Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador esquentando muito durante os jogos.


Posts recomendados

Boa tarde galera, até então, eu nunca participei de um fórum, mas eu estou preocupado com a situação do meu processador. Então eu criei uma conta aqui para saber o que vocês acham ,enfim, o problema é o seguinte...

O meu processador é um Intel core i7 7700 sem o (k), eu fiz testes a alguns messes atrás, abrindo 3 jogos ao mesmo tempo e tudo mais usando o ''msi afterburner'', e percebi que a temperatura do processador não passava de 60 C. O meu cooler é o Blizzard t2, eu sei que ele é bem simples, mas eu nunca tive problemas com temperaturas... Até que um dia o meu computador travou, e quando fui ligar ele novamente, me deparei com uma mensagem,  (cpu over temperature error!), eu fiquei assustado, pois, eu achei que a temperatura sempre esteve dentre o padrão.

Eu atualmente estou fazendo testes com o programa ''Core temp'', neste momento estou com 5 abas no Google abertas, Discord, e o Core temp em execução, e está marcando 35 34 33 33 começando do core 1, até o core 4, sim, está normal aparentemente, mas o problema é quando eu abro algum game, e a tecnologia turbo boost é ativada, o Core temp marca 95-97-96-92 C, isso é absurdo ao meu ver, não acham? Quando ele chega a 4.0 ghz fica essa temperatura absurda. Por favor me ajudem, só para reforçar, o meu cooler está sujo, tem bastante pó, porém tenho que efetuar a limpeza aonde eu comprei o pc, não posso abrí-lo, a sujeira pode estar ocasionado isso? Peço a ajuda de vocês sobre o que pode estar acontecendo. Muito obrigado pela atenção, e me perdoem pelo texto enorme com partes desnecessárias. Obs: um adendo, a temperatura na Bios, geralmente fica entre 40-43 C. Fiz um torture test também, usando o programa Prime 95, e os núcleos ficaram: 95 94 92 100 C... foi o que o Core temp mostrou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É normal que com o tempo esses coolers mais simples percam sua eficiência, não há nada de anormal aí; poeira e desgastes internos limitam esses coolers a nada quando exigidos demais (caso do turbo boost). 

 

Se você quiser testar algo, abra a cpu, limpe os coolers e aplique uma pasta térmica nova. Vale lembrar em fixar 100% o encaixe do cooler que costumam ser um pé no saco no caso desses mais simples. 

 

Um conselho, eu iria pra um outro cooler que mereça seu processador. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então esse cooler é meio fraco para o meu processador? O meu medo é que meu processador estivesse com problema, por que ele não esquenta assim, sim, o cooler realmente está bem sujo, vou ver se troco o cooler então, poderia me indicar um? Muito obrigado pela sua ajuda. Obs: Meu gabinete é o Nzxt s340, não sei se muitos air coolers cabem nele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu cooler não é ruim, só não é eficiente o bastante para esse problema. O 7700 tem uma certa fama por ser "esquentadinho", então economizar no fluxo de ar não resolveria esse problema. O mesmo vale para um gabinete, de nada adiantaria investir num cooler sem um bom fluxo de ar interno.

 

Eu recomendaria um Hyper 212X ou até um TX3 Evo (que tem um fluxo de ar levemente maior). Se pretende fazer um over ou algo a mais futuramente, vai direto para os WC, mas aí já não é mais minha praia haha 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, então realmente o problema não é o i7 7700? menos mal então, vou tentar ver um cooler melhor. Uma última dúvida, com a temperatura subindo assim, é o que diz no Core temp né, não sei se ele é confiável assim, mas com a temp subindo para 90C até quando estou no Cs, é melhor n jogar mais enquanto n mudar o cooler ou fazer uma limpeza né, para não correr o risco de queimar o processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dificilmente é o processador o culpado nesses casos de superaquecimento, ainda mais em caso de um processador que é novo e que tem um histórico de necessitar de um fluxo de ar maior para se manter estável. "Coretemp" realmente são as temperaturas dos núcleos, embora, eu não conheço esse programa. Eu uso e confio no Hwmonitor, se quiser fazer um teste nele. 

 

Esse i7 tem temperatura máxima em 100ºc (é bem insano comparado as gerações anteriores), eu não me preocuparia tanto assim ao ponto de deixar de jogar, porém, o recomendado seria fazer isso mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixei esse Hwmonitor, e fiz o teste de stress novamente, usando o Prime95, todos os núcleos chegaram a 100 C segundo o Hwmonitor, não sei como o computador não desligou e nem travou, estou ficando frustado quanto a isso, será que isso tudo é mesmo sujeira e o cooler fraco? essa temperatura está muito alta, parece que vai queimar o pc até, esse teste leva o processador a 100%, porém, falam que o certo não é passar de 70C e aqui vai a 100C :/, mas obrigado pela ajuda! Ah, esqueci de salientar, eu uso o gráfico entregado do próprio processador no momento, estou sem placa de vídeo dedicada, mas não sei se isso é um fator crítico na temperatura do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste de stress é comum o processador extrapolar a temperatura, mas eu concordo que há algo errado aí. Não ultrapassar os 70º é o ideal mas é utópico em algumas configurações sem a adequada refrigeração. 

 

Algo possível que pode estar acontecendo com o seu processador é alguma instabilidade com o clock dele ou das memórias. Você pode tentar resetar a BIOS e verificar se há alguma melhora. 

 

Eu ainda voto na carência de refrigeração pois o que você está passando é algo identico ao o que eu passei com o meu i7 depois de um tempo. No inicio a temperatura era uma maravilha, porém foi passando o tempo e a temperatura tava indo pra casa do c*****o... Mudei o gabinete e coloquei um cooler que me custou um rim, nunca mais deu problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...