelo final do file. Agradeço muito pela dedicação aos dois.

Editado por JCarlosReis

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nao recomendo o uso de um arquivo em excel em rede, a possibilidade de dar problemas é enorme, o que você pode é gravar esse numero do codigo em um outro arquivo e assim ler o maior numero registrado e ao lancar um novo ele vai pegar esse numero maior.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, JCarlosReis disse:

Basole, já o seu faz o que eu procuro que é o check aos files que foram feitos e gera um outro. Agora a minha pergunta é quando dois funcionários abrirem o ficheiro mãe pra lançarem uma PF, ele consegue salvar em simultâneo com o numero sequencial? Será possível fazer um botão "Lançar" e quando se clica nesse botão ele salva automaticamente a PF já com a numeração sequencial porém em .pdf? Ou seja como fez, porém o botão é que iria salvar o file.

Sim agora eu acrescentei este recurso e independentemente do "ID de documento sequencial" ou seja na célula M6, quando o funcionário clicar no botão "Salvar como PDF" o código faz a checagem no files na pasta especificada, e verifica se já existe o file com o nº do ID, se existir, ele acrescenta +1 e faz uma nova checagem e assim sucessivamente ate encontrar um numero disponível e salva com o novo Id evitando assim que sobreponha algum arquivo, e em formato *.pdf.  Ex. (PF00025.pdf)

Eu alterei local do caminho da pasta de arquivos para o modulo1. (vide img1)   

E o botão Salvar como PDF esta na faixa de opções, aba Pro-Forma (vide img2).

Img1

image.png.a34db70f0e6fcb07a4e3d824746d7295.png

img2

image.png.7d684ba90a12e985f235781ab530c8b3.png

Pró-Forma_v2.zip

Editado por Basole

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais