Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

problema de desempenho devido a bios?


Marcos93_s

Posts recomendados

Bom Dia CDH!

Estou enfrentando sérios problemas de desempenho em minha máquina, uso de cpu subindo com pouca coisa, constantes travamentos em jogos e no próprio s.o, ja troquei e testei todos os componentes e tudo parece estar nos conformes, porém notei algo que chamou minha atenção, no msinfo32 consta que a versão da bios da minha placa está na F3, porém ja havia atualizado ela para F4, que é inclusive a unica versão que suporta o meu processador, no boot o pc liga normal e mostra lá o F4, porém com o sistema iniciado ainda consta o F3, ja tentei voltar para f3 e depois atualizar para f4 e nada, formatei a maquina para ver se era questão de reparo do s.o e nada, alguém já possou por isso e pode me dar alguma luz? Obrigado!

 

Minha configs modestas;

 

Mobo: GA965QM-DS2

CPU: CORE QUAD Q6600 G0

6GB RAM

HD 500 GB

GPU: GEFORCE 210

FONTE: CORSAIR 430W

MONITOR: MINHA TV DE 32" LG, (CONECTO VIA HDMI PELA GPU)

S.O: WIN 7 ULTIMATE 64BITS

 

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a F4 seria a única versão que suportaria seu processador, você não estaria com alguns problemas diferentes nesse caso de estar sendo reconhecida apenas com a versão F3? Creio que isso seja apenas um erro do msinfo. 

 

Sobre a máquina estar travando, você já deu uma verificada no clock e temperatura das memórias e do processador? Estão estáveis? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dom Bonilla disse:

Por favor, dê mais detalhes sobre a memória em particular. Marca, modelo e clock.

Tirei alguns prints para facilitar, segue.

 

39 minutos atrás, lucasklaus disse:

Se a F4 seria a única versão que suportaria seu processador, você não estaria com alguns problemas diferentes nesse caso de estar sendo reconhecida apenas com a versão F3? Creio que isso seja apenas um erro do msinfo. 

 

Sobre a máquina estar travando, você já deu uma verificada no clock e temperatura das memórias e do processador? Estão estáveis? 

sou meio leigo em hardware, segue os prints que tirei do aida64

1.png

2.png

3.png

4.png

5.png

6.png

7.png

8.png

9.png

adicionado 10 minutos depois

referente a bios:

10.png

11.png

12.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do meu ponto de vista, a CPU está no limite da compatibilidade tendo em vista que a atualização do BIOS mantém o processador operacional. Suspeitei do clock da memória, mas pode ser defeito dela mesmo, outra hipótese. Eu, caso tivesse dinheiro suficiente, trocaria a mobo por outra mais atual para ter mais sucesso nesse upgrade. Não há muito o que fazer, a não ser testar e/ou trocar módulos de memória. Aguarde mais opiniões antes de tomar decisões. Há outras variáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Dom Bonilla disse:

Do meu ponto de vista, a CPU está no limite da compatibilidade tendo em vista que a atualização do BIOS mantém o processador operacional. Suspeitei do clock da memória, mas pode ser defeito dela mesmo, outra hipótese. Eu, caso tivesse dinheiro suficiente, trocaria a mobo por outra mais atual para ter mais sucesso nesse upgrade. Não há muito o que fazer, a não ser testar e/ou trocar módulos de memória. Aguarde mais opiniões antes de tomar decisões. Há outras variáveis.

Eu tirei minha placa de vídeo e conectei a vga onboard e o problema desapareceu, tudo funcionando normalmente, será que minha placa de video está morrendo? Os drivers estavam 100% atualizados, percebi também, que quando plugo ela de volta, tudo funciona normalmente, mas aí passa uma meia hora o pc volta a travar com qualquer coisa.. como abrir o navegador e etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São 6GB de ram divididos em 3 slots de 2GB, isso? Pelo o que vi, o clock dos 3 são diferentes e duas delas parecem estar em dual. Em chipsets antigas (como seu caso) esse tipo de sequencia costuma causar muita instabilidade e eu falo com muita propriedade nisso, o que eu sofri pra configurar 16gb de memória numa placa-mãe de 2010, meu amigo... 

 

Um outro ponto (não tão relevante assim mas que poderia ajudar), é que sua chipset assim como suas memórias não tem suporte a ECC, o que ajudaria um pouco a estabilizar possíveis e prováveis erros de gravação nas memórias.

 

Se essas 3 memórias realmente são diferentes como apresenta nas imagens, eu as colocaria em primeiro lugar como possíveis causas desses travamentos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte eu comprei a pouquissimo tempo e está em perfeitas condições, digo porque ja testei outra e o problema persiste, as memorias ja testei de tudo que é jeito, ainda acho que é referente ao vídeo mesmo, porque os travamentos ocorrem mais em jogos, ou quando vejo algum vídeo no youtube, percebi também que o problema está relacionado ao uso da gpu, fiquei monitorando com o aida, quando plugo a placa e começo a usar o pc, nos primeiro 20 minutos uso normal de gpu e nada trava, quando começa a travar o uso de gpu se limita em até no maximo 10%, notei também duas temperaturas a mais medidas pelo aida, elas não estavam ai antes e estão meio altas, teria algo a ver? segue print

 

1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/02/2018 às 21:57, lucasklaus disse:

Essa Temperatura nº1 e 2 acredito ser o mesmo de CPUTIN e AUXTIN, que são sensores na placa-mãe que medem a temperatura geral da CPU. Esses valores geralmente são altos e oscilam muito. As temperaturas do seu CPU no geral estão até que bem normais. 

Lucas, realmente você tinha razão, testei todos meus pentes de ram, todos funcionaram corretamente e sem travar, porém, sozinhos, quando deixo só um pente de 2 gb, o pc não trava, usei durante o dia inteiro e não travou, testei os três separadamente e todos funcionaram sem o pc travar, mas basta eu plugar um com o outro que os travamentos voltam, o que pode ser? Dois dos meus pentes são idênticos da Kingston e juntos não funcionam, o outro é da wise case, será a placa-mãe? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se os pentes realmente são diferente, embora a placa-mãe regule-as para trabalhar no clock menor essa compensação também ajuda nessas instabilidades. Eu duvido muito que seja a placa-mãe pois quando o problema parte da placa-mãe para as memórias os sintomas costumam ser mais graves (falando de maneira geral), porém, é ainda uma possibilidade.

 

Você tem facilidade em acessar as configurações da BIOS? Você poderia remover a tensão das memórias de "auto" para 1.8 (que se eu não me engano são os padrões para DDR2). O mesmo você pode fazer com o clock e deixar setado em 400 e esse você pode ir diminuindo até encontrar um ponto de equilibrio.

 

Faça esse teste apenas com os pentes que você tem iguais. Assim que estabilizar esses dois você pode tentar estabilizar com o pente que é diferente (embora, eu o descartaria nesse uso em específico).

 

Edit: Lembra de deixar esses dois pentes trabalhando em dual (normalmente são slots na placa-mãe com cores iguais). 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, lucasklaus disse:

Se os pentes realmente são diferente, embora a placa-mãe regule-as para trabalhar no clock menor essa compensação também ajuda nessas instabilidades. Eu duvido muito que seja a placa-mãe pois quando o problema parte da placa-mãe para as memórias os sintomas costumam ser mais graves (falando de maneira geral), porém, é ainda uma possibilidade.

 

Você tem facilidade em acessar as configurações da BIOS? Você poderia remover a tensão das memórias de "auto" para 1.8 (que se eu não me engano são os padrões para DDR2). O mesmo você pode fazer com o clock e deixar setado em 400 e esse você pode ir diminuindo até encontrar um ponto de equilibrio.

 

Faça esse teste apenas com os pentes que você tem iguais. Assim que estabilizar esses dois você pode tentar estabilizar com o pente que é diferente (embora, eu o descartaria nesse uso em específico).

 

Edit: Lembra de deixar esses dois pentes trabalhando em dual (normalmente são slots na placa-mãe com cores iguais). 

 

Na verdade na minha bios tem as opções 1.00, 2.00 e 3.00, testei ambas, porém nada muda, continua travando, ai deixo so um pente tudo normaliza... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode deixar em 2. Normalmente quando se mexe no clock das memórias na bios você sente o efeito disso muito rápido e muito nitidamente (tanto pra pior quanto pra melhor). Se nada estiver acontecendo (ou as configurações não estão fixando na bios) aí sim eu começaria a suspeitar da placa-mãe. Uma possibilidade (lembrando uma experiencia que passei) é que agora aumentando a tensão das memórias, se sua placa-mãe realmente tiver algum problema de fornecimento de energia para os slots o seu pc começará a reiniciar/tela azul/bipes de memória. Tenta usar ele por um tempo com a tensão em 2. 

 

Você testou elas em slots separados? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, lucasklaus disse:

Pode deixar em 2. Normalmente quando se mexe no clock das memórias na bios você sente o efeito disso muito rápido e muito nitidamente (tanto pra pior quanto pra melhor). Se nada estiver acontecendo (ou as configurações não estão fixando na bios) aí sim eu começaria a suspeitar da placa-mãe. Uma possibilidade (lembrando uma experiencia que passei) é que agora aumentando a tensão das memórias, se sua placa-mãe realmente tiver algum problema de fornecimento de energia para os slots o seu pc começará a reiniciar/tela azul/bipes de memória. Tenta usar ele por um tempo com a tensão em 2. 

 

Você testou elas em slots separados? 

estou usando a algumas horas, porém nada de diferente, é importante reforçar que o travamento acontece mais quando abro o navegador, no momento memorias rodando em 2.0 em single channel (só as duas kingston iguais, 2x2gb) print to gerenciador assim que abro o navegador:

2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode mante-las trabalhando em dual pois o acesso do sistema nelas vai acontecer de forma simultânea e não separada (o que tambem aumenta a taxa de transferencia), isso exclui alguns possíveis erros dessas variáveis. 

 

Agora, essa CPU em quase 100% colocou um novo item como suspeito aqui. Mais de 80% de uso da CPU só com o chrome tá muito alto, basicamente o processamento todo está aí... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, lucasklaus disse:

Pode mante-las trabalhando em dual pois o acesso do sistema nelas vai acontecer de forma simultânea e não separada (o que tambem aumenta a taxa de transferencia), isso exclui alguns possíveis erros dessas variáveis. 

 

Agora, essa CPU em quase 100% colocou um novo item como suspeito aqui. Mais de 80% de uso da CPU só com o chrome tá muito alto, basicamente o processamento todo está aí... 

Exatamente, porém, com apenas os 2gb instalados o chrome não puxa nem 20% com video aberto em hd 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que isso não faz nem sentido na minha cabeça pois o uso de memória está baixo demais... Se ao menos ele tivesse preenchido o espaço de um pente de memória eu poderia dizer que o chrome poderia estar com dificuldade em acessar o outro pente (embora as memórias não trabalhem literalmente assim), e consequentemente exigindo mais do CPU pra resolver esse problema. 

 

Aliás, tentou executar um memtest?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, lucasklaus disse:

Vai que vai, talvez era só um overclock mesmo que elas estavam precisando.

Qualquer novidade posta aí!

Funcionou bem durante algumas horas, porém após um tempo voltou os travamentos, tentei tirar o pente diferente e deixar apenas os dois iguais e nada, voltei para os 2gb apenas e pararam os travamentos, o engraçado é ela funcionar bem durante um tempo e depois travar, esse pc ta me tirando do sério haha, pelo jeito terei que deixar com os 2gb apenas mesmo.. mais pra frente passo ele pra frente e monto um pc mais atual..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As minhas opções acabaram... Você poderia tentar executar um memtest e ver qual erro ele acusa.

Eu passei um meio ano me estressando com placa-mãe e memória quando eu inventei em expandir pra 16gb, nesses rolês todos eu acabei até formatando o pc algumas vezes, atualizado e voltado a BIOS antiga, desmontei o processador (o qual basicamente tive que tirar toda placa-mãe fora pra soltar esse cooler) pra verificar se não era problema de mal encaixe do processador, testei todas as combinações possíveis de encaixe e overclock até que, sem muita explicação, apareceu 16gb usável no sistema. Alguma dessas 1000 coisas que eu fiz fez ele funcionar, só não sei especificar o que pois ele acabou aparecendo no sistema após eu formatar ele pela última vez (sendo que eu ja tinha feito isso antes e não resolveu).

 

Inicialmente aparecia apenas 8gb mas depois de trocar os slots algumas vezes, limpar os slots com alcool isopropilico e fazer um overclock ele reconheceu os 16gb, mas aparecia apenas 8gb usável. Nesse tempo que ficou só 8gb usável ele ficou muito instável e muito similar aos sintomas que você tem passado, quando jogava cs as vezes a tela congelava do nada, as vezes dava tela azul e o boot do sistema sempre variava de tempo (as vezes demorava, as vezes não). 

 

Enfim, eu sei exatamente o que é se estressar com isso (e bem especificamente isso) e é, infelizmente, um caminho nada fácil. Como ultima solução você poderia enviar para um técnico =/ 

 

Edit: Se todos os pentes que você testou individualmente funcionaram sem oscilar,  só restaria colocar a culpa na placa-mãe. Existe uma possibilidade, pequena, em ser a fonte com problema de fornecimento de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, lucasklaus disse:

As minhas opções acabaram... Você poderia tentar executar um memtest e ver qual erro ele acusa.

Eu passei um meio ano me estressando com placa-mãe e memória quando eu inventei em expandir pra 16gb, nesses rolês todos eu acabei até formatando o pc algumas vezes, atualizado e voltado a BIOS antiga, desmontei o processador (o qual basicamente tive que tirar toda placa-mãe fora pra soltar esse cooler) pra verificar se não era problema de mal encaixe do processador, testei todas as combinações possíveis de encaixe e overclock até que, sem muita explicação, apareceu 16gb usável no sistema. Alguma dessas 1000 coisas que eu fiz fez ele funcionar, só não sei especificar o que pois ele acabou aparecendo no sistema após eu formatar ele pela última vez (sendo que eu ja tinha feito isso antes e não resolveu).

 

Inicialmente aparecia apenas 8gb mas depois de trocar os slots algumas vezes, limpar os slots com alcool isopropilico e fazer um overclock ele reconheceu os 16gb, mas aparecia apenas 8gb usável. Nesse tempo que ficou só 8gb usável ele ficou muito instável e muito similar aos sintomas que você tem passado, quando jogava cs as vezes a tela congelava do nada, as vezes dava tela azul e o boot do sistema sempre variava de tempo (as vezes demorava, as vezes não). 

 

Enfim, eu sei exatamente o que é se estressar com isso (e bem especificamente isso) e é, infelizmente, um caminho nada fácil. Como ultima solução você poderia enviar para um técnico =/ 

 

Edit: Se todos os pentes que você testou individualmente funcionaram sem oscilar,  só restaria colocar a culpa na placa-mãe. Existe uma possibilidade, pequena, em ser a fonte com problema de fornecimento de energia.

Realmente é muito estressante, ainda mais quando o pc te ilude dando sinal de vida e funcionando bem e do nada puff, volta a travar, a fonte eu já descartei como causa porque ja testei com outras duas que funcionam bem em outro pc, talvez o problema seja realmente com a placa, mas até ai, no momento não terei muito o que fazer por falta de orçamento, assim que der uma clareada estarei trocando de pc mesmo.. já cansei de me estressar com isso, é realmente muito embaçado.. kkk, mas cara muito obrigado pela atenção e pelo tempo que você dispôs para me ajudar nessa saga, um abraço, tudo de bom aí :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...