Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca de processador FX6300 pra um i5, compensa?


Posts recomendados

Bom , estava montando um pc , a quase 2 anos atrás. Comprei um FX6300 e uma ram de 8gb 1866mhz . Fui juntando dinheiro , e consegui o necessário para acabar de uma vez . porém , estou com uma tremenda dúvida : trocar esse FX por um i5-7400 kaby lake. As placa-mãe para esse AMD são muito caros , e geralmente não tem no mercado . Então queria saber se compensa perder/jogar um processador ''fora'' e pegar outro ...

As configs finais,exceto o processador serão :

Gabinete Spec alpha

Fonte corsair CX450

Ga-970a - (caso eu fosse acabar de montar o pc AMD)

Placa de video 1050ti 4gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Compensa sim. O kaby lake 7400 é muito melhor.

Mas se você busca o custo beneficio  vai de Ryzen 5 1400( ou 1600 se puder pagar) e uma placa-mãe com chipset B350.   Com um leve overclock você  chega no nível do i5 7400 quando se trata de manter os fps constantes.

 

O lance é que todos da linha Ryzen  tem o multiplicador desbloqueado que permite overclock fácil, desde que use uma placa-mãe com chipset B350 Por exemplo a GA-AB350M-GAMING 3 é uma ótima opção para os Ryzen

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não investiria em FX mais, plataforma morta. O problema é que eu não investiria em Kaby Lake também pelo mesmo motivo.

 

As placas mais baratas para os Core 8th gen devem sair ainda nesse quadrimestre. Eu investiria num Ryzen ou esperaria as placas mãe mais baratas para os 8th gen Coffee Lake.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que você tem o processador, procura uma placa-mãe 78LMT que é baratinha. Se colocar o I5 7400 vai mudar placa-mãe e memória, que estão absurdamente caras. Recomendo mais pegar a placa-mãe...

GA78LMT por R$320,00

GA78LMT Mercado livre R$299,00

GA78LMT por 160 pal

GA78LMT usada por 180 temers

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Dabota disse:

Já que você tem o processador, procura uma placa-mãe 78LMT que é baratinha. Se colocar o I5 7400 vai mudar placa-mãe e memória, que estão absurdamente caras. Recomendo mais pegar a placa-mãe...

GA78LMT por R$320,00

GA78LMT Mercado livre R$299,00

GA78LMT por 160 pal

GA78LMT usada por 180 temers

é piada isso né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dabota O pessoal que é contra "investir" em plataforma "morta" geralmente fazem umas contas que nao bate. Muitas pessoas possuem combos antigos, modestos mas que atendem completamente o usuario. Tenho meu combo de terceira geraçao desde 2014 e em 2016 tive que comprar outra mobo, na epoca ja tinhamos a sexta geraçao, logo todo mundo falou que era jogar dinheiro fora numa b75 defasada e deveria dar um up pra sexta geraçao, porém, peguei a b75 mesmo (pelo preço de uma mobo equivalente de sexta geraçao) e ate hj a maquina me atende, obviamente com suas limitaçoes que nem me incomoda tanto assim.

 

Nesse caso especifico o cara pode optar em gastar 300 conto e terminar de montar o combo dele; ou jogar fora a cpu e comprar outro combo por pelo menos 1000 conto (i5 7400 + H110 DDR3); tb pode jogar fora a cpu e a memo e gastar pelo menos 1300 num ryzen 3 + B350 + 8GB DDR4.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vegetto Eu não fiz conta nenhuma. Como recomendar pro cara um conjunto "novo" de 6~7 anos atrás? Qual vai ser a vida útil de um FX comprado hoje? Upgrade path dele morre num FX 8XXX. Mesmo que opte por um Kaby Lake, ele terá que adquirir ao menos um módulo DDR4. O seu conjunto 3th Gen ainda é bastante capaz(a menos que seja um i3), a Intel evoluiu muito pouco em performance nos últimos anos com a falta de concorrência. Não precisa dar indireta, pode me marcar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Victor Carvalho Lopes disse:

Bom , estava montando um pc , a quase 2 anos atrás. Comprei um FX6300 e uma ram de 8gb 1866mhz . Fui juntando dinheiro , e consegui o necessário para acabar de uma vez . porém , estou com uma tremenda dúvida : trocar esse FX por um i5-7400 kaby lake. As placa-mãe para esse AMD são muito caros , e geralmente não tem no mercado . Então queria saber se compensa perder/jogar um processador ''fora'' e pegar outro ...

As configs finais,exceto o processador serão :

Gabinete Spec alpha

Fonte corsair CX450

Ga-970a - (caso eu fosse acabar de montar o pc AMD)

Placa de video 1050ti 4gb

Ignora os caras te recomendando plataforma nova.

os preços de hardware estão muito caros e só uma ram de 8gb ddr4 tá quase 600 temers.

Melhor que você pode fazer é ou trocar esse processador por um i5 de quarta geração ou i7 de segunda ou terceira com mobo ou aproveitar essa cpu e comprar uma mobo 970 usada, que vai sair mais barato.

Você vai ter limitação na CPU(FX pois ela é bem fraca em single core)

 

Não compensa pegar ryzen( 400 reais num quad core quand o i3 810(que também é um quad core) está pelo mesmo preço e tem desempenho muito superior)

 

Caso tenha dúvidas sugiro logo comprar o gabinete a fonte e a gpu logo e deixar essa decisão da mobo cpu por último que já que inevitavelmente irá comprar usado pois você provavelmente tem preferência por aproveitar essa memória de 8gb 1866mhz que você já tem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thomas Brito Já viu o preço de um i5 / i7 Sandy Bridge ou superior usado? Na verdade ele deveria ignorar alguém que diz que o 8100 é uma melhor compra que o R3 1200, apenas placas Z370 estão disponíveis. Menor consumo, possibilidade de overclock, maior vida útil do socket (a Intel abandona plataformas a cada 2 anos). Ainda bem que temos um cara entendido como você aqui no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, RobertoGB disse:

@Thomas Brito Já viu o preço de um i5 / i7 Sandy Bridge ou superior usado? Na verdade ele deveria ignorar alguém que diz que o 8100 é uma melhor compra que o R3 1200, apenas placas Z370 estão disponíveis. Menor consumo, possibilidade de overclock, maior vida útil do socket (a Intel abandona plataformas a cada 2 anos). Ainda bem que temos um cara entendido como você aqui no fórum.

Eu encontro um kit i5 de terceira geração por 500-600 com mobo.

8100 é uma melhor compra(se for migrar para a nova geração o que não recomendo) porém ele tempo de esperar chegar as mobos mais baratas, aliás não faz sentido recomendar r3 1200 quando é um processador quad core muito inferior e que a própria AMD já matou com as chegada dos ryzen 2200G, sem falar que para os ryzen terem um performance melhor ele teria que comprar memórias RAM ddr4 de 3000 ou 3200 MHZ que é a velocidade de memória utilizado em benchmarks se ele pegar uma 2400 que é a mais barata vai ter uma perda de 8-10fps na média.

a performance em jogos dos ryzen é inferior aos do intel e como ele tem interesse em jogar não faz sentido recomendar um ryzen para ele quando temos uma 8 geração com 6/12 que é mais que o suficiente para jogar e fazer streaming.

Ryzen é custo benefício o que não é mais no momento com estes preços.

Ademais o r3 1200 só chega no i3 8100 se ele overclockar para 3.9 Ghz.

 

Porém segue minha recomendação esqueça ryzen e intel 8th geração e aproveita sua ddr3 e muda essa gtx 1050ti por uma 1060 se achar em volta de 1200 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor Carvalho Lopes

Concordo totalmente com os colegas @Dabota  e @Vegetto .

O FX 6300 não é a oitava maravilha do mundo, principalmente com uma placa-mãe com chipset AMD 760G, mas dá para quebrar o galho por enquanto com um gasto mínimo. 

Futuramente você junta grana e compra logo um kit completo mais atual e vende o seu.

Recomendo comprar o kit (placa-mãe + processador + memória) todo de uma vez em uma promoção, tipo Black Friday.

Comprar peça por peça aos poucos não vale a pena. Quando terminar de montar, já estará defasado, como está acontecendo agora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thomas Brito Eu nunca descartei a possibilidade dele pegar hardware usado. Apenas disse que se ele fosse pegar algo "novo", eu não iria de FX nem de Kaby Lake. Não faz o menor sentido comprar um 8100 p/ usar com uma placa Z370. Quando saírem as placas mais baratas já teremos os Zen+, até lá a relação custo x performance está toda a favor do R3 1200. Tem a questão dos Ryzens G, também, o correto seria esperarmos os benchmarks oficiais antes de recomendar um 8100 ou 1200.

 

@rodrigops Essa é uma dúvida que eu sempre tive, o quanto se perde de performance ao usar um chipset não 9XX. Nunca encontrei um artigo/teste falando sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

Chipset da série 700s não é a melhor opção pro FX, em alguns casos acaba até limitando o processador.
O mais indicado pro FX são os da série 900s.

De fato....mas se tratando de um FX6300 de 95W, o problema é imperceptível. Te dou um exemplo de como ele é imperceptível: No ''PC baratinho" do Adrenaline, usaram uma placa-mãe GA78-LMT com o FX6300 e a medida em que ele foi gargalando, subiram até o FX8300 sem problemas. Processadores com um maior TDP são incompatíveis, por bom senso.

 

6 horas atrás, Vegetto disse:

O pessoal que é contra "investir" em plataforma "morta" geralmente fazem umas contas que nao bate.

De fato...cada um em sua realidade. O hardware do ano (de 2013) atende a certas pessoas, já outras apenas o hardware do ano (2018) será capaz de suprir o teu fetichismo. 

 

6 horas atrás, Vegetto disse:

Nesse caso especifico o cara pode optar em gastar 300 conto e terminar de montar o combo dele; ou jogar fora a cpu e comprar outro combo por pelo menos 1000 conto (i5 7400 + H110 DDR3); tb pode jogar fora a cpu e a memo e gastar pelo menos 1300 num ryzen 3 + B350 + 8GB DDR4.

O CustoXbenefício está do lado do FX6300....

 

6 horas atrás, RobertoGB disse:

Como recomendar pro cara um conjunto "novo" de 6~7 anos atrás? Qual vai ser a vida útil de um FX comprado hoje?

"Vida útil" é relativo, amigo. O FX6300, pra quem não almeja muita coisa já supre sim a maioria dos casos. Dizer pra alguém comprar o FX-XXXX, seja ele qual for é burrice, mas quando você já o tem, é melhor aproveita-lo do que descarta-lo. Comprar o FX novo, tu paga um preço que seria melhor investido em outra plataforma mais atual. 

23 minutos atrás, rodrigops disse:

O FX 6300 não é a oitava maravilha do mundo, principalmente com uma placa-mãe com chipset AMD 760G, mas dá para quebrar o galho por enquanto com um gasto mínimo. 

Futuramente você junta grana e compra logo um kit completo mais atual e vende o seu.

Resumiu o que se é melhor fazer no caso do tópico. Hardware novo está caro, ''descartar'' um FX6300, que seria colocado na ativa por uma fração de outro kit mais recente é maldade com o próprio dinheiro.

 

17 minutos atrás, RobertoGB disse:

@rodrigops Essa é uma dúvida que eu sempre tive, o quanto se perde de performance ao usar um chipset não 9XX. Nunca encontrei um artigo/teste falando sobre isso.

Também nunca li nada a respeito, apesar de já ter visto pessoas com problemas...mas era chipset N68. O Chipset '700' eu nunca vi/ouvi dar problema, inclusive, o site Adrenaline, em sua série do ''PC baratinho'' usou durante um tempo um FX8300 com uma GA78LMT sem problema algum, cumpriu sua missão sem problemas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, RobertoGB disse:

Essa é uma dúvida que eu sempre tive, o quanto se perde de performance ao usar um chipset não 9XX. Nunca encontrei um artigo/teste falando sobre isso.

Também nunca vi nenhum artigo sobre isso. O que temos aqui são relatos de problemas com alguns modelos de placa-mãe como a ASRock N68-GS4 FX e a Asus M5A78L-M LX/BR. A teoria é que o projeto do VRM não é adequado aos processadores FX e causa queda de desempenho e redução do clock.

No entanto, a maioria dos PCs com processadores FX 6300 e FX 4300 e até FX 8300 foram vendidos ou montados aqui no Brasil com essas placas mãe baratas e nem todo mundo relata esses problemas. Aparentemente esses problemas estão mais relacionados à modelos específicos.

Eu mesmo comprei um FX 6300 ano retrasado para fazer um up no PC do meu filho que tem uma ASRock 960GM-VGS3 FX e funciona normalmente. Inclusive jogo de vez em quando nele BF4 e Star Wars Battlefront.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Dabota disse:

"Vida útil" é relativo, amigo. O FX6300, pra quem não almeja muita coisa já supre sim a maioria dos casos. Dizer pra alguém comprar o FX-XXXX, seja ele qual for é burrice, mas quando você já o tem, é melhor aproveita-lo do que descarta-lo. Comprar o FX novo, tu paga um preço que seria melhor investido em outra plataforma mais atual.

Eu sei que é relativo, eu não percebi que o cara já tinha o 6300 nas mãos, falha minha.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, rodrigops disse:

Também nunca vi nenhum artigo sobre isso. O que temos aqui são relatos de problemas com alguns modelos de placa-mãe como a ASRock N68-GS4 FX e a Asus M5A78L-M LX/BR. A teoria é que o projeto do VRM não é adequado aos processadores FX e causa queda de desempenho e redução do clock.

No entanto, a maioria dos PCs com processadores FX 6300 e FX 4300 e até FX 8300 foram vendidos ou montados aqui no Brasil com essas placas mãe baratas e nem todo mundo relata esses problemas. Aparentemente esses problemas estão mais relacionados à modelos específicos.

Eu mesmo comprei um FX 6300 ano retrasado para fazer um up no PC do meu filho que tem uma ASRock 960GM-VGS3 FX e funciona normalmente. Inclusive jogo de vez em quando nele BF4 e Star Wars Battlefront.

Acredito que o problema dessas placas vai além, ainda usa sata 3gb/s e pcie 2.0.

uma 970 tem pcie 3.0 e sata III 6gb/s porém não se encontra no mercado de novos.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o HD for Sata III, ele também se beneficia por estar em uma porta do mesmo padrão.

Costumo recomendar os chipsets 970/990FX considerando o fator overclock, mesmo que não seja qualquer um que venha a fazer, é bom ter uma boa placa-mãe que dê conta disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

Se o HD for Sata III, ele também se beneficia por estar em uma porta do mesmo padrão.

Costumo recomendar os chipsets 970/990FX considerando o fator overclock, mesmo que não seja qualquer um que venha a fazer, é bom ter uma boa placa-mãe que dê conta disso.

Eu estava só de olho mesmo nesses chipsets , já que com os inferiores, eu iria perder um pouco de Mhz da Ram ...

Mas hoje em dia , ou estão caras , ou não estão disponíveis....

E acho que não compensa pagar R$450 por uma placa-mãe pra um FX , já que posso trocá-lo futuramente. Então estou em tremenda dúvida :\

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...