Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

com quantos RPM é recomendável para refrigeração do radiador?


Posts recomendados

Olá querido clube, gostaria da ajuda de vocês num pequeno problema. Qual cooler é recomendável para um excelente radiador refrigerado? Com quantos RPM é recomendável? Porque eu estava olhando um cooler da COOLER MASTER e achei interessante os novos coolers RGB de 120mm. Existe três modelos de 120mm e são estes:

Air Balance,  

Air Pressure, 

Air Flow.

 

O link para conferir é este http://www.coolermaster.com/product/Lines/case-fan/

 

Air pressure --> http://www.coolermaster.com/cooling/case-fan/masterfan-pro-120-ap-rgb-3in1-with-controller/

Air balance --> http://www.coolermaster.com/cooling/case-fan/masterfan-pro-120-ab-rgb-3in1-with-controller/

Air flow--> http://www.coolermaster.com/cooling/case-fan/masterfan-pro-120-af-rgb-3in1-with-controller/

 

Estes três coolers são bons para colocar no radiador para refrigeração da CPU? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WinChip todos esses aí são muito fracos, ineficientes para water cooler. Isso é cooler de gabinete. Se quiser um bom cooler para radiador, tem esses de led da Corsair. Ou então compre um Akasa Piranha.

 

Aqui no Brasil vai ser difícil você encontrar uma variedade de fans com led ou rgb. Mas se atente em duas coisas, rotação e pressão estática. De qualquer forma, um fan de 1800-2400rpm vai ter uma boa pressão estática (acima de 3mmH20) e um bom fluxo de ar.

 

Esses fans que você está vendo são fans de gabinete com pressão estática por volta de 0.8 a 1.5mmH20 (muito fracos). Tem fan aí que você viu de 1100rpm. O fan de 120mm precisa ter pelo menos 1800rpm. Esse Akasa Piranha que eu falei é muito bom, com um ótimo equilíbrio entre pressão estática, fluxo e dBa. O da Corsair que eu indiquei é melhor, mas é mais barulhento. Nesse caso, eu prefiro o Akasa Piranha, pois o da Corsair talvez dê 1ºC de diferença nas temperaturas, o que é pouco comparado ao maior barulho que ele vai fazer.

 

Pegue um fan acima de 1800rpm e que tenha pressão estática de 3mmH20 para cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Muito bem explicado, parabéns, realmente esse cooler que você me recomendou da corsair é melhor, até o preço dele é mais caro na amazon que estes que eu citei. Mas será que existe outros com o rpm maior ainda? Você conhece algum controlador que coloca na frente do gabinete e controla a velocidade do cooler? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WinChip tem os fans da Noctua Industrial de 3000rpm (7,63 mm H₂O de pressão estática e 186,7 m³/h de fluxo). Tem também os Cooler Master Airbalance MFY-B2NN-13NMK-R1 (2500rpm) e Air Pressure MFY-P2NN-15NMK-R1(2750rpm). Esses dois da Cooler Master costuma vender no Brasil.

 

Controlador você pode ver da Lamptron (melhor marca).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Core i7 4960x. E pretendo pegar este gabinete quando lançar

link--> http://www.coolermaster.com/case/full-tower/cosmos-c700p/ 

 

Outra coisa que eu queria te perguntar prezado, qual marca de radiador é melhor? O de preferência que seja de cobre né? Tem uns vendendo na EKWB, são bons? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WinChip a EKWB é a melhor marca de water cooler custom. Pode comprar sossegado. Melhor comprar um radiador de maior área do que de altura. Ou seja, melhor um de 360mm e 40mm de altura do que um de 240mm e 60mm de altura. Mas se você vai montar um water cooler da EK, melhor comprar fans de 1600-1800rpm. A EK tem os Vardar, que são muito bons. Porque os radiadores custom tem menos aletas (FPI, de fins per inch) por polegada por serem de cobre. Isso deixa o water cooler mais silencioso e não precisa de fans muito fortes, pois o ar passa com mais facilidade. Aqueles Corsair de 2400rpm vão ser desnecessários. Melhor comprar um fan mais silencioso.

 

Também pode comprar um radiador para fans de 140mm e colocar fans de 1600rpm. 

adicionado 3 minutos depois

 

Essa linha de gabinetes Cosmos é muito boa, mas veja alguns reviews no YouTube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa O problema é que o cosmos 2 e este cosmos que eu mencionei só suporta 280mm e agora? Será que poderia me mostrar um radiador 280mm com 40mm de altura? Desculpa, não tenho muito conhecimento sobre coolers e water coolers, mas sei montar o sistema, na verdade alguma coisa que eu achava interessante eu colocava, mas não é bem assim que funciona as coisas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WinChip eu nunca montei water cooler custom. Mas você pode escolher no site deles. Você tem que ver se o gabinete aceita radiador alto, etc. Pesquise com calma. Acho que um de 280mm está bom, até porque a sua CPU só tem seis núcleos. Também não sei se você vai fazer overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa No caso da EKWB custom quer dizer custo beneficio né? Qual marca melhor do mundo de radiadores você conhece? Eu achei esse https://www.ekwb.com/shop/ek-coolstream-se-280 Mas só por precaução, estou juntando dinheiro para comprar um processador novo que ainda vão fabricar e lançar, eu espero que tenha uns 20 núcleo é um exemplo, com meltdown e spectre resolvido. Então eu não quero um radiador qualquer, quero um top de linha, porque eu não quero trocar de radiador nem comprar outro, quero um que dê no meu futuro pc e nesse core i7 4960x, é claro que o water block é diferente, mas o resto da para aproveitar, e encontrei essa informação: 

Dimensões: 320 x 140 x 28mm só não encontrei a altura dele, nesse quesito não entendi. :(

adicionado 10 minutos depois

@Contiusa Desculpe, cometi um erro, mencionei um radiador com fan de 140mm. Mas encontrei este https://www.ekwb.com/shop/ek-coolstream-pe-240-dual 280 x 130 x 38mm 

38mm é a altura dele?

Qual a diferença entre coolstream XE, PE, SE séries? Será que o top de linha da EKW é o XE? :atirador:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WinChip custom é de "personalizado". A pessoa compra as peças separado e monta do jeito que ela quiser.

 

Tem water cooler custom (peças separadas) e water cooler AIO closed loop ou open loop (AIO de all in one, igual aqueles micros fechados, tipo montado, como os da Apple de mesa). O AIO open loop você pode adicionar conexões (a EK tem alguns modelos), o AIO closed loop é selado e você não pode abrir, que são os Corsair e Cooler Master da vida.

 

Você tem que ler a especificação deles. XE é de extreme-performance e é o mais alto (60mm). Os outros você pode pesquisar lá no site. Nesta página você pode ver a espessura (altura) de cada modelo e a nomenclatura (XE, SE, etc). 

 

Como eu disse, melhor um radiador de maior área do que espessura. Se você ficar no meio termo, não tem erro.

 

Todos eles vão ter o mesmo material de fabrico. Só varia o tamanho (medida dos fans também) e a altura. Quanto mais alto, menos FPI eles vão ter (aleta por polegada).

 

Mas eu acho que você, verde assim, não vai conseguir montar esse tipo de water cooler. Porque se montar errado e vazar, você vai fritar o seu micro e pode ter perda total. Não seria melhor comprar um Thermaltake de 360mm ou um Corsair de 280mm? Eles já vem selados. Só precisa instalar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa No site deles tem uma tabela, agora que eu vi, acho que eu estou ficando cego haha. O de extrema performance, porque ele é de 60mm? O PE 38 e o SE 28mm? Quanto menor melhor não? 

Radiators_support_graphic_2.jpg

adicionado 8 minutos depois
19 horas atrás, Contiusa disse:

@WinChip a EKWB é a melhor marca de water cooler custom. Pode comprar sossegado. Melhor comprar um radiador de maior área do que de altura. Ou seja, melhor um de 360mm e 40mm de altura do que um de 240mm e 60mm de altura. Mas se você vai montar um water cooler da EK, melhor comprar fans de 1600-1800rpm. A EK tem os Vardar, que são muito bons. Porque os radiadores custom tem menos aletas (FPI, de fins per inch) por polegada por serem de cobre. Isso deixa o water cooler mais silencioso e não precisa de fans muito fortes, pois o ar passa com mais facilidade. Aqueles Corsair de 2400rpm vão ser desnecessários. Melhor comprar um fan mais silencioso.

 

Também pode comprar um radiador para fans de 140mm e colocar fans de 1600rpm. 

adicionado 3 minutos depois

 

Essa linha de gabinetes Cosmos é muito boa, mas veja alguns reviews no YouTube.

Eu não me importo com o barulho, mas se eu colocar esses fans da corsair, no máximo, com certeza a temperatura vai ficar mais baixa, do que eu colocar um fan de 1800RPM né? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, WinChip disse:

@Contiusa Quanto menor melhor não? 

 

Não, o que eu disse é que a área do radiador é mais importante do que a altura. Obviamente que um de 240mm e 60mm de altura vai ser melhor do que um de 240mm e 38mm de altura. Mas um de 360mm e 38mm de altura vai ser melhor do que um de 240mm e 60mm de altura, entende?

 

Se quiser o mais potente, compre o maior que couber no gabinete e com 60mm de alturta.

 

Sobre os fans, eu acho besteira, a menos que você escolha pelo led. Com esse tipo de radiador, acho que a diferença vai ser muito pequena. É mais importante fazer um push pull se o radiador for de 60mm, pois os fans só de um lado podem não ter eficiência para empurrar o ar através de todo o radiador da forma ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Ah entendi, tanto o Cosmos 2 Supports 240/280mm radiators at the top suporta 1 Radiador. Então pra ele o melhor seria o de 280mm com 60mm, mas conforme vou utilizar um FAN corsair de 2400RPM 120mm o melhor radiador é 240mm com 60 de altura XE. Da EKWB, e te agradeço muito por tirar minhas dúvidas, só restam poucas dúvidas agora rs. E a bomba (mangueira, assessório, anel de vedação), pra ser boa o que eu tenho que olhar nas especificações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa App para celular? O.o lol 

adicionado 36 minutos depois

@Contiusa Eu estava procurando uma bomba, achei uma interessante, eu não sabia que existia bomba-reservatório não, 2 em 1 lol https://www.ekfluidgaming.com/ek-kit-a240

adicionado 37 minutos depois

@Contiusa Será que é boa? É uma boa opção comprar pomba-reservatório? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Contiusa Sim, quero comprar esse waterblock para lga 2011 core i7 4960x https://www.ekwb.com/shop/ek-supremacy-evo-gold

Na GBA o preço está 700,00R$. Muito caro, um absurdo dos absurdos. 

adicionado 5 minutos depois

@Contiusa O problema é que eu não tenho cartão de crédito, mas tenho conta na paypal o problema é colocar dolar pra la. Será que tu poderia me ajudar amigo? O que é mais viável e mais barato pra mim? Porque pagar imposto e dar dinheiro pra vendedor lucrar nesse país corrupto é horrível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WinChip você tem que fazer as contas. Acho que o imposto é de 60% em cima do valor total, frete incluso, mais uma taxa dos Correios. Então deve dar uns 210U$ com imposto mais a taxa dos correios, que é 10-20 reais. Pela conversão, vai sair mais ou menos a mesma coisa, uns 700 reais.

 

Não sei se esse tipo de compra pode passar sem imposto pela receita. A EK indica tudo na caixa (tem nota deles dizendo que não mudam o valor da compra no pacote), inclusive com rastreio até a casa se eu não me engano.

 

Se sair muito caro, o lance é comprar um closed loop mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Obrigado por me ajudar amigo, vou tentar falar com a GBA pra dar um desconto, vou comprar as peças aos poucos, mas creio que eles não vai dar desconto, o problema é que eu não tenho cartão internacional pra comprar diretamente com a EKWB, esse é o problema. Daí conforme vou montar aos poucos, estou procurando um water cooler lacrado da thermaltake para LGA 2011 e AM4. Vou usar no LGA2011 por enquanto e deixar permanente no meu AM4. Por gentileza confira http://www.thermaltake.com/products-model_Specification.aspx?id=C_00002776

 

é bom? 

adicionado 4 minutos depois

@Contiusa Preço:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/6894/watercooler-thermaltake-cl-w107-pl12sw-a-water-30-riing-rgb-240

 

https://www.boadica.com.br/pesquisa/cpu_vent/precos?ClasseProdutoX=5&CodCategoriaX=28&XT=2&XK=8&modelo=145939&regiao=&em_box=&cl=&preco_min=&preco_max=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WinChip não posso garantir, porque o suporte para AM4 depende de lote em alguns modelos. Você teria que entrar em contato com a Terabyte para confirmar. Mas esse modelo é carissimo, até mesmo em comparação com um Corsair, que também é superfaturado.

 

Eles são todos OEM. A Corsair, EVGA, NZXT e Thermaltake compartilham do mesmo modelo. Mas como o modelo é igual, todos tem problema de compatibilidade com AM4. Não adianta entrar em contato com o suporte porque eles vão olhar no site e dizer que é compatível. Tem modelos antigos que não eram compatíveis e que no site diz que são (o que vai depender do lote).

 

Tem o Maelstrom 240T com led branco no Kabum que parece vir com o bracket para AM4. Vai ter o mesmo desempenho desse Riing 240 e custa 1/3 do preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=94748&origem=52&gclid=EAIaIQobChMI2srskqX-2QIVhIiRCh29Ug3XEAQYASABEgJ8H_D_BwE

Será que é compatível com LGA 2011 e AM4? 

adicionado 1 minuto depois

@Contiusa Esse water cooler é bom mesmo? Serve até pra fazer overclock? Porque a velocidade do cooler é melhor que este da thermaltake.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...