Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito para emitir pulsos


GustavoDiFraFre

Posts recomendados

@Sérgio Lembo

Olá Sérgio. Tudo bem?

Estive, e ainda estou, com muitas tarefas. Decidi restringir minha participação nos fóruns, em casos que visualizo uma solução ainda não mencionada.

Também quis mostrar ao @GustavoDiFraFre , que às vezes a solução, via caminhos específicos, requer um conhecimento prévio, que pode não ser obtido em curto prazo.

Se não me engano, em minha época de faculdade, quando os microprocessadores estavam engatinhando (época dos 8085), a cadeira de Circuitos Lógicos (I e II), que ensina a solucionar este problema, era dada em dois semestres. 

Aliás, é devido a estas cadeiras, que os microprocessadores puderam evoluir com a rapidez que pudemos acompanhar nesses anos todos.

 

Em tempo:

O diagrama mostrado não está completo e pode conter erros, pois o fiz com a intenção única de apresentar uma metodologia a ser usada. Hoje eu usaria um microcontrolador com 8 pinos, para gerenciar a parte lógica e um driver, para acionar o tal relé.

 

MOR_AL 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR , falei a pouco sobre raciocínio curto e acadêmico e recentemente caí nesse erro num tópico sobre aquecimento indutivo. Agora, ao percorrer o pensamento acadêmico sobre aquele tema, isto é, começando pelos princípios básicos de funcionamento, métodos de controle básico do projeto e a função de cada componente no circuito básico, é incrível como as  necessidades, limitações e métodos de possível interferência de controle se clareiam de forma simples e direta. É uma trilha mais longa, mas tem menos pedras e menos tampas de mosfet arremessadas na face.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, MOR disse:

Se não me engano, em minha época de faculdade, quando os microprocessadores estavam engatinhando (época dos 8085), a cadeira de Circuitos Lógicos (I e II), que ensina a solucionar este problema, era dada em dois semestres. 

 

Ahhh sim bons tempos eram aqueles !!!! Que saudades do 8080, 8085, Z80, 6502 ..... 

 

Hoje passam tão rápido sobre Circuitos Digitais que os alunos nem conseguem entender a diferença básica entre os Flip-Flops. Quase sempre o exercício é "Projete um relógio digital com horas minutos segundos .... " como se isso fizesse muito sentido no entendimento de circuitos sequenciais, diagrama de estados, Karnaught, etc ...

Tudo é microprocessador. E o pior é ver que aqui no Brasil microprocessador quer dizer exclusivamente PIC .... 

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, aphawk disse:

Quase sempre o exercício é "Projete um relógio digital com horas minutos segundos .... " como se isso fizesse muito sentido no entendimento de circuitos sequenciais, diagrama de estados, Karnaught, etc ...

Tudo é microprocessador. E o pior é ver que aqui no Brasil microprocessador quer dizer exclusivamente PIC .... 

Por falar em MCU, já viu o ESP8266? É chines de origem. Foi concebido para IoT, moda de consumo atual. O custo é de um MCU 8bits mediano. Vem com 1 porta de ADC 10bits sem maiores recursos tipo ADC2, -ref ou coisa parecida. Também não lembro de ter visto comparador ou amplificador nele. Em compensação oferece CPU de 32bits, 80MHz que pode aumentar para 160MHz, memória (os 3 tipos) interna elevada, quantidade razoável de portas, suporte para várias comunicações (UART, I2C, SPI), saida LAN (antena) com suporte para 821b/g/n e Bluetooth integrada e tem até um modelo S que tem o conector de antena direto no chip. A linguagem nativa é o LUA, nunca tinha ouvido falar antes, mas tb suporta o C e o Python e as bibliotecas do Arduíno, foram inteligentes em aproveitar a cultura existente. Atmel e Microchip que se cuidem. Só não consegui encontrar um datasheet com informações mais detalhadas sobre ele, o que achei tinha apenas 22 páginas, genérico demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

 

O Esp8266 não tem Bluetooth, quem tem é o ESP32, que além de tudo é dualcore e tem clock padrão de 240Mhz (que pode ser reduzido por software), e bem mais memória RAM que o ESP8266 (500Kbytes), mas vamos parar ai para não desvirtuar o tópico.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Por falar em MCU, já viu o ESP8266? É chines de origem. Foi concebido para IoT, moda de consumo atual. O custo é de um MCU 8bits mediano. Vem com 1 porta de ADC 10bits sem maiores recursos tipo ADC2, -ref ou coisa parecida. Também não lembro de ter visto comparador ou amplificador nele. Em compensação oferece CPU de 32bits, 80MHz que pode aumentar para 160MHz, memória (os 3 tipos) interna elevada, quantidade razoável de portas, suporte para várias comunicações (UART, I2C, SPI), saida LAN (antena) com suporte para 821b/g/n e Bluetooth integrada e tem até um modelo S que tem o conector de antena direto no chip. A linguagem nativa é o LUA, nunca tinha ouvido falar antes, mas tb suporta o C e o Python e as bibliotecas do Arduíno, foram inteligentes em aproveitar a cultura existente. Atmel e Microchip que se cuidem. Só não consegui encontrar um datasheet com informações mais detalhadas sobre ele, o que achei tinha apenas 22 páginas, genérico demais.

 

Sim kkkk se você reparar no Fórum de Microcontroladores tem um tópico destacado sobre o ESP8266, eu acabei criando e começei programando ele em Basic !!!! 

Depois muita gente começou a contribuir também, e logo programaram em linguagem do Arduino e em C tambem.

É um excelente brinquedo, tenho mais de 10 modulos aqui em casa, dois estão ligados 24h/dia controlando o modem da Net e o roteador de wifi no quarto de minha irmã.

Sobre Lua, acabei aprendendo alguma coisa sobre ela porque é a linguagem nativa dos controles de rádio que utilizo em meus aeromodelos e quadcóptero. 

Impressionante o que fizeram com essa linguagem.... tornaram o uso de sensores em aeromodelos uma coisa barata e fantásticamente util.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente o tópico esfriou, eu bem que gostaria de dar uma esquentada nele. Mas agora já estou começando a usar o ESP32 e conseguindo fazer quase tudo que já fazia no ESP8266, e estou gostando muito dele, apesar de que algumas coisas ainda funcionam de forma meio imprevisível! (O deep sleep por exemplo e o WIFI). Eu não tenho a paciência de alguns (Paulo por exemplo) para criar um tutorial a respeito dele, no máximo um tópico falando dos erros e acertos com um ESP32.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Intrudera6 ,

 

Não precisa fazer nada grande !

Se você postar uma aplicação prática que você fez, com todos os passos na compilação e  instalação do programa no módulo ESP , já é uma baita postagem !!!!

 

Toda caminhada começa com o primeiro passo. Basta a vontade de começar !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...