Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Fr4nk

Cooler para Intel Core 2 Quad Q9400?

Recommended Posts

Olá,
Estou pretendendo comprar um CPU cooler, e devido ao grande número de marcas e modelos eu estou meio perdido.

Estava pensando em comprar este que está em promoção, pois geralmente ele é mais caro.

>> https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=40031

Li alguns tópicos sobre o assunto e mesmo assim ainda não tenho certeza se este CPU Cooler é uma boa pra minha configuração.

Se puderem me recomendar algum, estou com o orçamento bem curto podendo gastar apenas até R$110 com frete incluso

O Computador é este:

Processador: Core 2 Quad Q9400

Placa de Vídeo: GT 740 EVGA SC 1GB

HD: 2x500GB

Memória: 4GB DDR3

placa-mãe: Asrock P43DE3

Cooler: Cooler Box

Fan: 70mm na traseira jogando o ar quente para fora

Gabinete: C3Tech MT-G50BK

Grato...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Fr4nk sim, é um bom cooler para o Q9400 e está barato. Você não vai encontrar outra opção similar pelo mesmo preço.

Só veja se cabe no gabinete. Ele tem 153mm de altura.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Parece que tem umas placas mãe que se o cooler foi muito "gordo" tapa um slot das memórias, será que na minha placa-mãe isto vai acontecer?

Spoiler

P43DE3(L1).thumb.jpg.1b01c4893efc32b2e5f7c66f1003ab1e.jpg

E outra pergunta, tem uma maneira mais simples de saber se cabe ou não o cooler? Ou é melhor pegar uma trena abrir e medir(Minha ideia atual)?

Compartilhar este post

Link para o post

@Fr4nk o Hyper T4 provavelmente vai cobrir um slot de memória. Mas se for memória baixa, não deve ter problema. Para medir, é melhor fazer o seguinte:

O soquete levanta o cooler 10mm mais ou menos. Então você corta um pedaço de papelão de 153mm + 10mm = 163mm. 

Veja se cabe. Atravesse a tampa na lateral do gabinete para saber onde termina a lateral. Aí fica fácil de ver.

Outra opção seria o Gammaxx 300, que acho que não vai bater nas memórias (foto abaixo). Ele tem 136mm de altura, mais 10mm do soquete daria 146mm (mais baixo do que o T4).

Mas você tem que medir da base placa-mãe (PCB), não do soquete, já que você adicionou 10mm do soquete.

4c99c991de374b55b6d41f7c2a6714cd.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Ambos tem a mesma eficiência?

Compartilhar este post

Link para o post

@Fr4nk não testei os dois juntos, mas não deve ter muita diferença. A diferença é que o Gammaxx 300 tem montagem com presilha de cooler box. O Hyper T4 tem backplate. 

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Esqueci de citar que pretendo fazer overclcock, será que esses coolers aguentam o tranco?
Vou tentar aumentar pra 3.2GHZ

Compartilhar este post

Link para o post

@Fr4nk eu não conheço a linha Quad, então é difícil dizer. Mas se você vai fazer over, é melhor comprar o melhor cooler que o seu orçamento pode pagar. Tem water coolers baratos da linha Maelstrom. Ou tem o Sangue Frio 120.

Se o seu orçamento ficar na faixa do T4, faça o over até onde der.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria de deixar aqui meu relato, para assim finalizar o tópico

Comprei o Gammaxx 300 e fiz overclock do Q9400 para 3.15GHZ. Isso foi o máximo que consegui com minha refrigeração atual. De acordo com o AIDA64 é um overclock de 18%

No Prime95 ele bate 69º em overclock e não passa disso, em jogos nunca vi passar de 58º. Enfim estou satisfeito e é isto que importa.

Obrigado pelas orientações @Contiusa

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Fr4nk se quiser subir um pouco mais, pode deixar chegar nos 80ºC no Prime95, até porque o Prime95 é muito forte. Em uso diário a temperatura máxima não deve passar de 65ºC.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Na verdade estava bem indeciso quanto a qual programa utilizar, citei o prime95 pois em termos de temperatura ele atinge o mesmo que com o intelburn e o realbench. Gostei bastante do Realbench, o teste de estresse dele é bem real. Em outras palavras é uma conversão de arquivo de vídeo H264, o que exige bastante do processador e como procuro algo mais less time consumption 2 horas de realbench já tá rocksolid.

Enfim vou ver o que consigo, não quero elevar muito a tensão do vcore

Obrigado novamente

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais