Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade Dos compones do PC


Posts recomendados

Observe sempre se os sockets se encaixam, de forma que a placa-mãe tenq compreender a todo seu sistema e alem disso a quantidade de energia da fonte tenq ser suficiente.

 

Pode me passar a config que você quer ou se tiver com mt dificuldade compra um montado que você nao sofrera com esse tipo de problema!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

placa-mãe é o principal a se escolher ja que as outras peças são ligadas a ela, uma fonte boa vai garantir que as coisas funcionem bem e não estraguem, as placas mãe intel funcionam assim:

placas lga 1155 para proc 2xxx até 3xxx (exemplo i7 3770) usam memorias ddr3

placas lga 1150 para 4xxx ate 5xxx como (exemplo i7 5700) tambem usam ddr3

placas lga 1151 para processadores 6xxx  ou superiores (exemplo i7 7700) essas usam ddr4 que são mais caras

 

lembrando que os pentiuns não seguem essa numeração mais tambem não server pra muita coisa a não ser o pentium g4560 e sua familia q servem para jogos.

 

 

ja na amd é assim:

 

socket am3+ para processadores fx numeração 4xxx ou superior são relevantes, qualquer coisa antes disso é obsoleta.

socket fm2 para proc modelos a4 4000 até a10 7890k

socket am4 para proc modelos ryzen e a10 serie 9xxx

existem processadores amd chamados athlon porém estão obsoletos com exceção do athlon x4 950 que é o deus dos proc de baixo custo por causa de sua capacidade de oc, porém ele é mais raro do que uma ruiva de olhos verdes bebada batendo na sua porta querendo entrar.

 

placas de video pciex funcionam em qualquer uma dessas placas ai, agora é só escolher, qualquer peça que não se enquadram nas que eu disse são obsoletas

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vamos lá irmão, também to aprendendo, devagarzinho a gente chega lá

 

1) GABINETE

2) placa-mãe

3) PROCESSADOR

4) RAM

5) FONTE

6) HD

7) PLACA DE VIDEO

8) VENTOINHAS

 

1- gabinete. alguns dos tipos mais comuns olha:

escola-de-hardware-gabinetes-1.jpg.e026bee27fc823c129a49eb22429aaf5.jpg

 na hora de escolher o gabinete, pensa bem no uso que vai dar ao pc, se vai colocar leitor/gravador de dvd [tem que ter baias (externas) 5.25 polegadas], se vai colocar leitor de cartão de memória, se tem baias (internas) suficientes para seus HDs, SSDs (evolução do HD), tem que pesquisar se o gabinete tem um fluxo legal de ar para o calor não estressar seus componentes e tal. um gabinete que você ache bonito. é legal um gabinete ter espaços para manusear bem os cabos e não ficar aquele volume obstruindo passagem de ar, ficar de olho em quantos espaços para ventoinhas tem. inclusive alguns da marca pc yes já vem com ventoinhas.

 

nota: quando diz ATX EU ACHO que se refere também a compatibilidade de fonte que você vai poder usar nela.

uma fonte tamanho atx para o mid tower no caso. 

*eu não tenho certeza dessa informação, por favor alguem me corrija se for o caso

 

 

2) placa-mãe

Os modelos ATX tem como padrão 305 x 244 mm. No entanto, há ainda algumas versões menores, como o Mini ATX, com 284 x 208 mm, e o Micro ATX, com 244 x 244 mm. Atualmente, as placas AT estão obsoletas e as mais encontradas são as do tipo ATX. No entanto, já existem algumas evoluções, como placas do tipo BTX.

 

> ATX usa 2 conectores de energia, 1 de 20 pinos pra mãe e outro de 4 pinos que alimenta o processador.

as placas mais novas já são evoluções do ATX. por exemplo o ATX 2.0, usa 1 conector de 24 pinos pra mãe e outro de 8 pinos pro processador, isso é um detalhe que te falo pra você ficar esperto com a compatibilidade da fonte, comprar uma fonte que suporte essas diferenças, mas não se preocupe porque as fontes mais competentes (e ainda assim baratas) suportam ambas tecnologias.

--é na placa-mãe onde conectamos todos os componentes do micro, então é lá que podem ocorrer os maiores problemas de compatibilidade. de um modo geral, fica esperto com o tipo de socket que ela oferece (para saber qual processador e cooler cabe ali) qual o tipo de memória ram que ela aceita . Qual o tipo de slot ela aceita (pra saber qual placa de video você pode por) ver quantas entradas para ventoinha do gabinete ela tem, quantas entradas SATA ela aceita (para colocar HDs, Leitores de CD/DVD) ver os tipos de saida que ela tem na parte traseira, tipo quantos USB ela aguenta, qual conector de monitor ela tem, se é HDMI, VGA, DVI-D e ver se o seu monitor possui o mesmo conector. ver se o chipset dela suporta overclock, se você quiser fazer no futuro

 

 

 3) PROCESSADOR

indico que você tenha alguma referência... tipo: o que exatamente você quer fazer?

meu exemplo. eu queria rodar GTA V full HD 1080p. então eu procurei uma combinação de PROCESSADOR + PLACA DE VÍDEO para fazer isto de modo que me satisfaça. os caras fazem testes no youtube como "processador tal + placa de video tal no jogo tal" ai você vê lá como é o desempenho desse componente que você está estudando. assim fica mais fácil decidir por onde começar.

vê as tecnologias que esse processador tem, ver se ele tem um bom grafico onboard se você nao for usar placa de video, ver com qual memória ele é compatível, ver se o processador que você quer já vem com cooler ou se tem que comprar, essas coisas

 

 

4) RAM

você tem que observar na placa-mãe qual é a tecnologia de memória que ela aceita.

download.jpg.fa7e7c37d471c130bf2d8d957ea515bb.jpg

além destas da foto ainda foi lançado o padrão DDR4 e está em desenvolvimento o DDR5 no momento.

é legal você escolher uma placa-mãe compatível no mínimo com DDR4. preste atenção porque existem diferenças físicas entre uma outra, em outras palavras uma não encaixa na outra. e mesmo se encaixasse as voltagens não são as mesmas

e pode dar *****. Existem tecnologias interessantes para memória que vale a pena você dar uma lida.

NOTA: aprendi hoje que quanto mais RAM você dá pro pc mais ele usa. de qualquer forma eu indico ter no mínimo 8gb.

ouvi dizer também que atualmente as paginas da internet são desenvolvidas pensando numa capacidade operativa de 8gb

*além de ver com qual DDR sua placa é compativel, veja também qual a frequencia que ela aceita. medida em MHZ

 

 

5) FONTE

ouvi dizer que fonte não se compra por marca, se compra por projeto. qual produto tem o projeto mais moderno,

mais robusto, mais confiável e tal. ficar esperto para não pegar uma fonte poderosa demais para um kit que não precisa.

o ideal é você pesquisar componente por componente do seu micro e fazer a somatória do consumo máximo que eles podem ter, ai você soma todos estes valores e multiplca por 2. esse é o número aproximado em Watts que sua fonte tem que ter, ou seja, ela tem que ter o dobro do máximo que seu conjunto exige, pois assim ela alcança uma eficiencia energética bacana e te faz economizar energia. Preste atenção também se ela tem PFC ativo, selo 80 plus e proteções contra variações na energia. 

em relação a compatibilidade. este também é um componente importante. além dos conectores de placa-mãe e processador que eu estava falando, sua fonte tem que ter conectores de energia compativeis com seus equipamentos. normalmente são utilizados os padrões SATA power e o conector de periféricos, mais conhecido como MOLEX.

por exemplo a maioria dos HDs utiliza esse SATA power pra fornecer energia, molex é muito usado para ligar ventoinhas de gabinete pelo que vejo, antigamente era usado para ligar também placas de vídeo. hoje em dia elas são ligadas através de um conector que a fonte precisa ter se você quer uma placa de video. chama PCIe 6 pinos. algumas placas pedem uma alimentação de 8 pinos, então esse detalhe da compatibilidade você tem que saber

 

tanto o SATA power quanto o Molex e PCIe são importantes e você tem que ver direitinho quantos de cada um vai ser necessario pro seu kit

 

 

 

6) HD

o hd hoje em dia não tá tão caro, você acha ai pela faixa de 250~300 reais HDs com espaço de 1 ou 2 TB

indico você encontrar um hd que tenha interface sata. ai você não vai ter problemas de compatibilidade com sua placa-mãe.

só indico fortemente que você compre um dispositivo com interface SATA III 6GB/s (é necessário que sua placa-mãe também tenha esse conector) e a 7200 RPM tá ok.

obs: é muito interessante você investir num SSD se você quiser um sistema mais ligeiro, SSD é o avanço do HD,

pois usa memória flash, e não discos mecanicos como os HD. eles são menorzinhos, mas o custo por giga byte ainda é alto.

mas vale muito a pena ler sobre isso e adquirir um.

 

 

7) PLACA DE VIDEO - componente para jogar jogos mais elaborados

na placa, é a mesma coisa do processador. você tem que ter um objetivo, e pesquisar por componentes tentando cumprir este objetivo, para ver como ela se sai.

em relação a compatibilidade dela, é importante saber qual é o slot que sua placa-mãe tem.

se você tiver uma placa com PCI express 16x 3.0 você não vai ter dor de cabeça com as mais atuais placas.

*lembrando que você precisa saber também se a fonte que você escolheu tem o conector para alimentar essa placa.

(algumas placas antigas não precisam de conector de energia da fonte, ela "chupa" energia desse slot pci express 16x)

 

 

8) VENTOINHAS

é legal ter ventoinhas grandes, tem que ficar esperto com o gabinete pra saber se ele tem espaços dos lados, n frente, em cima. para você criar um fluxo de ar dentro do gabinete. com as ventoinhas da frente puxando ar frio, que vai esquentando e subindo. esse ar tem que ser jogado para fora com ventoinhas "cuspindo" o ar para fora do gabinete, tanto na parte traseira como topo do mesmo. indico ventoinhas de 120mm. 

indico também que ela tenha um conector de 4 pinos. tem que escolher uma placa-mãe com pelo menos 2x conector de 4 pinos, pra você poder usar bastante ventoinhas através de extensores. 1 entrada 4pinos de ventoinha da placa você pode encaixar um adaptador que transforma essa unica entrada 4 pinos em 3 entradas 4 pinos. sacou? ai você usa quantas ventoinhas quiser e mantem a cabeça fria

 

 

cara não lembrei de outros detalhes. se eu lembrar eu venho escrever

por favor, me corrijam no que eu tiver errado. abraços

 

 

 

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wea Galera sou novo no mundo Do Hardware e quero montar o meu  Pc , alguém pode me passar sites confiaveis pra compras e acompanhar o mercado e também quero saber sobre canais no Youtube que falem sobre hardware.

adicionado 16 minutos depois

estou com problema em acessar o site https://www.vivaolinux.com.br/ o site nao entra na minha maquina eu ja troquei de endereço dns ,ip e nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Krip_shell disse:

Wea Galera sou novo no mundo Do Hardware e quero montar o meu  Pc , alguém pode me passar sites confiaveis pra compras e acompanhar o mercado e também quero saber sobre canais no Youtube que falem sobre hardware.

adicionado 16 minutos depois

estou com problema em acessar o site https://www.vivaolinux.com.br/ o site nao entra na minha maquina eu ja troquei de endereço dns ,ip e nada

Lojas recomendáveis: 

KaBum!

Terabyte

Pichau

Megamamute

 

Sites bons para acompanhar lançamentos e ver reviews, o único em português que eu recomendaria fora o Clube do Hardware, é o canal Adrenaline e o seu site de notícias.

 

Sites para peças usadas, sempre o Mercado Livre.

 

Alguns canais que recomendo para novidades se souber inglês é o Linus Tech Tips e seus subcanais. O site do Tom's Hardware. O canal do Newegg tem um tutorial de como montar um PC desde a escolha de peças até a instalação do Windows.

 

Alguns sites que você pode achar interessante se souber inglês também:

Game Debate, HWBench, Userbenchmarks.

 

Canais que mostram peças usadas trabalhando hoje em dia:

Random Gaming in HD

Budget Builds Official

 

YouTubers brasileiros que mexem com PC:

Luigitech

Tecno Art

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...