Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock seguro placa-mãe m5a97 evo r2.0 processador FX-8300


Posts recomendados

Boa tarde a todos, eu gostaria de uma breve instrução a respeito de overclock na placa-mãe m5a97 evo r2.0 juntamente de um fx 8300.

Eu não entendo de overclock voltagens nem nada disso 

Eu só queria saber até que ponto seria seguro um over nesse kit

Eu realizei minha compra de um hyper t4 da cooler master 

Meu gabinete é bem refrigerado possui 7 coolers e um ar condicionado a 16° apontado para o gabinete 

Até que ponto qual o clock máximo recomendável para essa mobo e processador juntamente de 7 coolers e um ar condicionado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT apesar de não ser uma mobo top para over, ela aguentaria um over casual sem problemas. (VRM 6+2 c/ dissipador).

 

@Gabriel Bertipalha para fazer over no CPU é necessário um conhecimento prévio, cuidado e muita paciência.

Quanto aos FX não sei o vCore e o clock que o pessoal geralmente usa. Pesquise na internet o over que o pessoal costuma conseguir, o vCore que eles usam e comece desse princípio.

Coloque um clock aproximado do que deseja, veja um vCore coerente à aquela frequência, e vá testando a estabilidade. Em caso de instabilidade/tela azul, suba o vCore. Caso esteja perfeitamente estável, desça o vCore a fim de conseguir a menor temperatura possível.

 

Cuidado: vCore é um fator que pode literalmente matar seu processador. Use o + do teclado para fazer incrementos de tensão, e muito cuidado com o valor que você coloca... setar um valor errado por engano pode matar teu CPU e até tua placa-mãe. Fique também atento as temperaturas durante o uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, BlackLine disse:

@OCCT apesar de não ser uma mobo top para over, ela aguentaria um over casual sem problemas. (VRM 6+2 c/ dissipador).

 

@Gabriel Bertipalha para fazer over no CPU é necessário um conhecimento prévio, cuidado e muita paciência.

Quanto aos FX não sei o vCore e o clock que o pessoal geralmente usa. Pesquise na internet o over que o pessoal costuma conseguir, o vCore que eles usam e comece desse princípio.

Coloque um clock aproximado do que deseja, veja um vCore coerente à aquela frequência, e vá testando a estabilidade. Em caso de instabilidade/tela azul, suba o vCore. Caso esteja perfeitamente estável, desça o vCore a fim de conseguir a menor temperatura possível.

 

Cuidado: vCore é um fator que pode literalmente matar seu processador. Use o + do teclado para fazer incrementos de tensão, e muito cuidado com o valor que você coloca... setar um valor errado por engano pode matar teu CPU e até tua placa-mãe. Fique também atento as temperaturas durante o uso.

Eu fiz uns over aqui mas parece que o processador perde desempenho 

Em alguns jogos ele da umas mini travadinhas

Em stock nao acontece travadas nem nada do tipo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Bertipalha

 

Tá bom, já que insiste em fazer oveclock nesta mobo vou te orientar e aviso que qualquer procedimento fica por sua conta e risco, pois o chipset desta placa é o 760G e ainda da época dos Phenom e não dá suporte adequado para overclock em FX, mas em um FX 6300 eu já fiz overclock com uma mobo GA 78LMTS2 para 3.9 ghz no chipset 760G e ela era ainda "pior" que a sua mobo, pois não tinha dissipadores tive que comprar no ml e colocar e vrm ainda era inferior a sua.

 

Antes do procedimento baixa o utilitário OCCT:

http://www.ocbase.com/index.php/download

 

1- Entra na bios seta os valores em default.

2- Olha o vcore e e anote em um papel, repare que esta tensão é usada com o clock turbo ativado, é o limite que poderá subir durante o oc, pois bem: desative o turbo, desative estado C1E, salva e reinicia.

2.1- Entra novamente no setup bios e veja que o vcore reduziu, seleciona ele manualmente e deixa no mesmo valor que está em padrão, ativa o load-line calibration no melhor modo que tiver, turbo, extreme etc. Seleciona a memória no manual de acordo com a frequência padrão, desativa o APM para evitar queda de clock.

2.1.1- Agora você vai fazer o overclock: sobe o multiplicador de modo que o clock suba 100 mhz, salva e reinicia.

 

Entra no Windows roda o OCCT por 20 minutos se der erro no programa, tela azul, travamentos: entra na bios e sobe o vcore um pouquinho de 0.025 em 0.025, ex: ( 1.200 sobe para 1.225 ), salva e reinicia.

 

Se não der erro sobe mais 100 mhz no clock pelo multiplicador, faz este processo sempre.

 

Deu erro sobe vcore 0.025, não deu erro sobe clock 100mhz é rodízio.

 

Quando fizer o primeiro OC e der certo posta o resultado para gente o OCCT libera os gráficos, só precisamos que coloque o vcore, temperaturas dos núcleos, CPU TIN, componentes , BUS(FSB) , clock do CPU, sendo assim vamos saber se está tudo nos conformes.

 

Valeu!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, OCCT disse:

@Gabriel Bertipalha

 

Tá bom, já que insiste em fazer oveclock nesta mobo vou te orientar e aviso que qualquer procedimento fica por sua conta e risco, pois o chipset desta placa é o 760G e ainda da época dos Phenom e não dá suporte adequado para overclock em FX, mas em um FX 6300 eu já fiz overclock com uma mobo GA 78LMTS2 para 3.9 ghz no chipset 760G e ela era ainda "pior" que a sua mobo, pois não tinha dissipadores tive que comprar no ml e colocar e vrm ainda era inferior a sua.

 

Antes do procedimento baixa o utilitário OCCT:

http://www.ocbase.com/index.php/download

 

1- Entra na bios seta os valores em default.

2- Olha o vcore e e anote em um papel, repare que esta tensão é usada com o clock turbo ativado, é o limite que poderá subir durante o oc, pois bem: desative o turbo, desative estado C1E, salva e reinicia.

2.1- Entra novamente no setup bios e veja que o vcore reduziu, seleciona ele manualmente e deixa no mesmo valor que está em padrão, ativa o load-line calibration no melhor modo que tiver, turbo, extreme etc. Seleciona a memória no manual de acordo com a frequência padrão, desativa o APM para evitar queda de clock.

2.1.1- Agora você vai fazer o overclock: sobe o multiplicador de modo que o clock suba 100 mhz, salva e reinicia.

 

Entra no Windows roda o OCCT por 20 minutos se der erro no programa, tela azul, travamentos: entra na bios e sobe o vcore um pouquinho de 0.025 em 0.025, ex: ( 1.200 sobe para 1.225 ), salva e reinicia.

 

Se não der erro sobe mais 100 mhz no clock pelo multiplicador, faz este processo sempre.

 

Deu erro sobe vcore 0.025, não deu erro sobe clock 100mhz é rodízio.

 

Quando fizer o primeiro OC e der certo posta o resultado para gente o OCCT libera os gráficos, só precisamos que coloque o vcore, temperaturas dos núcleos, CPU TIN, componentes , BUS(FSB) , clock do CPU, sendo assim vamos saber se está tudo nos conformes.

 

Valeu!

 

 

Kkkk mano

Ja realizei meu overclock

O maximo que a mobo aguentou foi 4.3ghz a 1.375vcore

Ja realizei tudo certinho

Passando isso da falha de hardware 

Nao é à toa que ela suporta ate um fx 8370 que vai a 4.3 ghz de boost

E nao

Essa placa-mãe é chipset 970

É a m5a97 mano

M5a97 evo r2.0

Nao é chipset 760g

Ela é parruda até 

Tem 8 phases com um ***** dissipador em cima

É uma placa top pro chip 970 creio eu

Ja realizei meu over e esta estável e rodando perfeitamente

Consegui maior desempenho agora deu certo

Nb a 2400mhz e o bus a 205

Processador em full load chegou a 60 graus

To no ar condicionado com um t4

Ar condicionado ajudou bastante ...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Bertipalha

 

Desculpe eu confundi, pensei ser um modelo com nomenclatura parecida usando chipset 760G.

 

Também fiz overclock com chipset 970 e FX 6300, consegui subir em 4.7ghz sem mexer no NB, HT.

 

Retire tudo que comentei ali vale somente para mobo com chipset 760G, só considere as dicas no overclock.

 

Uma dica que pode te ajudar muito para subir o overclock é reduzir as frequências da ram conseguindo assim maior overclock no processador, nos FX na prática não há perda ou ganho usando ram em diferentes frequências, mas overclock no CPU faz diferença.

 

Meu teste:

 

cinebench r11.5 fx 6300 4.7 ghz.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, OCCT disse:

@Gabriel Bertipalha

 

Desculpe eu confundi, pensei ser um modelo com nomenclatura parecida usando chipset 760G.

 

Também fiz overclock com chipset 970 e FX 6300, consegui subir em 4.7ghz sem mexer no NB, HT.

 

Retire tudo que comentei ali vale somente para mobo com chipset 760G, só considere as dicas no overclock.

 

Uma dica que pode te ajudar muito para subir o overclock é reduzir as frequências da ram conseguindo assim maior overclock no processador.

 

Meu teste:

 

cinebench r11.5 fx 6300 4.7 ghz.png

A sim

Beleza mano

Mas eu não sei se a mobo aguenta mais que isso

É 8 núcleos a 4.3

Ela tem 8 phases vrm mas suporta até cpu 140w

É um fx 8370 no maximo

Creio eu que ja atingi o limite

4.4 ghz pra cima é os 9xxx

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Bertipalha

 

Tenta reduzir as frequências da ram, vai ajudar o importante é manter o vcore dentro do que usa com o turbo ligado e as temperaturas dentro do padrão.

 

Reduz a frequência da ram para 1600 mhz sobe o CPU para 4.4ghz usando o mesmo vcore em 4.3ghz, roda OCCT por 20 minutos e se não der erro tenta 4.5ghz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...